Acessibilidade / Reportar erro

A regulação das águas no semi-árido baiano

Resumos

Este trabalho discute as formas de articulação entre os instrumentos de comando e controle (C&C) e instrumentos econômicos (I&E) no âmbito da política de recursos hídricos implementada por instituições financeiras bilaterais, como o Banco Mundial, nas bacias hidrográficas do Salitre e do Itapicuru no semi-árido brasileiro. Este trabalho explicita, ainda, as motivações da escolha do semi-árido baiano para a implementação de uma política das águas por parte do Banco Mundial, sua estratégia de intervenção para esta região e os modos de reestruturação das esferas pública e privada decorrentes de sua implementação. O texto discute a hipótese de que a política implementada subordina os instrumentos de comando e controle aos instrumentos econômicos, atribuindo ao mercado o principal papel de regulação das águas. Este novo padrão de gestão coloca como principal desafio o risco de agravamento das condições sócio-ambientais em uma região que se caracteriza pela extrema escassez de recursos hídricos, grandes índices de pobreza e baixa capacidade de organização social. Adicionalmente, a incorporação dos usuários no processo de gestão em um contexto de baixo nível de organização social, particularmente dos segmentos sociais que defendem interesses coletivos e difusos, poderá resultar na privatização da espera pública, desvirtuando, assim, os princípios que associam descentralização e democratização.


This paper discusses the ways of articulation between the command and control tools and the economical tools within the scope of the hydro-resource policy implemented by bilateral financial institutions, like the World Bank, at the Salitre and Itapicuru Basins in the Brazilian semi-arid lands. This work also explains the motivations for the choice of the Bahian semi-arid lands for the implementation of a water policy by the World Bank, its intervention strategy for that region and the restructuring ways of the public and private spheres resulting from its implementation. This text discusses the hypothesis that the implemented policy brings the command and control tools under the control of the economical tools, assigning the market the main role in the regulation of water. That new management pattern poses as main challenge the risk of making worse the social-environmental conditions in a region that is characterized by extreme lack of hydro resources, high poverty rates and low capacity for social organization. Besides, the incorporation of users in the management process in a low level context of social organization, particularly of the social segments that defend collective and diffuse interests, may result in the privatization of the public sphere, thus misrepresenting the principles which associate decentralization with democratization.


ARTIGOS ARTICLES

A regulação das águas no semi-árido baiano

Elisabete SantosI; Renata RossiII

IProfª. NPGA/UFBa

IIMestranda em Ciências Sociais FFCH/UFBa

RESUMO

Este trabalho discute as formas de articulação entre os instrumentos de comando e controle (C&C) e instrumentos econômicos (I&E) no âmbito da política de recursos hídricos implementada por instituições financeiras bilaterais, como o Banco Mundial, nas bacias hidrográficas do Salitre e do Itapicuru no semi-árido brasileiro. Este trabalho explicita, ainda, as motivações da escolha do semi-árido baiano para a implementação de uma política das águas por parte do Banco Mundial, sua estratégia de intervenção para esta região e os modos de reestruturação das esferas pública e privada decorrentes de sua implementação. O texto discute a hipótese de que a política implementada subordina os instrumentos de comando e controle aos instrumentos econômicos, atribuindo ao mercado o principal papel de regulação das águas. Este novo padrão de gestão coloca como principal desafio o risco de agravamento das condições sócio-ambientais em uma região que se caracteriza pela extrema escassez de recursos hídricos, grandes índices de pobreza e baixa capacidade de organização social. Adicionalmente, a incorporação dos usuários no processo de gestão em um contexto de baixo nível de organização social, particularmente dos segmentos sociais que defendem interesses coletivos e difusos, poderá resultar na privatização da espera pública, desvirtuando, assim, os princípios que associam descentralização e democratização.

ABSTRACT

This paper discusses the ways of articulation between the command and control tools and the economical tools within the scope of the hydro-resource policy implemented by bilateral financial institutions, like the World Bank, at the Salitre and Itapicuru Basins in the Brazilian semi-arid lands. This work also explains the motivations for the choice of the Bahian semi-arid lands for the implementation of a water policy by the World Bank, its intervention strategy for that region and the restructuring ways of the public and private spheres resulting from its implementation. This text discusses the hypothesis that the implemented policy brings the command and control tools under the control of the economical tools, assigning the market the main role in the regulation of water. That new management pattern poses as main challenge the risk of making worse the social-environmental conditions in a region that is characterized by extreme lack of hydro resources, high poverty rates and low capacity for social organization. Besides, the incorporation of users in the management process in a low level context of social organization, particularly of the social segments that defend collective and diffuse interests, may result in the privatization of the public sphere, thus misrepresenting the principles which associate decentralization with democratization.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1A Universidade Federal da Bahia implementou no Salitre um modelo de gestão que se assemelha ao proposto pela Lei das Águas (Comitê de Bacia – que se constitui em um “braço” do estado com poder de deliberação acerca da política de recursos hídricos), enquanto o governo do estado instituiu um Consórcio Municipal de Usuários das Águas (entidade de caráter privado e consultivo). Atualmente, o governo do estado está elaborando uma nova legislação de recursos hídricos que adota o Comitê de Bacia como modelo de organização.

