RESUMO
Este estudo caracterizou a produção acadêmica teórico-empírica sobre competências na administração pública disponível em periódicos nacionais e internacionais, nas bases Spell e Web of Science, considerando aspectos metodológicos e temas abordados. Foi aplicada uma análise bibliométrica da literatura, com tipificação metodológica, análise de correspondência múltipla e diagramas estratégicos, elaborados com as palavras-chave dos 86 artigos analisados. Evidenciou-se distinção entre as pesquisas nacional e internacional, pois, enquanto a primeira empregou majoritariamente estudos de caso, a segunda se mostrou mais heterogênea. Esses resultados indicam a necessidade de diversificação metodológica e temática da pesquisa brasileira sobre o tópico, sobretudo utilizando abordagem quantitativa e considerando distintos setores da administração pública, para identificar o que influencia o desenvolvimento das competências e seus resultados. Apresenta-se uma agenda de pesquisa para atuação de pesquisadores e gestores, dada a importância do estreitamento de laços entre atividade gerencial e academia para o desenvolvimento do conhecimento sobre o tema no Brasil.
Palavras-chave: competências; administração pública; administração estratégica; bibliometria; análise de correspondência múltipla
ABSTRACT
This study characterized the theoretical and empirical academic production on competencies in public administration, in national and international journals, in the Spell and Web of Science databases, considering methods and themes addressed. A bibliometric analysis of the literature was applied, with methodological typification, multiple correspondence analysis, and strategic diagrams prepared based on the keywords of the 86 articles analyzed. The findings showed a distinction between national and international research because, while the former frequently employed case studies, the latter proved to be more heterogeneous. These results indicate the need for methodological and thematic diversification of Brazilian research on the topic, especially using a quantitative approach and considering different public administration sectors, to identify what influences its development and results. A research agenda was also presented for researchers and public managers, given the importance of closer ties between management activity and academia for developing knowledge on the subject in Brazil.
Keywords: competencies; public administration; strategic management; bibliometrics; multiple correspondence analysis
RESUMEN
Este estudio caracterizó la producción académica teórico-empírica sobre competencias en administración pública, disponible en revistas nacionales e internacionales, en las bases Spell y Web of Science, considerando aspectos metodológicos y temas abordados. Se aplicó un análisis bibliométrico de la literatura, con tipificación metodológica, análisis de correspondencias múltiples y diagramas estratégicos elaborados con las palabras clave de los 86 artículos analizados. Los resultados mostraron una distinción entre la investigación nacional e internacional, pues mientras la primera empleó mayoritariamente estudios de caso, la segunda resultó más heterogénea. Estos resultados indican la necesidad de diversificación metodológica y temática de la investigación brasileña sobre el tema, especialmente utilizando un enfoque cuantitativo y considerando diferentes sectores de la administración pública, para identificar lo que influye en el desarrollo de las competencias y sus resultados. Se presenta una agenda de investigación para investigadores y gestores, dada la importancia de estrechar los vínculos entre la actividad de gestión y la academia para el desarrollo del conocimiento sobre el tema.
Palabras clave: competencias; administración pública; gestión estratégica; bibliometría; análisis de correspondencias múltiples
INTRODUÇÃO
O estudo sobre o tema competências não é recente e surgiu como um campo potencialmente promissor por relacionar-se diretamente com o desempenho das organizações (Sant’anna et al., 2020). McClelland (1973) apontou que as competências individuais predizem o desempenho e o êxito pessoal dos trabalhadores, superando o entendimento, predominante anteriormente, de que as características preditoras seriam o quociente de inteligência e as aptidões individuais. Na administração pública, essa temática está relacionada à nova gestão pública (new public management), cujo foco é a eficiência da prestação dos serviços públicos aos cidadãos (Saraiva & Capelão, 2000), com adoção de práticas gerenciais típicas das empresas, como a implementação do planejamento estratégico e da gestão por competências.
A corrente da administração estratégica define competência como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias e sistemas físicos gerenciais e de valores (Guimarães, 2000) que garante um desempenho superior para as organizações. Dessa forma, as competências estão ligadas à estratégia e, por conseguinte, ao desempenho. Nesse contexto, a gestão por competências tem sido adotada por governos para mapear e desenvolver habilidades específicas, com foco em garantir a entrega de trabalho com sucesso, mediante a implementação nas fases de recrutamento, treinamento e processo de desenvolvimento (Skorková, 2016).
