Acessibilidade / Reportar erro

ESTERILIZAÇÃO DE ADULTOS DE SPODOPTERA FRUGIPERDA A PARTIR DE PUPAS IRRADIADAS

ESTERILIZATION OF ADULTS OF Spodoptera frugiperda THROUGH OF PUPAE IRRADIATED

RESUMO

O objetivo do trabalho foi irradiar pupas de Spodoptera frugiperda para induzir a esterilidade nos adultos emergidos. Pupas com cinco dias de idade foram irradiadas com doses crescentes de radiação gama de 0 (test.), 50, 100, 125, 150, 175 e 200 Gy, sob uma taxa de dose de 2.15 kGy/hora. Os adultos emergidos foram cruzados com adultos normais (Mi x Fn)(Fi x Mn) num total de cinco casais por tratamento. O experimento foi conduzido em camara climatica com temperatura de 25±2°C e umidade relativa de 70±5%, fotoperiodo de 14:10. Pelos resultados obtidos concluiu-se que a dose de 200 Gy aplicada nas pupas foi suficiente para induzir a esterilização nos adultos emergidos.

PALAVRAS- CHAVE:
Radiação gama; pupas; Spodoptera frugipeda; esterilização; adultos.

ABSTRACT

The objective of the research was irradiated pupae of Spodoptera frugiperda to induzed sterilizing on the adults emerged. Pupae with five days-old age were irradiated with increased doses of gamma radiation 0(control), 50, 100, 125, 150, 175 and 200 Gy, at dose rate of 2.15 kGy/hour. Irradiated adults were crossed with normal adults (Mi x Fn)(Fi x Mn) in the total of five pair for treatment. The experiment was conduzed in chamber at temperature of 25±2°C and relative humidity of 70±5%, photoperiod of 14:10. It was concluded that the dose of 200 Gy on pupae was sufficient to induzed the sterilizing.

KEY WORDS:
Gamma radiation; pupae; Spodoptera frugiperda; sterilizing; adults.

INTRODUÇÃO

A cultura de milho é atacada por diversos insetos pragas que contribuem para baixar a produtividade do milho. Um dos métodos mais utilizados atualmente é o controle químico que as vezes levam os insetos a adquiriem resistência, o que tem conduzido as pesquisas para novos rumos no que se refere a métodos de controle de insetos.

Um dos insetos prejudiciais a cultura de milho e a Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae), conhecida vulgarmente como lagartado-cartucho e militar, é originaria das zonas tropicais e subtropicais do continente americano; sua importância econômica se deve a seu polifagismo, atacando inúmeras gramíneas, tais como milho sorgo, trigo, cevada, arroz e pastagens.

Segundo alguns autores, tais como: CARVALHO (1970)CARVALHO, R.P.L. Danos, flutuação da população e comportamento de Spodoptera frugiperda (J. Smith, 1797) e susceptibilidade de diferentes genotipos de milho, em condições de campo. Piracicaba, 1970. 170p. [Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz USP]., CRUZ & TURPPIN (1982)CRUZ, I. & TURPPIN, F.T. Efeito da Spodoptera frugiperda em diferentes estádios de crescimento da cultura de milho. Pesqui. Agropecu. Bras., v.17, n.3, p.335-359, 1982., CARPENTER et al., (1983)CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; KNIPLING, E.F.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Noctuidae) inherintance of gamma induced deleterious effects and potential for pest control. J. Econ. Entomol., v.76, n.2, p.378-382, 1983. os danos causados por este inseto em milho são muito significativos chegando até 35% de prejuizo.

