Com a presente edição fechamos o volume 22 de 2016. Agradecemos a todos os nossos pareceristas do corpo editorial e ad hoc, que tiveram o árduo trabalho de avaliar e emitir pareceres sobre os artigos recebidos.
Agradecemos ao CNPq pelo apoio financeiro dispensado neste ano e informamos que enviamos nova proposta da Revista Brasileira de Educação Especial para concorrermos ao edital de Apoio a Períodos Científicos para 2017.
Nossa avaliação parcial de 2016 sobre os artigos recebidos pela revista já indica que a demanda tem aumentado. No ano de 2014, recebemos 99 artigos; no ano de 2015, esse número foi de 98; e, em 2016, já recebemos, até o início de novembro, 135 artigos.
Para o biênio 2017-2018, a ABPEE conta com nova diretoria eleita no VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, ocorrido em São Carlos na UFSCar.
Presidente: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - UNESP/Bauru
Vice-Presidente: Sadao Omote - UNESP/Marília
1º Secretário: Neiza de Lourdes Frederico Fumes - UFAL
2º Secretário: Flávia Faissal de Souza- UERJ
1º Tesoureiro: Leonardo S. A. Cabral - UFGD
2º Tesoureiro: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo - UFRN
Conselho Fiscal:
Edson Pantaleão Alves - UFES
Ivanilde Apoluceno de Oliveira - UEPA
Carlo Schmidt - UFSM
Para o número 4, contamos com 10 artigos originais, sendo oito artigos referentes a relatos de pesquisa e dois manuscritos sobre revisão da literatura. Os temas demonstram a variedade de opções de leitura:
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Escolarização e institucionalização de filhos com Síndrome de Down: experiências de casais idosos portugueses
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Indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com QI igual ou inferior a 70
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Análise de obras cinematográficas para compreender as concepções de professores sobre o aluno com deficiência;
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A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente;
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Benefícios do programa PECS-adaptado para um aluno com paralisia cerebral;
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Perfil do público-alvo da educação especial em uma Sala de Recursos Multifuncionais;
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Avaliação do desenvolvimento motor em crianças com síndrome de Down;
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Cegos e aprendizagem de genética em sala de aula: percepções de professores e alunos;
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Substituição Sensorial visuo-tátil e visuo-auditiva em pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática;
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Processos de leitura em educandos com autismo: um estudo de revisão;
Eduardo José Manzini (Unesp)
Débora Regina de Paula Nunes (UFRN)
Dirce Shizuko Fujisawa (UEL)
Fabiana Cia (UFSCar)
Márcia Denise Pletsch (UFRRJ)
Editores
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Oct-Dec 2016