Resumo
Introdução:
É fato que os avanços pedagógicos na formação profissional em saúde não resultaram em melhor qualidade do cuidado, entretanto o trabalho em saúde como fonte para a formação e para a conscientização do preceptor como profissional de saúde-educador aparece como um caminho.
Desenvolvimento:
Tendo como base o envolvimento nas atividades cotidianas do trabalho, o preceptor oferece oportunidades de ensinagem; planeja, controla e guia o processo; estimula o raciocínio e a postura ativa do aluno; realiza procedimentos técnicos; modera a discussão de casos; observa, avalia o aluno executando suas atividades e analisa o seu desempenho; aconselha e cuida do crescimento profissional e pessoal do acadêmico; colabora na identificação de problemas éticos e em suas possíveis soluções; e estabelece os limites e cria possibilidades do uso da inteligência artificial.
Conclusão:
O preceptor - docente-clínico - transforma o ambiente de trabalho em momentos educacionais propícios, objetivando oferecer melhor cuidado à saúde da população.
Palavras-chave:
Preceptor; Formação Profissional em Saúde; Docente-Clínico
Abstract
Introduction:
It is a fact that the pedagogical advancements in professional healthcare education have not resulted in better quality of care. However, healthcare work as a source for a preceptor’s education and awareness as an educator-healthcare provider rises as a path to follow.
Design:
Based on the involvement in daily work activities, a preceptor offers teaching opportunities; plans, controls and guides the process; stimulates the student’s reasoning and active attitude; performs technical procedures; moderates case discussions; observes, assesses a student performing their activities and analyzes their performance; advises and supervises a student’s professional and personal growth; collaborates in the identification of ethical problems and their possible solutions; and sets limits and creates possibilities for the use of artificial intelligence.
Conclusion:
A preceptor - a clinical teacher - turns the work environment into appropriate educational moments to provide better healthcare to the population.
Keywords:
preceptor; professional healthcare education; clinical teacher
INTRODUÇÃO
A formação profissional em saúde tem sua base no desenvolvimento coordenado de diversas formas de saberes, conhecimentos e habilidades, e na aquisição de atributos técnicos e ético-relacionais11. Botti S. O papel do preceptor na formação de médicos residentes: um estudo de residências em especialidades clínicas de um hospital de ensino [tese]. 2009. Rio de Janeiro. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP- FIOCRUZ.. É uma prática social complexa, em que se estabelece um contrato de parceria entre o aprendiz e o mestre, que engloba as ações de ensinar e de aprender. Em uma perspectiva dialética, é um processo bilateral que ocorre em mão dupla entre pessoas e saberes. O ensinar e o aprender fundem-se em uma mesma ação, dialogando entre si e tornando-se inseparáveis. É, portanto, uma ação de ensinagem, por meio da qual o aprender e o ensinar, juntos e misturados, estão em um mesmo ato compartilhado por duas pessoas, que permutam o local de quem aprende e de quem ensina constantemente22. Anastasiou L das GC. A ensinagem como desafio à ação docente. Revista Pedagógica. 2002;4(8):65-7 [acesso em 8 maio 2023]. Disponível em: Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3911/2249 .
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Sobre essa relação de ensino eaprendizagem, houve grandes avanços pedagógicos na educação dos profissionais de saúde desde o final do século XX e início do XXI33. JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.)-(55. ES Holmboe, J Sherbino, R Englander, L Snell, JR Frank, ICBME Collaborators. A call to action: the controversy of and rationale for competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):574-81., ressaltando o ensino baseado em problemas66. Wood D. Problem based learning. BMJ. 2003;326(7384):328-30.),(77. JC Trullàs, C Blay, E Sarri, R Pujol. Effectiveness of problem-based learning methodology in undergraduate medical education: a scoping review. BMC Med Educ. 2022;22(1):104-15., o ensino baseado em equipe88. McMahon K. Team-based learning. In: KN Huggett, WB Jeffries. An introduction to medical teaching. Springer Science & Business Media, 2010. Dordrecht. p. 55-64., a sala de aula invertida99. A Paul, D Leung, RME Salas, TE Cruz, C Abras, D Saylor, et al. Comparative effectiveness study of flipped classroom versus online-only instruction of clinical reasoning for medical students. Med Educ Online . 2023;28(1):2142358., a educação baseada em competências1010. S Brauer, J Kettunen, A Levy, J Merenmies, P Kulmala. The educational paradigm shift: a phenomenographic study of medical teachers’ experiences of practices. BMC Med Educ . 2023;23(1):29-38., além da adoção das mais variadas concepções pedagógicas e metodologias ativas e inovadoras. As escolas das áreas da saúde instrumentalizaram-se com esses conceitos e práticas. Mas nem todo esse avanço pedagógico conseguiu resultar em profissionais capazes de reduzir o significativo sofrimento das pessoas que procuram cuidado, nem a expressiva manifestação da doença que elas possam ter33. JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.)-(55. ES Holmboe, J Sherbino, R Englander, L Snell, JR Frank, ICBME Collaborators. A call to action: the controversy of and rationale for competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):574-81.),(1111. Paakkari, L, Tynjälä, P, Torppa, M, Villberg, J, & Kannas, L.. The development and alignment of pedagogical conceptions of health education. Teach Teach Educ. 2015;49:11-21..
