Resumos
Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade - o relógio e a tipografia -, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.
Comenius; escola; livro didático
Comenius establishes the modern school, that he idealizes, in an archaic cosmology that conceives the universe as a mirroring system with no end. However from this conception emerges the valorization of two modernity artefacts - clack and typography - that, in their time, will constitute the model of modern school, presenting, among other aspects, serialization of time and didactic using of book.
Comenius; school; didactic book
Educação e modernidade: sob as figuras do relógio e da tipografia* * A versão inicial deste texto foi apresentada na sessão de comunicação coordenada "Educação e Modernidade", realizada no XX Simpósio Nacional de História, da Associação Nacional de História (ANPUH), em 1999. 1 Todas as citações, salvo indicações em contrário, são de Didática Magna, de Comenius. A versão aqui utilizada é da edição portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, cuja ortografia foi adequada para o padrão brasileiro. 2 Decididamente, Comenius não sabia nadar! 3 Se o relógio é um símile do universo, o homem também o é do relógio: "Com efeito, quanto ao corpo, construído com arte admirável, em primeiro lugar está o coração, que é móvel, fonte de vida e de atividade; dele os outros membros recebem o movimento e a medida do movimento. Mas o peso, ou seja, a verdadeira força motriz, e o cérebro, o qual, servindo-se dos nervos, como de cordas, faz andar as outras rodas (os membros) para diante e para trás. Na verdade, a variedade das operações interiores e exteriores corresponde à exata e perfeita correspondência dos movimentos do relógio" (p. 111). 4 Por sinal, Comenius é, ele mesmo, autor de um livro didático: Orbis Sensualium Pictus (O mundo sensível em imagens), de 1658. A respeito dessa obra, comenta NARODOWSKI (1993): "... é a matriz da qual se reproduziriam os livros com textos didáticos que formariam as crianças da sociedade ocidental moderna durante trezentos e cinqüenta anos. Do ponto de vista do conteúdo, o livro didático expressa os temas definidos para o ensino em cada nível da escolaridade. Isto significa que o livro didático é uma mensagem construída ad hoc, e conseqüentemente, tanto sua elaboração quanto sua utilização somente são compreensíveis no contexto do processo geral de escolarização. Em outros termos, o livro didático não possui um valor literário ou científico autônomo: desde o século XVII e a partir da empresa comeniana, o texto [do livro didático] se legitima à medida que contribui eficientemente no processo de produção dos saberes escolares. No entanto, o texto possui um estilo literário e uma retórica singular, o que já pode ser vislumbrado no Orbis Sensualium Pictus. O livro didático constrói uma estética que lhe é própria. [...] Parece haver um tipo de coexistência necessária entre a escolarização moderna e o livro didático".
Education and modernity: under the figures of the clock and typography
Kazumi Munakata
Doutor em História da Educação, Professor do Programa, de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. kazumi@ig.com.br
RESUMO
Comenius funda a escola moderna, numa cosmologia arcaizante, que concebe o universo como um sistema de espelhamentos sem fim. Mas é dessa concepção que emerge a valorização de dois artefatos da modernidade - o relógio e a tipografia -, que por sua vez constituirão o modelo da escola moderna, apresentando, entre outros aspectos, a seriação do tempo e o uso didático do livro.
Palavras-chave: Comenius, escola, livro didático.
ABSTRACT
Comenius establishes the modern school, that he idealizes, in an archaic cosmology that conceives the universe as a mirroring system with no end. However from this conception emerges the valorization of two modernity artefacts - clack and typography - that, in their time, will constitute the model of modern school, presenting, among other aspects, serialization of time and didactic using of book.
Key-words: Comenius, school, didactic book.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 09/04/2001
- COMENIUS. Didáctica Magna Tradução: Joaquim Ferreira Gomes. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
- MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos São Paulo, 1997. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
- NARODOWSKI, M. Infância e poder. A conformação da pedagogia moderna. Campinas, 1993. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2001
Histórico
-
Recebido
09 Abr 2001