Resumos
Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades.
diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores
This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences.
diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão
Knowledge and cooperative learning in the inclusion process
Paulo Ricardo Ross
Professor do Setor de Educação, graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela USP e pesquisador em práticas pedagógicas inclusivas. pross@uol.com.br
RESUMO
Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades.
Palavras-chave: diversidade, aprendizagem cooperativa, inclusão e formação de professores.
ABSTRACT
This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences.
Key-words: diversity, cooperative-learning, inclusion, teacher training.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 21 fev. 2004
Texto aprovado em 24 abr. 2004
- CECCIM, R. B. Exclusão e alteridade: de uma nota de imprensa a uma nota sobre deficiência mental. In: SKLIAR, C. Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.
- ILLAN, R. N. Educacion especial: pasado, presente y futuro. Murcia: Yerba, 1992.
- PESSOTTI, I. Deficiência mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2004
Histórico
-
Aceito
24 Abr 2004 -
Recebido
21 Fev 2004