Acessibilidade / Reportar erro
Abrir menu
Brasil
Lista alfabética de periódicos
Lista temática de periódicos
Busca
Métricas
Sobre: Brasil
Contatos
SciELO.org - Rede SciELO
Coleções nacionais e temáticas
Lista alfabética de periódicos
Lista de periódicos por assunto
Busca
Métricas
Acesso OAI e RSS
Sobre a Rede SciELO
Contatos
Blog SciELO em Perspectiva
Open Access
Revista Brasileira de Educação Especial
Publicação de:
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Área:
Ciências Humanas
Versão impressa ISSN:
1413-6538
Versão on-line ISSN:
1980-5470
Español
English
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
home do periódico
todos os números
« Número anterior
Número atual
Número seguinte »
buscar
métricas
todos
« número anterior
número atual
buscar
métricas
Compartilhe
Outras redes sociais
Google+
LinkedIn
Reddit
StambleUpon
CiteULike
Mendeley
Nossa Missão
Difundir conhecimento em educação especial.
Número mais recente
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Press-releases
2019-12-09 15:00
Quantos de nós veem? Nova “gramática visual” auxilia na criação de vídeos em línguas de sinais
2019-10-17 15:00
Qual o papel da escola no uso da LIBRAS para educação de surdos?
2018-08-21 15:00
Autoeficácia docente: escala de avaliação específica para professores de alunos com autismo
2018-07-30 15:00
A atuação de professores de Educação Física com alunos portadores de deficiência auditiva
Artigos mais recentes
Impactos do TDAH à Adolescência: Revisão Sistemática de Literatura
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Ensino de Comportamentos Pré-Requisito do Empatizar para Crianças Autistas: uma Revisão de Escopo
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Materiais Acessíveis para o Ensino de Matemática para Educandos com deficiência visual: uma revisão de literatura
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Análise de Apoios Catalães para Jovens Adultos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo no Contexto Brasileiro
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Análise de Apoios Catalães para Jovens Adultos com Deficiência Intelectual e/ou Autismo no Contexto Brasileiro
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Em Defesa de Escolas Bilíngues de Surdos: Interlocuções dos Movimentos de Resistência em Portugal e Brasil
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Necessidades Formativas do Professor Frente à Demanda de Alunos da Educação Especial em Classes Comuns
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Altas Habilidades ou Superdotação em um Instituto Federal: dos Anseios dos Gestores à Construção de Formação Continuada
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Relação entre a Ficha de Observação do Desenvolvimento Mental da Criança de Helena Antipoff e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Recontextualização do Texto da Política de Inclusão de Estudantes com Deficiência: os (Des)Caminhos da Educação inclusiva
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
La Figura del Intérprete en Lengua de Señas Chilena: Estado Actual y Desafíos en el Contexto Escolar
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Pessoa com Deficiência Intelectual e o Ambiente de Trabalho
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
O Homem Que Calculava em Libras: Tradução, Contação de História e Matemática
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
O Impacto da Consciência Morfológica na Leitura e na Ortografia
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Prática Pedagógica, Contextos Físicos e Sociais: Implicações Para a Inclusão
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Cenas Musicais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João Del-Rei (MG): uma Leitura Fenomenológica das Aulas de Musicalização para Crianças com Diversidade Funcional Intelectual
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Continue lendo »
Notícias
2024-07-24 13:00:10
Os 115 anos das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, reflexões sobre o modelo atual e o futuro dos periódicos científicos
Reflexões sobre o atual cenário das grandes editoras, do aparecimento das editoras “caçadoras de dinheiro” e dos periódicos qualificados, que não cobram por publicação e que tentam sobreviver diante de um modelo científico que valoriza métricas em um ciclo vicioso tanto para pesquisadores, instituições, periódicos e agências de fomento. …
Continue lendo »
2024-07-10 13:00:07
Trans/Form/Ação adere oficialmente aos preprints como modalidade de submissão