No cenário internacional, a revisão de literatura realizada por Salman et al. (2020) demonstrou que as pesquisas têm se concentrado em analisar a clareza conceitual de competência, o uso do conceito em diferentes campos e contextos, a construção de referenciais teóricos para o desenvolvimento de competências em nível individual ou organizacional e a relevância estratégica de gestão de recursos humanos baseada em competências. No Brasil, a temática foi enfatizada na área de gestão de pessoas e relações de trabalho (Silva & Amorim, 2012), e os estudos na administração pública abordaram majoritariamente diagnóstico de competências e benefícios relacionados a melhorias organizacionais e individuais (Montezano et al., 2019).
Estudos bibliométricos anteriores demonstraram o panorama das produções científicas em determinados períodos (e.g., Araújo Júnior & Martins, 2014; Montezano et al., 2019; Silva et al., 2013) e facilitaram a compreensão do desenvolvimento da pesquisa nacional sobre competências na administração pública, no entanto eles não abordaram comparações entre as pesquisas nacionais e internacionais, o que permite avaliar características metodológicas enraizadas em orientações epistemológicas, para identificar a expansão da fronteira de conhecimento no contexto (inter)nacional.
O estudo bibliométrico de Andrighi et al. (2011) revelou que características epistemológicas podem indicar maneiras de se compreender e, por conseguinte, de estudar um fenômeno de modo distinto, abrindo dúvidas sobre uma prática comum de usar compêndios epistemológicos independentemente do contexto institucional nacional ao qual ele se refere. Nesse sentido, a lacuna de pesquisa desse trabalho sobre o tema competências na administração pública converge para aquela que foi apontada por Andrighi et al. (2011) quanto ao tema de redes.
Assim, este artigo teve como objetivo caracterizar a produção acadêmica teórico-empírica sobre o tema competências na administração pública disponível em periódicos nacionais e internacionais, nas bases Spell e Web of Science, considerando aspectos metodológicos e temas abordados. Foi aplicada uma análise bibliométrica da literatura, utilizando análise qualitativa de conteúdo, com esquema de codificação, e análise de correspondência múltipla (ACM).
Este estudo retrata de maneira ampla o panorama das pesquisas nacional e internacional acerca do tema competências na administração pública. Dá um passo adiante em relação aos trabalhos anteriores ao empregar outras técnicas de análise de dados, sendo útil ao contrastar e atualizar a bibliometria a respeito do assunto de maneira distinta, visualizar a trajetória e identificar os temas emergentes. Outrossim, são apresentadas sugestões de pesquisas futuras para avanço dos debates atuais e mitigação de desafios dos gestores públicos na implantação da gestão por competências.
REFERENCIAL TEÓRICO
Competências na administração pública
Ao desenvolver suas carreiras profissionais, os indivíduos trazem informações, conhecimentos e relacionamentos para o trabalho e, assim, contribuem para as competências da organização (Fleisher et al., 2014). Com isso, é crescente o entendimento de que as capacidades pessoais de buscar e usar o conhecimento são mais relevantes do que o conhecimento prévio do funcionário, por as competências não serem estáticas e necessitarem de contínua atualização (Medina & Medina, 2017).
Do ponto de vista estratégico, espera-se que uma organização identifique, mantenha e utilize as competências alinhadas aos seus objetivos (Chouhan & Srivastava, 2014), adotando uma perspectiva de longo prazo (Loufrani-Fedida & Missonier, 2015). Dessa forma, entende-se que a fonte de vantagem competitiva resida nas pessoas - consideradas um recurso da organização -, e não em outros aspectos tecnológicos (Drejer, 2001).
Nesse sentido, a concepção de competências no contexto organizacional está relacionada ao desempenho com ênfase no capital humano como recurso determinante para o sucesso da organização (Darling & Venkitachalam, 2021). Por conseguinte, o foco é direcionado aos recursos, aos procedimentos e às regras de desempenho, pela combinação, articulação e qualidade dos seus elementos constitutivos (Rosa et al., 2006), o que melhora a relação custo/benefício da utilização de recursos humanos (Picchiai, 2008) e o efetivo desempenho no trabalho (Ferreira & Baêta, 2020).
