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COVID-19 nas prisões: validação de um inquérito de conhecimento, atitude e prática

COVID-19 en las cárceles: validación de un estudio de conocimiento, actitud y práctica

Resumo

Objetivo

Validar um inquérito de conhecimento, atitude e prática sobre medidas preventivas da COVID-19 para os funcionários do sistema penitenciário, fundamentado na teoria ambientalista.

Métodos

Estudo metodológico desenvolvido em quatro etapas: estabelecimento da estrutura conceitual, elaboração do instrumento, validação do conteúdo por juízes e avaliação da aparência pelo público-alvo. O conteúdo de cada item foi validado quanto a objetividade, clareza e relevância. A aparência do inquérito foi avaliada quanto ao objetivo, a organização, ao estilo da escrita e a motivação. Utilizou-se o coeficiente de validação de conteúdo para avaliar a concordância entre os juízes e entre o público-alvo. Os dados foram analisados por meio de distribuições brutas, percentuais, medidas de posição e de dispersão. O índice alfa de Cronbach foi utilizado para analisar a consistência das avaliações dos juízes e do público-alvo.

Resultados

Quanto ao conteúdo e a aparência, os requisitos avaliados obtiveram concordância superior a 0,9. Na avaliação da consistência, obteve-se índice alfa de Cronbach > 0,9 e > 0,7, quanto ao conteúdo e à aparência, respectivamente, indicando que juízes e público-alvo tenderam a fazer avaliações similares.

Conclusão

O inquérito apresentou validade de conteúdo e aparência para a coleta de dados referentes a conhecimento, atitude e prática sobre prevenção da COVID-19, para os funcionários do sistema penitenciário, indicando que poderá contribuir para o planejamento e a avaliação de ações de educação em saúde.

Prisões; Servidores penitenciários; COVID-19; Infecções por coronavírus; Educação em saúde; Estudos de validação; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde

Resumen

Objetivo

Validar un estudio de conocimiento, actitud y práctica sobre medidas preventivas de COVID-19 para los empleados del sistema penitenciario, fundamentado en la teoría ambientalista.

Métodos

Estudio metodológico llevado a cabo en cuatro etapas: establecimiento de la estructura conceptual, elaboración del instrumento, validación del contenido por jueces y evaluación de la apariencia por el público destinatario. Se validó el contenido de cada ítem respecto a la objetividad, claridad y relevancia. Se evaluó la apariencia del estudio respecto al objetivo, la organización, el estilo de escritura y la motivación. Se utilizó el coeficiente de validez de contenido para evaluar la concordancia entre los jueces y entre el público destinatario. Los datos se analizaron mediante distribuciones brutas, porcentajes, medidas de posición y de dispersión. Se utilizó el índice alfa de Cronbach para analizar la consistencia de las evaluaciones de los jueces y del público destinatario.

Resultados

Respecto al contenido y a la apariencia, los requisitos evaluados obtuvieron concordancia superior a 0,9. En la evaluación de la consistencia, se obtuvo un índice alfa de Cronbach > 0,9 respecto al contenido y > 0,7 respecto a la apariencia, lo que indica la tendencia de los jueces y del público destinatario a realizar evaluaciones similares.

Conclusión

El estudio presentó validez de contenido y apariencia para la recopilación de datos referentes a conocimiento, actitud y práctica sobre prevención de COVID-19 para empleados del sistema penitenciario, lo que indica que podrá contribuir a la planificación y evaluación de acciones de educación para la salud.

Prisiones; Personal de instituciones correccionales; COVID-19; Infecciones por coronavirus; Educación en Salud; Estudio de validación; Conocimientos, actitudes y práctica en salud

Abstract

Objective

To validate a knowledge, attitude and practice survey on preventive measures against COVID-19 for penitentiary system staff based on environmental theory.

