2006 |
“O relato de uma tempestade anunciada: histórias de cura de um lama tibetano” (Nina ACL10) |
Pesquisa realizada - USP |
Relatar um episódio ocorrido na floresta amazônica por ocasião da visita do lama tibetano. |
Floresta amazônica, comunidade de Suruacá, em Santarém (Pará). |
Remédio tibetano inserido na boca do paciente, que foi assoprado pelo curador. |
Estudo etnográfico (relato de caso). |
2006 |
“Cura espiritual, biomedicina e intermedicalidade no Santo Daime”. (De Rose IS11) |
Tese de Doutoramento em Antropologia. UFSC |
Compreender a inserção de pessoas oriundas da área da saúde em uma comunidade daimista reconhecida como centro de cura. |
Comunidade do Santo Daime Céu da Mantiqueira, próxima à cidade de Camanducaia, Minas Gerais. |
Rituais daimistas direcionados especificamente para a cura, como os trabalhos de Cura e Mesa Branca, associados a práticas da biomedicina. |
Estudo etnográfico. |
2007 |
“Segura na mão de Deus e vai’: tratamentos clínicos espíritas e suas condições de felicidade” (Garcia SR12) |
Tese de Doutoramento em Psicologia Clínica e Cultura / UnB |
Analisar em que condições os tratamentos clínicos realizados em instituições espíritas ou por médiuns curadores autônomos são considerados bem-sucedidos pelos pacientes. |
Casa de Dom Inácio de Loyola, Abadiânia (GO); Recinto de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, Gama (DF); Comunhão Espírita de Brasília (DF); igreja São Camilo, Brasília; consultório de Reiki em Brasília; hotel fazenda no município de Padre Bernardo (GO). |
Sessão ou sessões de cirurgia espiritual sem corte; sessão de Do-in com caneta “Bic”; “passes” e prescrições dietéticas e rituais; cirurgia espiritual à distância e prescrições dietéticas e rituais. |
Estudo etnográfico. |
2008 |
“O uso da Ayahuasca e a experiência de ‘transformação’ de ex-usuários de drogas no contexto religioso da União do Vegetal” (Ricciardi GS13) |
Dissertação de Mestrado em Antropologia Social. UFBA |
Elucidar como ocorre a experiência de transformação e reordenamento de ex-usuários de drogas no contexto religioso na União do Vegetal. |
Uma unidade administrativa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, chamada Núcleo Estrela da Manhã, em Abrantes, Camaçari (BA). |
Participação regular no ritual de Ayahuasca com danças, ingestão de chá etc. |
Estudo etnográfico (observação participante). |
2008 |
“Entre a ‘cultura surda’ e a cura da surdez: análise comparativa das práticas da Igreja Batista e da Igreja Internacional da Graça de Deus no Brasil” (Silva CAA, Teixeira JM14) |
Tese de Doutoramento em Antropologia. USP |
Análise comparativa entre duas atividades missionárias dirigidas a surdos no Brasil, realizadas por igrejas protestantes. |
Igrejas batistas vinculadas à Convenção Batista Brasileira e sede da Igreja Internacional da Graça de Deus, em São Paulo (SP). |
Imposição de mãos, orações etc. |
Estudo etnográfico (análise comparativa de cunho antropológico). |
2008 |
“Uma fenomenologia da cura espiritual: estudo de caso na pesquisa fenomenológica” (Moraes C15) |
Tese de Doutoramento em Ciências das Religiões. UnB |
Contribuir para a compreensão da cura de um processo depressivo por via religiosa/espiritual. |
Relatos de cura à pesquisadora através de entrevistas realizadas na Universidade de Brasília, DF. |
Participação em “missa de cura” da Renovação Carismática Católica. |
Estudo descritivo fenomenológico. |
2009 |
“As cirurgias espirituais como prática terapêutica – estudo de caso” (Couras RN16) |
Tese de Mestrado em Ciências das Religiões. UFPB |
