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Formação de professores: um esforço de síntese

Formation of professors: a synthesis effort

Resumos

Este estudo analisa a produção acadêmica de dois grupos de trabalho: Formação de Professores e Sociologia da Educação, a partir de estudos apresentados nas Reuniões Anuais da Anped e no Seminário da Região Sul (1998). Nosso objetivo consiste em investigar o interesse que os temas formação de professores e profissionalização do corpo docente têm despertado entre os sociólogos da educação, assim como a influência de sociólogos estrangeiros na produção socioeducacional brasileira. Para tanto, foram repertoriados minuciosamente todos os trabalhos e comunicações apresentadas entre 1995 e 2000, classificando-os por tema central; em seguida, procedemos à seleção de alguns trabalhos, que mereceram uma análise mais aprofundada. Finalmente, elaboramos uma síntese apoiada nas conclusões dos estudos selecionados, privilegiando três aspectos básicos, a saber: um novo perfil de professor, a profissionalização e a formação de professores, visando construir categorias de análise que poderão orientar outras pesquisas em curso nessa área de conhecimento.

formação de professores; profissionalização; corpo docente; sínteses


This study analyzes the academic production of two work groups: Formation of Professors and Sociology of the Education, coming from the studies presented in Anped (the Brazilian National Association on Research and Graduate Studies in Education) Annual Meetings and the Anped's Seminary of the South Region (1998). Our objective consists on investigating the interest that the subjects such as formation of professors and professionalization of the faculty have awakened among the sociologists of the education, as well as the influence of foreign sociologists in the Brazilian socio-educational production. For in such a way, the works and communications presented between 1995 and 2000 had been collected all minutely and classified by their central subject; after that, we proceeded the election from some works, that had deserved a more deepened analysis. Finally, we have elaborated a synthesis supported in the conclusions of the selected studies, privileging three basic aspects, to know: a new profile of professor, the professionalization and the formation of professors, aiming to construct some categories of analysis that will be able to guide more research in course in this area of knowledge.

formation of professors; professionalization; faculty; syntheses


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Formação de professores: um esforço de síntese* * Uma primeira versão deste estudo foi apresentada no IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped, realizado em Florianópolis, de 26 a 29 de novembro de 2002. 1 Cf. Guia da Anped, publicado em 1999. 2 Grupos de Trabalho em funcionamento (2001). 3 Os estudos dos anos 1995 e 1996 foram classificados como "trabalho" ou como "comunicação". Os trabalhos pressupunham uma densidade maior do que as comunicações. Depois de 1997, todos foram classificados como "trabalho". 4 Sobre a sociologia na formação dos professores do Estado de Santa Catarina, ver: Daros, Nascimento e Daniel (2000), Tornquist e Valle (1995, p. 11-20). 5 Reunidos durante a 20ªReunião Anual da Anped (em 1997), os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Região Sul declararam sua preocupação com relação à divulgação dos trabalhos de pesquisa ali produzidos. Tendo o apoio da Anped, estes coordenadores realizaram o Seminário de Pesquisa em Educação (em julho de 1998, na Universidade Federal de Santa Catarina). Esse seminário teve por objetivo relacionar, divulgar e valorizar a produção regional: 307 trabalhos foram inscritos (62% decorrentes de teses de doutorado e de dissertações de mestrado). Estes trabalhos foram divididos em 15 temas, dos quais selecionamos treze referentes à formação de professores. 6 Interessando-se pela situação da pesquisa realizada junto à formação dos professores no Brasil, André (1998) analisou as teses de doutorado e as dissertações de mestrado defendidas entre 1990 e 1995 (236 trabalhos). O autor constatou que mais da metade desses trabalhos estudaram a Escola Normal, os cursos de pedagogia ou a formação contínua; 14% se detiveram na formação dos professores da Região Sul, somente 0,4% enfocaram a problemática no Estado de Santa Catarina. 7 Interessado na trajetória da sociologia da educação nos cursos de mestrado das universidades do Nordeste do Brasil, Ferreira (1999) examina as dissertações defendidas entre 1988 e 1997 (244 trabalhos). O autor verifica que esta disciplina desempenhou um papel muito importante na socialização do campo educativo brasileiro: apesar do modelo educativo em vigor permanecer muito identificado com a ideologia dos anos 70, quando predominavam o interesse pelo planejamento e pela tecnologia educativa, a opção teórica da sociologia da educação está, desde os anos 80, baseada em abordagens marxistas que atribuem à escola um papel central na reprodução das classes sociais. Ela aparece agora como fundamental à formação da consciência crítica, indispensável à transformação da sociedade. 8 Alguns trabalhos rediscutem as abordagens teóricas sobre o fracasso escolar (CORD, 1998) e o conceito de cultura (ENGERS, 1998). Outros enfatizam a relação entre educação e estratificação social (ALMEIDA, 2000). Outros ainda analisam a identidade profissional de professores primários (VILELA, 2000). 9 Baseando-se em abordagens que tratam da educação contínua, Enricone e Faria (1998) ressaltam o papel da formação na profissionalização dos especialistas em educação. A construção de um projeto pedagógico coletivo depende também destes profissionais, insistem eles. 10 A respeito das pesquisas sobre a formação de professores no Brasil, ver: André, Simões, Carvalho e Brzezinski (1999). Sobre os processos de formação de professores, ver: Azambuja e Oliveira (2000). 11 Examinando, desde 1990, os periódicos que tratam da formação contínua, Carvalho e Simões (1999) observam que o professor aparece no centro desta modalidade de formação, sendo concebido como sujeito individual e coletivo da competência profissional. Os conceitos-chave dessas análises referem-se à articulação dos conhecimentos, à experiência prática, à reflexão sobre a ação e à reflexão na ação, à pesquisa da própria prática, à atividade de classe conduzida pela escola e suas relações com o contexto sociohistórico mais geral. 12 Analisando o conteúdo dos periódicos nacionais sobre a educação, este pesquisador constata que eles privilegiam a política, a democratização, o planejamento e a gestão educativa, o ensino médio, o financiamento da educação, a participação comunitária na vida escolar, o papel do professor, e seu percurso profissional. 13 O autor considera que as políticas de educação na França são múltiplas: constata-se a existência de subconjuntos, de instâncias que têm por missão, elas também, conduzir políticas que lhe são próprias (BEILLEROT, 1998).