Nesse contexto, a escolha do modelo de gestão por competências propicia um conjunto de ferramentas mensuráveis e personalizadas para identificar competências conforme os objetivos e as necessidades organizacionais (Brandão & Guimarães, 2001). Na administração pública, o modelo de gestão por competências, inicialmente concebido para a iniciativa privada, depende de adequações necessárias às especificidades do setor público (Sousa & Barbosa, 2018). Nesse setor, o desempenho relaciona-se à qualidade e satisfação dos serviços prestados à sociedade, sem a preocupação da vantagem competitiva do setor privado (Darling & Venkitachalam, 2021).
Com isso, a gestão por competências no setor público busca identificar, prover, desenvolver, acompanhar e reconhecer as competências necessárias para garantir a entrega bem-sucedida do serviço ao cidadão (Skorková, 2016). É proposta como um modelo capaz de implantar uma cultura mais flexível e empreendedora nas organizações (Guimarães, 2000) e de influenciar o desempenho do servidor público por meio da satisfação no trabalho (Luna-Arocas & Morley, 2015).
Todavia, estudos empíricos aplicados no contexto da administração pública revelam que a gestão por competências visa atender mais à legislação que ao desenvolvimento de pessoas (Avelino et al., 2017) e que o ganho social dos servidores públicos tem caráter prioritariamente utilitarista (Rocha et al., 2017). Nesse sentido, o estudo de Kriiger et al. (2018) apresentou entraves na implantação da gestão por competências no serviço público, tais como: descontinuidade na gestão dos setores públicos e necessidade de apoio da administração superior de sensibilizar o quadro de pessoal e de tornar o processo uma construção coletiva. Além disso, os estudos revelam a importância dos gestores na implantação da gestão por competências para motivar a equipe (Ahmed & Lodhi, 2021) pelas suas qualificações, habilidades e experiência (Matjie, 2017).
Revisões de literatura sobre o tema competências na administração pública
Conforme se verifica na Tabela 1, as revisões de literatura sobre o tema competências na administração pública adotaram uma abordagem qualitativa para estudar a pesquisa nacional. Foram apresentadas apenas as revisões de literatura disponíveis em periódicos, ou seja, não se levaram em conta revisões disponíveis em anais de eventos.
Silva et al. (2013) analisaram seis artigos nacionais, provendo uma visão limitada acerca do tema no Brasil. Araújo Júnior e Martins (2014) consideraram uma produção em desenvolvimento com um recorte temporal menor que o do estudo anterior, mas que resultou em um número maior de artigos analisados. Ainda, Montezano et al. (2019) abordaram tanto artigos de periódicos como comunicações em congresso.
Os resultados do estudo de Silva et al. (2013) demonstraram a necessidade de implantar novas ações e práticas, além de investir em capacitação e desenvolvimento para ultrapassar barreiras culturais necessárias à efetiva adoção da gestão por competências na administração pública. Já Araújo Júnior e Martins (2014) observaram predominância do foco em conhecimentos, habilidades e atitudes, além de estudos voltados a identificar como a estrutura organizacional pode influenciar no desenvolvimento de competências individuais, bem como na capacidade das instituições de dar condições aos servidores públicos e utilizar o potencial deles.
Por fim, a revisão de literatura de Montezano et al. (2019) apresentou que a principal etapa da gestão por competências foi o diagnóstico de competências, e os benefícios identificados referem-se a melhorias organizacionais e individuais. Por outro lado, também constatou dificuldades para a implantação da gestão por competências na administração pública, relacionadas aos aspectos metodológicos, conceituais e à falta de suporte organizacional. No que tange aos aspectos metodológicos, o artigo evidenciou predominância de estudos descritivos, de abordagem qualitativa e com realização de estudos de caso nas pesquisas nacionais analisadas.
Essas revisões de literatura facilitam a compreensão do desenvolvimento da pesquisa sobre o tema competências na administração pública e podem orientar os pesquisadores na delimitação de futuras questões de pesquisa relevantes para o avanço da área.
