Resumos
Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.
Grupo; processo grupal; aprendizagem; instituição; poder
Introduce the theories about group learning process, focusing the role of the conductor as a mediator between the group and the social context. Attempt to understand how the expectance of the roles and the power's relationship established between the group and the institution could be related to the leaming process from a lived process ofa student's group from a particular college's postgrado course. One conclude, principally, that the power's relationship could have been determinant to dialetical process occurred on the group.
Group; Group Process; Leaming; Institution; Power
Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem
The group and the institution: power's relationship on dialetic of a group learniog process
Shirley Martins de Macêdo
Mestranda em Psicologia Clínica pela Pontificia Universidade Católica de Campinas, Apoio: CAPES
Endereço para correspondência
RESUMO
Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.
Palavras-chave: Grupo, processo grupal, aprendizagem, instituição, poder.
ABSTRACT
Introduce the theories about group learning process, focusing the role of the conductor as a mediator between the group and the social context. Attempt to understand how the expectance of the roles and the power's relationship established between the group and the institution could be related to the leaming process from a lived process ofa student's group from a particular college's postgrado course. One conclude, principally, that the power's relationship could have been determinant to dialetical process occurred on the group.
Keywords: Group, Group Process, Leaming, Institution, Power.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- Boris, G.D.J.B - O Processo de Cooperação na Psicoterapia de Grupo em Gestalt-Terapia. Dissertação de Mestrado. Fortaleza: UFCE,
- Davis, J.H. - Produção do Grupo. São Paulo: Ed. USP, 1973.
- Feder, R. & Ronall, R. - Além da Cadeira Quente: Abordagens Gestálticas a Grupos. Introdução e Seção I. Maceió: texto sob revisão (s.d.
- Fonseca, A.H.L da - "Introdução"; "Instituição, Poder e Vida"; "Do Resgate da Incerteza e Recriação da Competência". In Rogers, C.R. et all - Em Busca de Vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa. São Paulo: Summus,1983,p.135-189.
- ________ Grupo: Fugacidade, Ritmo e Forma - processo e facilitação na Psicologia Humanista. São Paulo: Ágora, 1988.
- Foulkes, S.H. e Anthony, E.J. - Psicoterapia de Grupo: a abordagem psicanalítica. Rio de Janeiro, BUP, 1977.
- Ribeiro, J.P. - Gestalt-Terapia: o processo grupal. Uma abordagem fenomenológica da teoria do campo e holística. São Paulo: Summus, 1994.
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Jun 2015 -
Data do Fascículo
1998