Resumos
Com o objetivo de conhecer como se expressa a concepção de saúde no cotidiano de crianças que participam de ações de educação em saúde na escola, realizou-se esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizando-se o Método Criativo Sensível por meio da Dinâmica do Mapa Falante. Participaram 12 crianças, com idade entre 9 e 10 anos, divididas em dois grupos, pertencentes a uma escola do município de Porto Alegre/RS. Os dados evidenciaram o entrelaçamento entre a promoção da saúde, a determinação social da saúde e o território em que se expressam na concepção ampliada de saúde. As práticas educativas contribuem para a efetivação das ações de promoção da saúde.
Promoção da saúde; educação em saúde; crianças; condições sociais
With the aim of understanding how the notion of health is expressed in the everyday life of children who participate in health education activities at school, this qualitative study employed the Sensitive and Creative Method through a Speaking Map role-play exercise. Twelve children aged 9 to 10 years old from a municipal school in Porto Alegre/RS, split into two groups, participated in the study. The data revealed the intertwined relationship between health promotion, the social determination of health and the territory in which they are expressed in a broader notion of health. Educational practices contribute toward rendering health promotion actions effective.
Health promotion; health education; children; social conditions
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Ago 2013 -
Data do Fascículo
Jun 2013
Histórico
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Recebido
Fev 2012 -
Aceito
Abr 2013