MÉTODO
A pesquisa é de abordagem mista, de caráter descritivo e do tipo bibliográfica (Creswell, 2010). Consiste em uma análise bibliométrica da produção científica nacional e internacional sobre o tema competências na administração pública. A etapa qualitativa compreende a análise dos dados para definição das categorias a serem utilizadas, com base nas informações identificadas nos artigos para preenchimento da planilha de análise.
A bibliometria é um conjunto de métodos de pesquisa que utiliza análises quantitativa, estatística e de visualização de dados para mapear modelos ou padrões de pesquisas e análise do desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico (Ramos-Rodríguez & Ruíz-Navarro, 2004). Seu objetivo é identificar tendências, aspectos técnicos e procedimentos metodológicos nos artigos publicados (Negra & Silva, 2013). Como percurso metodológico, seguiram-se as orientações de Crossan e Apaydin (2010):
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determinação de critérios de seleção de artigos científicos e uso de termos de busca;
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obtenção e agrupamento de artigos;
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tabulação e classificação dos resultados;
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apresentação e análise dos resultados.
Critérios de seleção de artigos
Foram utilizadas duas bases de dados acadêmicos: Spell e Web of Science (WoS). A escolha da base Spell para seleção dos artigos nacionais decorreu do fato de apresentar maior aderência à área de conhecimento ciências sociais aplicadas e, mais especificamente, às subáreas administração pública, administração de empresas, contabilidade e turismo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para seleção dos artigos internacionais, foi escolhida a WoS, em virtude da natureza multidisciplinar e da indexação dos periódicos mais citados nos diversos campos científicos (Bar-Ilan, 2008).
A Tabela 2 detalha os descritores e critérios utilizados na busca pelos artigos em ambas as bases de dados. A competência está relacionada ao desempenho profissional que agrega valor às pessoas e organizações, e a sua gestão é representada pelo conjunto de ações gerenciais realizadas pelas organizações para identificar e desenvolver competências (Loufrani-Fedida & Missonier, 2015). Por esse motivo e em alinhamento com as considerações de Montezano et al. (2019), a pesquisa deste artigo inclui as palavras competenc, gestao e public na coleta da produção científica nacional na base Spell, pela intersecção entre os termos nos campos título, resumo e palavras-chave. Na WoS, a busca foi realizada no campo tópico, que contempla título, resumo, palavras-chaves e keywords plus; em artigos e artigos de revisão como tipos de documento; nas áreas de conhecimento management, public administration, business, business finance e economics; e utilizando como descritor: competenc* AND management AND public.
Obtenção e agrupamento de artigo
Foram realizadas as buscas dos artigos publicados até o ano de 2021, sem estabelecer critérios para limitar a data inicial de publicação desses artigos. Como a base Spell não possui o campo tópico como na WoS, para obter uma coleta de dados comparável entre as duas bases, foi necessário realizar a busca na base nacional mediante todas as 27 combinações possíveis dos termos competenc, gestao e public nos campos referentes a título, resumo e palavras-chave. Em seguida, procedeu-se à seleção e tabulação dos dados, como pode ser observado na Tabela 3.
Após a coleta, removeram-se os artigos duplicados. Na sequência, foi feita a leitura do título e do resumo para exclusão dos documentos desalinhados ao tema. Os artigos resultantes foram lidos por completo para verificação da elegibilidade para o tema. Todos os artigos que não empregaram o termo competência no sentido de competência individual, coletiva ou organizacional, com os intuitos de especificar e obter melhor desempenho no contexto da administração pública, foram excluídos. Assim, selecionaram-se 53 artigos nacionais (44 da base Spell e nove da base WoS) e 57 artigos internacionais. Por fim, após analisada a natureza dos estudos, essa seleção retornou 43 artigos nacionais e 43 artigos internacionais, enquadrados como teórico-empíricos, a serem analisados.
