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ANÁLISES CLÍNICAS
MOTTA, V. T.; CORRÊA, J. C.; MOTTA, L. R. Gestão de qualidade no laboratório clínico. Caxias do Sul: Editora Médica Missau, 2001. 256p.
O livro enfatiza os meios, os recursos e as estratégias de técnicas consagradas na tentativa de auxiliar a viabilização da implantação de uma gestão de qualidade em laboratórios de Análises Clínicas.O objetivo principal dos autores é desmistificar a implantação da gestão de qualidade no laboratório clínico. Eles conseguem atingir esse objetivo quando, de uma forma clara e objetiva, descrevem as diferentes etapas envolvidas com a implantação da gestão de qualidade, a saber: a) conceito de qualidade; b) mensuração da qualidade focada no paciente; c) ferramentas da qualidade; d) gestão estratégica da qualidade total; e) padronização de processos pré-analíticos; f) detecção de não conformidades; g) controle das variáveis analíticas; h) implantação de controle externo da qualidade; i) certificação e acreditação do laboratório clínico e j) avaliação de processos analíticos.A implantação de um sistema de Gestão de Qualidade envolve um conjunto de referenciais, que direcionam todas as ações do processo produtivo para o pleno atendimento do cliente. O processo de melhoria da qualidade exige um novo relacionamento entre laboratório e "cliente", que privilegie a responsabilidade e o respeito recíproco e não o poder. Os autores se propõem a explicar em 13 capítulos como é possível, mesmo para um laboratório pequeno, atingir esses objetivos.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
23 Mar 2010 -
Data do Fascículo
Set 2004