Resumos
O presente artigo visa propor uma tradução psicológica à expressão "limites", muito empregada na educação moral. Para tanto, são analisadas duas dimensões dos limites. A primeira: os limites no sentido da restrição de liberdade, que correspondem aos deveres morais. A segunda: os limites no sentido da superação, que correspondem aos ideais, ao auto-aperfeiçoamento, às virtudes. As duas dimensões são discutidas do ponto de vista moral e do ponto de visa psicológico, procurando mostrar que são indissociáveis.
Limite; moral; dever; virtudes
The aim of this paper is to propose a psychological interpretation for the expression 'limits', often used in moral education. We analyse two dimensions of limits. The first: limits as restriction of freedom, so, limits as duty. The second: limits as overcoming, so as ideals, as self-improvement, as virtues. We discuss both dimensions in moral and psychological terms, and we try to show that they are intimately associated.
Limit; moral; duty; virtue
DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS
Uma interpretação psicológica dos "limites" do domínio moral: os sentidos da restrição e da superação
A psychologyc interpretation of moral field limits: the meaning of restriction and overcoming
Yves de La Taille
Professor Doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ytaille@originet.com.br
RESUMO
O presente artigo visa propor uma tradução psicológica à expressão "limites", muito empregada na educação moral. Para tanto, são analisadas duas dimensões dos limites. A primeira: os limites no sentido da restrição de liberdade, que correspondem aos deveres morais. A segunda: os limites no sentido da superação, que correspondem aos ideais, ao auto-aperfeiçoamento, às virtudes. As duas dimensões são discutidas do ponto de vista moral e do ponto de visa psicológico, procurando mostrar que são indissociáveis.
Palavras-chave: Limite, moral, dever, virtudes.
ABSTRACT
The aim of this paper is to propose a psychological interpretation for the expression 'limits', often used in moral education. We analyse two dimensions of limits. The first: limits as restriction of freedom, so, limits as duty. The second: limits as overcoming, so as ideals, as self-improvement, as virtues. We discuss both dimensions in moral and psychological terms, and we try to show that they are intimately associated.
Key-words: Limit, moral, duty, virtue.
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Texto recebido em 10 de fev. 2002
Texto aprovado em 22 de abr. 2002
1 Deve-se lembrar também que os limites podem ser mais numerosos para certas pessoas do que para outras, embora vivam na mesma comunidade. Ainda é caso em certas sociedades nas quais as mulheres têm menos liberdade de ação do que os homens.
2 Entendemos, aqui, moralidade como se entende "religiosidade".
3 Notemos que, como o superego não é, para Freud, apenas o lugar dos deveres morais, mas sim dos deveres em geral, poderíamos argumentar que não, ele não defende a tese da existência da "moralidade", mas sim da existência do lugar psíquico responsável pelo sentimento de obrigação. Não vamos discutir essa possibilidade aqui.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2002
Histórico
-
Recebido
10 Fev 2002 -
Aceito
22 Abr 2002