Resumos
A criança com possibilidades de vir a morrer defronta-se com a morte de maneira muito particular, pois a esperança que até então se mantinha, modifica-se com o impacto da realidade, reativando sentimentos iniciais de desesperança e dor pela separação das pessoas amadas. O objetivo deste estudo é o acompanhamento de uma criança em fase terminal, utilizando-se como trajetória, o referencial fenomenológico. Foram feitos doze acompanhamentos com uma criança com câncer hospitalizada, em fase terminal, onde a mesma pode expressar situações significativas em seu processo de viver, bem como revelar, com grande intensidade, vários medos, como de morrer, de ficar só, de deixar pessoas queridas, dentre outros. Diante disto, mostra-se para nós, a necessidade de preocupar-nos com questões ligadas às emoções e sentimentos desta criança que caminha inexoravelmente para a morte, atentando para os possíveis modos de ajuda.
câncer infantil; morte; Fenomenologia
El niño frente a la posibilidades de morir se enfrenta con la muerte de manera muy particular, pues la esperanza qua hasta ese momento se mantenía, pasa a modificarse ante el impacto de la realidad, y empieza a reactivar sentimientos iniciales de desesperanza y dolor por la separación de las personas amadas. El objetivo de este estudio es acompañar a un niño en fase terminal utilizando como trayectoria el referencial fenomenológico. Se hicieron doce visitas a un niño hospitalizado, con cáncer, en fase terminal. Durante ese acompañamiento esa criatura pudo expresar situaciones relevantes en su proceso de vivir, así como revelar con gran intensidad varios miedos, tales como el de morir, de estar sola, de abandonar a las personas queridas, por ejemplo. Ante ello, vemos la necesidad de preocuparnos con temas relacionados con las emociones y los sentimientos de ese ser que camina inexorablemente hacia la muerte y que debemos buscar los posibles modos de ayuda.
cáncer infantil; muerte; Fenomenología
The child with a chance of dying faces death in a very peculiar way, because the hope thar he or she managed to keep up to this moment changes with the impact of reality reactivating the first feelings of despair and pain for the separation of the loved ones. The main goal of this study is the attendance of a child in a terminal fase, using as a path the phenomenological reference. Twelve attendances have been done with children in terminal fases, where they were able to express significant situations of their living process, and reveal with great intensity many fears, like the ones of dying, of being lonely, of leaving the ones they love, among others. Before this we see the necessity of worring with matters interrelated to the feelings and emotions of these children who walk towards death, taking into consideration the possible means of help.
death; child cancer; phenomenology
ARTIGOS
"...E a luz está se apagando..." vivências de uma criança com câncer em fase terminal1 1 Trabalho subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.
"...And the light is fading..." the experience of a child suffering from cancer in the terminal phase
"... Y la luz se está borrando..." experiencias vividas por un niño con cáncer en fase terminal
Luciana de Lione MeloI; Elizabeth Ranier Martins do ValleII
IEnfermeira. Mestranda em Psicologia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
IIPsicóloga. Professora Livre-docente do Departamento EPCH da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.Orientadora
RESUMO
A criança com possibilidades de vir a morrer defronta-se com a morte de maneira muito particular, pois a esperança que até então se mantinha, modifica-se com o impacto da realidade, reativando sentimentos iniciais de desesperança e dor pela separação das pessoas amadas. O objetivo deste estudo é o acompanhamento de uma criança em fase terminal, utilizando-se como trajetória, o referencial fenomenológico. Foram feitos doze acompanhamentos com uma criança com câncer hospitalizada, em fase terminal, onde a mesma pode expressar situações significativas em seu processo de viver, bem como revelar, com grande intensidade, vários medos, como de morrer, de ficar só, de deixar pessoas queridas, dentre outros. Diante disto, mostra-se para nós, a necessidade de preocupar-nos com questões ligadas às emoções e sentimentos desta criança que caminha inexoravelmente para a morte, atentando para os possíveis modos de ajuda.
Palavras-chave: câncer infantil, morte, Fenomenologia
ABSTRACT
The child with a chance of dying faces death in a very peculiar way, because the hope thar he or she managed to keep up to this moment changes with the impact of reality reactivating the first feelings of despair and pain for the separation of the loved ones. The main goal of this study is the attendance of a child in a terminal fase, using as a path the phenomenological reference. Twelve attendances have been done with children in terminal fases, where they were able to express significant situations of their living process, and reveal with great intensity many fears, like the ones of dying, of being lonely, of leaving the ones they love, among others. Before this we see the necessity of worring with matters interrelated to the feelings and emotions of these children who walk towards death, taking into consideration the possible means of help.