Investigar as cirurgias espirituais, suas consequências na saúde e as experiências vividas por pessoas em um determinado centro espírita. |
União Espírita Diogo de Vasconcelos Lisboa, em João Pessoa, PB. |
“Cirurgia espiritual”; uso posterior de “curativos espirituais”; dieta alimentar e uso de fitoterápicos. |
Estudo etnográfico (estudo de caso). |
2009 |
“Violência simbólica no campo da saúde: relato de um caso de cura espiritual em um espaço terapêutico híbrido” (Puttini RF17) |
Tese em Doutoramento em Medicina. UNICAMP |
Examinar as relações de forças entre os agentes e as práticas médicas e religiosas no interior de uma instituição filantrópica e apresentar as regras do jogo que fundamentaram a construção de um espaço terapêutico híbrido. |
Hospital psiquiátrico filantrópico administrado por um grupo espírita kardecista no estado de São Paulo. |
Reunião mediúnica com comunicação com um espírito ligado ao paciente. |
Artigo de cunho sociológico na linha da teoria social de Pierre Bourdieu. |
2010 |
“Cura e reencarnação: o processo de ‘cura espiritual’ no Santo Daime” (Greganich J18) |
Dissertação de Mestrado em Antropologia. UFRGS |
Analisar o processo de cura na religião ayahuasqueira mediante o estudo de caso de um centro do Santo Daime. |
Igreja “Céu de São Miguel”, no município de Picada Verão, próximo a Porto Alegre (RS). |
Ritual religioso com ingestão do chá ayahuasca, cantos, danças etc. |
Estudo etnográfico (estudo de caso). |
2010 |
“A cura pela fé: crenças, saberes, práticas e poderes no mundo rural do nordeste” (Van Oosterhout MC19) |
Tese de Doutoramento em Sociologia / UFPE |
Analisar a cura religiosa no catolicismo popular e contemporâneo. |
Populações rurais e seus santuários em algumas pequenas cidades no interior da Paraíba. |
Cura pela devoção, pela oração e por intervenção direta de curadores (agentes de cura). |
Estudo etnográfico. |
2011 |
“A perspectiva da cura como agente motivador do processo de conversão nos rituais da umbanda” (De Bessa EAC20) |
Trabalho apresentado no XII Simpósio da ABHR, 31/05 – 03/06 de 2011, Juiz de Fora (MG) / UFC |
Investigar o caráter curativo como advento de motivação na vida de pessoas que se tornam adeptas da umbanda. |
Terreiros de umbanda no Ceará e Associação dos Umbandistas do Ceará. |
Rituais Bori, “lavagem de cabeça” e “batismo” (ritos de passagem purificadores); gira (ritual de cura); intervenção de orixá e tratamento base de ervas, com chá de colônia em favor de Iemanjá. |
Estudo etnográfico. |
2011 |
“Cura encantada: medicina tradicional e biomedicina entre os Pankararu do Real Parque em São Paulo” (Lopes RCC21) |
Dissertação de Mestrado em Enfermagem / UNIFESP |
Descrever como ocorre a intersecção das práticas da medicina tradicional entre os indígenas Pankaruru. |
Comunidade de indígenas Pankaruru que vivem na favela Real Parque, em São Paulo, SP. |
Benzimentos, rezas. |
Estudo etnográfico. |
2012 |
“Oralidades em tempos de possessões afroindígenas” (Silva JS, Pacheco AS22) |
Tese de Doutoramento em Antropologia. UFPA |
Investigar os “fenômenos sobrenaturais” que teriam ocorrido em uma vila paraense. |
Vila Socorro, entre os municípios de Capanema e Traquateua, no nordeste do Pará. |
Práticas mágico-terapêuticas exorcistas. |
Estudo etnográfico. |
2013 |
“É Deus quem cura: um estudo sobre as curas espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola” (Alves NG23) |
Dissertação de Mestrado em Antropologia Social / UFG |
Investigar o sistema ritual espírita. |
Casa de Dom Inácio de Loyola, Abadiânia, GO. |
Cirurgias espirituais com corte e sem corte; orações, meditação etc. |
Estudo etnográfico. |
2013 |
