Open-access EDITORIAL

Este número da Revista Brasileira de Educação (RBE) marca uma transição importante do seu projeto editorial. A partir de agora, a publicação de artigos será contínua, e não mais organizada em volumes impressos e números específicos como se fazia anteriormente. Essa modificação no projeto editorial da RBE, que vem sendo discutida nos últimos seis anos, é mais um fruto do trabalho dedicado e conjunto de sua Comissão Editorial e das Diretorias da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Nos últimos anos, e com o propósito de aprimorar seu projeto, a RBE adotou a publicação bilíngue on-line; reduziu sensivelmente os prazos entre submissão, avaliação e publicação dos artigos; optou pela afirmação política do acesso aberto para sua divulgação e publicização; zelou pelo escopo da revista, priorizando sua responsabilidade social na disseminação de conhecimentos resultantes de pesquisas de alta qualidade, assim como por sua inserção nacional e internacional no âmbito de publicações especializadas.

Constatou-se, no entanto, que a sua edição em formato brochura e impresso, por várias razões, constituía um entrave à agilidade da publicação dos artigos aprovados. Por essa razão, o formato da edição avulsa digital foi considerado a alternativa mais adequada às exigências atuais da área, opção já adotada por periódicos científicos consagrados nas áreas de humanidades e ciências sociais.

Nesta primeira edição avulsa da RBE será publicado um total de 36 artigos, sendo 12 a cada mês: outubro, novembro e dezembro de 2017, o que corresponderá, no final do ano, a 40% a mais de artigos publicados com relação às edições anteriores. A previsão é a de manter ou até mesmo ampliar esse percentual. Estima-se que com um maior número de artigos publicados a cada ano, expandem-se igualmente as relações da revista com a produção científica na área de Educação e com a sociedade em geral.

Nesse sentido, e com a finalidade de dar ainda mais visibilidade à agenda de discussão política e acadêmica da ANPEd, este número da RBE traz três artigos encomendados por esta Comissão a pesquisadores que vêm desenvolvendo análises críticas e proposições pertinentes para um maior entendimento de temáticas relevantes que emergem do atual cenário das políticas públicas brasileiras.

A expectativa da Comissão Editorial da RBE, com relação à publicação contínua de artigos exclusivamente por meio digital, é que esse formato torne mais dinâmicas as suas edições e que venham a se multiplicar as contribuições de quem escreve, publica, avalia e lê a revista ampliando seus horizontes e promovendo os novos caminhos que a publicação enseja desenhar.

Aproveitamos para dar as boas-vindas aos colegas Maria Alfredo Moreira (Universidade do Minho, Portugal), Luiz Fernandes Dourado (Universidade Federal de Goiás - UFG) e Salomão Antônio Mufarrej Hage (Universidade Federal do Pará - UFPA), novos membros da Comissão Editorial a partir de junho de 2017. E agradecemos o trabalho sério e solidário realizado pelos colegas Marcelo Andrade (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ) e Marília Gouvea de Miranda (UFG), que encerraram seus mandatos como integrantes da Comissão Editorial da RBE.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017
location_on
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro