O número 3, da Revista Brasileira de Educação Especial, traz 10 artigos inéditos.
A Seção Ensaio está composta por um artigo que teve como o objetivo analisar a concepção de deficiência e os fundamentos teóricos das políticas públicas de Educação Especial no Brasil no período entre 1973 e 2016, concernente aos alunos do Ensino Fundamental. O texto menciona como foi definido o público-alvo nas políticas e as justificativas técnicas e teóricas para essa definição.
A seção Relato de Pesquisa apresenta seis artigos. O primeiro deles tratou do tema contratação de pessoas com deficiência. Para isso foi utilizada a entrevista semiestruturada com 12 profissionais de recursos humanos. Os resultados revelaram, dentre outras informações, que não houve serviços terceirizados para o recrutamento e seleção dos trabalhadores e as vagas eram predominantemente operacionais, em funções mais simples, e cujas contratações motivadas pela obrigatoriedade da lei.
O segundo relato de pesquisa objetivou analisar e descrever as adaptações nos elementos base do currículo comum, empregadas por professores de Educação Física, voltadas à participação de estudantes com deficiência visual. A coleta ocorreu por meio de observação e entrevistas. Os resultados evidenciaram escassez e inexistência de adaptações curriculares voltadas às necessidades dos estudantes com deficiência visual nas aulas de Educação Física.
O terceiro relato apresenta uma intervenção junto a nove crianças com autismo, realizada nas residências familiares. A intervenção foi realizada em 15 horas semanais durante um ano. Os dados indicaram ganhos no desenvolvimento de todas as crianças com variação individual.
O quarto artigo apresenta experiências e concepções de professoras de Educação Infantil sobre a utilização de um Sistema de Acompanhamento de Crianças que propõe uma avaliação processual e contínua, atenta à experiência de cada criança. Os resultados demonstram que o sistema pode ser uma ferramenta importante para auxiliar a professoras nos processos de inclusão.
O artigo que segue nesta seção objetivou analisar os dados sobre as ofertas das Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal em Manaus com intenção de entender como esses serviços estavam organizados. A pesquisa ateve-se a dados oficiais coletados no INEP e na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. A análise revelou a necessidade de maior número de salas nesses serviços para o atendimento do público-alvo da Educação Especial de Manaus.
O último artigo da Seção Relatos de Pesquisa se refere a descrição e avaliação de um experiência vivida por pessoas com deficiência visual na vista de um museu num ambiente de Física e Ciências. Os resultados mostraram que o cuidado dos monitores em explicar os aparatos e o acompanhamento pelo toque e manuseio do visitante com deficiência visual foram responsáveis por permitir uma experiência gratificante para os participantes.
A seção Revisão da Literatura está composta por três artigos. O primeiro teve como objetivo analisar produções científicas que abordam as funções executivas e a dislexia que foram publicadas na Biblioteca Virtual em Saúde, no Portal de Periódicos da CAPES e na PUBMED. Os resultados indicaram 28 trabalhos que avaliam diferentemente as funções executivas, alguns priorizando subcomponentes como a memória de trabalho visuoespacial, verbal e fonológica. Os autores concluem que essa temática está mais presente nos últimos cinco anos.
O manuscrito, que segue nesta seção, apresenta uma revisão de literatura elaborada a partir de artigos produzidos entre 2005 e 2015 visando a descrever a relação entre os constructos criatividade e altas habilidades/superdotação e verificar como tem ocorrido o estímulo da criatividade a tal público.
O último artigo traz como objetivo investigar o que a literatura tem produzido sobre as instituições especiais privadas. Os dados indicam o baixo número de artigos preocupados em analisar criticamente essas instituições.
Eduardo José Manzini (Unesp)
Débora Regina de Paula Nunes (UFRN)
Dirce Shizuko Fujisawa (UEL)
Márcia Denise Pletsch (UFRRJ)
Editores
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jul-Sep 2017