“Efeito da prece sobre a ansiedade de pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico” (Carvalho CC24) |
Dissertação de Mestrado em Enfermagem / UNIFAL-MG |
Avaliar o efeito da prece sobre a ansiedade de pacientes com câncer em tratamento de quimioterapia. |
Setor de internação da Casa de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Alfenas, MG. |
Preces (de intercessão e de petição) rezadas pelo examinador e ao mesmo tempo ouvidas em fone de ouvido, em formato digital, pelos pacientes, sendo repetidas por estes. |
Estudo epidemiológico quase experimental. |
2013 |
“Práticas terapêuticas populares e religiosidade afro-brasileira em terreiros no Rio de Janeiro: um diálogo possível entre saúde e antropologia” (Mello MLB25) |
Tese de doutoramento em Saúde Pública / FIOCRUZ- RJ |
Compreender as relações da religiosidade com a saúde e os processos de cura no campo afrorreligioso. |
Terreiros de Umbanda e Candomblé no Rio de Janeiro, RJ. |
Rituais orixás não especificados. |
Estudo etnográfico. |
2013 |
“Na busca da cura do corpo, a oração opera milagres: uma discussão sobre eficácia simbólica, perspectivismo, cura e religião” (Silva IJ, Maués RH26) |
Tese de Doutoramento em Ciências Sociais. UFPA. |
Descrever, compreender e interpretar o caso de uma jovem com teratoma ovariano. |
Um hospital de referência para tratamento de câncer em Belém, PA. |
Cultos privados com preces cristãs de petição e leitura da Bíblia. |
Estudo etnográfico. |
2013 |
“Diálogo entre religiosidades espíritas e terapias alternativas: as práticas e crenças da apometria em Juiz de Fora” (Mendonça IMF27) |
Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião / UFJF |
Elucidar a relação entre terapias religiosas e a apometria, uma terapia de cura espiritual. |
Grupo Apométrico Elos de Amor e Paz, em Juiz de Fora, MG. |
Sessões de apometria, espécie de técnica psicoterapêutica espírita baseada na emissão de “pulsos magnéticos”. |
Estudo etnográfico. |
2014 |
“A relação entre saúde e cultura nas práticas terapêuticas da Umbanda em Fortaleza-CE e no Rio de Janeiro-RJ” (Holanda VMS, Mello ML28) |
Tese de Doutoramento em Ciências Sociais, UFRN/ FIOCRUZ RJ |
Compreender os processos de saúde-doença em terreiros de Umbanda em Fortaleza e no Rio de Janeiro. |
Terreiros de Umbanda em Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro (RJ). |
Rituais umbandistas com prescrições dietéticas. |
Estudo etnográfico. |
2015 |
“A globalização da cura espírita: Biomedicina, João de Deus e seus seguidores australianos” (Rocha C29) |
Artigo / University of Western Sidney |
Descrever e analisar uma unidade de cura da medicina alternativa brasileira. |
Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, GO. |
Cirurgia espiritual sem corte e uso de “camas de cristal”, tipo de terapia alternativa (Nova Era). |
Estudo etnográfico. |
2015 |
“Spiritual treatment for depression in Brazil: an experience from spiritism” (Lucchetti ALG, Peres MFP, Vallada HP, Lucchetti G30) |
Dissertação de Mestrado em Psiquiatria. USP |
Descrever o tratamento espiritual para depressão. |
Federação Espírita de São Paulo, em São Paulo (SP). |
Educação, desobsessão e passes. |
Estudo etnográfico. |
2015 |
“Orixás e guias espirituais como médicos do espaço: rituais e experiências de cura na Comunidade Espiritualista Alvorada (Juiz de Fora – Minas Gerais) ” (Barbosa DS31) |
Dissertação de mestrado em Ciência da Religião / UFJF |
Descrever os rituais de cura e de cuidado de médiuns em um terreiro de Umbanda. |
Comunidade Espiritualista Alvorada, em Juiz de Fora, MG. |
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Estudo etnográfico. |