Formation of professors: a synthesis effort

Ione Ribeiro Valle

Doutora em Ciências da Educação (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Sorbonne Universidade René Descartes - Paris V). Professora do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. E-mail: ionvalle@newsite.com.br

RESUMO

Este estudo analisa a produção acadêmica de dois grupos de trabalho: Formação de Professores e Sociologia da Educação, a partir de estudos apresentados nas Reuniões Anuais da Anped e no Seminário da Região Sul (1998). Nosso objetivo consiste em investigar o interesse que os temas formação de professores e profissionalização do corpo docente têm despertado entre os sociólogos da educação, assim como a influência de sociólogos estrangeiros na produção socioeducacional brasileira. Para tanto, foram repertoriados minuciosamente todos os trabalhos e comunicações apresentadas entre 1995 e 2000, classificando-os por tema central; em seguida, procedemos à seleção de alguns trabalhos, que mereceram uma análise mais aprofundada. Finalmente, elaboramos uma síntese apoiada nas conclusões dos estudos selecionados, privilegiando três aspectos básicos, a saber: um novo perfil de professor, a profissionalização e a formação de professores, visando construir categorias de análise que poderão orientar outras pesquisas em curso nessa área de conhecimento.

Palavras-chave: formação de professores, profissionalização, corpo docente, sínteses.

ABSTRACT

This study analyzes the academic production of two work groups: Formation of Professors and Sociology of the Education, coming from the studies presented in Anped (the Brazilian National Association on Research and Graduate Studies in Education) Annual Meetings and the Anped's Seminary of the South Region (1998). Our objective consists on investigating the interest that the subjects such as formation of professors and professionalization of the faculty have awakened among the sociologists of the education, as well as the influence of foreign sociologists in the Brazilian socio-educational production. For in such a way, the works and communications presented between 1995 and 2000 had been collected all minutely and classified by their central subject; after that, we proceeded the election from some works, that had deserved a more deepened analysis. Finally, we have elaborated a synthesis supported in the conclusions of the selected studies, privileging three basic aspects, to know: a new profile of professor, the professionalization and the formation of professors, aiming to construct some categories of analysis that will be able to guide more research in course in this area of knowledge.

Key-words: formation of professors, professionalization, faculty, syntheses.

