Resumos
Este estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 6 a 11 anos de idade de um bairro de classe popular - Cohab I - na cidade de Botucatu. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê- lo e melhorá-lo. Trata-se de um estudo desenvolvido com os referenciais da metodologia da pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, atividades e brincadeiras variadas, as crianças construíram conhecimentos sobre o bairro, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.
educação ambiental; pesquisa-ação-participativa; trabalho em grupo
This research in Environmental Education involved children between six and eleven years old from a working class district - Cohab I - of a Botucatu town. The main purpose of the research was to contribute to the development of behaviour which involved care of the environment where they lived, giving an opportunity to obtain knowledge, values, attitudes and active interests in order to protect and make their district better. This study is based on action research that considers the participation of the people involved in knowledge production process to be fundamental. Through talks, activites and jokes, children learnt about the district, and they came to understand how they might perform an important social role of life quality improvement in environment in which they live. The children were encouraged to participate and involve adults in their concerns.
environmental education; action-participative-research; work in groups
ARTIGOS
Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação
Environmental Education for children in urban areas: an action research proposal
Carolina ReigadaI; Marilia Freitas de Campos Tozoni ReisII
IGraduada em Ciências Biológica - Modalidade Licenciatura pelo Instituto de Biociências - IBB-UNESP Campus de Botucatu
IIProfessora Assistente do Departamento de Educação do IB-UNESP-Botucatu e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências - UNESP - Campus de Bauru. (e-mail: mariliatozoni@uol.com.br)
RESUMO
Este estudo de Educação Ambiental envolveu crianças de 6 a 11 anos de idade de um bairro de classe popular – Cohab I – na cidade de Botucatu. O objetivo principal do projeto foi contribuir para desenvolver nas crianças atitudes de cuidado com o meio onde vivem, proporcionando oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo para protegê- lo e melhorá-lo. Trata-se de um estudo desenvolvido com os referenciais da metodologia da pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. Através de conversas, atividades e brincadeiras variadas, as crianças construíram conhecimentos sobre o bairro, percebendo como podem e devem exercer ali um importante papel social de melhoria da qualidade de vida no ambiente em que vivem. As crianças foram incentivadas a participar e levar essa preocupação aos adultos.
Unitermos: educação ambiental; pesquisa-ação-participativa; trabalho em grupo.
ABSTRACT
This research in Environmental Education involved children between six and eleven years old from a working class district - Cohab I - of a Botucatu town. The main purpose of the research was to contribute to the development of behaviour which involved care of the environment where they lived, giving an opportunity to obtain knowledge, values, attitudes and active interests in order to protect and make their district better. This study is based on action research that considers the participation of the people involved in knowledge production process to be fundamental. Through talks, activites and jokes, children learnt about the district, and they came to understand how they might perform an important social role of life quality improvement in environment in which they live. The children were encouraged to participate and involve adults in their concerns.
Keywords: environmental education, action-participative-research, work in groups.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido em fevereiro de 2003 e selecionado para publicação em junho de 2004.
- DEMO, P. Metodologias alternativas: algumas pistas introdutórias. In: DEMO, P. N. Metodologia científica em ciências sociais 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989. p. 229-257.
- DIAZ BORDENAVE, J. E.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem Petrópolis: Vozes, 1995.
- FREIRE, M. O que é um grupo? In: GROSSI, E.; BORDINI, J. (Org.). Paixão de aprender Petrópolis: Vozes, 1992. p. 59-68.
- GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996.
- HERCULANO, S. Do desenvolvimento (in)suportável à sociedade feliz. In: GOLDEMBERG, M. (Org.). Ecologia, ciência e política Rio de Janeiro: Revan, 1992.
- LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública São Paulo: Loyola, 1987. p. 19-44.
- MARTIN, J. Y; ANZIEU, D. La dinâmica de los grupos pequeños Buenos Aires: Kapelusz, 1971.
- MELLO, S. A. Aula- passeio Marília: [s.n.], 2002. Apostila.
- MEYER, M. A. A. Educação ambiental: uma proposta pedagógica. Em Aberto, Brasília, v.10, n.49, p. 40-45, jan./mar. 1991.
- ______. Ecologia faz parte do espaço cotidiano. Amae Educando, Belo Horizonte, n.225, p.13-20, 1992.
- MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). A pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9 ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1998. p. 9-29.
- MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. In: MOREIRA, M. A. Teorias da aprendizagem São Paulo: GPU, 1999a. p. 151-165.
- ______. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UNB, 1999b.
- PORTO- GONÇALVES, C. W. O conceito de natureza não é natural. IN: PORTO-GONÇALVES, C. W. Os (des)caminhos do meio ambiente São Paulo: Contexto, 1990.
- REIGOTA, M. Fundamentos teóricos para a realização da educação ambiental popular. Em Aberto, Brasília, v.10, n. 49, p. 34-41, jan./mar. 1991.
- ______. Meio ambiente e representação social São Paulo: Cortez, 1994.
- RIZZO, G. Educação pré-escolar 6. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
- SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1994.
- SORENTINO, M. Educação ambiental, participação e organização de cidadãos. Em Aberto, Brasília, v.10, n.49, p. 47-56, jan./mar. 1991.
- SOUZA, N. M. Educação ambiental: dilemas da prática contemporânea. Rio de Janeiro: Thex, 2000.
- THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação São Paulo, Cortez, 1985.
- TOZONI-REIS, M. F. C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002.
- ______. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.
- VASCONCELOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de educação ambiental. In: PEDRINI, S.G. (Org). Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
- WINN, M; PORCHE, M. A. Como educar crianças em grupo: técnicas para entreter as crianças. São Paulo: IBRASA, 1975.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
31 Ago 2009 -
Data do Fascículo
2004
Histórico
-
Recebido
Fev 2003 -
Aceito
Jun 2004