Resumos
A partir do estudo de um processo crime em São Paulo, na década de 1940, este artigo pretende sugerir algumas indicações para uma história social da população pobre sob o Estado Novo. Seu objetivo essencial é perceber como, através das relações entre os empregados domésticos e as famílias de seus patrões e de ambos com o poder público, vai se criando uma noção de cidadania que cada vez mais restringe a ação dos trabalhadores. E, por outro lado, como estes mesmos trabalhadores interpretaram e vivenciaram essas restrições.
empregados domésticos; crime; processo crime; cidadania; exclusão; história social: São Paulo; Estado novo
From a study of a crime process in São Paulo, at the 1940 decade, this article pretends to suggest some indications for one social history of the poor population under the "New State". It's essencial objective is to understand how through its relationship betweeen servants and its employers familys of both with the public power, it is going to criate one notion of citizenship that each time limits the worker's action and, on the other side like this same workers interpreted and lived this restrictions.
servants; crime; crime process; citizenhisp exclusion; social history; São Paulo; "New State"
Texto completo disponível em PDF.
-
1
Processo crime em que é réu Antônio Maria dos Santos, Primeiro Tribunal do Júri caixa 479. Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Todas as demais citações de depoimentos são extraídas deste processo. Todos os nomes das pessoas envolvidas neste processo foram trocados.
-
2
É bom que se frise que imigrante na fala de Oscar de Godoy é tanto aquele que vem do exterior, quanto o migrante nacional. Como seu artigo abrange os anos de 1934 a 1938, Godoy refere-se principalmente aos migrantes internos que nestes anos começavam a inchar as grandes cidades do sudeste.
-
Processo do Primeiro Tribunal do Júri do Estado de São Paulo. Caixa 479 (José Geraldo dos Santos). Arquivo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
-
Relatório das Atividades Policiais de São Paulo, dos anos de 1945-1946, apresentado ao Exmo. Sr. Dr. José Carlos de Macedo Soares, interventor federal no Estado de São Paulo, pelo Dr. Pedro. A. de Oliveiera Ribeiro Sobrinho, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- COUTINHO, Maria Eulália Viana. Síntese do trabalho de conclusão de curso apresentado à escola de Serviço Social em fevereiro de 1940. Serviço Social na 15, ano II, março de 1940. O trabalho, embora publicado em 1940, refere-se ao ano de 1938.
- DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1990.
- DUTRA, Eliana. O ardil totalitário ou a dupla face na construção do Estado Novo. São Paulo, Tese de Doutoramento, USP, 1990.
- FRANCO, F. de A. Carvalho. Relatório do gabinete de investigações referentes ao ano de 1936, dirigido ao Sr. Artur Leite de Barros Jr., Secretário de Segurança Pública.
- GODOY, Oscar de. Arquivos da polícia civil de São Paulo, vol. I, Ia semestre de 1941.
- GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. São Paulo. Vértice, Editora Revista dos Tribunais; Rio de Janeiro, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 1988.
- GUASTINI, Mario. O problema anciliar. In______ Arquivos da polícia civil, vol VII, Ia semestre, junho, 1944.
- LEFORT, Claude. A invenção democrática. São Paulo, Brasiliense, 1983.
- MUNAKATA, Kazumi. A legislação trabalhista no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1981.
- PENA, Ma Valéria Junho. A revolução de trinta, a família e o trabalho feminino. In: Cadernos de pesquisa. Fundação Carlos Chagas, maio, nº 37, 1981.
- PINHEIRO, Paulo Sérgio. Estratégias da ilusão. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jan-Dec 1992
Histórico
-
Recebido
Jun 1993