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Táticas oligopolísticas para controlar mercados e o crescimento das CTNs na indústria de material elétrico do Brasil

Resumo

A maioria das explicações convencionais da rápida expansão das corporações transnacionais (CTNs) nos países em desenvolvimento atribui seu crescimento à eficiência superior das CTNs em relação a seus competidores domésticos. Uma interpretação alternativa focaliza as estruturas industriais do oligopólio que estão associadas ao investimento transnacional e o poder de mercado das CTNs. Este trabalho explora algumas táticas de mercado e extramercado empregadas pelas CTNs para protegerem sua vantagem monopolística nos países hospedeiros. Usando o exemplo da indústria de material elétrico do Brasil, o artigo considera as conseqüências econômicas de sete formas de conduta de CTN: diretorias entrosadas, indulgência mútua, controle de canais de suprimento, subsidiação mútua e predação, conluio formal e informal, vínculos políticos formais e comportamento de aquisição das CTNs. Conclui-se que nem as barreiras à entrada determinadas pela eficiência, nem as determinadas pela tecnologia são completamente satisfatórias para explicar o crescimento da participação do mercado transnacional; ao menos no caso da indústria de material elétrico do Brasil, o poder de mercado associado ao comportamento da CTN é igualmente, ou talvez mais, importante.


ARTIGOS

Táticas oligopolísticas para controlar mercados e o crescimento das CTNs na indústria de material elétrico do Brasil* * Esta série de trabalhos é patrocinada pela Faculdade Graduada do Departamento de Economia, Universidade de Notre Dame. O programa de graduação treina estudantes em técnicas de análise econômica, métodos quantitativos e economia política. O programa de doutoramento oferece uma especialização em uma das três áreas principais de treinamento avançado: desenvolvimento econômico, economia do trabalho e relações industriais ou política pública. Tradução do original inglês de Cecília Benfatti Cardoso e revisão técnica de Nilza Vieira M. do Prado.

Richard Newfarmer

Professor-assistente do Departamento de Economia da Universidade de Notre Dame, EUA

RESUMO

A maioria das explicações convencionais da rápida expansão das corporações transnacionais (CTNs) nos países em desenvolvimento atribui seu crescimento à eficiência superior das CTNs em relação a seus competidores domésticos. Uma interpretação alternativa focaliza as estruturas industriais do oligopólio que estão associadas ao investimento transnacional e o poder de mercado das CTNs. Este trabalho explora algumas táticas de mercado e extramercado empregadas pelas CTNs para protegerem sua vantagem monopolística nos países hospedeiros. Usando o exemplo da indústria de material elétrico do Brasil, o artigo considera as conseqüências econômicas de sete formas de conduta de CTN: diretorias entrosadas, indulgência mútua, controle de canais de suprimento, subsidiação mútua e predação, conluio formal e informal, vínculos políticos formais e comportamento de aquisição das CTNs. Conclui-se que nem as barreiras à entrada determinadas pela eficiência, nem as determinadas pela tecnologia são completamente satisfatórias para explicar o crescimento da participação do mercado transnacional; ao menos no caso da indústria de material elétrico do Brasil, o poder de mercado associado ao comportamento da CTN é igualmente, ou talvez mais, importante.

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  • *
    Esta série de trabalhos é patrocinada pela Faculdade Graduada do Departamento de Economia, Universidade de Notre Dame. O programa de graduação treina estudantes em técnicas de análise econômica, métodos quantitativos e economia política. O programa de doutoramento oferece uma especialização em uma das três áreas principais de treinamento avançado: desenvolvimento econômico, economia do trabalho e relações industriais ou política pública. Tradução do original inglês de Cecília Benfatti Cardoso e revisão técnica de Nilza Vieira M. do Prado.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Ago 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 1979
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