Methods

This is a methodological study developed in four stages: conceptual structure establishment; instrument elaboration; content validity by judges; and appearance assessment by the target audience. The content of each item was validated for objectivity, clarity and relevance. Survey appearance was assessed regarding objective, organization, writing style and motivation. Content validity coefficient was used to assess agreement among judges and the target audience. Data were analyzed using gross distributions, percentages, position and dispersion measures. Cronbach’s alpha index was used to analyze the consistency of judges’ and target audience’s assessments.

Results

Regarding content and appearance, the assessed requirements achieved agreement greater than 0.9. In consistency assessment, a Cronbach’s alpha index > 0.9 and > 0.7 was obtained for content and appearance, respectively, indicating that judges and target audiences tended to make similar assessments.

Conclusion

The survey presented content and appearance validity for collecting data regarding knowledge, attitude and practice regarding COVID-19 prevention for penitentiary system staff, indicating that it could contribute to health education action planning and assessment.

Prisons; Correctional facilities personnel; COVID-19; Coronavirus, infections; Health education; Validation studies; Health knowledge, attitudes, practice

Introdução

Surtos de doenças infecciosas, causadas por vírus respiratórios, têm sido frequentes. Dentre esses surtos, destacam-se a COVID-19, a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a influenza A e a H1N1. Assim, o planejamento para o manejo de doenças pandêmicas deve se basear na probabilidade de que uma nova infecção respiratória seja a causa de uma próxima emergência de doença infecciosa.(11. Barratt R, Shaban RZ, Gilbert GL. Clinician perceptions of respiratory infection risk; a rationale for research into mask use in routine practice. Infect Dis Health. 2019;24(3):169-76.)

O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), causador da COVID-19, é transmitido por meio de gotículas respiratórias ou aerossóis ou pelo contato da mão contaminada com olhos, nariz ou boca. Dessa forma, as principais medidas preventivas recomendadas são: usar máscara; manter o distanciamento social; evitar locais superlotados e com ventilação inadequada; realizar higiene frequente das mãos, com água e sabão ou álcool à 70%; evitar tocar olhos, nariz e boca; fazer higiene e desinfecção de superfícies; e se vacinar.(22. World Health Organization (WHO). Advice for public: Coronavirus disease (COVID-19). Geneva: WHO; 2021 [cited 2023 July 17]. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
https://www.who.int/emergencies/diseases...
,33. Lima EJ, Almeida AM, Kfouri RA. Vaccines for COVID-19 - state of the art. Rev Bras Saude Mater Infant. 2021;21(Suppl 1):13-9.)

As condições ambientais podem prevenir, suprimir ou contribuir para o adoecimento e a morte. Entre os ambientes de risco para transmissão do SARS-CoV-2 estão os presídios e as penitenciárias. As instalações prisionais brasileiras são caracterizadas pela superlotação, por alojamentos com pouca ventilação e por precárias condições de higiene pessoal e ambiental. No período de julho a dezembro de 2021, existiam 466.529 vagas para acomodar 670.714 reeducandos.(44. Brasil. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas Penais. Dados Estatísticos do Sistema Prisional. Brasília (DF): Ministério da Justiça; 2022 [citado 2023 Jul 20]. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/sisdepen
https://www.gov.br/depen/pt-br/servicos/...
) Essas características ambientais aumentam os riscos de transmissão de doenças infectocontagiosas, inclusive da COVID-19.(55. Oliveira IR, Franhani RM, Gobbi DR, Guimarães GS. COVID-19 no sistema penitenciário brasileiro: um desafio à saúde pública. Glob Acad Nurs. 2021;2(Spe.2):e116.)

Segundo os pressupostos da teoria ambientalista de Florence Nightingale, o ser humano é integrante da natureza, cuja saúde pode ser influenciada, positiva ou negativamente, pelo ambiente. A enfermagem contribui na promoção da saúde, ao adaptar o ambiente físico e estimular condições favoráveis ao bem-estar psicológico e social, colocando o indivíduo em melhores condições, para que possa prevenir a doença, resistir ou recuperar-se dela.(66. Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não. Tradução de Amália Correa de Carvalho. São Paulo: Cortez; 1989.)

