Resumos
Neste artigo trazemos resultados de uma investigação em que se buscou compreender os significados da expressão "deslocar o equilíbrio", relacionado a sistemas em equilíbrio químico, para formandos do curso de Licenciatura em Química. Para tanto, questionários com os registros dos estudantes foram interpretados segundo os procedimentos da Análise de Conteúdo, buscando os significados e compreensões atribuídas pelos formandos à expressão "deslocar o equilíbrio". As respostas evidenciaram a necessidade de um aprofundamento nas discussões conceituais a respeito do tema equilíbrio químico nos cursos de licenciatura, tendo em vista interpretações errôneas que foram encontradas e que, se não compreendidas, serão mantidas e reconduzidas durante a prática posterior desses profissionais em formação.
Equilíbrio químico; ensino superior; formação de professores
In this paper we sought to understand the meanings of the term "shift in the equilibrium", term related to systems in chemical equilibrium, for chemistry teacher students. The data were collected by a questionnaire, which wes answered by students in a teacher education course in Chemistry. The data were interpreted by the Content Analysis, which was used to understand the meanings of the expression "shift in the equilibrium" for the chemistry teacher students. The answers highlighted the need for deeper conceptual discussions on the subject chemical equilibrium in teacher´s education programs, given that there where erroneous interpretations and, if these concepts are not understood, the misconceptions are likely to be maintained and brought back in classes given by the future teachers.
Chemical equilibrium; higher education; teachers education
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Cabe destacar de antemão que a decisão pela acomodação conjunta das questões 1 e 4 foi tomada após uma análise inicial dos registros dos depoentes, movimento analítico que não julgamos conveniente apresentar neste momento por questão de espaço e das considerações finais a que essa escolha nos levou.
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Nessa categoria, enquadram-se as respostas em que os formandos justificam o deslocamento do sistema em equilíbrio para a direita por meio de algum tipo de perturbação externa, seja ele qual for. Por isso, tal categoria se apresenta de modo mais peculiar do que a categoria C1, na qual é possível ter uma ideia mais geral do fenômeno investigado.
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Fabiele Cristiane Dias Broietti - Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Email: fabieledias@uol.com.br
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Marinez Meneghello Passos - Doutora em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Email: marinezmp@ sercomtel.com.br
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Ourides Santin Filho - Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor pela Université Louis Pasteur (Strasbourg - França. Professor Associado C da Universidade Estadual de Maringá. (UEM). Email: osantin@uem.br
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Jéssica Neves de Souza - Graduação em Química Industrial pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Email: jessica. nevesdesouza138@gmail.com
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Dez 2013
Histórico
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Recebido
20 Dez 2012 -
Aceito
08 Jul 2013