SÃO TRÊS os dossiês que integram o presente número de ESTUDOS AVANÇADOS: o que contempla a atual crise hídrica; o que rememora a explosão da primeira bomba atômica lançada em Hiroshima há 70 anos; e o que reúne alguns textos sobre a poesia brasileira contemporânea.
Para compor o conjunto de artigos dedicado à crise hídrica, foram convidados vários estudiosos que exploram a questão da escassez de água. A editoria agradece a inestimável colaboração do Prof. Wagner Costa Ribeiro e do Grupo de Trabalho Água/IEA-USP na elaboração do dossiê. As abordagens são diferenciadas e a tônica recai na necessidade premente de prever e controlar as situações de risco mediante observações e análises sobretudo climatológicas. Ciência, tecnologia e políticas públicas devem interagir para que seja mitigado um dos problemas mais graves que nos afetam não só em nível regional, enquanto moradores da Região Metropolitana de São Paulo, como em escala planetária. A ampla biblio- grafia citada no final de cada ensaio dá provas da dimensão mundial da escassez de água e indica meios de enfrentá-la.
O dossiê Hiroshima-70 anos rememora o lançamento da primeira bomba atômica sobre Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. Os textos buscam entender a dupla gênese - científica e política - desse crime inexpiável e impune que matou e feriu milhares de seres humanos. Deu- se ênfase a testemunhos de sobreviventes da catástrofe. Um dos intuitos da publicação do dossiê é alertar a comunidade científica sobre os ricos inerentes à construção de usinas nucleares.
No campo dos estudos literários um ensaio inovador sobre o Fausto de Goethe precede o terceiro dossiê (que prosseguirá no próximo número) sobre poesia brasileira contemporânea.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Ago 2015