Considerando que a monitorização do ambiente e as medidas adequadas de higiene podem prevenir a transmissão da COVID-19, este estudo propõe desenvolver, validar e avaliar um inquérito para identificar conhecimento, atitude e prática sobre prevenção da COVID-19, para os funcionários do sistema penitenciário, fundamentado nos princípios que norteiam a teoria ambientalista. Esse inquérito deve oportunizar o diagnóstico educacional desse grupo de pessoas. O conhecimento revela o que as pessoas compreendem sobre determinado tema; a atitude descreve como elas se sentem, a partir de ideias preconcebidas; já a prática, como elas se comportam.(77. Kaliyaperumal K. Guideline for conducting a knowledge, attitude and practice (KAP) study. AECS Illumination. 2004;4(1):7-9.)

O inquérito de conhecimento, atitude e prática fornece informações sobre como o grupo populacional se protege da doença e quais comportamentos de risco possuem. Dessa forma, contribui na identificação do risco de surto da doença e na escolha de intervenções apropriadas.(88. Oliveira ML, Gomes LO, Silva HS, Chariglione IP. Conhecimento, atitude e prática: conceitos e desafios na área de educação e saúde. Rev Educ Saúde. 2020;8(1):190-8.) Mesmo com o fim da pandemia, o instrumento possibilitará a investigação de outras doenças infecciosas de transmissão respiratória, no contexto do cárcere.

Os funcionários do sistema penitenciário foram escolhidos como público-alvo do inquérito de conhecimento, atitude e prática por serem veículo de disseminação do vírus entre o sistema penitenciário e a comunidade.(99. Kinner SA, Young JT, Snow K, Southalan L, Lopez-Acuña D, Ferreira-Borges C, et al. Prisons and custodial settings are part of a comprehensive response to COVID-19. Lancet Public Health. 2020;5(4):e188-) Ademais, foram consideradas as condições de vulnerabilidade da população privada de liberdade, cuja autonomia para praticar as medidas preventivas recomendadas fica condicionada às determinações do poder público.(1010. Simas L, Sánchez A, Ventura M, Diuana V, Larouze B. Análise crítica do modelo de atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade no Brasil. Cad Ibero Am Direito Sanit. 2021;10(1):39-55.)

O ineditismo deste estudo está na adaptação do referencial da teoria ambientalista em um instrumento para investigar conhecimento, atitude e prática sobre prevenção da COVID-19 no sistema penitenciário. Sua relevância decorre da possibilidade de utilização do inquérito para a investigação de outras doenças infecciosas de transmissão respiratória e de sua aplicabilidade para direcionar ações de educação em saúde, além de servir de instrumento de avaliação das intervenções. Pode, ainda, ser utilizado como fonte de consulta para definição das ações preventivas a serem adotadas nas instituições prisionais.

Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo validar um inquérito de conhecimento, atitude e prática sobre medidas preventivas da COVID-19, para os funcionários do sistema penitenciário.

Métodos

Estudo metodológico, fundamentado na teoria ambientalista e no referencial da psicometria, que inclui três polos: teórico, empírico e analítico. Este estudo foi desenvolvido no período de novembro de 2020 a novembro de 2022 e abordou o polo teórico em quatro etapas: estabelecimento da estrutura conceitual; elaboração do instrumento; validação do conteúdo por juízes; e avaliação da aparência, pelo público-alvo.

Para o estabelecimento da estrutura conceitual, foi realizada minuciosa leitura do conteúdo da teoria ambientalista, e foram listados os principais construtos. Posteriormente, realizou-se revisão de escopo, com a finalidade de mapear as medidas preventivas para a COVID-19, recomendadas para o sistema penitenciário. A revisão de escopo seguiu as recomendações do guia internacional Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e do manual proposto pelo Joanna Briggs Institute. Para elaboração do inquérito de conhecimento, atitude e prática, listaram-se os itens do inquérito, correlacionando as medidas preventivas, identificadas na revisão de escopo, aos construtos da teoria ambientalista, a saber: ambiente físico, psicológico e social.(66. Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não. Tradução de Amália Correa de Carvalho. São Paulo: Cortez; 1989.)