E qual será o maior objetivo de uma formação profissional, se não for este?
O principal alcance da educação de profissionais de saúde deve ser a oferta de maior qualidade no cuidado em saúde, para torná-lo o que julgamos digno para as pessoas que mais amamos: integral, não fragmentado, de baixo custo e com grande efetividade. Há, então, uma premente responsabilidade da ensinagem em saúde de reformar custos, transformar processos e construir, conjuntamente, novos ambientes de prática. É preciso privilegiar o cuidado interprofissional, a colaboração entre os atores e as redes de atenção. Para isso, devemos superar a antiga dicotomia entre a formação de profissionais para o mercado e a formação para a busca e produção de conhecimento33. JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.)-(55. ES Holmboe, J Sherbino, R Englander, L Snell, JR Frank, ICBME Collaborators. A call to action: the controversy of and rationale for competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):574-81.),(1212. Lipkin M. Foreword. In: Coulehan JL, Block ML. The medical interview: mastering skills for clinical practice. 5th ed. 2006. F. A. Davis Company • Philadelphia)-(1414. Siqueira M. O ensino superior e a universidade. RAE eletrônica. 2006;4 (1). https://doi.org/10.1590/S1676-56482005000100015
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O caminho é um redesenho educacional, baseado na reestruturação dos papéis da ciência básica e da clínica; na ensinagem advinda do trabalho, na ensinagem que acontece no trabalho e para o trabalho1515. Miccas F, Batista S. Educação permanente em saúde: metassíntese. Rev Saúde Pública. 2014;48:170-85.; buscando habilidades necessárias para prática e para liderar sistemas complexos. Trata-se de rearranjar as relações nos ambientes clínicos de formação para que a educação na graduação e pós-graduação em saúde acelere a transformação necessária no sentido de se cumprir o contrato dos educadores com a sociedade33. JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.)-(55. ES Holmboe, J Sherbino, R Englander, L Snell, JR Frank, ICBME Collaborators. A call to action: the controversy of and rationale for competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):574-81..
Assim, o preceptor assume um papel essencial atuando como profissional de saúde-educador: com formação superior, esse profissional tem um compromisso duplo e complexo de cuidar da saúde da população e de cuidar da formação profissional daqueles que cuidam do outro, no mesmo ato, ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Atua efetivamente na ensinagem de estudantes da graduação e pós-graduação das áreas da saúde, fazendo parte do corpo docente. É ator no processo de desenvolvimento progressivo de competências marcantes para o profissionalismo a citar conhecimentos, habilidades e atitudes1616. Brasil. Ministério da Educação. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Informações administrativas sobre Preceptoria [acesso em 3 maio 2023]. Disponível em: Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hugg-unirio/ensino-e-pesquisa/ensino/eixos-tematicos/eixo-2-em-atualizacao/preceptoria .
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),(1717. Gil C, Carvalho M, Botti S. 1ª oficina nacional de pactuação dos termos no âmbito da educação dos profissionais de saúde: documento preliminar para consulta pública. Brasília: Associação Brasileira de Educação Médica; 2018 [acesso em 17 mar 2021]. Disponível em: Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/347189/mod_folder/content/0/Termos%20ABEM.pdf?forcedownload=1 .