Um dos métodos alternativos de controle de insetos é o uso de radiações ionizantes, e o pioneiro no uso deste método foi RUNNER (1916)RUNNER, G.A. effect of roentgen ray on the tabacco cigarette and results of experiment with new roentgen tube. J. Agric. Res., v. 66, n.11, p. 383-388, 1916. que obteve resultados animadores quando utilizou raio X para controlar Lasioderma serricorne (L.) no ataque ao fumo. A partir da década de 1950, verificou-se um grande avanço nesse área de pesquisa, com a irradiação da mosca varejeira, da Ordem Diptera Cochliomyia hominivorax (Coq.) em Curaçao. Atualmente este método de controle já está sendo bastante usado em outros países, inclusive no Brasil, (ARTHUR, 1997ARTHUR, V. Controle de insetos-praga por radiações ionizantes. Biológico, São Paulo, v.59, n.1, p.77-79, 1997.; SINGH & LILES, 1972SINGH, M. & LILER, J.N. Effect of gamma rays on the actue lethality and reproductive potencial of lesser grain borer adults. J. Econ. Entomol., v.65, n.3, p.656-659, 1972.). Segundo KOGAN (1980)KOGAN, M. Criação de insetos: bases nutricionais e aplicadas em programas de manejo de pragas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 6., 1980, Campinas. Anais. Campinas: Fundação Cargil, 1980. p.45-75 e SINGH (1985) para que esta técnica tenha resultado se faz necessária a criação continua de insetos, mediante ao uso de um meio artificial (dieta). Devido a isto, o objetivo do trabalho foi irradiar pupas de S. frugiperda para induzir a esterilização nos adultos visando seu controle através da Técnica do Inseto Estéril.

MATERIAL E METODOS

O experimento foi realizado no laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP, Piracicaba, SP. Exemplares de S. frugiperda foram capturados na fase de lagarta em cultura de milho em 1994 no município de Piracicaba, a partir desses insetos foi iniciada a criação em dieta artificial a base de feijão, levedura de cerveja e germe de trigo, modificada por PERKINS et al. (1973)PERKINS, W.G.D.; JONES, R.L.; SPARKS, A.N.; WISMAN, D.R.; SHOW, J.R.W.; MCMILLIAN, W.W. Artificial diet for mass rearing of corn earworm Heliothis zea. Washington, USDA/ARS, 1973. 7p. (Production Report, 154)., e preparada segundo os procedimentos descritos por PARRA (1979)PARRA, J.R.P. Biologia dos insetos. Piracicaba: ESALQ, 1979. 383 p.. A dieta foi colocada em tubos de 8,0 cm de altura por 2,5 cm de diâmetro e tampadas com algodão hidrófilo esterilizado, posteriormente recebeu a dieta em quantidade correspondente a um terço do tubo de ensaio, em cada tubo foi inoculada uma lagarta recém eclodida e mantidas em sala climatizada com temperatura de 25±2°C e umidade relativa de 70±5%, fotoperíodo de 14 horas de luz por 10 horas de escuro.

As pupas obtidas foram separadas, sexadas e irradiadas com cinco dias de idade, com doses crescentes de radiação gama: 0 (test.), 50, 100, 125, 150, 175 e 200 Gy. Como fonte de irradiação utilizou-se uma de Cobalto-60 tipo Gammabeam-650, sob uma taxa de dose de 2.12 kGy/hora. Os adultos emergidos eram cruzados com adultos normais (Mi x Fn)(Fi x Mn) num total de cinco casais por tratamento, o acasalamento foi realizado dentro de gaiolas cilíndricas de PVC de 10 cm de diâmetro por 20 cm de altura, sendo revestida interiormente com uma folha de papel sulfite, os adultos foram alimentados com uma solução de mel de abelha a 10%. A coleta das posturas e contagem de mortalidade foram feitas diariamente. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado, sendo os dados submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Constam na Tabela 1 os valores médios das longevidades, número de ovos e porcentagem de viabilidade dentro de cada tratamento, para adultos de S. frugiperda provenientes de pupas irradiadas com cinco dias de idade, com doses crescentes de radiação gama do Cobalto-60, e cruzados com adultos normais.

Tabela 1
Média da longevidade, número ovos e porcentagem de viabilidade de adultos de S. frugiperda irradiados na fase de pupa com doses crescentes de radiação gama do Cobalto-60.

