Resumo:
Os Centros e Museus de Ciências se constituem como espaços não-formais de educação em ciências, têm um papel fundamental na divulgação do conhecimento científico e tecnológico e são núcleos permanentes para discussões em diversas áreas. Pesquisas que investiguem a estrutura das mostras sobre Biologia nesses espaços ainda são raras no Brasil. Este trabalho buscou caracterizar a estrutura das exposições de Biologia em cinco Centros e Museus de Ciências Brasileiros, considerando a natureza das propostas e a diversidade das atividades para o público em geral. Foi possível observar que as mostras são organizadas por eixos temáticos, com utilização de várias estratégias para a interação com os visitantes.
Palavras-chave: espaços não-formais de educação; centros de ciências; exposições
Abstract:
The Science Centers and Museums constitute non-formal science educational spaces, they have a main role in the spreading of the scientific and technological knowledge and are permanent nuclei for discussion in diverse areas. Researches which investigate the structure of Biology exhibits at these spaces are still rare in Brazil. This work traced the profile of the Biology exhibits in five Brazilian Science Centers and Museums, considering the nature of the proposals and the diversity of the activities for the general public. It was possible to observe that the exhibits are organized by thematic axles, using several strategies for the interaction with the visitors.
Keywords: non-formal education spaces; science centers; exhibits
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jun 2008
Histórico
-
Recebido
16 Out 2007 -
Aceito
03 Jan 2008