Acessibilidade / Reportar erro

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA"

THE SCIENTIFIC LITERACY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION IN ACTIVITIES BASED ON THE PROGRAM "HANDS ON"

Resumos

No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino.

Educação de Jovens e Adultos; Ensino de ciências; Alfabetização científica


The objective of this work is to promote scientific literacy in Adult and Youth Education through activities guided by the investigative methodology of the "Mão na Massa" ["Hands-On"] project. For this purpose, the activities were related to the buoyancy of objects, which involves concepts such as density, pressure, contact surface, among others. For data analysis, the Scientific Literacy indicators, proposed by Sasseron and Carvalho, were used as theoretical reference. We aim to identify in the students' speech and drawings evidence of the use of such indicators, and then to verify whether the scientific literacy was favored by the proposition. The activities were well received by students and the results pointed to the need of improvement in the quality of the Science Education practiced in this teaching modality.

Youth and Adults Education; Science education; Scientific literacy


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ATHAYDE, B. C., et al. ABC na Educação Científica/Mão na Massa - Análise de Ensino de Ciências com Experimentos na escola fundamental pública paulista. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais...Bauru:ENPEC, 2003.
  • BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2002.
  • CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Unijuí, 2000.
  • COSTA, A. Ciências e Interação. Curitiba: Positivo, 2006.
  • FURIÓ, C., et al. Finalidades de la enseñanza de las ciencias en la secundaria obligatoria. Alfabetización científica o propedéutica? Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 3, p. 365-376, 2001.
  • MOURA, T. M. M. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: Realidade, desafios, e perspectivas atuais. Práxis Educacional, v. 5, n. 7, p. 45-72, 2009.
  • PELUSO, T. C. L. Diálogo e Conscientização: Alternativas Pedagógicas nas Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. 130f.
  • SÁ, L. P., et al. Análise das Pesquisas sobre EJA nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8.; CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 1., 2011, Campinas. Anais... Campinas:ENPEC, 2011.
  • SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
  • MEC. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e inclusão (SECADI). Trabalhando com a educação de jovens e adultos: alunos e alunas da EJA. Brasília: MEC, 2006.
  • SCHIEL, D.; ORLANDI, A. S. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação. São Carlos: CDCC/Compacta Gráfica e Editora Ltda, 2009.
  • VILANOVA, R.; MARTINS, I. Educação em Ciências e Educação de Jovens e Adultos: Pela Necessidade do Diálogo entre Campos e Práticas. Ciência & Educação, v. 14, n. 2, p. 331-346, 2008.
  • VIVAS, A. S.; TEIXEIRA, R. R. P. A alfabetização científica no ensino de física para a educação de jovens e adultos: Uma experiência com o chuveiro elétrico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 18., 2009, Vitória. Anais... Vitória: SNF, 2009.
  • 1
    Luan da Costa Ramos - Mestrando em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais pela Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: luanc.ramos@hotmail.com
  • 2
    Luciana Passos Sá - Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Adjunta no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: lucianapsa@gmail.com

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    15 Fev 2012
  • Aceito
    27 Ago 2012
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br