Pela Tabela 1 podemos observar que os insetos irradiados com doses de até 200 Gy praticamente não apresentaram diferenças significativas em relação a testemunha, sendo este resultado de suma importância para uma possível aplicação da Técnica do Inseto Estéril, visando o controle dessa praga no campo, uma vez que os insetos estéreis, com excessão para machos irradiados, onde a diferença entre a maior dose de radiação e a testemunha foi de apenas um dia e meio, apresentando basicamente a mesma longevidade dos normais (não irradiados), conseqüentemente, podendo os dois sexos competir praticamente durante o mesmo período em condições de igualdade.

Em relação ao número de ovos os dados foram transformados, entretanto verificou-se que nem mesmo com a transformação, seria suficiente para contornar a não normalidade dos dados e a heterogeneidade de variâncias, desta forma não se aplicou a análise de variância, optando-se por apresentar somente as médias. Podemos observar que fêmeas irradiadas e cruzadas com machos normais o número de ovos foi totalmente reduzido a partir da dose de 150 Gy, já o mesmo não ocorreu para os machos, que mesmo com a maior dose quando cruzados com fêmeas normais estas ainda ovipositaram um grande número de ovos. Quanto a viabilidade dos ovos podemos observar que a partir da dose de 50 Gy para machos e fêmeas, a radiação gama induziu danos genéticos nos insetos levando a uma diminuição na viabilidade dos ovos. Já as doses de radiações que induziram mutação letal dominante nos insetos levando a esterilização foram as doses de 125 e 200 Gy, respectivamente, para fêmeas e machos, mostrando assim uma maior radioresistencia dos machos. Foram estes resultados semelhantes aos de ARTHUR (1999)ARTHUR, V. Utilização da radiação gama no controle de Sitotroga cerealella em milho. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA, I., 1999, Porto Alegre. Anais. Passo Fundo: 1999. p.282-287., ARTHUR et al. (1997)ARTHUR, V.; WIENDL, F.M.; DUARTE AGUILAR, J.A. Effect of gamma irradiation on pupal stage of sugarcane borer Diatraea saccharalis (Fabr.) parent and F-1 and F-2 generations. J. Nuclear Agric. Biol., v. 26, n.3. p.166-169, 1997., ARTHUR et al. (2000), quando irradiaram Sitotroga cerealella, Diatraea saccharalis e Tuta absoluta e aos de SNOW et al. (1972)SNOW, J. W.; YOUNG, J.R.; LEWIS, W. J.; JONES, R.L. Sterilization of adult fall armyworms by gamma irradiation and ists effect on competitiveness. J. Econ. Entomol., v.65, n.4, p.1431-1433, 1972., WAKID & HAYO (1974)WAKID, A.F.M. & HAYO, J.M. Inherited sterility in progeny of irradiated male cotton leaf worm, Spodoptera frugiperda. J. Appl. Entomol., v. 73, n. 3, p.331-335, 1974., CARPENTER et al. ( 1983CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; KNIPLING, E.F.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Noctuidae) inherintance of gamma induced deleterious effects and potential for pest control. J. Econ. Entomol., v.76, n.2, p.378-382, 1983.), CARPENTER et al. (1986)CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Nuctuidae): comparison of inherited deleterious effects in progeny from irradiated males and females. J. Econ Entomol., v. 79, n. 1, p. 46-49, 1986. e CARPENTER et al., (1987)CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Nuctuidae), comparison of inherited deleterious effects in progeny from irradiated parents. J. Econ. Entomol., v. 80, n. 4, p. 883-886, 1987. quando irradiaram Spodoptera frugiperda . Baseado nos resultados obtidos podemos mais uma vez afirmar categoricamente que a dose de 200 Gy pode ser utilizada para irradiar pupas de S. frugiperda, visando a esterilização de adultos, para aplicação da Técnica do Inseto Estéril para controlar esta espécie no campo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ARTHUR, V. Controle de insetos-praga por radiações ionizantes. Biológico, São Paulo, v.59, n.1, p.77-79, 1997.