Os itens contidos no inquérito foram constituídos por afirmativas que compõem a representação adequada do construto e apresentados conforme os critérios estabelecidos para escalas psicométricas: I – objetividade (expressa comportamentos desejáveis); II – clareza (compreensível à população-alvo); e III – relevância (associação entre o item e a teoria proposta).(1111. Pasquali L. Princípios de elaboração de escalas psicológicas. Rev Psiquiatr Clín. 1998;25(5):206-13.)

Para as etapas de validação do conteúdo e avaliação da aparência, foi enviado um convite, por correio eletrônico, aos juízes participantes e aos funcionários do sistema penitenciário, respectivamente. Todos receberam um link para acesso on-line, por meio da ferramenta Google Forms, ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a um formulário de caracterização do perfil. Os juízes receberam o instrumento de validação do conteúdo e um documento digitalizado, contendo a estrutura conceitual; e os funcionários receberam o instrumento de avaliação da aparência. O prazo de resposta para ambas as etapas foi de 10 dias, prorrogáveis por igual período.

A validação do conteúdo foi realizada por 22 juízes, selecionados intencionalmente e por bola de neve, conforme os critérios adaptados de Fehring, distribuídos em duas categorias: atuantes na docência e atuantes na assistência à saúde. Foram convidados a participar da pesquisa aqueles que atingiram o mínimo de cinco pontos. A busca para a seleção dos juízes foi realizada mediante consulta do currículo na plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e por indicação dos profissionais selecionados.

Os itens do formulário de validação do conteúdo foram julgados individualmente quanto aos mesmos critérios utilizados na elaboração: objetividade, clareza e relevância. Para o julgamento, utilizou-se uma escala do tipo Likert, com as seguintes opções de resposta: “sim”, “não” e “em parte”. Além disso, foi colocado um espaço destinado a comentários e sugestões.

A partir das sugestões dos juízes, realizaram-se modificações na primeira versão do inquérito, dando origem à segunda versão do instrumento. Para a avaliação da aparência, participaram dez funcionários do sistema penitenciário, selecionados por conveniência e bola de neve, indicados pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco.

O formulário de avaliação da aparência foi elaborado para que, após a leitura da segunda versão do inquérito, os funcionários o avaliassem quanto aos seguintes critérios: objetivo (propósito que se deseja atingir com o inquérito); organização (organização geral, apresentação, coerência e formatação das questões); estilo da escrita (características linguísticas e compreensão); e motivação (capacidade de causar impacto, motivação e interesse). Utilizou-se uma escala do tipo Likert, com três opções de respostas e espaço para sugestões, semelhante a do formulário de validação do conteúdo.

A análise de dados da validação do conteúdo e da avaliação da aparência seguiu o mesmo procedimento. A ferramenta Google Forms produziu um banco de dados com as respostas, em formato de planilha do Microsoft Excel®, o qual foi importado para o software Stata, versão 16.0. Para as variáveis de caracterização sociodemográfica e de experiência profissional, realizou-se cálculo de distribuições brutas e percentuais.

Para a análise da concordância, adotou-se o coeficiente de validade de conteúdo, sendo estabelecido valor ≥0,8 para classificar a validade adequada, global e individual dos itens. As respostas foram analisadas considerando desfechos numéricos, sendo atribuído o numeral 1 para as respostas “não”; o numeral 2 para as respostas “em parte”; e o numeral 3 para as respostas “sim”. Na validação de conteúdo, foram realizados cálculos de medidas de posição e de dispersão para cada item do inquérito, em cada componente; e para a avaliação da aparência, os mesmos cálculos para os componentes objetivo, organização, estilo da escrita e motivação.

