Open-access Editorial convidado

Continuamos a apresentação deste Suplemento Especial com a temática Terapia Ocupacional Social, dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, com a satisfação de compartilhar alguns momentos do V Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional (SITOS)1 , realizado entre os dias 9 e 11 de novembro de 2022, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com organização da Rede Metuia - Terapia Ocupacional Social, esta edição contou, também, com a parceria dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e da Universidade de São Paulo (USP).

A Rede Metuia é fruto de uma construção que reúne pessoas que desde o final da década de 1990 vem lutando pelo desenvolvimento e consolidação de uma terapia ocupacional comprometida ética e politicamente com as demandas sociais concretas da sociedade brasileira, entendendo que isso exige que sejam extrapolados os limites impostos pelo modelo biomédico e a centralidade dos referenciais da saúde, que ainda são hegemônicos na área. Nossas pesquisas, atividades de ensino e de extensão universitária têm pautado as contribuições da terapia ocupacional social e produzido referenciais teórico-metodológicos frente àquilo que se reconhece como demandas advindas da questão social (e que se apresentam em múltiplas dimensões no nosso cotidiano profissional), tendo sempre em vista o compromisso de produzir um conhecimento em e para a terapia ocupacional (Lopes & Malfitano, 2021).

Desde 2007, com a realização da sua primeira edição, o Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional Social tem representado os esforços da Rede Metuia em aprofundar o debate, o diálogo, a troca e a elaboração de reflexões sobre essa terapia ocupacional que se quer e que vem sendo construída. Isso tem se dado nos âmbitos nacional e internacional, por meio das oportunidades criadas pelas várias edições do SITOS, que se encontram entrelaçadas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na área de terapia ocupacional.

Neste momento, com a crise do sistema capitalista em escala mundial, o agravamento da crise econômica e os rebatimentos da pandemia e das escolhas políticas realizadas para o seu enfrentamento, sobretudo em nosso país - que, infelizmente tem experimentado a piora das condições de vida da população nas diversas dimensões da vida - entendemos ser nosso compromisso, enquanto profissão e área de conhecimento, reafirmar e construir contribuições inovadoras diante das problemáticas contemporâneas no Brasil e no mundo. Ainda que o cenário nacional seja de relativo otimismo, comparado ao que vivemos nos últimos quatro anos, sabemos o imenso desafio que enfrentamos e, mais do que nunca, precisamos reiterar o nosso compromisso com a transformação social e contra quaisquer tipos de opressão, discriminação e conservadorismo.

Nesta direção, na quinta edição do SITOS tomamos Paulo Freire como inspiração ao propor como temática a “denúncia dos invisíveis e o anúncio dos possíveis”. Compreendendo que, enquanto terapeutas ocupacionais, nossa função social e nosso compromisso ético-político é de denunciar tudo aquilo que oprime as pessoas com as quais trabalhamos e de anunciar outras formas possíveis de se viver. Tomadas por uma utopia cotidiana e esperançosamente buscada, entendemos que é assim que operamos na construção de inéditos viáveis (Freire, 2014). Essa ideia permeou toda a programação do evento, considerando que esta luta não se faz dissociada da luta por justiça social, composta por ações de redistribuição, reconhecimento e representação (Fraser, 2022), tampouco sem uma luta pela antiopressão e garantia das mais amplas possibilidades de exercício da liberdade (Farias & Lopes, 2022).

Após anos de pandemia de COVID-19, com perdas inestimáveis, sabemos o valor das trocas presenciais. Mas também reconhecemos o amplo alcance da internet. Nesse sentido, nos propusemos o desafio de realizar um evento híbrido2 , o que possibilitou a participação de pessoas das mais diversas regiões do Brasil e de algumas outras partes do mundo, tais como Argentina, Chile, Colômbia, Moçambique, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Áustria. Isso permitiu evidenciar o crescente interesse e a pertinência dos debates produzidos pela terapia ocupacional social, bem como sua consolidação e internacionalização.

Em consonância com isso, o que se vê neste número especial dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional é a concretização de um projeto que há muito tempo vem sendo desejado. Desde as primeiras trocas acadêmicas ocorridas nas edições iniciais do SITOS, bem como nos encontros promovidos pelo GT - Terapia Ocupacional Social nos Simpósios Nacionais de Pesquisa em Terapia Ocupacional (SNPTO), promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO), a ideia de reunirmos produções da subárea terapia ocupacional social em um volume especial tem sido mencionada. Afinal, a exposição e reflexão sobre nosso caminho - que se fez ao caminhar, como nos indicou Denise Dias Barros no início dos anos 2000 (Barros, 2004) - sempre nos fez avançar. E dessa forma fomos nos fazendo muitos ao longo da caminhada, o que se mostra na pluralidade e diversidade dos trabalhos que leremos à frente.

Assim, ele é resultado do trabalho das editoras, que assumiram o desafio de produzi-lo, e reflete o vigor da terapia ocupacional social no âmbito das produções científicas e das experiências práticas que se orientam por fundamentos teóricos e metodológicos que dialogam com os problemas sociais do nosso tempo, no sentido de produzir o seu enfrentamento. Além disso, o compromisso ético-político da terapia ocupacional social em produzir incidências sobre as questões que se entrelaçam às condições de vulnerabilidade social da população brasileira fica mais uma vez evidente. Os trabalhos expostos aqui são fontes de identificação e podem apoiar as aproximações daqueles que desejam se agregar.

Por fim, é também a partir das reflexões e produções acadêmicas que este volume nos apresenta que podemos visualizar novas provocações. Ele nos abre a possibilidade de novas leituras sobre a realidade social e, também, sobre a terapia ocupacional, no que diz respeito à sua presença no cenário acadêmico e social. Ele nos estimula a refletir sobre o que queremos para o futuro e como nos projetarmos nele.

  • 1
    Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento proporcionado através do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), Processo NO. 0627/2022/88881.681341/2022-01, bem como aos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de São Paulo que viabilizaram a realização deste evento, além de a toda comissão organizadora e científica pelo trabalho essencial.
  • 2
    Parte da programação está disponível na plataforma YouTube, no canal METUIA UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, 2023b), bem como nos ANAIS do evento, em formato on line. (Universidade Federal de São Carlos, 2023a).
  • Como citar: Pan, L. C., & Almeida, M. C. (2023). Editorial convidado. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 31(spe), e2302. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoED312023021

Referências

  • Barros, D. D. (2004). Terapia ocupacional social: o caminho se faz ao caminhar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 15(3), 90-97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p90-97
    » http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i3p90-97
  • Farias, M. N., & Lopes, R. E. (2022). Terapia ocupacional social, antiopressão e liberdade: considerações sobre a revolução da/na vida cotidiana. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 30(spe), e3100. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoen234531001
    » https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoen234531001
  • Fraser, N. (2022). Justiça interrompida. São Paulo: Boitempo.
  • Freire, P. (2014). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra.
  • Lopes, R. E., & Malfitano, A. P. S. (2021). Social occupational therapy: theoretical and practical designs Philadelphia: Elsevier.
  • Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. (2023a). Anais Recuperado em 3 de maio de 2023, de https://terapiasocial.faiufscar.com/anais#/
    » https://terapiasocial.faiufscar.com/anais#/
  • Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Laboratório METUIA. (2023b). METUIA UFSCar Recuperado em 3 de maio de 2023, de https://www.youtube.com/@metuiaufscar8910
    » https://www.youtube.com/@metuiaufscar8910

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Jul 2023
  • Data do Fascículo
    2023
location_on
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro