Acessibilidade / Reportar erro

Anastomose arterial com fio de polidioxanona e fio de polipropileno. Estudo comparativo em cães

ANASTOMOSE ARTERIAL COM FIO DE POLIDIOXANONA E FIO DE POLIPROPILENO. ESTUDO COMPARATIVO EM CÃES

FERREIRA MV,

NIGRO AJT,

BANDEIRA COP,

FONTES CER,

TORMENA EB,

JULIANO Y,

NOVO NF

RESUMO: Objetivo : Comparar os efeitos do fio absorvível de polidioxanona com o fio inabsorvível de polipropileno , em anastomoses arteriais em cães.

Métodos : Foram utilizados 20 cães, separados em dois grupos, para observação no 7o e no 30o dia de pós-operatório. Cada cão teve suas artérias femorais seccionadas e aproximadas com anastomose término-terminal, de um lado com pontos separados de fio de polidioxanona 6-0, e no lado contralateral com fio de polipropileno 6-0. Comparou-se os fios em avaliações clínica, arteriográfica, macroscópica e histológica. Para análise estatística dos resultados aplicaram-se os testes de Fisher, MacNemar, Wilcoxon, Mann-Witney e o teste T de Student. Resultados : Os resultados obtidos nas avaliações clínica, arteriográfica, macroscópica e no estudo histológico morfológico foram semelhantes. Na análise histológica morfométrica o fio de polidioxanona apresentou menor reação de corpo estranho do que o fio de polipropileno, ao 7 e 30 dias. Conclusões:

1. O fio de polidioxanona apresentou resultados semelhantes ao fio de polipropileno nas avaliações clínica, arteriográfica e macroscópica.

2. O fio de polidioxanona apresentou, na avaliação histológica, menor reação de corpo estranho do que o fio de polipropileno.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com