Na análise da confiabilidade das etapas de validação do conteúdo e avaliação da aparência, foi calculado o alfa de Cronbach, com intervalo de confiança de 95%. Considerou-se aceitável o coeficiente ≥0,70, para avaliar a consistência das avaliações dos juízes e dos profissionais do sistema penitenciário.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob parecer 5.069.205 (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética: 52011421.1.0000.5208).

Resultados

Na validação de conteúdo, a maioria dos 22 juízes tinha identidade mulher cisgênero (95,45%) e faixa etária entre 30 e 39 anos (50%). Houve diversidade na área de formação profissional, tendo sido identificados enfermeiros (59,09%), fisioterapeutas (27,27%), médico (4,55%), odontólogo (4,55%) e enfermeiro e psicólogo (4,55%). Quanto à titulação, 45,45% eram especialistas; 36,36% mestres; e 18,18% doutores. Vinte juízes (90,91%) tinham experiência na assistência a pacientes com COVID-19, 50% tinham experiência na atividade docente e 68,18% desenvolviam ou já desenvolveram pesquisas na área de interesse deste estudo. Quanto aos aspectos objetividade, clareza e relevância, o coeficiente de validade de conteúdo final de cada item foi ≥0,80. A avaliação indicou que os itens propunham a construção do conhecimento, facilitaram o pensamento crítico e estimularam comportamento e atitude desejáveis do público-alvo, tendo sido redigidos de maneira clara e associados corretamente aos ambientes físico, psicológico ou social da teoria ambientalista (Tabela 1).

Tabela 1
Coeficiente de validade de conteúdo dos itens

As respostas obtidas na validação do conteúdo foram submetidas à avalição da consistência, por meio do cálculo do alfa de Cronbach. O aspecto objetividade obteve índice de 0,97; a clareza obteve 0,96; a relevância, 0,98; e o conjunto de itens obteve 0,96, indicando que os juízes tenderam a fazer avaliações similares, e o processo de validação do conteúdo foi consistente. Os juízes contribuíram com 236 comentários e/ou sugestões, que foram analisados e acatados, quando pertinentes e detinham capacidade de influenciar a compreensão ou a resposta (Quadro 1). Foram desconsideradas sugestões de exclusão de itens fundamentadas, exclusivamente, na dificuldade estrutural dos estabelecimentos prisionais, pois, dentre outras, o inquérito tinha por finalidade estimular o pensamento crítico e a adoção de práticas adequadas. Foi acatada a sugestão de substituição do termo “detento” por “reeducando”.

Quadro 1
Descrição das sugestões dos juízes; item após a análise das considerações e aceitação ou recusa das pesquisadoras

A análise dos comentários foi realizada agrupando-se os itens correspondentes nas dimensões “conhecimento”, “atitude” e “prática”. Os ajustes de conteúdo realizados para a dimensão “conhecimento” foram reproduzidos nas demais e, posteriormente, foi elaborada a segunda versão do instrumento, contendo cem itens, que foi apresentada aos funcionários para a avaliação da aparência. Na avaliação da aparência, a maioria dos dez funcionários tinham identidade homem cisgênero (80%), idade média de 41,3 (±3,83) anos, estado civil solteiro (60%), nível de escolaridade graduação (60%), tempo médio de experiência no sistema penitenciário de 8,3 (±2,49) anos, desempenhavam suas atividades em nove estabelecimentos prisionais diferentes e em setores diversos, como pavilhões (20%), departamento psicossocial (10%) e outros (70%). Quanto aos aspectos objetivo, a organização, ao estilo da escrita e a motivação do inquérito, o coeficiente de validade de conteúdo final de cada item foi > 0,80. A avaliação indicou que o inquérito atingiu a meta proposta, estava organizado, tinha a escrita compreensível para o público-alvo e causava impacto, motivação e interesse (Tabela 2).