  • ASAD, Musa et alli. Management of Water Resources. Series: Directions in Development, The World Bank Washington, D. C, 1999.
  • BARRAQUE, Bernard. A gestão da água em alguns países europeus. Revista Espaço & Debates, Nº 35, 1992.
  • CAVALCANTI, Raquel Negrão & RODRIGUES, Francisco de Assis. Gestão das águas, limitações atuais e desafios. In IV Diálogo de Gerenciamento das Águas, Governo Federal, Secretaria de Recursos Hídricos / MMA, Organizações dos Estados Americanos -OEA, Rede Interamericana de Recursos Hídricos, Foz do Iguaçu, 2001.
  • FIORI, José Luiz. Os moedeiros falsos. Petrópolis, Vozes, 1997.
  • GARJULI, Rosana. O estado e a gestão dos recursos hídricos no semi-árido. In: IV Diálogo de Gerenciamento das Águas, Governo Federal, Secretaria de Recursos Hídricos / MMA, Organizações dos Estados Americanos -OEA, Rede Interamericana de Recursos Hídricos, Foz do Iguaçu, 2001.
  • HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984.
  • HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis:Vozes, 2000.
  • HISCH, Joachim. Globalização e mudança social: o conceito da teoria materialista do Estado e a Teoria da Regulação. In: Ensaios FEE Porto Alegre, v.19, n.1.p.931, 1998.
  • _____ La globalización del capitalismo y la transformación del estado: hacia el estado nacional competitivo. In: Globalización, Transformación del Estado y Democracia, Cordoba, 1997.
  • ______ Democracia, ciudadanía y sociedad civil. In: Globalización, Transformación del Estado y Democracia, Cordoba, 1997.
  • ______ La Internacionalización del Estado: acerca de algunas perguntas actuales de la teória del Estado (mimeo), 2003.
  • _______The Democratic Potential of Non Governmental Organisations, (mimeo), 2003.
  • _______The State´s New Clothes: NGOs and the internationalization of states", (mimeo), 2003.
  • KELMAM, Jerson. O Banco Mundial e as reformas no setor água no Brasil. In: The World Bank and the Water Sector PIC, Brasília, 2002.
  • KURZ, Robert. Os últimos combates, Petrópolis: Vozes, 1997.
  • MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE / SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS, Política Nacional de Recursos Hídricos - Legislação, Brasília, 2001.
  • MOTTA, Ronaldo Seroa. Uso de Instrumentos Econômicos na Gestão Ambiental da América Latina e Caribe: Lições e Recomendações, Textos Para Discussão N° 440, Rio de Janeiro, IPEA, n° 440, 1996.
  • OLIVEIRA, Francisco de Oliveira. Os direitos do anti-valor: a economia política da hegemonia imperfeita, Petrópolis: Vozes, 1998.
  • POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro, Campus,
  • SANTOS Boaventura de Souza. A queda do Angelus Novus: para além da equação moderna entre raízes e opções.In: Novos Estudos CEBRAP, nº47, Março de 1997.
  • _________ A crítica da razão indolente - contra o desperdício da experiência, vol. 1, São Paulo: Cortez, 2002.
  • SIMPSON, Lary & RINGSKOG, Kllas. Water markets in the Americas Series: Directions in Development, The World Bank Washington, D. C, 1997.
  • THAME, Antonio Carlos de Mendes, (Org.). A cobrança pelo uso da água, Instituto de Qualificação e Editoração LTDA, São Paulo: IQUAL, 2000.
  • TUCCI, Carlos E. M., ESPAÑOL, Ivanildo e Neto, Oscar de M. Cordeiro. A gestão da água no Brasil: uma primeira avaliação da situação atual e das perspectivas para 2025 (mimeo), Janeiro, 2000.
  • WORLD BANK, Water Resources Management Policy Paper, (WRMPP), Banco Mundial, Washington, DC, 1993.
  • ______________,Water Resources Sector Strategy: Strategic Directions for World Bank Engagement. In bancomundial.org.br, 2003.
  • ______________ La Ordenacion de los Recursos Hídricos. Banco Mundial, 1994.
  • ______________ Brazil-Bahia Water Resources Management Project, In World Bank Project Search Results, 1995a.
  • ______________ Brazil-Bahia Water Resources Management Project, In World Bank Project Search Results, 1995b.
  • ______________ Brazil Small Localities Water and Sanitation Projet in World Bank Project Search Results / Brazil Natural Resources Management and Rural Poverty Reduction Project in World Bank Project Search Results / Brazil-Ceará Integrated Water Resources Management Project in World Bank Project Search Results / Brazil Low Income Sanitation Technical Assistence Project in World Bank Project Search Results / Brazil Nacional Environmental Project in World Bank Project Serch Results in World Bank Project Search Results / Brazil Federal Water Resources Management Project in World Bank Project Search Results / Brazil Water Sector Modernization Project in World Bank Project Search Results / Brazil -Bahia Water Resources Management Project in World Bank Project Serach Results / Brazil -Ceara - Water Pilot Project / Brazil-Bahia Municipal Infrastructure & Management Project-PRODUR in World Bank Project Search Results / Brazil-Ceara - Urban Development & Water Resource Management Project in World Bank Project Search Results / Brazil-São Paulo Water Quality and Pollution Control Project. In World Bank Project Search Results, 2002.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Projeto de Gerenciamento Integrado das Atividades Desenvolvidas em Terra na Bacia do São Francisco, ANA/GEF/ PNUMA/OEA, Relatório Final, Salvador, Bahia, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2005
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br