Tabulação e classificação dos resultados
Com base nas subcategorias elencadas na Tabela 4, definidas a priori, foi feita a categorização das informações dos artigos, com preenchimento das categorias constantes da Tabela 4 em planilha do Excel, além da inclusão de informações sobre o tipo de organização pública em que a pesquisa foi aplicada, os principais resultados encontrados, a agenda de pesquisa sugerida pelos autores e as palavras-chave do estudo. Nos casos em que os artigos não apresentaram de forma explícita a classificação metodológica da pesquisa, os autores deste estudo interpretaram e classificaram a informação considerando a Tabela 4 como parâmetro. Após essa categorização, foi realizada a validação do preenchimento das informações por pesquisador diferente daquele que fez a primeira análise do artigo.
Posteriormente, foi utilizada a ACM, técnica de interdependência que possibilita analisar a correspondência entre variáveis categóricas dispostas em um espaço perceptual comum (Hair Jr. et al., 2009). A escolha dessa técnica ocorreu pelo propósito de identificar unidades de análise (artigos) com perfis semelhantes (Kassambara, 2017). Para realizá-la, foi adotada a linguagem R (R Core Team, 2020), o RStudio (RStudio Team, 2020) e as bibliotecas FactoMineR (Lê et al., 2008) e factoextra (Kassambara & Mundt, 2020).
Adicionalmente, foi realizada uma análise temática. A técnica permite gerar clusters de palavras-chave (temas), com base em coocorrência, e mapeá-los haja vista os parâmetros de centralidade e densidade da rede temática (Cobo et al., 2011). Para isso, procedeu-se anteriormente à harmonização de palavras-chave com o auxílio de um dicionário (disponível em: https://drive.google.com/file/d/19HZoF2-K7KQla5K0qW_3pvD0TG6M9jfc/view?usp=drive_link) para evitar duplicidade, como recomendado por Aria et al. (2020).
O mapa temático possui os quadrantes (Cobo et al., 2011):
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temas motores: alta centralidade e alta densidade, desenvolvidos, relevantes para o campo e relacionados externamente a outros construtos;
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temas básicos: alta centralidade e baixa densidade, em desenvolvimento, relevantes para o campo e transversais a outros construtos;
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temas emergentes ou em declínio: baixa centralidade e baixa densidade, pouco desenvolvidos;
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temas de nicho: alta densidade e baixa centralidade, desenvolvidos, mas com limitada relevância para o campo de pesquisa.
Os mapas foram gerados com o uso da função biblioshiny da biblioteca bibliometrix para linguagem R (Aria & Cuccurullo, 2017).
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS
Panorama das publicações
A Figura 1 apresenta a quantidade de artigos teórico-empíricos sobre competências na administração pública nas literaturas nacional e internacional de 2005 a 2021. Esse recorte temporal, com começo no século XXI, pode ser explicado, pois, enquanto o tema competências foi inicialmente pesquisado como meio de gerar resultados em organizações privadas (Silva & Amorim, 2012), a aplicação do construto na administração pública é mais recente. Esse argumento corrobora-se pelo fato de 88% dos artigos amostrados terem sido publicados de 2010 em diante.
Além disso, no contexto nacional, com base na leitura dos artigos, verificou-se que o Decreto nº 5.707/2006, que legaliza a implantação da gestão por competências no setor público, pode ter influenciado o tema entre 2012 e 2014 e a prática da gestão por competências nesse setor, com breve período de recesso e retomada, acompanhando a tendência das publicações internacionais. Destaca-se, ainda, a existência de ondas de publicação, indicando efeito sazonal. Nesse caso, não há indícios de que a sazonalidade tenha sido impulsionada por chamadas de trabalho, pois não foi identificado mais de um artigo publicado na mesma edição das revistas.
Considerando a operacionalização sobre os temas, a Figura 2 apresenta a distribuição dos estudos por método, abordagem e origem, em dois períodos.
Esses resultados indicam que a pesquisa desenvolvida no Brasil diferiu daquela executada no exterior, no período amostrado. Em artigos nacionais, as competências foram pesquisadas, sobretudo, pela abordagem qualitativa (72,09%) e em estudos de caso (62,79%), enquanto nos periódicos internacionais analisados não se observou essa predominância de forma tão expressiva (46,51% qualitativas, 37,21% quantitativas e 16,28% mistas). Uma possível explicação é que parte dos trabalhos no Brasil se concentra em temas como o mapeamento de competências per se. Assim, a discussão sobre a relação com o desempenho fica marginalizada (Montezano et al., 2019). Nota-se que, ao marginalizar essa relação, de certa forma, não se diminuem as barreiras apontadas por Kriiger et al. (2018), tornando-se mais difícil motivar equipes com a prática de gestão por competências (Ahmed & Lodhi, 2021).
