Acessibilidade / Reportar erro

Disseminação de informação para a cidadania no Brasil: uma análise da cobertura das matérias sobre indicadores sociais na mídia impressa

Disseminating information for citizenship development in Brazil: an analysis of the printed media news coverage on social indicators

Resumos

A agenda político-social do Brasil vem merecendo um acompanhamento crescente e sistemático por parte da mídia, segundo revelam a freqüência, profundidade e diversidade com que certas temáticas sociais são tratadas nas matérias apresentadas em jornais, rádios, televisão e portais da Internet. Este trabalho procura documentar parte desse processo, apresentando uma análise exploratória quantitativa e qualitativa da cobertura sobre Indicadores Sociais na mídia impressa. Foram coletadas 515 matérias de cinco jornais do estado de São Paulo, classificadas posteriormente segundo temática social e segundo critérios jornalísticos (categoria, existência de elementos gráficos etc). A análise do material revelou que a abordagem dos Indicadores Sociais na mídia é predominantemente informativa, mas a quantidade de matérias interpretativas não é pouco significativa. Também não é raro que figurem em editoriais e em páginas privilegiadas dos jornais. Os gráficos, fotos e tabelas são freqüentemente usados como complemento informativo às matérias sobre Indicadores. Pelo que se pôde apreender, parece apropriado afirmar que a imprensa brasileira vem cumprindo suas responsabilidades em um dos aspectos da formação da Cidadania: o de informar o cidadão, de forma mais rica e instrumental, acerca do panorama social de sua cidade e de seu país.

disseminação de informação; indicadores sociais; mídia impressa


The Brazilian social policy agenda has been the subject of an increasing and systematic coverage by the media, noticeable by the frequency, depth and diversity in which certain social themes are presented in newspapers, Internet sites, and radio and television broadcasting. This paper aims to register part of this process, presenting a quantitative-qualitative exploratory analysis of the coverage on Social Indicators in the printed media. About 515 articles from five Sao Paulo state's newspapers were collected, and classified according to social topics and journalistic criteria (like informative/investigative nature, existence of graphical elements, etc.). The analysis of the material showed that the coverage of Social Indicators in the media is predominantly informative; however, the amount of interpretative matters was also found significant. Besides, it is not rare that they appear in the newspapers' editorials and privileged pages. The graphs, photos and charts are frequently used as informative complement to the articles on Indicators. As far as apprehended by this analysis, it seems accurate to state that the Brazilian press is accomplishing its duties towards one of the aspects of Citizenship development: to bring to the citizens valuable and instrumental information, concerning their city and country's social panorama.

information dissemination; social indicators; printed media


  • AMARAL, L. Técnica de jornal e periódico Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. p.112-113.
  • BARTHES, R. A mensagem fotográfica. Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Saga, 1969. p. 301-314.
  • CENTRO INTERAMERICANO PARA LA PRODUCIÓN DE MATERIAL EDUCATIVO Y CIENTIFICO PARA LA PRENSA. Organização dos Estados Americanos. Periodismo educativo y científico Quito (Ecuador): Época, 1976. 205p.
  • EDMUND, A. Tipografia y diagramado para periódicos. In: COLLARO, A.C. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 1987. 107p.
  • ERBOLATO, M.L. Técnicas de codificação em jornalismo São Paulo: Ática, 1991. p. 30-65.
  • JANNUZZI, P.M.; GRACIOSO, L. A produção e a disseminação da informação estatística pelas agên-cias estaduais no Brasil. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.16, n.3, p.92-103, 2002.
  • JANNUZZI, P.M. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001. 141p.
  • MAGALHÃES, M.V. Produção e difusão da notícia São Paulo: Atlas, 1979. p.49.
  • MARQUES DE MELO, J. Estudos de jornalismo comparado São Paulo: Pioneira, 1972. 260p.
  • SAVIGNANO,V. Análise comparada da cobertura de indicadores sociais na mídia brasileira Monografia classificada no V Prêmio INICIACOM de trabalhos de Iniciação Científica em Comunicação Social, Salvador, 2002. (Relatório de Pesquisa). 12p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2003

Histórico

  • Recebido
    23 Ago 2003
  • Aceito
    23 Set 2003
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br