Resumos
Apresentamos uma proposta de orientação para a pessoa diabética e sua família fundamentada numa abordagem humanitária e compreensiva da pessoa que em sua trajetória de vida experiência a convivência com uma doença crônica e incurável, que sujeita seu portador a complicações debilitantes variadas e progressivas bem como a contratempos freqüentes. Este modelo de orientação varia em quatro níveis de complexidade: treinamento de habilidades básicas curso básico, reunião de acompanhamento e estímulo, e curso avançado. No presente trabalho fazemos uma descrição de cada um desses níveis.
We present a proposal of guidance for the diabetic person and the family, based on an humanitarina and comprehensive approach of the person, who is his life journey experiences to live together a chronic and incurable disease, that subjects the diabetic to various debilitating and progressive complications as well as to frequent misfortunes. This guidance model varies in four levels of complexity: training of basic habilities, basic course, meeting of accompaniment and stimulus and advanced course. In the present work we wake a description of each level
Proposta de orientação sistematizada para a pessoa diabética e sua família
Marina Elisa de Britto Costa; Rita de Cassia Duarte Lima
Docentes do Departamento de Enfermagem do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo
RESUMO
Apresentamos uma proposta de orientação para a pessoa diabética e sua família fundamentada numa abordagem humanitária e compreensiva da pessoa que em sua trajetória de vida experiência a convivência com uma doença crônica e incurável, que sujeita seu portador a complicações debilitantes variadas e progressivas bem como a contratempos freqüentes. Este modelo de orientação varia em quatro níveis de complexidade: treinamento de habilidades básicas curso básico, reunião de acompanhamento e estímulo, e curso avançado. No presente trabalho fazemos uma descrição de cada um desses níveis.
ABSTRACT
We present a proposal of guidance for the diabetic person and the family, based on an humanitarina and comprehensive approach of the person, who is his life journey experiences to live together a chronic and incurable disease, that subjects the diabetic to various debilitating and progressive complications as well as to frequent misfortunes. This guidance model varies in four levels of complexity: training of basic habilities, basic course, meeting of accompaniment and stimulus and advanced course. In the present work we wake a description of each level.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- 1 ARDUINO, F. Diabetes Mellitus. Rio de Janeiro, Guanabara, Koogan, 1980.
- 2 ASSAL, M. D. Teaching letter. Oficial Publication of the Diabetes Education Study Group, 1985.
-
3BRASIL, Ministério da Saúde. Plano Nacional de Prevenção - Controle de Diabetes Mellitus. Brasília, 1985.
- 4 ETZWILER, D. D. Diabetes manegement. Diabetes 80 (6): 67-72, 1986.
- 5 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Diabetes Mellitus. Genebra, 1985. (Série de Informes Técnicos, 727)
- 6 PAVLSON, J. A. Patient education. Pediatric Clinics of North America, 28 (3): 626-835, 1983.
- 7 RESLER, M. M. Teaching Strategies that Promote Adherence. Nursing Clinics North America, 10 (4): 799-811, 1983.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 1988