Adicionalmente, a Figura 3 apresenta um mapa perceptual elaborado com base nas categorias de análise. Podem-se visualizar três grupos em torno dos métodos pesquisa documental, estudo de caso e survey, com respectivas opções metodológicas mais comuns. Ambas as dimensões do mapa perceptual são responsáveis por 43,6% da inércia total (variância dos dados). Esse percentual deve-se à baixa contribuição dos tipos de competência para as dimensões, visto esses tipos poderem ser analisados por distintas estratégias metodológicas. Ainda, apesar de a origem das pesquisas - internacional ou nacional - não atuar como uma das categorias de maior distinção entre os grupos, o mapa indica maior correspondência entre a pesquisa nacional e os estudos de caso.
Embora os tipos de competência realizem baixa contribuição para as dimensões do mapa perceptual, nos artigos nacionais há concentração de estudos que discutem o tema conforme o diagnóstico das competências (e.g., Ferreira & Baêta, 2020; Paes et al., 2019), ou seja, as competências necessárias para o desempenho de determinada função, e os desafios para a implantação da gestão por competências no serviço público (e.g., Kriiger et al., 2018; Sousa & Barbosa, 2018). A pesquisa internacional tem seguido um caminho distinto, relacionado, por exemplo, a resultados das competências para organizações públicas (e.g., Ahmed & Lodhi, 2021; Darling & Venkitachalam, 2021).
A Figura 4 apresenta um comparativo entre os tipos de competência analisados nos artigos internacionais e nacionais.
Observa-se na Figura 4 que os artigos teórico-empíricos internacionais se concentraram em avaliar as competências profissionais e gerenciais (48,84 e 34,88%, respectivamente), enquanto os artigos nacionais focaram nos temas sobre a gestão por competências e as competências profissionais (44,19 e 30,23%, respectivamente). Isso indica que os pesquisadores nacionais enfatizaram a gestão por competências, com foco no processo de implantação e desenvolvimento no setor público. Já as competências individuais foram mais relevantes nas pesquisas internacionais, sendo avaliadas tanto em relação aos gestores quanto aos demais profissionais na administração pública.
Cabe, então, tratar dos temas abordados pelos tipos de pesquisa, considerando a origem. O painel A da Figura 5 apresenta diagramas temáticos da produção nacional, considerando publicações até 2012, à esquerda, e publicações de 2013 em diante, à direita. No período inicial, foram identificados dois clusters com centralidade média. O primeiro é formado pelas palavras-chave competências gerenciais e desempenho. O segundo, considerado mais desenvolvido na literatura levantada, é composto de gestão por competências, gestão de recursos humanos e estratégia.
Entre 2013 e 2021, a pesquisa brasileira tornou-se mais diversificada, surgindo temas de nicho envolvendo seleção e aplicação de competências em contextos específicos. Trazendo outros autores, Montezano et al. (2019) apontaram a marginalização da discussão sobre desempenho na pesquisa nacional a respeito de competência na administração pública. Os resultados do presente estudo indicam que o debate quanto a desempenho foi infrequente, perdeu relevância e não se desenvolveu ao longo do tempo.
A pesquisa sobre competências gerenciais e desempenho, de tema emergente na produção nacional do primeiro período, se tornou ausente no segundo. Os estudos iniciais concernentes a desempenho não tiveram como foco a verificação da relação com seus possíveis determinantes (Picchiai, 2008; Rosa et al., 2006), o que pode ter contribuído para essa descontinuidade. Por outro lado, a gestão por competências se consolidou como tema básico no segundo período de análise, juntamente com gestão de recursos humanos. Ademais, a questão da implantação da gestão por competências surgiu no segundo período como central entre todos os quadrantes, talvez como reflexo do Decreto nº 5.707/2006.
