O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos seus cinquenta anos de existência tem se expandido e buscado inovação com cooperação nacional e internacional.11. Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias 1969/1999. Florianópolis (BR): Insular;1999. Desta feita, a parceria se dá com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), tendo como finalidade - implantar o Programa de Dupla Diplomação para Curso de Graduação em Enfermagem.22. Bento MC, Mendes AMOC, Fernandes A, Amaral AFS, Leitão MNC. Formar Enfermeiros para o futuro: horizonte 2030-2050 [Conference Paper]. In: Encontro Nacional de Enfermagem [Internet], Lisboa, April 2015. 2019 [cited 2019 Feb 01]. Available from: Available from: https://www.researchgate.net/publication/275517359_Formar_Enfermeiros_para_o_Futuro_Horizonte_2030_-_2050
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-55. European Commission. Education and Training. The Bologna Process and the European Higher Education Area [Internet]. 2018 May [cited 2018 Oct 4]. Available from: Available from: https://ec.europa.eu/education/policies/higher-education/bologna-process-and-european-higher-education-area_en
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O que isto significa? Principalmente construir oportunidade para a preparação de lideranças de enfermagem para um mundo global de trabalho, ao mesmo tempo cumprir com a responsabilidade social acerca das políticas públicas, especialmente em saúde e educação.
No contexto da enfermagem brasileira, o Programa de Dupla Diplomação (UFSC/ESEnfC) é pioneiro, porque se trata do primeiro Curso de Graduação em Enfermagem que implantou este programa e, para tanto, cumpriu previamente, todas as exigências legais.
Destarte, o estudante de graduação em enfermagem da UFSC, com bom índice de aproveitamento, poderá conquistar, simultaneamente, dois diplomas - um pela UFSC (Santa Catarina, Brasil) e o outro pela ESEnfC (Coimbra, Portugal). Dois diplomas, um no continente Latino-Americano e, o outro, no continente Europeu. Inovação porque esse programa resulta, também, em oportunidades múltiplas para inserção em redes de pesquisa, construção de projetos multicêntricos, produção de ciência e tecnologias na área da enfermagem.
O cumprimento dos compromissos acadêmicos, pelos estudantes, é acompanhado por meio de reuniões realizadas por Skype® entre os estudantes e a Coordenação do Curso da UFSC. Também ocorre reunião entre a Coordenação do Curso UFSC, o Coordenador das Relações Internacionais e Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC, bem como com os professores orientadores do trabalho de conclusão de curso.
A aprendizagem é expandida visto que o contexto social, político e educacional é diverso, o que contribui para estimular a capacidade dos estudantes de interagir com os representantes das instituições, docentes, enfermeiros e outros estudantes. Assim, as perguntas se multiplicam e os estudantes brasileiros desvelam as oportunidades para aprender mais e melhor, valorizam cada uma no seu devido tempo. Ser estudantes na cidade de Coimbra é ter uma dinâmica de vida peculiar, um mix entre os requerimentos científicos e técnicos da enfermagem, aliados aos encantos culturais de cidade universitária por excelência.
O Programa de Dupla Diplomação é uma inovação em si porque todos aprendem e ensinam pois são diferentes e cada um tem uma contribuição para ser e estar em rede para que a enfermagem seja mais e melhor no contexto global.
REFERENCES
- 1. Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias 1969/1999. Florianópolis (BR): Insular;1999.
- 2. Bento MC, Mendes AMOC, Fernandes A, Amaral AFS, Leitão MNC. Formar Enfermeiros para o futuro: horizonte 2030-2050 [Conference Paper]. In: Encontro Nacional de Enfermagem [Internet], Lisboa, April 2015. 2019 [cited 2019 Feb 01]. Available from: Available from: https://www.researchgate.net/publication/275517359_Formar_Enfermeiros_para_o_Futuro_Horizonte_2030_-_2050
» https://www.researchgate.net/publication/275517359_Formar_Enfermeiros_para_o_Futuro_Horizonte_2030_-_2050 - 3. Brazil. Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução Normativa nº 037/CUn, de 05 de novembro de 2013. Regulamenta no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, o Programa Internacional de Dupla Diplomação em cursos de graduação. Florianópolis/SC; 2013 [cited 2019 Feb 01]. Available from: Available from: http://prograd.ufsc.br/files/2015/12/ResolucaoNormativa_37_DuplaDiplomacao.pdf
» http://prograd.ufsc.br/files/2015/12/ResolucaoNormativa_37_DuplaDiplomacao.pdf - 4. Parlamento Europeu. Relatório, 09 Fev 2002: dispõem sobre o contributo das instituições europeias para a consolidação e progresso do Processo de Bolonha. 2011/2180(INI) [cited 2018 Oct 4]. Available from: Available from: http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+REPORT+A7-2012-0035+0+DOC+XML+V0//PT
» http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+REPORT+A7-2012-0035+0+DOC+XML+V0//PT - 5. European Commission. Education and Training. The Bologna Process and the European Higher Education Area [Internet]. 2018 May [cited 2018 Oct 4]. Available from: Available from: https://ec.europa.eu/education/policies/higher-education/bologna-process-and-european-higher-education-area_en
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
01 Ago 2019 -
Data do Fascículo
2019