Hospital Bandeirantes e Hospital Glória, São Paulo
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Waldir Cunha Júnior Rua Cayowaá, 560 apto. 132 Perdizes São Paulo (SP) CEP 05018-000
INTRODUÇÃO
A técnica de bloqueio do plexo lombar via anterior pelo duplo "click" da fáscia tem como vantagem o baixo custo por não necessitar de material específico para sua realização. Entretanto, há a necessidade de que o anestesiologista tenha sensibilidade suficiente para perceber o "click" da fáscia. Caso contrário, pode ocorrer maior incidência de falhas nesta técnica.
MÉTODOS
Foram selecionados 60 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 60 e 90 anos, P2 e P3 (antigos ASA II e III) com fratura no 1/3 superior do fêmur, divididos aleatoriamente em dois grupos de 30 cada. Participaram profissionais experientes (grupo A) e estagiários (grupo B), que tiveram conhecimento teórico/prático prévio da técnica de bloqueio. A técnica escolhida foi de Winnie (punção 1 cm lateral à artéria femoral e 2 cm abaixo do ligamento inguinal). Após o duplo "click" aponeurótico e perda da resistência, foram injetados 40 ml de bupivacaína 0,25%.
RESULTADOS
No grupo B, observou-se a falha total em 18 pacientes (60% do total) e no grupo A houve falha total em 6 pacientes (20% do total).
CONCLUSÃO
Os resultados demonstram que a experiência é fator importante na realização dessa técnica de bloqueio. É justificável a utilização de outros métodos, como o uso do estimulador de nervos periféricos, para otimizar o aprendizado e a qualidade do bloqueio.
REFERÊNCIA
1. Winnie AP. The 3 in 1 is it really 3 in 1 or 2 in 1? Reg Anesth. 1992;17(3);176-9.
2. Murphy IM. Femoral new block. In: Miler RD, editor. Anesth. New York: Churchill Livingstone; 1986.p.1037-8.
Experientes versus iniciantes. Bloqueio do plexo lombar via anterior pela técnica de duplo "click", com perda de resistência
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Set 2005 -
Data do Fascículo
2005