Em continuidade às comemorações dos seus 50 anos, a Trans/Form/Ação passa a receber preprints como modalidade de submissão. Este modelo piloto busca incentivar o debate científico e o aprimoramento de textos de interesse filosófico. Doutores ou doutorandos aprovados em exame de qualificação podem submeter seus manuscritos em fluxo contínuo. …
Continue lendo »
2024-07-03 17:00:04
Estudo bibliométrico sobre a adoção de práticas de ciência aberta revela altas pontuações para periódicos do Brasil e periódicos indexados no SciELO
Desde 2019, o SciELO tem defendido a adoção de práticas de ciência aberta que servem para aumentar a transparência e o rigor científico da ciência publicada. Um estudo recente oferece um vislumbre da adoção dessas medidas entre as publicações ibero-americanas. …
Continue lendo »
2024-06-14 18:00:03
Como traduzir escrita acadêmica para podcasts usando IA generativa [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em junho/2024]
Um dos benefícios da IA generativa é a capacidade de transformar uma mídia de texto para fala, para imagens e para vídeo. Neste post, Andy Tattersall explora um aspecto dessa habilidade, transformando seu arquivo de posts em podcast, o Talking Threads, discute como e porque isso poderia ser benéfico para a comunicação de pesquisa. …
Continue lendo »
2024-06-07 17:00:40
Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas
A trajetória da Educação em Revista reflete seu compromisso com a publicação científica de qualidade. Este editorial aborda suas transformações na gestão científica, adaptação tecnológica, internacionalização e adesão à Ciência Aberta, discutindo a necessidade de profissionalização da editoria de periódicos científicos brasileiros para garantir sustentabilidade financeira e científica nacional e internacionalmente. …
Continue lendo »
2024-06-07 13:00:46
A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia
O crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil, associado aos altos índices de evasão nesta modalidade, trazem a necessidade de renovação dos modelos de gestão escolar, visando a permanência dos estudantes até sua diplomação. A partir de uma análise dos cursos de pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, pesquisadores desenvolveram diretrizes alternativas para garantir a permanência estudantil. …
Continue lendo »
2024-06-06 17:00:18
Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações
Em busca de uma alternativa para o laborioso processo de correção de redações, mais especificamente em relação à identificação de fuga ao tema em redações, pesquisadores desenvolveram uma plataforma de feedback de textos que simula as diretrizes e notas do ENEM, o CRIA (Corretor de Redações por Inteligência Artificial). A ferramenta já está sendo utilizada por estudantes e profissionais da educação. …
Continue lendo »
2024-06-06 13:00:49
Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?
A expansão educacional, marcada pela tensão entre meritocracia e pragmatismo no acesso ao ensino superior, confronta as aspirações e realidades dos jovens, especialmente os de origem popular, em meio à erosão das noções tradicionais de carreira e estabilidade. Enquanto alguns buscam qualquer diploma como meio de mobilidade social, outros visam carreiras específicas, tentando se adaptar diante de obstáculos. …
Continue lendo »
2024-06-05 13:00:28
Práticas pedagógicas para a permanência estudantil
A Educação Profissional vem passando por transformações, de modo que as escolas são desafiadas a ressignificarem a forma como mantêm um elo com a sociedade. A evasão discente é um dos grandes problemas enfrentados, e as práticas pedagógicas têm como objetivo proporcionar um maior envolvimento do discente com a instituição. …
Continue lendo »
2024-06-04 13:00:02
Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena
A avaliação por pares aberta é fundamental para assegurar a integridade e a qualidade da pesquisa acadêmica, permitindo mais transparência e colaboração. De acordo com as pesquisadoras, o processo dialógico entre autores e pareceristas e a troca de saberes resultante garantiu um aprimoramento significativo da pesquisa. …
Continue lendo »
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail:
revista.rbee@gmail.com
Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Abrir menu
Brasil
Revista Brasileira de Educação Especial
Número atual:
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 30, Publicado: 2024
Números
• todos
« anterior
atual
próximo »
Periódico
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
Contato
×
Close
Mensagem
×
Close
Mensagem