Panorama Internacional
Economia da Saúde
INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Um interessante artigo do professor Peter A.Singer, da Universidade de Toronto, foi publicado recentemente pelo British Medical Journal. Propõe a criação de uma Aliança Global para Informação em Saúde (AGIS), parceria estabelecida entre publicações médicas e científicas, que reuniria publicações como o British Medical Journal e outras que divulgam o conhecimento gerado nos centros de pesquisa dos países de alta renda, incluindo bibliotecas eletrônicas.
O critério da AGIS: informação em saúde deve ser considerada como um bem internacional de domínio público.
Conforme enfatizado no Relatório de Desenvolvimento Mundial, de 1999, do Banco Mundial:
Conhecimento é crucial para o desenvolvimento. Informação sobre saúde é uma forma de conhecimento cujos dividendos sociais excedem, em muito, o lucro privado de quem a gerou; portanto,
A ação pública (inclusive parcerias como a AGIS) torna-se necessária para que as informações sobre saúde beneficiem plenamente todos os membros da sociedade.
A visão de que informação sobre saúde é um bem público, não é universalmente aceita, haja vista a forma como muitas publicações protegem direitos autorais nos artigos que publicam. Não obstante, as publicações que fariam parte da AGIS contribuiriam com seu conteúdo, sem qualquer cobrança, porque a participação nessa rede traz benefícios, como, por exemplo, posicionar a publicação como global.
Comentário
O autor reflete uma das tendências observadas em nível mundial: a de que o conhecimento das inovações em saúde traz benefícios sociais que em muito excedem o lucro privado de quem as gerou. Conclui o Prof. Singer que embora a AGIS não exista, deveria. A proposta, com a qual compartilho, provocará, sem dúvidas, debates por parte dos leitores desta Revista.
ANTONIO CARLOS COELHO CAMPINO
Referência
British M. Journal 2001; 673-4
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
19 Jul 2001 -
Data do Fascículo
Jun 2001