Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Editorial

Com o número 4, fechamos o volume 18 de 2012. Neste ano, foram publicados 40 artigos inéditos pela Revista Brasileira de Educação Especial. Agradecemos a todos os nossos pareceristas do Conselho Consultivo e os avaliadores "ad hoc" da Revista.

Em 2013, iniciar-se-á nova diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, que foi eleita durante o VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, que ocorreu na Universidade Federal de São Carlos. A nova diretoria eleita está composta pelos seguintes sócios:

Presidente: Enicéia Gonçalves Mendes – UFSCar

Vice-presidente: Rosana Glat – UERJ

Tesoureiro: Vera Lúcia Messias Filho Capellini – Unesp de Bauru

Primeiro secretário: Márcia Denise Pletsch- UFRRJ

Segundo secretário: Elsa Midori Shimazaki - UEM

Foram também eleitos pela Assembleia da ABPEE os membros do Conselho Fiscal:

Dulcéria Tartuci – UFG – Campus Catalão

Theresinha Guimarães Miranda - UFBA

Ant ônio Carlos do Nascimento Osório – UFMS

O presente número está composto por um ensaio, oito relatos de pesquisa e um artigo sobre revisão da literatura.

O ensaio foi escrito por pesquisadores de Portugal e discute o conceito de deficiência mental e a construção do conceito de incapacidade mental. Trata-se de uma perspectiva conceitual dinâmica sobre o conceito de deficiência intelectual.

Dois relatos de pesquisa discutem questões relacionadas a alunos com paralisia cerebral. Um deles trata do tema interação entre colegas em atividades lúdicas. O outro apresenta o tema independência funcional, motricidade e inserção escolar.

A língua Brasileira de Sinais é tema de discussão no artigo: Justaposições: o primeiro dicionário brasileiro de língua de sinais e a obra francesa que serviu de matriz. O texto traz discussão e figuras que ilustram a influência obra francesa sobre a Libras.

Um dos artigos de pesquisa trata do tema comunicação alternativa como procedimento de desenvolvimento de habilidades comunicativas para um adolescente com deficiência intelectual.

O tema relações familiares é abordado no artigo "Relacionamento intergeracional, práticas de apoio e cotidiano de famílias de crianças com necessidades especiais".

Um grupo de três artigos apresenta temas inexistentes, até então, na Revista Brasileira de Educação Especial:

1. Educação à distância e formação continuada do professor.

2. Deficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá.

3. A mulher com Altas Habilidades/Superdotação.

O último artigo se refere a uma revisão da literatura sobre concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo.

A Revista apresenta ainda uma resenha sobre o livro Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva: mediação pedagógica e formação de conceitos de Susana Couto Pimentel.

Comitê Editorial

Eduardo José Manzini

Maria Cristina Marquezine

Leila Regina d' Oliveira de Paula Nunes

Nerli Nonato Ribeiro Mori

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Eliza Dieko Oshiro Tanaka

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. General Rondon, 1799, Centro, Zip Code: 79331-030 - Corumbá - MS - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com