Resumos
Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas a essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos - desenvolvimentista e motivacional -, reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a formação ética do cidadão.
aprendizagem cooperativa; ensino de Química
Cooperative learning methods are important both to facilitate the teaching-learning process and to prepare people for working in teams who are committed to social values and the principles of solidarity. This study aimed to investigate to what extent cooperative methods influenced the development of cooperative attitudes among pupils at school and undergraduate students, with respect to both the learning of chemistry scientific subject matter and the development of ethical attitudes related to this science. After analysing two theoretical perspectives - developmental and motivational - we point out the importance of the existence of diversity in methods in providing teachers with a broad range of alternatives. We also recommend the combined utilisation of methods in such a way as to promote both the cognitive development and the ethical education of citizens.
cooperative learning; Chemistry teaching
ARTIGOS
Aprendizagem cooperativa e ensino de química - parceria que dá certo1 1 Comunicação apresentada no XI ENEQ, (Recife, 2002)
Cooperative learning and chemistry teaching a partnership which works
Rejane Martins Novais BarbosaI; Zélia Maria Soares JófiliII
IProfessora Ddoutora do Departamento de Química da UFRPE, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, (Recife, Brasil). E-mail: rmnbarbosa@uol.com.br
IIProfessora Ddoutora do Departamento de Educação da UFRPE, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e do Departamento de Educação da UNICAP, (Recife, Brasil). E-mail: jofili@uol.com.br
RESUMO
Os métodos de aprendizagem cooperativa são importantes não só na facilitação do processo ensino-aprendizagem, mas também na formação profissional, preparando cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Este estudo propõe-se a investigar a influência dos métodos cooperativos no desenvolvimento de atitudes cooperativas entre estudantes do ensino fundamental e superior, com vistas tanto a aprendizagens significativas de química quanto ao desenvolvimento de atitudes éticas relacionadas a essa ciência. Após analisar duas perspectivas teóricas que subsidiam os métodos cooperativos desenvolvimentista e motivacional , reforçamos a importância da existência dessa diversidade de perspectivas para permitir um amplo leque de alternativas aos professores. Recomendamos também a utilização combinada de métodos, de forma a contemplar tanto o desenvolvimento cognitivo quanto a formação ética do cidadão.
Unitermos: aprendizagem cooperativa, ensino de Química.
ABSTRACT
Cooperative learning methods are important both to facilitate the teaching-learning process and to prepare people for working in teams who are committed to social values and the principles of solidarity. This study aimed to investigate to what extent cooperative methods influenced the development of cooperative attitudes among pupils at school and undergraduate students, with respect to both the learning of chemistry scientific subject matter and the development of ethical attitudes related to this science. After analysing two theoretical perspectives developmental and motivational we point out the importance of the existence of diversity in methods in providing teachers with a broad range of alternatives. We also recommend the combined utilisation of methods in such a way as to promote both the cognitive development and the ethical education of citizens.
Keywords: cooperative learning, Chemistry teaching.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido em agosto de 2002 e selecionado para publicação em dezembro de 2003.
- ARONSON, E.; PATNOE, S. Jigsaw Classroom New York: Longman, 1997.
- BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. Aprendizagem cooperativa e ensino de Química Parceria que dá certo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 11, 2002, Recife. Anais Recife: UFRPE, 2002.
- BARBOSA, R. M. N. The influence of social interaction on young pupils learning East Anglia, 1996. 222 p. Tese (Doutorado em Ensino de Química) University of East Anglia.
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
- COHEN, E. G. Restructuring the classroom: conditions for productive small groups. Review of Educational Research, v. 64, n. 1, p. 1-35, 1994.
- FREIRE, P. A educação na cidade São Paulo: Cortez, 1991.
- JOHNSON, D.; JOHNSON, R. The Eight Steps of Ensuring Diversity is a Resource. The Newsletter of the Cooperative Learning Institute, v. 15, n. 1, 2000. Disponível em: <http://www.cooplean.org/>. Acesso em 25 jan. 2002.
- JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; HOLUBEC, E. Common Mistakes in Using Cooperative Learning. The Newsletter of the Cooperative Learning Institute, v. 16, n. 1, 2001. Disponível em: <http://www.cooplean.org/>. Acesso em 25 jan. 2002.
- KUTNICK, P. J. A social critique of cognitively based science curricula. Science Education, v. 74, n. 1, p. 87-94, 1990.
- LIGHT, P.; LITTLETON, K. Cognitive approaches to group work. In: KUTNICK, P.; ROGERS, C. (eds.) Groups in schools London: Cassel, 1994.
- MENEZES, M.; BARBOSA, R.; JÓFILI, Z.; SILVA, L. Química e aprendizagem cooperativa: uma tentativa de implementar as aulas de química no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 11, 2002, Recife. Anais.. Recife: UFRPE, 2002.
- MOLL, L.; WHITMORE, K. Vygotsky in classroom practice: moving from individual transmission to social transaction. In: FORMAN, E.; MINICK. N.; STONE, C. (eds.). Contexts for learning: sociocultural dynamics in children's development. New York: Oxford University Press, 1993.
- NODDINGS, N. Theoretical and practical concerns about small groups in mathematics. The Elementary School Journal, v. 89, n. 3, p. 607-623, 1989.
- PERRET-CLERMONT, A-N. Social interaction and cognitive development in children. London: Academic Press, 1980.
- PIAGET, J. Language and thought of the child New York: Harcourt Brace, 1926.
- SANTORO, F. M; BORGES, M. R. S.; SANTOS, N. Framework para o Estudo de Ambientes de Suporte à aprendizagem cooperativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 4, 1999.
- SLAVIN, R. Development and motivational perspectives on cooperative learning: a reconciliation. Child development, v. 58, p. 1161-1167, 1987.
- VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Set 2009 -
Data do Fascículo
2004
Histórico
-
Recebido
Ago 2002 -
Aceito
Dez 2003