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. Por essa razão, é preciso alertar sobre a importância do preparo para tais tarefas, cabendo às instituições de saúde o apoio para a construção de saberes para o exercício da preceptoria.
DESENVOLVIMENTO
Os papéis do preceptor na formação profissional já foram tema da literatura científica discutido por nós11. Botti S. O papel do preceptor na formação de médicos residentes: um estudo de residências em especialidades clínicas de um hospital de ensino [tese]. 2009. Rio de Janeiro. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP- FIOCRUZ.),(1818. Botti S, Rego S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Rev Bras Educ Med. 2008;32:363-73.)-(2121. Autonomo F, VA Hortale, GB Santos, SHO Botti. A preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária: análise das publicações brasileiras. Rev Bras Educ Med . 2015;39:316-27.. Neste artigo, apresentamos nossa opinião crítica sobre o papel do preceptor no século atual. O envolvimento nas atividades diárias do trabalho é a base das ações do preceptor no processo de ensinagem (Quadro 1). É o seu ponto de partida, o caminho e, também, o seu ponto de chegada. É o momento em que se desenvolvem atributos técnicos e relacionais tanto do preceptor quanto do estudante33. JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.),(55. ES Holmboe, J Sherbino, R Englander, L Snell, JR Frank, ICBME Collaborators. A call to action: the controversy of and rationale for competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):574-81.. O estudo teórico, as discussões de casos e as reuniões científicas 2222. Pascoe J, Nixon J, Lang V. Maximizing teaching on the wards: review and application of the One‐Minute Preceptor and SNAPPS models. J Hosp Med. 2015;10(2):125-30.)-(2424. Botti S, Galvão M, Silva S, Sant’Anna R, Corrêa P. Anjos da guarda: ferramenta para o ensino médico. Physis . 2022;32: e320202.) estimulam a capacidade de raciocínio. Essa capacidade de raciocínio e de decisões alcança seu maior potencial como processo de ensinagem, se advinda dessa prática diária, servindo de base para aperfeiçoar o exercício profissional em saúde2525. Norman G, Grierson L, Sherbino J, Hamstra S, Schmidt H, Mamede S. (Expertise in medicine and surgery. In: Ericsson K, Hoffman R, Kozbelt A, Williams A, editors. The Cambridge handbook of expertise and expert performance. Cambridge: Cambridge University Press; 2018. p. 331-55. doi: https://doi.org/10.1017/9781316480748.019.
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)-(3131. Miller B, Szymusiak J. Recognizing and seizing the teachable moment. Acad Pediatr. 2021;21(5):767-71.. Por conseguinte, ultrapassando a exposição a dados e informações, valorizam-se a atitude ativa e a participação do aluno na construção do conhecimento2525. Norman G, Grierson L, Sherbino J, Hamstra S, Schmidt H, Mamede S. (Expertise in medicine and surgery. In: Ericsson K, Hoffman R, Kozbelt A, Williams A, editors. The Cambridge handbook of expertise and expert performance. Cambridge: Cambridge University Press; 2018. p. 331-55. doi: https://doi.org/10.1017/9781316480748.019.
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)-(2727. Audétat M , Laurin S., Dory V, Charlin B, & Nendaz M. Diagnosis and management of clinical reasoning difficulties: Part I. Clinical reasoning supervision and educational diagnosis. Med Teach . 2017;39(8):792-6.. O preceptor prepara-se para o exercício de sua função, transformando sua prática diária em prática reflexiva, na construção da melhor maneira de exercer a profissão em saúde e da melhor maneira de atuar na ensinagem da profissão, baseadas na literatura científica atual.
O preceptor oferece oportunidades de ensinagem3131. Miller B, Szymusiak J. Recognizing and seizing the teachable moment. Acad Pediatr. 2021;21(5):767-71. em ambientes que permitam construir e reconstruir conhecimentos, atuando como verdadeiro educador. Essas oportunidades são momentos da ação cotidiana do profissional de saúde em que o conhecimento é construído e explicitado em habilidades práticas. O preceptor propõe também ao estudante as atividades mais propícias para ensinagem, variando de acordo com o período determinado de sua formação.
Importa refletir sobre o fato de que planejar o processo de ensinagem faz parte das ações do preceptor. Ele planeja o número de participantes no ambiente e no momento; o tempo de duração da atividade durante o processo de formação; como inserir o estudante para que sua adaptação ao ambiente seja propícia; quais habilidades pretende-se ganhar; quais referências científicas atuais servem como base para a atividade; quais referências pedagógicas atuais sedimentam a ensinagem da atividade; como será a avaliação da atividade, com momentos de pré-avaliação, avaliação formativa, avaliação somativa e autoavaliação de todos os atores3232. Gordon J, Hazlett C, Ten Cate O, Mann K, Kilminster S, Prince K, et al. Strategic planning in medical education: enhancing the learning environment for students in clinical settings. Med Educ . 2000;34(10):841-50..
O preceptor controla e guia a ensinagem. Acompanha o processo, do início ao fim, no tempo e local onde acontece. Diante dos acontecimentos cotidianos, realiza adaptações e readaptações nas atividades, agindo em conjunto com preceptores e estudantes3333. Girotto L, Enns S, de Oliveira M, Mayer F, Perotta B, Santos I , et al. Preceptors’ perception of their role as educators and professionals in a health system. BMC Med Educ . 2019;19:1-8.),(3434. Panzavecchia L, Pearce R. Are preceptors adequately prepared for their role in supporting newly qualified staff? Nurse Educ Today. 2014;34:1119-24..
Ao estimular raciocínio e postura ativa do estudante, o preceptor compartilha a responsabilidade da ensinagem, que assume, então, seu conceito bidirecional. Há grande preocupação de que o aluno formule questões, além de apresentar respostas, e estabeleça um raciocínio crítico. A discussão das questões é fomentada, tendo a literatura científica como base3131. Miller B, Szymusiak J. Recognizing and seizing the teachable moment. Acad Pediatr. 2021;21(5):767-71..
Realizando procedimentos técnicos e mostrando como se faz, o preceptor educa. Os passos do método clínico3535. Bastos R, Botti S . Método clínico: como ser profissional de saúde no século XXI. Rev APS. 2021;24(1):231-3.) devem ser realizados pelo preceptor, acompanhado pelos estudantes, exercitando habilidades técnicas e éticas, como a entrevista profissional, o exame físico pertinente, a proposta de exames complementares, a proposta terapêutica e a proposta de acompanhamento da pessoa cuidada. Esses momentos não devem ser usados com a visão antiga da ensinagem pela experiência, que ocorre simplesmente por meio da exposição. Ao contrário, devem abranger sistematização, estrutura formal, planejamento e preparação, transformando a ensinagem pela experiência em ensinagem efetiva3636. Cawkwell P, Jaffee E, Frederick D, Gerken A., Vestal H, Stoklosa J. Empowering clinician-educators with chalk talk teaching scripts. Acad Psychiatry. 2019;43:447-50.),(3737. Sidhu N, Edwards M. Deliberate teaching tools for clinical teaching encounters: a critical scoping review and thematic analysis to establish definitional clarity. Med Teach . 2019;41(3): 282-96.
Moderar a discussão de casos suscitada pela prática diária faz com que o preceptor consiga oferecer oportunidades de expansão de toda a ensinagem para a prática3838. Gantayet-Mathur A, Chan K, Kalluri M. Patient-centered care and interprofessional collaboration in medical resident education: where we stand and where we need to go. Humanities and Social Sciences Communications 2022 9(1), 1-24.. Construir com todos os atores a forma melhor de apresentação dos casos2525. Norman G, Grierson L, Sherbino J, Hamstra S, Schmidt H, Mamede S. (Expertise in medicine and surgery. In: Ericsson K, Hoffman R, Kozbelt A, Williams A, editors. The Cambridge handbook of expertise and expert performance. Cambridge: Cambridge University Press; 2018. p. 331-55. doi: https://doi.org/10.1017/9781316480748.019.
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é um caminho. Durante a discussão, importa explicitar todos os pontos de ensino planejados previamente e usar estratégias para trabalhar com o conteúdo, por meio de scripts internalizados, de roteiros com gatilhos para a discussão, pontos-chave de ensino e estratégias eficientes em termos de tempo e recursos3535. Bastos R, Botti S . Método clínico: como ser profissional de saúde no século XXI. Rev APS. 2021;24(1):231-3.),(3636. Cawkwell P, Jaffee E, Frederick D, Gerken A., Vestal H, Stoklosa J. Empowering clinician-educators with chalk talk teaching scripts. Acad Psychiatry. 2019;43:447-50..
O preceptor deve observar e avaliar o aluno executando suas atividades3939. Haider SI, Gondol K, Tariq M, Bari M, Syed I. A. Reliability and validity of WATCH: warwick assessment instrument for clinical teaching. J Coll Physicians Surg Pak. 2020;30(6):633-637.. Os passos do método clínico3535. Bastos R, Botti S . Método clínico: como ser profissional de saúde no século XXI. Rev APS. 2021;24(1):231-3.) realizados pelo acadêmico devem ser observados e avaliados pelo preceptor, objetivando a ensinagem de habilidades técnicas e éticas: a entrevista profissional, o exame físico pertinente, a proposta de exames complementares, a proposta terapêutica e a proposta de acompanhamento da pessoa cuidada. O preceptor adiciona hipóteses e alternativas não pensadas pelo estudante para a condução do caso, numa discussão frutífera para construção do conhecimento.
Analisar o desempenho do estudante, discutindo com ele todas as questões, construindo uma cultura de análise do desempenho, avaliação e devolutiva, estabelece relações estáveis, respeitosas e de apoio entre preceptor e aprendiz. É necessário que o preceptor observe o estudante em ato. Integrar a avaliação ao processo de ensinagem, com comunicação prévia e transparente dos objetivos e do que vai ser avaliado é um dos caminhos. É importante deixar claro quais objetivos devem ser alcançados, como o estudante está no momento e como ele pode e deve continuar para alcançar os objetivos até o final da formação4040. Weallans J, Roberts C, Hamilton S, Parker S. Guidance for providing effective feedback in clinical supervision in postgraduate medical education: a systematic review. Postgrad Med J. 2022;98(1156):138-49.),(4141. Thrien C, Fabry G, Härtl A, Kiessling C, Graupe T, Preusche I, et al. Feedback in medical education: a workshop report with practical examples and recommendations. GMS J Med Educ. 2020;37(5). Doc46. doi: 10.3205/zma001339. PMID: 32984505; PMCID: PMC7499466. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7499466/
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É ação do preceptor aconselhar e cuidar do crescimento profissional e pessoal do estudante, usando de sua maior experiência para guiar, orientar e aconselhar um profissional em formação, e, portanto, cuidar do crescimento pessoal e profissional4242. Carlesso J. O papel do professor tutor no Programa de Residência Multiprofissional: relato de experiência. Res Soc Dev. 2019;8(5):1-10., atuando na formação moral não exclusivamente como exemplo, mas também como um modelo a ser copiado e reproduzido4343. Cortina A. O fazer ético: guia para e educação moral. São Paulo: Moderna; 2003.. O preceptor deve estimular o aprendiz a perceber e a debater as variadas questões atuais da bioética. Ele é vitrine de atributos morais, que inspira tanto o estudante em relação ao que quer e como deve ser, quanto ao que não quer e não deve ser. O estudante não é sujeito passivo, apenas recebe influências. Com sua bagagem, seu espaço social e os conteúdos interiorizados na socialização primária, seu habitus4444. Bourdieu P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2007. é ator principal. Livre para escolher entre os valores que a escola lhe oferece para humanizar as relações, mas também sofrendo certa coação a seguir um padrão mínimo de conhecimentos, valores e atitudes típicos da corporação4545. Rego S. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. Rio de Janeiro: Fiocuz; 2003..
A prática cotidiana continua a ser o ponto de partida, o caminho e a chegada; sem necessidades de se recorrer à artificialidade de temas em casos construídos apenas para discussão. O preceptor, que cuida da saúde de uma pessoa e da formação em saúde de outra pessoa, deve estar atento à discussão dos aspectos morais desse cuidado duplo, baseado na “caixa de ferramentas” da bioética4646. Rego S, Palacios M. Contribuições para planejamento e avaliação do ensino da bioética. Rev Bioét. 2017;25:234-43.. E deve chamar a atenção dos estudantes sobre as dimensões morais envolvidas no cotidiano do trabalho, tanto as relativas ao cuidado quanto às relativas à ensinagem.