Tabela 2
Coeficiente de validade de conteúdo da avaliação da aparência

O processo de avaliação da aparência foi submetido à avalição da consistência, por meio do cálculo do alfa de Cronbach. Não foi possível estimar o alfa de Cronbach do estilo da escrita, em razão da baixa variabilidade de avaliações. O aspecto objetivo obteve índice de 0,76; a organização obteve 0,83; a motivação, 0,71, e o conjunto de itens obteve 0,79, indicando que os funcionários tenderam a fazer avaliações similares, e que o processo de avaliação da aparência foi consistente.

Discussão

O instrumento elaborado e validado neste estudo abrangeu as medidas preventivas da COVID-19, para avaliação dos níveis de conhecimento, atitude e prática dos funcionários do sistema penitenciário. O processo de construção considerou a associação entre as medidas preventivas, identificadas na revisão de escopo, e as definições dos construtos de ambiente físico, psicológico e social, descritos na teoria ambientalista.

As teorias estão estruturadas e apresentam visão sistemática dos fenômenos, para explicar ou prever eventos.(1212. George JB. Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. Porto Alegre: Artmed; 2000. 375 p.) O uso de um referencial teórico para subsidiar a construção de um instrumento de coleta de dados irá dotá-lo de características científicas, que direcionarão a prática profissional para escolha de intervenções com resultados efetivos, contribuindo para a assistência sistematizada.(1313. Cheloni IG, Souza CC, Silva JV, Salgado PO, Chianca TC. Construção e validação de instrumento para coleta de dados de enfermagem em ambulatório de quimioterapia. Rev Eletr Acervo Saúde. 2021;13(2):e5676.)

A elaboração dos itens de um instrumento/inquérito deve ser proveniente de uma estrutura conceitual bem estabelecida por uma teoria psicológica, pesquisa anterior ou observação sistemática e análises do domínio relevante do comportamento.(1414. Pasquali L. Psicometria. Rev Esc Enferm USP. 2009;43(Spe):992-9.) Neste estudo, os itens que compuseram o instrumento surgiram a partir das recomendações propostas em documentos oficiais de órgãos competentes, bem como de outras publicações relevantes, mapeadas em uma revisão de escopo, o que torna a estrutura conceitual consistente.

O inquérito foi dividido nas dimensões conhecimento, atitude e prática e nos ambientes físico, psicológico e social, conforme o padrão observado em outros estudos, o que o permite a investigação isolada de cada dimensão.(1515. Lima MA, Cunha GH, Lopes MV, Fontenele MS, Siqueira LR, Ramalho AK. Knowledge, attitude and practice of people with HIV regarding a healthy lifestyle: clinical trial. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210307.,1616. Santos NF, Formiga LM, Silva AK, Mota MD, Bezerra GS, Feitosa LM. Ações de educação em saúde sobre sexualidade com idosos. Saúde Redes. 2017;3(2):162-71.) Além disso, o agrupamento dos itens em medidas preventivas, referentes aos ambiente físico, psicológico e social, facilitará a consulta das medidas a serem adotadas nas instituições prisionais, tendo em vista que os itens foram elaborados por meio da representação adequada do construto.(1717. Pasquali L. Técnicas de exame psicológico: os fundamentos. 2 ed. São Paulo: Vetor; 2016. 300 p.)

Os instrumentos, quando elaborados com rigor metodológico que proporcione alta qualidade e cuja precisão esteja documentada, são importantes para a pesquisa e para a prática clínica. Nesse processo, a validação do conteúdo é fundamental para que o instrumento seja considerado seguro, pois indica em que medida a amostra de itens é apropriada para mensurar o construto.(1818. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed; 2011.)

A validação de conteúdo atestou que o construto e sua representatividade por meio dos itens são coerentes para avaliar o conhecimento, atitude e prática dos funcionários do sistema penitenciário, sobre medidas preventivas da COVID-19. No entanto, apesar do elevado índice de concordância, os juízes demandaram comentários e sugestões que influenciaram a redação e o conteúdo final do inquérito.