Adicionalmente, o painel B da Figura 5 retrata diagramas temáticos da produção internacional, considerando os mesmos períodos. No decorrer dos horizontes elencados, cabe destacar a manutenção de temas básicos como gestão de recursos humanos e competência. Ainda de 2013 em diante, surgiram temas como satisfação no trabalho e capacidades com discussões relacionadas ao impacto da cultura organizacional na gestão eficiente das competências (e.g., Medina & Medina, 2017), o papel da satisfação do trabalho no desenvolvimento de competências na carreira (e.g., Fleisher et al., 2014; Luna-Arocas & Morley, 2015) e a importância das competências emocionais para os gestores públicos (e.g., Ahmed & Lodhi, 2021; Matjie, 2017).
O aparecimento dos temas satisfação no trabalho e capacidades evidencia a interdependência dos conceitos no modelo de gestão por competências no que diz respeito às relações de trabalho nas organizações. Isso demonstra a necessidade de não se limitar apenas ao conhecimento técnico para desenvolver as competências (Medina & Medina, 2017), mas considerar a relevância dos aspectos comportamentais ligados aos recursos humanos, que contribuem para a organização como um todo na consecução do desempenho organizacional almejado (Drejer, 2001). Há que se perceber que o tema setor público era de nicho no primeiro período, passando a se consolidar como lócus de pesquisa e termo de base no segundo. Um efeito distinto observou-se com treinamento, que desapareceu no segundo momento. Ou seja, isso sugere que competências surgiram associadas a treinamento no período 2005-2012, depois passaram a ser um termo independente, mas com forte associação com gestão de recursos humanos.
Outro ponto importante a ser analisado é o contexto em que essas pesquisas foram aplicadas, conforme demonstrado na Tabela 5.
A Tabela 5 evidencia que os artigos internacionais foram mais heterogêneos, pois a maioria abordou setores específicos do serviço público (55,81%). Por outro lado, chama a atenção que, entre os estudos aplicados em um contexto específico no setor público nos artigos nacionais (62,79% do total), a maioria se concentrou em avaliar as competências nas instituições de ensino, equivalente a 51,85% da amostra e 32,56% do total dos artigos nacionais. Isso também fica perceptível no diagrama temático da produção nacional (Figura 5, Painel A) com os temas secretário-executivo, que é um cargo da carreira de técnico administrativo das instituições federais de ensino, e universidade. Neste artigo, os achados sugerem que o fato de pesquisadores nacionais estarem vinculados a instituições de ensino superior facilita a realização de estudos nessas organizações. Por fim, verificou-se que os resultados apresentados evidenciam distinção de contexto entre a pesquisa nacional e a internacional sobre competências na administração pública, como no tema de redes (Andrighi et al., 2011).
Agenda de pesquisa
Os resultados encontrados nas análises do mapa perceptual e diagramas temáticos mostram lacunas que demandam investigações e podem nortear avanços nos estudos sobre competências no serviço público. Assim, a Tabela 6 apresenta temas e oportunidades tanto para a atuação de pesquisadores quanto de gestores públicos.
A agenda de pesquisa constante da Tabela 6 também considerou as sugestões de investigações apontadas pelos autores dos artigos teórico-empíricos analisados, para avaliar se estudos posteriores abordaram essa temática, bem como as sugestões apresentadas nas revisões de literatura de Araújo Júnior e Martins (2014) e Montezano et al. (2019). Essa análise possibilitou verificar que alguns temas ainda carecem de investigação, conforme já havia sido indicado em estudos identificados no período analisado, além de temas que emergiram ao longo dos anos.
Nesse sentido, representam oportunidades de pesquisa os estudos de abordagem estratégica sobre a integração dos sistemas de seleção, avaliação e desenvolvimento de servidores públicos, sem desconsiderar os aspectos pessoais e organizacionais que influenciam as competências no trabalho. Além disso, observar como aspectos comportamentais e relacionais dificultam o desenvolvimento das competências individuais ou contribuem para tal forneceria insights para a evolução do tema. Assim, a abordagem estratégica pode auxiliar na implementação de sistemas de avaliação de desempenho por competências mais justos, que contribuam para o bem-estar do servidor público e com o alcance dos objetivos organizacionais.
