TESES E DISSERTAÇÕES
Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos
Vilela, Raquel Miranda. Biblioteca escolar e EJA: caminhos e descaminhos. 141 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009
O presente trabalho tem por objetivo identificar, sob a ótica dos profissionais atuantes na Educação de Jovens e Adultos (equipe da biblioteca e professores), as visões e os papéis atribuídos à biblioteca, bem como as estratégias utilizadas por estes profissionais, de forma a atender a especificidade deste público. Acredita-se que a pesquisa possibilitará a ampliação do debate sobre a biblioteca escolar, principalmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos, de forma a contribuir para atuação de ambos os segmentos envolvidos, ou seja, profissionais da biblioteca e docentes. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando para tal, além da revisão de literatura, um questionário e entrevistas com docentes da EJA, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e professores em readaptação funcional atuantes na biblioteca. A pesquisa se desenvolveu na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, utilizando três escolas como campo para a mesma. Verificou-se que a atuação da biblioteca escolar nesse contexto ainda não se dá de forma ideal, o que abre possibilidades para a realização de novas reflexões. Foi apurado que, conforme outros autores já verificaram, a integração entre bibliotecário e professor é extremamente importante, mas ainda não se estabeleceu na prática cotidiana.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
27 Jul 2010 -
Data do Fascículo
Abr 2010