O perfil dos juízes deste estudo indicou que, além da titulação, eles tinham experiência na assistência a pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2, evidenciando a expertise para investigar a pertinência dos itens contidos no inquérito. A construção do conhecimento inicia-se pela experiência vivenciada nos momentos de interação com o novo.(1919. Piaget J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. 4a ed. Petrópolis: Vozes; 2003. 424 p.) Então, quando não existe conhecimento científico bem consolidado, a experiência prática assume um grau de importância maior.

Ademais, evidenciou-se uma diversidade de áreas de formação profissional entre os juízes, o que proporcionou a avaliação multiprofissional do inquérito. A abordagem multiprofissional do paciente com suspeita ou confirmação da COVID-19 possibilita pensar em ações estratégicas conjuntas, visando alcançar melhores respostas para as necessidades, em sua totalidade.(2020. Cunha TG, Guimarães AS, Santos TA, Freire LB. Atuação da equipe multiprofissional em saúde, no cenário da pandemia por Covid 19. Health Residencies J. 2020;1(2):1-22.)

A avaliação da aparência atendeu aos objetivos propostos. O perfil do público-alvo indicou um nível de escolaridade elevado, o que era esperado, tendo em vista que são, em sua maioria, servidores públicos concursados. Os participantes possuíam muitos anos de atuação no sistema penitenciário, formações profissionais e funções variadas e atuavam em estabelecimentos prisionais diversos, o que proporcionou uma avaliação da aparência do inquérito com um olhar de funcionários com vivências diversificadas.

Para a análise da confiabilidade da validação do conteúdo e da aparência, foi feita a análise da consistência por meio do índice alfa de Cronbach.(2121. Cronbach LJ. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika. 1951;16(3):297-334.) Neste estudo, o índice alfa de Cronbach se refere à consistência das avaliações dos participantes e indica que eles tenderam a fazer avaliações similares.(2222. Maroco J, Garcia-Marques T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Lab Psicol. 2006;4(1):65-90.) A análise da confiabilidade atingiu os objetivos propostos, indicando que o inquérito tem conteúdo e aparência válidos e que as etapas de validação do conteúdo e de avaliação da aparência foram consistentes.

Como limitação do estudo, destaca-se que as publicações que compuseram a amostra da revisão de escopo foram classificadas no nível de evidência 5 ou 4, pois as pesquisas com maior nível de evidência científica ainda estavam em desenvolvimento. No entanto, a qualidade do conteúdo do inquérito não foi comprometida, uma vez que o inquérito foi validado por especialistas, obtendo elevado coeficiente de validação de conteúdo.

Recomenda-se a aplicação do inquérito com outros profissionais do sistema penitenciário de diferentes localidades nacionais e internacionais para garantir estratégias educacionais específicas a cada realidade. Outra limitação do estudo é que, apesar das etapas prévias de validação do inquérito serem relevantes para as ações de educação em saúde, fazem-se necessários estudos futuros para a realização da validação de construto para avaliar consistência interna e estabilidade do instrumento por meio de análises fatoriais e medidas de confiabilidade, para fornecer uma maior valorização das propriedades de medida do inquérito.

Conclusão

O inquérito para a coleta de dados referentes ao conhecimento, atitude e prática sobre medidas preventivas para a COVID-19 no sistema penitenciário, elaborado a partir de uma estrutura conceitual, mostrou-se válido quanto ao conteúdo e avaliado quanto à aparência, com coeficiente de validade de conteúdo > 0,80. A elevada concordância dos juízes e do público-alvo demonstra que o instrumento está adequado para ser utilizado com a finalidade a que se propõe. Poderá ser utilizado para identificar as práticas realizadas, o risco de surto, a escolha de intervenções e o planejamento e avaliação de ações de educação em saúde específicas. Todavia, em face da atual estrutura dos estabelecimentos prisionais brasileiros, é possível que as recomendações apresentadas nos itens precisem de adequações, o que não significa que não serão executadas, mas adaptadas.

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Editado por

Editor Associado (Avaliação pelos pares): Ana Lucia de Moraes Horta (https://orcid.org/0000-0001-5643-3321) Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jan 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    27 Fev 2023
  • Aceito
    4 Set 2023
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