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Texto recebido em 23 ago. 2004

Texto aprovado em 15 set. 2004

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  • *
    Uma primeira versão deste estudo foi apresentada no IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped, realizado em Florianópolis, de 26 a 29 de novembro de 2002.
    1 Cf. Guia da Anped, publicado em 1999.
    2 Grupos de Trabalho em funcionamento (2001).
    3 Os estudos dos anos 1995 e 1996 foram classificados como "trabalho" ou como "comunicação". Os trabalhos pressupunham uma densidade maior do que as comunicações. Depois de 1997, todos foram classificados como "trabalho".
    4 Sobre a sociologia na formação dos professores do Estado de Santa Catarina, ver: Daros, Nascimento e Daniel (2000), Tornquist e Valle (1995, p. 11-20).
    5 Reunidos durante a 20ªReunião Anual da Anped (em 1997), os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Região Sul declararam sua preocupação com relação à divulgação dos trabalhos de pesquisa ali produzidos. Tendo o apoio da Anped, estes coordenadores realizaram o Seminário de Pesquisa em Educação (em julho de 1998, na Universidade Federal de Santa Catarina). Esse seminário teve por objetivo relacionar, divulgar e valorizar a produção regional: 307 trabalhos foram inscritos (62% decorrentes de teses de doutorado e de dissertações de mestrado). Estes trabalhos foram divididos em 15 temas, dos quais selecionamos treze referentes à formação de professores.
    6 Interessando-se pela situação da pesquisa realizada junto à formação dos professores no Brasil, André (1998) analisou as teses de doutorado e as dissertações de mestrado defendidas entre 1990 e 1995 (236 trabalhos). O autor constatou que mais da metade desses trabalhos estudaram a Escola Normal, os cursos de pedagogia ou a formação contínua; 14% se detiveram na formação dos professores da Região Sul, somente 0,4% enfocaram a problemática no Estado de Santa Catarina.
    7 Interessado na trajetória da sociologia da educação nos cursos de mestrado das universidades do Nordeste do Brasil, Ferreira (1999) examina as dissertações defendidas entre 1988 e 1997 (244 trabalhos). O autor verifica que esta disciplina desempenhou um papel muito importante na socialização do campo educativo brasileiro: apesar do modelo educativo em vigor permanecer muito identificado com a ideologia dos anos 70, quando predominavam o interesse pelo planejamento e pela tecnologia educativa, a opção teórica da sociologia da educação está, desde os anos 80, baseada em abordagens marxistas que atribuem à escola um papel central na reprodução das classes sociais. Ela aparece agora como fundamental à formação da consciência crítica, indispensável à transformação da sociedade.
    8 Alguns trabalhos rediscutem as abordagens teóricas sobre o fracasso escolar (CORD, 1998) e o conceito de cultura (ENGERS, 1998). Outros enfatizam a relação entre educação e estratificação social (ALMEIDA, 2000). Outros ainda analisam a identidade profissional de professores primários (VILELA, 2000).
    9 Baseando-se em abordagens que tratam da educação contínua, Enricone e Faria (1998) ressaltam o papel da formação na profissionalização dos especialistas em educação. A construção de um projeto pedagógico coletivo depende também destes profissionais, insistem eles.
    10 A respeito das pesquisas sobre a formação de professores no Brasil, ver: André, Simões, Carvalho e Brzezinski (1999). Sobre os processos de formação de professores, ver: Azambuja e Oliveira (2000).
    11 Examinando, desde 1990, os periódicos que tratam da formação contínua, Carvalho e Simões (1999) observam que o professor aparece no centro desta modalidade de formação, sendo concebido como sujeito individual e coletivo da competência profissional. Os conceitos-chave dessas análises referem-se à articulação dos conhecimentos, à experiência prática, à reflexão sobre a ação e à reflexão na ação, à pesquisa da própria prática, à atividade de classe conduzida pela escola e suas relações com o contexto sociohistórico mais geral.
    12 Analisando o conteúdo dos periódicos nacionais sobre a educação, este pesquisador constata que eles privilegiam a política, a democratização, o planejamento e a gestão educativa, o ensino médio, o financiamento da educação, a participação comunitária na vida escolar, o papel do professor, e seu percurso profissional.
    13 O autor considera que as políticas de educação na França são múltiplas: constata-se a existência de subconjuntos, de instâncias que têm por missão, elas também, conduzir políticas que lhe são próprias (BEILLEROT, 1998).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2005

    Histórico

    • Aceito
      15 Set 2004
    • Recebido
      23 Ago 2004
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