Resumos
O presente artigo é uma análise da atuação da Fundação Rockefeller no desenvolvimento dos serviços médico-sanitários e científicos no Brasil, no período que se estende de 1915, quando dos primeiros contatos com governantes brasileiros, até o início dos anos 20, que marcam, no Brasil, a consolidação de uma etapa importante da Reforma Sanitária. Ao discutir uma das fases mais relevantes da atuação dessa fundação norte-americana no País, este trabalho procura enfatizar a relevância do tema para o historiador. Nesse sentido, não se pode entender a formação da profissão médica no Brasil sem se levar em conta a criação, pela Rockefeller, de carreiras científicas voltadas para o ensino e pesquisa na área biomédica. Não se pode entender as origens das profissões da saúde no País sem se atentar, também, para a contribuição da Rockefeller no desenvolvimento das campanhas sanitárias em escala nacional e na demanda por sanitaristas de sólida formação científica. As origens da profissionalização médica e sanitarista estão fortemente associadas ao trabalho da Rockefeller no Brasil.
This article is an analysis of the performance of the Rockefeller Foundation in the development of the cientific, sanitary, and medical services in Brazil, in the period that goes from 1915, with the first contact with Brazilian politicians, up to the beginning of the 1920' s, that determined the consolidation of an important stage of Sanitary Reform in Brazil. By discussing one of the most relevant periods of this North American foundation performance in the country, this work tries to emphasize the importance of the subject to the historian. In this sense, we cannot understand the formation of the medical carreer in Brazil without taking into account the creation of cientific carreers directed to the teaching, and research in the biomedical area by the Rockefeller Foundation. We cannot understand the origins of health carreers in the country without considering ais o to the contribution of the Rockefeller foundation to the development of sanitary campaigns in national scale, and in the request for sanitarists of strong cientlfic forination. The origins of the medical and sanitarist profissionalization are strongly linked to the work of the Rockefeller Foundation in Brazil.
Ce article est une analyse de l' action de la Fondation Rockfeller dans le developpement des services medico-sanitaires et scientifiques au Brésil, période qui s'étend de 1915, date des premiers contacts avec les gouvemeurs brésiliens, au début des années 20, qui fixent, au Brésil, la consolidation d'une étape importante de la Réforme Sanitaire. En discutant une des phases les plus importantes de l'action de cette fondation nord-américaine au pays, ce travail cherche a relever l'importance du theme pour I'historien. Dans ce sens, il n' est pas possible de comprendre la formation de la profession medicale au Brésil sans prendre en considération la creátion, par Rockfeller, de carrieres scientifiques toumeés vers l' enseignement et la recherche dans l'aire biomedicale. II faut comprendre les origines des professions de la santé au Pays, prennant en considération, aussi, la contribuition de Rockefeller dans le développement des campagnes sanitaires à échelle nationale et dans la demande d'hygiénistes, de solide formation scientifique. Les origines de la professionalisation médicale et hygiéniste sont fortement associés au travail de la Fondation Rockfeller au Brésil.
Os primeiros anos da reforma sanitária no Brasil e a atuação da Fundação Rockefeller (1915-1920)*
The first years of the sanitary reform in Brazil and the performance ofthe Rockefeller Foundation (1915-1920)
Les premieres années de la réforme sanitaire au Brésil et I' action de la Fondation Rockfeller (1915 - 1920)
Lina Rodrigues de Faria
Mestre em Saúde Coletiva, pesquisadora do Instituto de Medicina Social da UERJ
RESUMO
o presente artigo é uma análise da atuação da Fundação Rockefeller no desenvolvimento dos serviços médico-sanitários e científicos no Brasil, no período que se estende de 1915, quando dos primeiros contatos com governantes brasileiros, até o início dos anos 20, que marcam, no Brasil, a consolidação de uma etapa importante da Reforma Sanitária. Ao discutir uma das fases mais relevantes da atuação dessa fundação norte-americana no País, este trabalho procura enfatizar a relevância do tema para o historiador.
Nesse sentido, não se pode entender a formação da profissão médica no Brasil sem se levar em conta a criação, pela Rockefeller, de carreiras científicas voltadas para o ensino e pesquisa na área biomédica. Não se pode entender as origens das profissões da saúde no País sem se atentar, também, para a contribuição da Rockefeller no desenvolvimento das campanhas sanitárias em escala nacional e na demanda por sanitaristas de sólida formação científica. As origens da profissionalização médica e sanitarista estão fortemente associadas ao trabalho da Rockefeller no Brasil.
ABSTRACT
This article is an analysis of the performance of the Rockefeller Foundation in the development of the cientific, sanitary, and medical services in Brazil, in the period that goes from 1915, with the first contact with Brazilian politicians, up to the beginning of the 1920' s, that determined the consolidation of an important stage of Sanitary Reform in Brazil. By discussing one of the most relevant periods of this North American foundation performance in the country, this work tries to emphasize the importance of the subject to the historian.
In this sense, we cannot understand the formation of the medical carreer in Brazil without taking into account the creation of cientific carreers directed to the teaching, and research in the biomedical area by the Rockefeller Foundation. We cannot understand the origins of health carreers in the country without considering ais o to the contribution of the Rockefeller foundation to the development of sanitary campaigns in national scale, and in the request for sanitarists of strong cientlfic forination. The origins of the medical and sanitarist profissionalization are strongly linked to the work of the Rockefeller Foundation in Brazil.