A inteligência artificial deve ser usada pelo preceptor, pois auxilia na performance. O principal cuidado é não se limitar às respostas da inteligência artificial, mas utilizá-la como uma das ferramentas, indo além no desenvolvimento do raciocínio clínico, por meio de percepções e particularidades só acessíveis à inteligência humana. O preceptor constrói, com o estudante, usando a inteligência artificial, um senso que permite ultrapassar os consensos4747. Cooper A, Rodman A. AI and medical education: a 21st-century Pandora’s Box. N Engl J Med. 2023; 389 (5): 385-387..
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com essas 11 ações essenciais, o preceptor assume papel do docente-clínico, educador, e profissional que domina e exerce com destreza sua atividade. Domina os aspectos educacionais relacionados a ela, coloca-os em prática, transformando o cotidiano do trabalho em ambiente e momento educacionais propícios, com o mais alto grau de profissionalismo. A formação abarca o desenvolvimento de atributos técnicos e relacionais. Preceptor e aluno fazem, de sua ação diária, um processo educacional. São profissionais graduados e especializados ou estão na graduação/especialização, porém todos em formação permanente. Tanto o aluno como o preceptor devem, no relacionamento diário com as pessoas que buscam cuidado, preocupar-se com a formação técnica e ética para atingir a qualidade profissional em plenitude, que somente se explicitará na redução do fardo de sofrimento e da doença33. JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.),(44. Lucey C. Medical education: part of the problem and part of the solution. JAMA Intern Med. 2013;173(17):1639-10.. O preceptor educa!
REFERÊNCIAS
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1Botti S. O papel do preceptor na formação de médicos residentes: um estudo de residências em especialidades clínicas de um hospital de ensino [tese]. 2009. Rio de Janeiro. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP- FIOCRUZ.
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2Anastasiou L das GC. A ensinagem como desafio à ação docente. Revista Pedagógica. 2002;4(8):65-7 [acesso em 8 maio 2023]. Disponível em: Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3911/2249
» http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3911/2249 -
3JD Gonzalo, D Graaf, DR Wolpaw, E Lehman, BM Thompson. Non-physician and physician preceptors in Landscapes of Practice: a mixed-methods study exploring learning for 1st-year medical students in clinical experiences. Med Educ Online. 2023;28(1):2166386.
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5ES Holmboe, J Sherbino, R Englander, L Snell, JR Frank, ICBME Collaborators. A call to action: the controversy of and rationale for competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):574-81.
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6Wood D. Problem based learning. BMJ. 2003;326(7384):328-30.
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7JC Trullàs, C Blay, E Sarri, R Pujol. Effectiveness of problem-based learning methodology in undergraduate medical education: a scoping review. BMC Med Educ. 2022;22(1):104-15.
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8McMahon K. Team-based learning. In: KN Huggett, WB Jeffries. An introduction to medical teaching. Springer Science & Business Media, 2010. Dordrecht. p. 55-64.
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9A Paul, D Leung, RME Salas, TE Cruz, C Abras, D Saylor, et al. Comparative effectiveness study of flipped classroom versus online-only instruction of clinical reasoning for medical students. Med Educ Online . 2023;28(1):2142358.
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10S Brauer, J Kettunen, A Levy, J Merenmies, P Kulmala. The educational paradigm shift: a phenomenographic study of medical teachers’ experiences of practices. BMC Med Educ . 2023;23(1):29-38.
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11Paakkari, L, Tynjälä, P, Torppa, M, Villberg, J, & Kannas, L.. The development and alignment of pedagogical conceptions of health education. Teach Teach Educ. 2015;49:11-21.
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14Siqueira M. O ensino superior e a universidade. RAE eletrônica. 2006;4 (1). https://doi.org/10.1590/S1676-56482005000100015
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15Miccas F, Batista S. Educação permanente em saúde: metassíntese. Rev Saúde Pública. 2014;48:170-85.
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Avaliado pelo processo de double blind review.
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FINANCIAMENTO
Declaramos não haver financiamento.
Editado por
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Abr 2024 -
Data do Fascículo
2024
Histórico
-
Recebido
14 Ago 2023 -
Aceito
06 Fev 2024