Por fim, indicam-se estudos que proponham a avaliação de desempenho por competências nos relacionamentos interorganizacionais, quer entre órgãos públicos, quer entre entes federados, quer entre parcerias público-privadas, para analisar como essas relações impactam no desenvolvimento de competências institucionais. Em termos de relevância gerencial, essa sugestão é justificada por a estratégia utilizada na implantação da gestão por competências possibilitar o alinhamento dinâmico entre competências e desempenho organizacional.
CONCLUSÃO
Este artigo caracterizou a produção acadêmica teórico-empírica sobre competências na administração pública disponível em periódicos nacionais e internacionais, nas bases Spell e Web of Science, considerando aspectos metodológicos e temas abordados. Foi realizada uma análise exploratória dos dados por meio de análise de conteúdo, distribuição de frequências, ACM e diagramas estratégicos, elaborados com base nas palavras-chave.
Os resultados apresentam que a pesquisa brasileira difere da internacional, com a primeira sendo marcada sobretudo pela condução de estudos de caso e escassez de investigações correlacionais. Por outro lado, a pesquisa internacional é mais diversificada considerando métodos e apresentou maior desenvolvimento em relação aos temas abordados. Nesse sentido, concluiu-se que, apesar da evolução da pesquisa brasileira a respeito de competências na administração pública, representada pela quantidade de artigos nacionais publicados nos últimos anos, há espaço para estudos que utilizem novos métodos, com aplicação em mais setores públicos dos diversos entes da federação para possibilitar avanços teóricos acerca do tema.
Como contribuições, por meio dos resultados e da agenda de pesquisa suscitada, vislumbram-se novos estudos sobre o tema, haja vista seis categorias elencadas: mapeamento de competências, variáveis contextuais, concurso público, cargos e funções de livre provimento, desempenho, e relacionamentos interorganizacionais. Ainda, nossos resultados indicam a necessidade de diversificação metodológica da investigação brasileira sobre o tema, mormente com o uso de abordagem quantitativa, considerando setores diversos da administração pública. Isso ampliaria a comparabilidade entre achados de estudos nacionais e internacionais e a compreensão do papel do contexto.
Além disso, propõe-se o estreitamento de laços entre gestores e pesquisadores, por meio de redes colaborativas interdisciplinares, visando impulsionar o desenvolvimento do conhecimento sobre o tema no país. Cabe destacar as limitações desta pesquisa. Primeiramente, considerando o foco no tipo de competência como uma das categorias de análise, não foi verificada correspondência dos métodos empregados com outros possíveis temas de interesse. Pesquisas futuras podem ampliar as categorias de análise para além do tipo de competência (individual, organizacional e coletiva), para abordar as etapas da gestão por competências trazidas nos estudos (mapeamento, diagnóstico, avaliação, desenvolvimento e monitoramento das competências).
Em segundo lugar, a delimitação pela utilização de um dicionário de palavras-chave acarreta certa subjetividade. Todavia, além de esse uso ter sido justificado, o acesso ao dicionário permite a replicação das análises. Para estudos futuros usando apenas a base WoS, o uso de keyword-plus pode reduzir esse viés.
Ainda, apesar de a divisão em dois períodos elucidar a evolução da pesquisa sobre competências na administração pública, a carência de maior objetividade na delimitação do recorte temporal é uma terceira limitação. Diante do exposto, pesquisas posteriores podem propor fases de investigação sobre o tema. Essas sugestões somam-se à agenda de pesquisa apresentada.
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Avaliado pelo sistema double blind review.
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Relatório de revisão por pares: o relatório de revisão por pares está disponível neste link
AGRADECIMENTOS
Agradecemos ao CNPQ (projeto nº 308051/2022-0-CNPQ), ao Ministério da Saúde (Termo de Execução Descentralizada nº 18/2020), ao Instituto Federal de Brasília e à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC pelo financiamento parcial da pesquisa.
REFERÊNCIAS
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Editado por
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Editora Responsável: Andrea Leite Rodrigues
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Dez 2023 -
Data do Fascículo
2023
Histórico
-
Recebido
08 Mar 2023 -
Aceito
27 Jul 2023