RÉSUMÉ
Ce article est une analyse de l' action de la Fondation Rockfeller dans le developpement des services medico-sanitaires et scientifiques au Brésil, période qui s'étend de 1915, date des premiers contacts avec les gouvemeurs brésiliens, au début des années 20, qui fixent, au Brésil, la consolidation d'une étape importante de la Réforme Sanitaire. En discutant une des phases les plus importantes de l'action de cette fondation nord-américaine au pays, ce travail cherche a relever l'importance du theme pour I'historien.
Dans ce sens, il n' est pas possible de comprendre la formation de la profession medicale au Brésil sans prendre en considération la creátion, par Rockfeller, de carrieres scientifiques toumeés vers l' enseignement et la recherche dans l'aire biomedicale. II faut comprendre les origines des professions de la santé au Pays, prennant en considération, aussi, la contribuition de Rockefeller dans le développement des campagnes sanitaires à échelle nationale et dans la demande d'hygiénistes, de solide formation scientifique. Les origines de la professionalisation médicale et hygiéniste sont fortement associés au travail de la Fondation Rockfeller au Brésil.
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Referências bibliográficas
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- 15. Seu irmão Abraham Flexner, comissionado pela Fundação Carnegie, preparou o relatório que precipitou a reforma do ensino médico nos Estados Unidos. Ver Paul Starr, The Social Transformation of American Medicine, Nova Iorque, Basic Books, 1982, p. 118.
- 18. Lewis Wendell Hackett entrou para a Faculdade de Medicina de Harvard em 1908, graduando-se cum laude em 1912. No segundo ano na Escola de Medicina começou a orientar seus cursos para a área de administração em Saúde Pública. Após formar-se, aceitou o cargo de assistente no Departamento de Medicina Preventiva de Harvard. Em junho de 1913 recebeu o grau de doutor em Saúde Pública e começou a ensinar Medicina Preventiva em Harvard. Três anos depois, foi convidado pela IHB para dirigir os trabalhos de profilaxia e tratamento da ancilostomíase no Brasil, onde permaneceu até 1923, como "associate regional director" (ver Rockefeller Archive Center, North Tarrytown, Estado de Nova lorque, "Hackett", n° 49241, s.d.
- 19. William A. Link, "Social Reform in the Progressive South - 1880-1930", Research Report, Newsletter, North Tarrytown, Estado de Nova lorque, Rockefeller Archive Center, Summer, 1988, pp. 3-4.
- 23. Rockefeller Archive Center, Annual Report, 1916.
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- 29. Marcos Cueto, "Philanthropy, American Perceptions and Latin America", Research Report, Newsletter, North Tarrytown, Estado de Nova Iorque, Rockefeller Archive Center, Summer, 1991, pp. 4-6.
- 33. Rockefeller Archive Center, Annual Report. 1916, p. 71; ver, também, Roy F. Nash, "Selling Public Health in BraziI: Five Years's Work of the International Health Board", BrazilianAmerican, vol. 5, n°. 123,4/3/1922, pp. 5-45.
- 40. Relatório da Diretoria do Serviço Sanitário ao Secretário do Interior, 13/2/1917 apud Jaime Larry Benchimol e Luiz Antonio Teixeira, Cobras, Lagarto,ç e Outros Bichos: Uma História Comparada dos Instituto.ç Oswaldo Cruz e Butantan, Rio de Janeiro, Editora da UFRJ/FIOCRUZlCOC, 1993, pp.99-133.
- 44. Geraldo H. de Paula Souza, "O Estado de São Paulo e Alguns de seus Serviços de Saúde Pública" apud Madel T. Luz, Medicina e Ordem Política Brasileira: Políticas e Instituições de Saúde (1850-1930), Rio de Janeiro, Edições Graal, 1982, p. 178.
- 51. Joseph L. Love, A Locomotiva: São Paulo na Federação Brasileira, 1889-1937, Rio de Janeiro, paz e Terra, 1982, p. 40.
- 55. Segundo Castro Santos, os fatores históricos que contribuíram, comparativamente, para o atraso dos serviços de saúde em estados mais pobres, como a Bahia, estão relacionados, em primeiro lugar, à questão econômica. Esses estados não possuíam os elementos econômicos necessários, como o café e a imigração, que impulsionaram o início da Reforma Sanitária em São Paulo. Um segundo fator seria a ausência de uma forte organização partidária. A natureza segmentada dos partidos políticos dos estados nordestinos não permitia ao aparelho de Estado a acumulação de forças necessárias para atuar como mediador entre as oligarquias, raramente receptivas às políticas de modernização propostas por segmentos renovadores, em geral pertencentes aos grupos urbanos. Tais resistências faziam-se sentir, especialmente, em relação a quaisquer tentativas das autoridades sanitárias de interferirem nas regiões rurais. Para uma análise da Bahia, como um caso tardio de progresso sanitário, ver Luiz Antonio de Castro Santos, Power, Ideology and Public Health in Brazil, 1889-1930, Tese de Doutorado em Sociologia, Harvard University, 1987, cap. 5.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
23 Jun 2010 -
Data do Fascículo
1995