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O projeto político-pedagógico de enfermagem e o Sistema Único de Saúde: a visão de discentes

El proyecto político pedagógico de enfermería y el Sistema Brasileño de Salud: la visión de los estudiantes

TESES

O projeto político-pedagógico de enfermagem e o Sistema Único de Saúde: a visão de discentes

El proyecto político pedagógico de enfermería y el Sistema Brasileño de Salud: la visión de los estudiantes

Palavras-chave: Enfermagem. Sistema Único de Saúde. Currículo. Estudantes.

Palabras clave: Enfermería. Sistema Brasileño de Salud. Currículo. Estudiantes.

A presente investigação teve como objetivo analisar, na visão de discentes, o projeto pedagógico do curso de graduação de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e sua articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS), na tentativa de compreender os desafios que permeiam o processo ensino/aprendizagem da enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica de grupo focal como instrumento para coleta do material empírico.

Foram realizadas três reuniões, nas quais contamos com a colaboração de 23 estudantes concluintes do oitavo período do semestre letivo de 2009. Para a análise das informações, utilizamos um aporte teórico fundamentado nas diretrizes curriculares e princípios básicos do SUS, fazendo a analogia dos resultados encontrados com a metáfora da mitologia grega, o fio de Ariadne, mantendo o diálogo com autores que discutem a educação como prática transformadora. Dessa forma, a tessitura do fio foi constituída por cinco teias temáticas: articulação do projeto pedagógico com o SUS; relação ensino/serviço e teoria/prática; transdisciplinaridade ou interdisciplinaridade; abordagens didáticas/metodológicas e relacionais; e coparticipação do discente no projeto pedagógico.

Os resultados indicam várias dificuldades no processo ensinar/aprender da graduação em enfermagem na UFRN para fortalecimento do SUS, entre elas: desarticulação das instituições de ensino com serviços, profissionais, gestores e comunidade; dicotomia persistente entre teoria/prática; realidade dos serviços como campo de aprendizagem e o processo de trabalho em saúde; postura adotada por profissionais, docentes e outros sujeitos inseridos no processo de formação em saúde; fragmentação e descontextualização do ensino com as práticas em saúde e enfermagem; uso excessivo de metodologias muito ilustrativas e pouco problematizadoras; dificuldade e fragilidade na convivência entre professores e entre professores/alunos, no que diz respeito à aceitação das diferenças; ausência de participação de discentes no processo de avaliação e condução do projeto pedagógico em curso.

Inferimos a necessidade de autorreflexão do agir pedagógico e condução coletiva da proposta pedagógica do curso, na perspectiva de concretização do SUS. Torna-se necessário o apoio em práticas motivadas pelo diálogo polifônico e o exercício da simbiose e autopoiese dos sujeitos/atores corresponsáveis pelo processo permanente de aprendizagem para a vida.

Rosangela Diniz Cavalcante

Dissertação (Mestrado), 2009

Programa de Pós-Graduação de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

rosangeladiniz@uern.br

Texto na íntegra disponível em: <http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado//tde_arquivos/5/TDE -2010-08-23T231346Z-2830/Publico/RosangelaDC_DISSERT.pdf>

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jul 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
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