RESUMO
Deglutição e reflexo de tosse na doença de Parkinson
Aretuza Zaupa Gasparim
Mestre, Professora do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino Ibrate Maringá/Londrina/Cascavel (PR), Brasil
Endereço para correspondência Endereço para corrrespondência: Aretuza Zaupa Gasparim R. Guaporé, 232, Jd. Guaporé Maringá (PR), Brasil CEP: 87060-210 E-mail: azgasparim@hotmail.com
Gasparim AZ. Eficácia da deglutição e do reflexo de tosse na doença de Parkinson [dissertação]. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná; 2007.
OBJETIVO: Analisar a eficácia da deglutição e do reflexo de tosse nos casos de penetração laríngea e/ou aspiração traqueal por alimento, em diferentes estágios de severidade na doença de Parkinson.
MÉTODOS: A amostra constou de 38 pacientes,com diagnóstico de doença de Parkinson, divididos em quatro grupos em relação aos graus da Escala de Estadiamento de Hoehn & Yahr (1976). Todos foram submetidos a avaliação neurológica e otorrinolaringológica, com o uso da nasofibrolaringoscopia, para verificar a presença de reflexo nauseoso, reflexo de tosse sem e com alimento, rima da glote, constrição supraglótica, tremor laríngeo e/ou glótico e mobilidade de prega vocal. Na avaliação da deglutição, o reflexo de tosse foi classificado em eficaz (manifestação de tosse) e não eficaz (ausência de tosse), nos casos de penetração laríngea e/ou aspiração traqueal por alimento.
RESULTADOS: Quanto aos achados laringológicos constatou-se rima glótica do tipo fusiforme anteroposterior em 14 indivíduos (36,8%), constrição supraglótica tipo anteroposterior em 12 indivíduos (31,6%) e tremor laríngeo em 50% dos casos.
CONCLUSÃO: A deglutição foi eficaz para os alimentos nas consistências líquida e sólida em pacientes parkinsonianos nos estágios 1 a 2,5 da Escala de Estadiamento de Hoehn & Yah (1976); e na consistência pastosa em pacientes parkinsonianos nos estágios 1 a 4; o reflexo de tosse foi eficaz para alimento de consistência pastosa nos estágios de 1 a 4 da doença de Parkinson.
Trabalho realizado na Universidade Tuiuti do Paraná para obtenção do título de Mestre em Distúrbios da Comunicação, sob orientação do Prof. Dr. Ari Leon Jurkiewcz.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
16 Dez 2010 -
Data do Fascículo
Dez 2010