Resumos
Desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o desempenho de um arado de três discos, reversível, e estabelecer uma relação em função da velocidade de deslocamento e do ângulo de ataque horizontal dos discos, caracterizados pela resistência específica e pelo consumo de combustível por volume de solo mobilizado. Os resultados mostraram que a resistência específica do solo não diferiu significativamente nem com a velocidade de deslocamento nem com o ângulo de ataque horizontal dos discos. O consumo de combustível variou com a velocidade, mas não em relação ao ângulo de ataque horizontal dos discos. Os valores da resistência específica variaram na faixa de 6,37 a 7,22 N/cm², em média, enquanto o consumo de combustível por volume de solo mobilizado variou entre 6,17 e 9,05 mL/m³, em média, trabalhando a uma profundidade média de 20 cm, e velocidades de deslocamento de 2,5 a 6,0 km/h, em média.
arado; ensaio de desempenho; resistência específica do solo
This study was conducted with the objective of evaluating a disc plough and to establish a relationship between the soil specific resistance and fuel consumption by volume of soil disturbed established as function of the travel speed and the disc horizontal cutting angle. The results showed that the soil specific resistance did not differ significantly with the increment of the travel speed, and neither by alterations in the disc cutting angle. The fuel consumption by volume of soil disturbed reduced with the increment of travel speed but was not influenced by the disk cutting angle. The values of soil specific resistance was in a range of 6.37 to 7.22 N/cm², in average, and the fuel consumption by volume of soil disturbed was in a range of 6.17 to 9.05 mL/m³, in average, at the cutting depth of 20 cm. The tractor speed was in a range of 2.5 to 6.0 km/h, in average.
plough; performance test; soil specific resistance
XI. ENGENHARIA AGRÍCOLA
Desempenho operacional de um arado de discos
Test performance of a disk plough
Roberto da Cunha MelloI; Paulo Sérgio Graziano MagalhãesII
ISeção de Máquinas de Colheita e Processamento de Produtos Agrícolas, Divisão de Engenharia Agrícola (DEA), Instituto Agronômico (IAC), Caixa Postal 26, 13200-970 Jundiaí (SP)
IIDepartamento de Máquinas Agrícolas, Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), UNICAMP, Caixa Postal 6011, 13081-970 Campinas (SP)
RESUMO
Desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o desempenho de um arado de três discos, reversível, e estabelecer uma relação em função da velocidade de deslocamento e do ângulo de ataque horizontal dos discos, caracterizados pela resistência específica e pelo consumo de combustível por volume de solo mobilizado. Os resultados mostraram que a resistência específica do solo não diferiu significativamente nem com a velocidade de deslocamento nem com o ângulo de ataque horizontal dos discos. O consumo de combustível variou com a velocidade, mas não em relação ao ângulo de ataque horizontal dos discos. Os valores da resistência específica variaram na faixa de 6,37 a 7,22 N/cm2, em média, enquanto o consumo de combustível por volume de solo mobilizado variou entre 6,17 e 9,05 mL/m3, em média, trabalhando a uma profundidade média de 20 cm, e velocidades de deslocamento de 2,5 a 6,0 km/h, em média.
Termos de indexação: arado, ensaio de desempenho, resistência específica do solo.
ABSTRACT
This study was conducted with the objective of evaluating a disc plough and to establish a relationship between the soil specific resistance and fuel consumption by volume of soil disturbed established as function of the travel speed and the disc horizontal cutting angle. The results showed that the soil specific resistance did not differ significantly with the increment of the travel speed, and neither by alterations in the disc cutting angle. The fuel consumption by volume of soil disturbed reduced with the increment of travel speed but was not influenced by the disk cutting angle. The values of soil specific resistance was in a range of 6.37 to 7.22 N/cm2, in average, and the fuel consumption by volume of soil disturbed was in a range of 6.17 to 9.05 mL/m3, in average, at the cutting depth of 20 cm. The tractor speed was in a range of 2.5 to 6.0 km/h, in average.
Index terms: plough, performance test, soil specific resistance.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Recebido para publicação em 19 de outubro de 1994 e aceito em 6 de junho de 1995
- AMERICAN SOCIETY OF AGRICULTURAL ENGI-NEERS-ASAE STANDARDS. 1987. Agricultural Machinary Management Data D.230.4 Section 4. Draft and power requeriments, item 4.1.1.2 Disk plow. 614p.
- BALASTREIRE, L.A. Máquinas agrícolas. São Paulo, Manole, 1987. 207p.
- GAMERO, C.A.; BENEZ, S.H. & FURLANI JUNIOR, J.A. Análise do consumo de combustível e da capacidade de campo de diferentes sistemas de preparo periódico do solo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 15., São Paulo, 1986. Anais. São Paulo, Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 1986. p.1-9.
- KAWAMURA, N. Soil dynamics and its application to tillage machineries. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL DYNAMICS, 2., Auburn, 1985. Proceedings. Auburn, 1985. p.179-191.
- McKIBBEN, E.G. & REED, I.F. The influence of speed on the performance characteristics of implements. Wisconsin, SAE National Tractor Meeting Milwaukee, 1952. 52p.
- MOREIRA, C.A.; COSTA, J.A.S. & MORAES, R.A.D.M. Exigências de tração de arados e grades de disco de arrasto. Campinas, Instituto Agronômico, 1984. 23p. (Boletim técnico, 86)
- OUWERKERK, C.& BOOME, F.R. Soil-physical aspects of zero-tillage experiments. Nethwork Journal Agricultural Science, Wageningen, 18, 1970. p.247-261.
- SOUSA, A.P. Efeito da velocidade de operação do arado de disco de arrasto na componente longitudinal do esforço tratório. Piracicaba, 1972. 54p. Dissertação (Mestrado)-Universidade de São Paulo, 1972.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Out 2007 -
Data do Fascículo
1995
Histórico
-
Aceito
06 Jun 1995 -
Recebido
19 Out 1994