Open-access Pedagogia

TEMA EM DESTAQUE

PEDAGOGIA

Tendo em vista as controvérsias em torno da pedagogia, acentuadas pelo dispositivo da Lei de Diretrizes e Bases que prevê a criação de Escolas Normais Superiores e intensificadas com a aprovação das diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia, decidimos propor a organização de um Tema em Destaque sobre essa questão. A referida proposta foi aprovada na reunião da Comissão Editorial dos Cadernos de Pesquisa realizada em dezembro de 2005, ocasião em que fomos encarregados de coordenar os trabalhos sobre o tema destacado.

Considerando a disponibilidade de pesquisas sobre alunos concluintes de curso de formação de professores em nível superior, entendemos que por aí é que deveríamos começar. Teríamos, pois, como ponto de partida, o contato com dados da realidade que nos permitiria aquilatar a eficácia do modelo que preconiza também para os docentes de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, a formação em nível superior.

Tendo em vista que, desde o final da década de 1970, se configurou um movimento organizado em torno da formação dos profissionais da educação, formalizado por ocasião da realização da 1ª Conferência Brasileira de Educação, em 1980, sob o nome de Comitê Pró-Participação na Reformulação dos Cursos de Pedagogia e Licenciatura; que esse Comitê se converteu, em 1983, na Comissão Nacional pela Reformulação dos Cursos de Formação de Educadores –Conarcfe; que, por sua vez, em 1990, a Conarcfe se transformou na atual associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – Anfope; que essa associação acompanhou de perto as decisões de política educacional que culminaram nas novas diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia, pareceu-nos que o ponto de vista da Anfope não poderia estar ausente desta publicação.

No entanto, temos presente que, paralelamente à perspectiva da Anfope, outros pesquisadores têm-se debruçado sistematicamente sobre a questão da formação de educadores e suas conclusões não coincidem e, por vezes, se contrapõem às teses defendidas no interior da Anfope. Conseqüentemente, seria importante que essa posição também fosse contemplada na organização do Tema em Destaque.

Finalmente, à vista da pesquisa que tem sido desenvolvida sobre o tema "O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica e teórica", com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq –, consideramos oportuno incluir um artigo examinando, à luz dos achados dessa investigação, o problema da formação pedagógica no Brasil.

Configurou-se, assim, a estrutura do Tema em Destaque sobre a pedagogia que apresentamos aos leitores neste número da revista Cadernos de Pesquisa.

O primeiro artigo, "Expressão escrita de concluintes de curso universitário para formar professores", apresenta os dados de pesquisa realizada com egressos de um curso normal superior. A discussão dos resultados mostra a gravidade da situação representada pela precária formação que está sendo ministrada aos futuros professores de nossas escolas de educação infantil e de ensino fundamental.

A autora do segundo artigo, "Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa", de forma clara, simples e didática nos esclarece sobre o processo de elaboração das diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Pedagogia no qual se manifestou a presença das principais entidades do campo da educação destacando-se, entre elas, a Anfope.

No terceiro artigo, "Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia", os autores retomam a discussão teórica sobre o sentido da pedagogia explicitando sua tríplice abordagem: a dimensão epistemológica, referida à pedagogia como um campo de conhecimento; a dimensão prática, que articula fazeres e saberes pedagógicos; e a disciplinar, isto é, a pedagogia como curso. A partir daí, examinam os desafios do trabalho pedagógico na escola brasileira, efetuando uma crítica incisiva às diretrizes curriculares nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e homologadas pelo Ministério da Educação.

O tratamento do Tema em Destaque completa-se com o artigo "Pedagogia: o espaço da educação na universidade". Partindo da emergência histórico-teórica do conceito de pedagogia, o autor identifica na relação teoria-prática o problema fundamental do qual derivam as duas grandes correntes pedagógicas que desembocam num dilema e que alimentam o caráter polêmico da pedagogia. Sobre esse pano de fundo analisa o espaço da educação na universidade brasileira onde o Curso de Pedagogia ocupa lugar central. O exame, embora sucinto, das diretrizes curriculares nacionais revela uma situação paradoxal: o documento é, ao mesmo tempo, extremamente restrito e demasiadamente extensivo; é restrito no essencial e excessivo no acessório. Diante disso, o trabalho apresenta, à guisa de conclusão, um possível caminho para se contornar o paradoxo.

Nessa conjuntura em que os cursos de pedagogia de todo o país devem se ajustar às novas diretrizes curriculares nacionais que entraram em vigor no dia 11 de abril de 2006, esperamos ter produzido, com a organização deste Tema em Destaque, um instrumento bastante útil para todos os que atuam no campo educacional. Em especial, manifestamos a expectativa de que os textos aqui publicados auxiliem as instituições formadoras e os respectivos docentes a encontrar caminhos mais satisfatórios para preparar os futuros educadores aos quais serão confiadas as novas gerações.

Os leitores verão, ao analisar os artigos que compõem o Tema em Destaque, que a pedagogia, talvez hoje ainda mais do que antes, se configura como um tema polêmico. E não se trata de uma peculiaridade brasileira. Nos demais países esse fenômeno também se verifica. A formação dos educadores tem sido submetida, em todo lugar, a variadas reformas que, entretanto, se revelam sistematicamente insatisfatórias. Assim, a pedagogia, tema destacado neste número, permanece como um "tema em debate". Convidamos, pois, os leitores a participar desse debate, encaminhando à editoria da revista Cadernos de Pesquisa suas contribuições para análise e possível publicação nos próximos números.

Dermeval Saviani

Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História,

Sociedade e Educação no Brasil e Faculdade de

Educação da Universidade Estadual de Campinas

dermevalsaviani@yahoo.com.br

Alda Junqueira Marin

Programa de Estudos Pós-Graduados em

Educação: História, Política, Sociedade da

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e

Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara

aldamarin@pucsp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Maio 2007
  • Data do Fascículo
    Abr 2007
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