Resumos
Ao se procurar estudar a capacidade de troca de cations (T) da matéria orgânica do solo, verificou-se que o método mais adequado para êsse estudo era o do acetato de amônio. Para êsse processo procurou-se adaptar a percolação, como é utilizada na Seção de Agrogeologia, verificando-se que o emprêgo da relação 1 (pêso de solo) : 5 (volume de solução de acetato de amónio) é adequada para deslocar as bases e os Hidrogênios substituíveis. Após lavagens do solo com quatro porções de 25 ml de álcool etílico a 95%, o deslocamento do amônio adsorvido é feito com uma solução N em NaCl e 0,005N em HCl, na relação de 1 (pêso de solo) : 5 (volume do extrator). Verificou-se que o manuseio da amostra, quando se empregam os tubos percoladores é pequeno e o inconveniente da lentidão do processo pode ser evitado pelo emprêgo de tubo mais largos. As diferenças entre os resultados obtidos pelo processo do acetato de cálcio + KCl para determinar T-S (donde se obtém T) e os determinados pelo processo do acetato de amônio, são devidas ao maior poder de extração do H+ + Al+++ do primeiro extrator, não existindo relação com a soma das bases, pH e matéria orgânica do solo. Os diferentes processos levam a obter valores crescentes da capacidade de troca de cations na seguinte ordem: processo do acetato e amônio, processo do acetato de cálcio (a partir das titulações), processo do acetato de cálcio (calculando-se pela equação hiperbólica) e processo do acetato de cálcio + KCl.
The use of percolation tubes for extraction of exchangeable bases from the soil is a routine in this laboratory. The present paper deals with the use of the same technique for determining the exchange capacity of soils, employing the ammonium acetate method. The proper ratio of soil to volume of extracting solution was determined. The differences between the methods employing calcium acetate and ammonium acetate are mainly the higher H+ and Al+++ extraction given by the former.
Observações sôbre métodos de determinação da capacidade de troca de cations do solo(* (* ) Agradecemos a colaboração do engenheiro-agrônomo A. Conagin, da Seção de Técnica Experimental, pelas sugestões oferecidas. )
Observations on methods of determining the exchange capacity of soils
F. da Costa Verdade
Engenheiro-agrônomo, Seção de Agrogeologia, Instituto Agronômico
RESUMO
Ao se procurar estudar a capacidade de troca de cations (T) da matéria orgânica do solo, verificou-se que o método mais adequado para êsse estudo era o do acetato de amônio. Para êsse processo procurou-se adaptar a percolação, como é utilizada na Seção de Agrogeologia, verificando-se que o emprêgo da relação 1 (pêso de solo) : 5 (volume de solução de acetato de amónio) é adequada para deslocar as bases e os Hidrogênios substituíveis. Após lavagens do solo com quatro porções de 25 ml de álcool etílico a 95%, o deslocamento do amônio adsorvido é feito com uma solução N em NaCl e 0,005N em HCl, na relação de 1 (pêso de solo) : 5 (volume do extrator). Verificou-se que o manuseio da amostra, quando se empregam os tubos percoladores é pequeno e o inconveniente da lentidão do processo pode ser evitado pelo emprêgo de tubo mais largos.
As diferenças entre os resultados obtidos pelo processo do acetato de cálcio + KCl para determinar T-S (donde se obtém T) e os determinados pelo processo do acetato de amônio, são devidas ao maior poder de extração do H+ + Al+++ do primeiro extrator, não existindo relação com a soma das bases, pH e matéria orgânica do solo.
Os diferentes processos levam a obter valores crescentes da capacidade de troca de cations na seguinte ordem: processo do acetato e amônio, processo do acetato de cálcio (a partir das titulações), processo do acetato de cálcio (calculando-se pela equação hiperbólica) e processo do acetato de cálcio + KCl.
SUMMARY
The use of percolation tubes for extraction of exchangeable bases from the soil is a routine in this laboratory. The present paper deals with the use of the same technique for determining the exchange capacity of soils, employing the ammonium acetate method. The proper ratio of soil to volume of extracting solution was determined.
The differences between the methods employing calcium acetate and ammonium acetate are mainly the higher H+ and Al+++ extraction given by the former.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
LITERATURA CITADA
Recebido para publicação em 28 de abril de 1956.
- 1. CATANI, R. A. & GALLO, J. R. Avaliação da evigência em calcário dos solos do Estado de São Paulo mediante correlação entre o pH e a porcentagem de saturação em bases. Rev. Agric, Piracicaba 30: 49-60. 1955.
- 2. KAPPEN, H. über die Aziditätsformen des Bodens und ihre Pflanzen physiologische Bedeutung. Landw. Versuchs St. 106:277-307. 1920
- 3. ________ II. Methods for the determination of hidrolytic acidity. In Transactions of the second commission of the International Society of Soil Science. B: [179]-180. 1927.
- 4. PAIVA, J. E. (neto). Determinação do valor T-S na Terra Roxa legítima e a aplicação da fórmula de Vageler. Bragantia 2:[339]-353. 1942.
- 5. ________ & DE JORGE, W. Estudo preliminar do sistema água-solo-planta no Estado de São Paulo. In Reunião brasileira de Ciência do Solo, l.Ş, Rio de Janeiro, 1947. Anais. Rio de Janeiro, Soc. bras. Sci. Solo, 1950. p. [59]-78.
- 6. ________, CATANI, R. A., QUEIROZ, M. S. & KÜPPER, A. Contribuição ao estudo dos métodos analíticos e de extração para a caracterização química dos Solos do Estado de São Paulo. In Reunião brasileira de Ciência do Solo, 1.Ş, Rio de Janeiro, 1947. Anais. Rio de Janeiro, Soc. Bras. Sci. Solo, 1950. p. [79]-108.
- 7. PEECH, M. Determination of exchangeable cations and exchange capacity of soils. Rapid micromethods utilizing centrifuge and spectrophotometer. Soil Sci. 59:25-38. 1945.
- 8. PIPER, C. S. Soil and plant analyss. New York, Interscience Publishers, Inc., 1950. p. [154]-196.
- 9. SCHOLLENBERGER, C. J. & SIMON, R. H. Determination of exchange capacity and exchangeable bases in soil-ammonium acetate method. Soil Sci. 59:1324. 1945.
- 10. VERDADE, F. C. Influência da matéria orgânica na capacidade de troca de bases do solo. Bragantia 15: [35]-42. 1956.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Maio 2010 -
Data do Fascículo
1956
Histórico
-
Recebido
28 Abr 1956