Resumos
Este artigo traz informações sobre o comportamento nas primeiras idades de um concreto de alta resistência, produzido com cimento de alta resistência inicial, lançado e adensado em ambientes submetidos a vibrações, como em obras de pontes de rodovias. Apresenta-se o programa experimental desenvolvido, descrevendo desde a moldagem dos corpos-de-prova, sob ação de vibrações similares às induzidas pelo tráfego, até os ensaios de caracterização mecânica e de aderência aço-concreto. Os resultados experimentais indicam que o concreto submetido à vibração nas primeiras idades pode sofrer perdas na resistência à tração e no módulo de elasticidade. A redução dessas propriedades pode comprometer a utilização da estrutura devido ao aparecimento de flechas e fissuras acima dos limites de norma. A redução da resistência à tração do concreto deve ser considerada, também, na aplicação de pavimentos rígidos, onde essa propriedade é fundamental para garantir a durabilidade do sistema. Não foi observada nenhuma redução na resistência à compressão ou na capacidade de aderência devido à introdução de vibrações nas primeiras idades do concreto.
concreto de alta resistência; efeito de vibração induzida pelo tráfego; ensaios de caracterização mecânica; aderência aço-concreto; teste de arrancamento
This study describes the early-age behavior of high-strength concrete made with high initial strength cement and exposed to an environment with vibrations. A sequence of tests is presented which includes the molding of concrete specimens subjected to traffic vibrations, as well as a mechanical characterization and steel-concrete bonding tests. Results indicated that early age concrete specimens subjected to vibrations undergo losses in tensile strength and in their modulus of elasticity. Such reduction in stiffness may have a negative impact on structural serviceability and result in higher deflections. Thus, a reduction in tensile strength should be taken into account when designing rigid floors, given that tensile strength is a key factor which guarantees the system’s durability. The effect of vibration on early-age concrete and its effects on properties which influence the structural behavior of the system are discussed.
high-strength concrete; traffic-induced vibration effects; mechanical properties characterization tests; steel-concrete bond; pull-out test
Concrete subjected to vibrations in early-ages
Concreto submetido a vibrações nas primeiras idades
J. F. FernandesI; T. N. BittencourtII; P. HeleneIII
IPós doutoranda do Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, julianaffernandes@gmail.com, São Paulo, Brasil
IIProfessor Associado do Departamento de Estruturas e Geotecnia, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tbitten@gmail.com, São Paulo, Brasil
IIIProfessor Titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, paulo.helene@poli.usp.br, São Paulo, Brasil
RESUMO
Este artigo traz informações sobre o comportamento nas primeiras idades de um concreto de alta resistência, produzido com cimento de alta resistência inicial, lançado e adensado em ambientes submetidos a vibrações, como em obras de pontes de rodovias. Apresenta-se o programa experimental desenvolvido, descrevendo desde a moldagem dos corpos-de-prova, sob ação de vibrações similares às induzidas pelo tráfego, até os ensaios de caracterização mecânica e de aderência aço-concreto. Os resultados experimentais indicam que o concreto submetido à vibração nas primeiras idades pode sofrer perdas na resistência à tração e no módulo de elasticidade. A redução dessas propriedades pode comprometer a utilização da estrutura devido ao aparecimento de flechas e fissuras acima dos limites de norma. A redução da resistência à tração do concreto deve ser considerada, também, na aplicação de pavimentos rígidos, onde essa propriedade é fundamental para garantir a durabilidade do sistema. Não foi observada nenhuma redução na resistência à compressão ou na capacidade de aderência devido à introdução de vibrações nas primeiras idades do concreto.
Palavras-chave: concreto de alta resistência, efeito de vibração induzida pelo tráfego, ensaios de caracterização mecânica, aderência aço-concreto; teste de arrancamento.
ABSTRACT
This study describes the early-age behavior of high-strength concrete made with high initial strength cement and exposed to an environment with vibrations. A sequence of tests is presented which includes the molding of concrete specimens subjected to traffic vibrations, as well as a mechanical characterization and steel-concrete bonding tests. Results indicated that early age concrete specimens subjected to vibrations undergo losses in tensile strength and in their modulus of elasticity. Such reduction in stiffness may have a negative impact on structural serviceability and result in higher deflections. Thus, a reduction in tensile strength should be taken into account when designing rigid floors, given that tensile strength is a key factor which guarantees the system’s durability. The effect of vibration on early-age concrete and its effects on properties which influence the structural behavior of the system are discussed.
Keywords: high-strength concrete, traffic-induced vibration effects, mechanical properties characterization tests, steel-concrete bond; pull-out test.
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Received: 10 Mar 2010
Accepted: 19 May 2011
Available Online: 07 Oct 2011
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
21 Ago 2014 -
Data do Fascículo
Out 2011
Histórico
-
Recebido
10 Mar 2010 -
Aceito
19 Maio 2011