Resumos
OBJETIVO: Verificar se há associação entre o desempenho nos testes auditivos temporais e na consciência fonológica em indivíduos com alterações de leitura e escrita. MÉTODOS: Foram sujeitos deste estudo 16 crianças, entre 7 e 12 anos, com alterações de leitura e escrita confirmada após avaliação específica. Todos os participantes foram submetidos à avaliação da consciência fonológica, utilizando-se o teste de consciência fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial. Para avaliar o processamento auditivo temporal foram utilizados os testes de padrão de duração e frequência, realizados em cabina audiométrica. RESULTADOS: A análise descritiva indicou desempenho alterado nas habilidades silábicas e fonêmicas da consciência fonológica, bem como nos testes temporais. O teste de Fisher indicou associação entre a presença de alteração no processamento temporal e nas tarefas de consciência fonológica (p<0,001), sugerindo que a alteração no processamento temporal contribua para pior desempenho nestas habilidades. CONCLUSÕES: Houve associação entre o desempenho em testes auditivos temporais e consciência fonológica. Os dados encontrados trazem reflexões no sentido de incluir a avaliação dos padrões temporais dentre os procedimentos utilizados na avaliação dos indivíduos com alterações de leitura e escrita.
Avaliação; Aprendizagem; Leitura; Audição; Transtornos de aprendizagem
PURPOSE: To verify if there is an association between temporal auditory tests and phonological awareness in individuals with reading and writing disorders. METHODS: Sixteen children were subjects of this study, aged between 7 and 12 years old, who had reading and writing disorders confirmed after specific assessment. All participants underwent phonological awareness assessment using CONFIAS test. In order to assess the auditory temporal processing, duration and frequency pattern tests were used. RESULTS: The descriptive analysis indicated low performance in syllabic and phonemic activities of phonological awareness as well as in temporal auditory tests. Fisher's test indicated association between disorders in auditory temporal processing and phonological awareness (p>0.001). It suggests that disorders in temporal processing contribute to low performance in phonological awareness tasks. CONCLUSIONS: There was association between performance in temporal auditory tests and in the phonological awareness. Data found provide reflections about including temporal auditory assessment among procedures used in the analysis of individuals with reading and writing disorders.
Evaluation; Learning; Reading; Hearing; Learning disorders
-
1Gil D, Almeida CC, Phee AM, Artoni AL, Pellogia CC, Antunes F, et al. Efeito do treinamento auditivo para a percepção musical nos testes de padrão de frequência e duração. Acta WHO. 2000;19(2):64-7.
-
2Balen AS, Boeno MRM, Liebel G. A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):7-13.
-
3Perez AP, Pereira LD. O teste gap in noiseem crianças de 11 e 12 anos. Pro Fono. 2010;22(1):7-12.
-
4Germano GD, Pinheiro FH, Capellini SA. Desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicas. Rev CEFAC. 2009;11(2):213-20.
-
5Soares AJC, Cárnio MS. Consciência fonêmica em escolares antes e após oficinas de linguagem. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):69-75.
-
6Engelmann L, Ferreira MIDC. Avaliação do Processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):69-74.
-
7Murphy CFB, Schochat E. Correlações entre leitura, consciência fonológica e processamento temporal auditivo. Pro Fono. 2009;21(1): 13-8.
-
8Neves IF, Schochat E. Maturação do processamento auditivo em crianças com e sem dificuldades escolares. Pro Fono. 2005;17(3):311-20.
-
9Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91.
-
10Pinheiro FH, Capellini SA. Treinamento auditivo em escolares com distúrbio de aprendizagem. Pro Fono. 2010;22(1):49-54.
-
11Frota S, Pereira LD. Processos temporais em crianças com déficit de consciência fonológica. Rev Iberoam Educac. 2004;33(9):1-9.
-
12Moojen S, Lamprecht R, Santos RM, Freitas GM, Brodacz R, Siqueira M, et al. Consciência fonológica: instrumento de avaliação sequencial. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003.
-
13Balen AS, Boeno MRM, Liebel G. A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(1):7-13.
-
14Habib M. The neurological basis of developmental dyslexia an overview and working hypothesis. Brain. 2000;12(3):2373-99.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Jun 2015 -
Data do Fascículo
2013
Histórico
-
Recebido
16 Ago 2012 -
Aceito
08 Jan 2013