Keywords: death, child cancer, phenomenology
RESUMEN
El niño frente a la posibilidades de morir se enfrenta con la muerte de manera muy particular, pues la esperanza qua hasta ese momento se mantenía, pasa a modificarse ante el impacto de la realidad, y empieza a reactivar sentimientos iniciales de desesperanza y dolor por la separación de las personas amadas. El objetivo de este estudio es acompañar a un niño en fase terminal utilizando como trayectoria el referencial fenomenológico. Se hicieron doce visitas a un niño hospitalizado, con cáncer, en fase terminal. Durante ese acompañamiento esa criatura pudo expresar situaciones relevantes en su proceso de vivir, así como revelar con gran intensidad varios miedos, tales como el de morir, de estar sola, de abandonar a las personas queridas, por ejemplo. Ante ello, vemos la necesidad de preocuparnos con temas relacionados con las emociones y los sentimientos de ese ser que camina inexorablemente hacia la muerte y que debemos buscar los posibles modos de ayuda.
Palavras clave: cáncer infantil, muerte, Fenomenología
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- ALVES, R. A. A morte como conselheira. In: CASSORLA, R. M. S. (Coord) Da morte: Estudos Brasileiros. Campinas: Papirus, 1991. p. 11-15.
- ARIÈS, P História da morte no Ocidente: da idade média aos nossos dias. Trad. de Priscilla Vianna de Siqueira. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977, 180p.
- ARRANZ, P; ALBORNZ, C. Intervención psicológica en niños y adultos afectados de SIDA. Rev. de Psicologia general y aplicada, v.47, n. 2, p. 183-191, 1994.
- BOEMER, M. R. O fenômeno morte: o pensar, o conviver e o educar. Ribeirão Preto, 1989. 111 p. Tese (Livre-docência) Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.
- BROMBERG, M. H. P. F. Familias Enlutadas. In: KOVÁCS, M. J. (Org.) Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
- BRONDI, M. L. O tema da morte enquanto possibilidade de acesso à dimensão existencial do educando. Ribeirão Preto, 1997. 126p. Dissertação (Mestrado) Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.
- CASSORLA, R. M. S. Da morte: Estudos Brasileiros. Campinas, Papirus, 1991.
- FLORES, R J. A utilidade do procedimento de desenhos e estórias na apreensão de conteúdos emocionais em crianças terminais hospitalizadas. Campinas, 1984. 234p. Dissertação (Mestrado) - Pontificia Universidade Católica de Campinas.
- GIORGI, A. Phenomenology and Psychological Research. Pittsburgh: Duchesne University Press, 1985.
- HOFFMANN, L. M. A. Os médicos e a morte na infância: a representação de um tema interditado. Rio de Janeiro, 1991. 115p. Dissertação (Mestrado). Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz.
- KASTENBAUM, R.; AINSENBERG, R. Psicologia da Morte. São Paulo: Pioneira, 1983. 445p.
- KLAFKE, T. E. O médico lidando com a morte: aspectos da relação médico-paciente terminal em cancerologia. In: CASSORLA, R. M. S. (coord) Da morte: Estudos Brasileiros. Campinas: Papirus, 1991 .p. 25-49.
- KÜBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. São Paulo: EDUSP, 1977.
- LOHR, S. S.; AMORIM, C.A. A criança e a morte: cuidados paliativos. Trabalho apresentado na Reunião Anual de Psicologia, 1996. (mimeog).
- MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa em Psicologia, fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Moraes, 1989.
- PINTO, L. F. As crianças do Vale da Morte - Reflexões sobre a criança terminal. Jornal de Pediatria, v. 72, n. 5, p. 287-294, 1996.
- RAIMBAULT, G. A criança e a morte: crianças doentes falam da morte. Problemas da clínica do luto. Rio de Janeiro: EFA, 1979. 184p.
- RIBEIRO, E. M. P. C. O paciente terminal e a família. In: CARVALHO, M. M. M. J. (Coord.) Introdução à Psiconcologia. Campinas: Editorial Psy, 1994. p. 197-217.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Set 2014 -
Data do Fascículo
Dez 1999