  • ARTHUR, V. Utilização da radiação gama no controle de Sitotroga cerealella em milho. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA, I., 1999, Porto Alegre. Anais Passo Fundo: 1999. p.282-287.
  • ARTHUR, V.; GROPPO, A.G.; TESARIOLI NETO, J. Dose esterilizante de radiação gama do Cobalto-60 para adultos de Tuta absoluta (Meyrich) (Lepidoptera: Gelechiidae). Rev. de Agric. , 2001. (Prelo).
  • ARTHUR, V.; WIENDL, F.M.; DUARTE AGUILAR, J.A. Effect of gamma irradiation on pupal stage of sugarcane borer Diatraea saccharalis (Fabr.) parent and F-1 and F-2 generations. J. Nuclear Agric. Biol, v. 26, n.3. p.166-169, 1997.
  • CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Nuctuidae): comparison of inherited deleterious effects in progeny from irradiated males and females. J. Econ Entomol, v. 79, n. 1, p. 46-49, 1986.
  • CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Nuctuidae), comparison of inherited deleterious effects in progeny from irradiated parents. J. Econ. Entomol, v. 80, n. 4, p. 883-886, 1987.
  • CARPENTER, J. E.; YOUNG, J.R.; KNIPLING, E.F.; SPARKS, A.N. Fall armyworm (Lep., Noctuidae) inherintance of gamma induced deleterious effects and potential for pest control. J. Econ. Entomol., v.76, n.2, p.378-382, 1983.
  • CARVALHO, R.P.L. Danos, flutuação da população e comportamento de Spodoptera frugiperda (J. Smith, 1797) e susceptibilidade de diferentes genotipos de milho, em condições de campo. Piracicaba, 1970. 170p. [Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz USP].
  • CRUZ, I. & TURPPIN, F.T. Efeito da Spodoptera frugiperda em diferentes estádios de crescimento da cultura de milho. Pesqui. Agropecu. Bras., v.17, n.3, p.335-359, 1982.
  • KOGAN, M. Criação de insetos: bases nutricionais e aplicadas em programas de manejo de pragas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 6., 1980, Campinas. Anais Campinas: Fundação Cargil, 1980. p.45-75
  • PARRA, J.R.P. Biologia dos insetos. Piracicaba: ESALQ, 1979. 383 p.
  • PERKINS, W.G.D.; JONES, R.L.; SPARKS, A.N.; WISMAN, D.R.; SHOW, J.R.W.; MCMILLIAN, W.W. Artificial diet for mass rearing of corn earworm Heliothis zea Washington, USDA/ARS, 1973. 7p. (Production Report, 154).
  • RUNNER, G.A. effect of roentgen ray on the tabacco cigarette and results of experiment with new roentgen tube. J. Agric. Res., v. 66, n.11, p. 383-388, 1916.
  • SINGH, P.A. general purpase laboratory diet mixture for rearing insects. Insect Sci. Appl. v.4, n.4., p.357-362, 1983.
  • SINGH, M. & LILER, J.N. Effect of gamma rays on the actue lethality and reproductive potencial of lesser grain borer adults. J. Econ. Entomol., v.65, n.3, p.656-659, 1972.
  • SNOW, J. W.; YOUNG, J.R.; LEWIS, W. J.; JONES, R.L. Sterilization of adult fall armyworms by gamma irradiation and ists effect on competitiveness. J. Econ. Entomol, v.65, n.4, p.1431-1433, 1972.
  • WAKID, A.F.M. & HAYO, J.M. Inherited sterility in progeny of irradiated male cotton leaf worm, Spodoptera frugiperda. J. Appl. Entomol, v. 73, n. 3, p.331-335, 1974.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2024
  • Data do Fascículo
    Apr-Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    26 Dez 2001
  • Aceito
    18 Fev 2002
Instituto Biológico Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana - São Paulo - SP, 04014-002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@biologico.sp.gov.br