Resumos
Considerando-se as especificidades dos problemas éticos em saúde bucal, esta pesquisa objetivou construir uma proposta de Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde (IPE-APS) para a saúde bucal (SB), estudo metodológico desenvolvido por um comitê de juízes. Após levantamento prévio de 32 problemas éticos específicos, fez-se sua equivalência com quarenta itens do IPE-APS: de itens; de semântica e conteúdo; de avaliação dos itens não equivalentes; de avaliação dos problemas específicos não equivalentes. Apontaram-se 18 itens do IPE-APS equivalentes a 17 problemas específicos, confluindo para 16 itens finais. Dos 22 itens não equivalentes, 5 foram mantidos. Incluíram-se os 15 problemas éticos específicos não equivalentes. Evidenciou-se a complexidade do trabalho de equivalência de inventários de natureza ética. Chegou-se à proposta de um IPE-APS-SB de 36 itens.
Palavras-chave
Ética; Bioética; Atenção Primária à Saúde; Saúde bucal; Odontologia
Considering the specificities of ethical problems in oral health, the aim of this study was to develop a proposal for an Inventory of Ethical Problems in Primary Health Care (IPE-APS) for oral health (SB). A methodological study was developed by a committee of judges. Thirty-two previously identified specific ethical problems were matched to the 40 items of the IPE-APS: items; semantics and content; evaluation of unmatched items; evaluation of unmatched specific problems. Eighteen of the items of the IPE-APS were matched to 17 specific problems, converging into 16 final items. Five of the 22 unmatched items were maintained and 15 unmatched specific ethical problems were included. The findings reveal the complexity of matching ethical Inventories. We achieved the aim of proposing a 46-item IPE-APS for oral health.
Keywords
Ethics; Bioethics; Primary health care; Oral health; Dentistry
Llevando en consideración las especificidades de los problemas éticos en salud bucal, esta investigación tuvo el objetivo de construir una propuesta de Inventario de Problemas Éticos en la Atención Primaria de la Salud (IPE-APS) para la salud bucal (SB). Estudio metodológico desarrollado por un comité de jueces. Después de un levantamiento de 32 problemas éticos específicos, se realizó su equivalencia con cuarenta ítems del IPE-APS: de ítems; semántica y de contenido; evaluación de los ítems no equivalentes; evaluación de los problemas específicos no equivalentes. Se señalaron 18 ítems del IPE-APS equivalentes a 17 problemas específicos, confluyendo para 16 ítems finales. De los 22 ítems no equivalentes, 5 se mantuvieron. Se incluyeron los 15 problemas éticos específicos no equivalentes. Se dejó en evidencia la complejidad del trabajo de equivalencia de inventarios de naturaleza ética. Se llegó a la propuesta de un IPE-APS-SB de 36 ítems
Palabras clave
Ética; Bioética; Atención Primaria de la Salud; Salud bucal; Odontología
Introdução
Na Atenção Primária à Saúde (APS), as tecnologias relacionais se superpõem às de maquinário no encontro intersubjetivo profissional-usuários-sistema de saúde, exigindo aguçada sensibilidade e comprometimento éticos dos profissionais. Nas circunstâncias comuns da prática cotidiana, os problemas éticos são mais sutis, mais banalizados e menos dramáticos do que os vivenciados em âmbito hospitalar, portanto mais difíceis de identificação11 Zoboli ELCP, Fortes ACF. Bioética e atenção básica: um perfil dos problemas éticos vividos por enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família, São Paulo, Brasil. Cad Saude Publica. 2004; 20(6):1690-9.. Entende-se aqui por problemas éticos aqueles aspectos ou questões que desencadeiam conflitos de valores morais e que exigem deliberação para sua solução22 Gracia D. Ethical case deliberation and decision making. Med Health Care Philos. 2003; 6(3):227-33.,33 Junges JR, Zoboli ELCP, Patussi MP, Schaefer R, Della Nora CR. Construção e validação do instrumento “Inventário de problemas éticos na atenção primária em saúde”. Rev Bioet. 2014; 22(2):309-17.. Em uma clínica ampliada, de caráter multiprofissional e interdisciplinar, centrada nas necessidades epidemiológicas e sociais, mas também na dialogicidade-comunicação entre os sujeitos44 Frazão P, Narvai PC. Lei n. 11889/2008: avanço ou retrocesso nas competências do técnico em saúde bucal? Trab Educ Saude. 2014; 9(1):109-23.,55 Campos GWS, organizador. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; 2013. Clínica e saúde coletiva compartilhadas: teoria paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde; p. 39-78., a desnaturalização dos problemas éticos representa um desafio e seu desvelamento é necessário à qualificação das ações. Nesse sentido, a Bioética Clínica Amplificada, ramo da Bioética Social, empenha-se desde os anos 2000 na construção e na validação de um Inventário de Problemas Éticos na APS (IPE-APS)66 Porto D, Garrafa V. A influência da Reforma Sanitária na construção das bioéticas brasileiras. Cienc Saude Colet. 2011; 16(1):719-29.,77 Junges JR, Zoboli ELC. Bioética e saúde coletiva: convergências epistemológicas. Cienc Saude Colet. 2012; 17(4):1049-60..
Originalmente, o IPE-APS foi construído como um questionário fechado e estruturado de 41 problemas éticos (itens), base de uma pesquisa feita com médicos (as) e enfermeiros (as) da APS, em São Paulo, em 200311 Zoboli ELCP, Fortes ACF. Bioética e atenção básica: um perfil dos problemas éticos vividos por enfermeiros e médicos do Programa Saúde da Família, São Paulo, Brasil. Cad Saude Publica. 2004; 20(6):1690-9.. Em 2004 e 2005, outro estudo buscou confirmar os problemas identificados e avaliar a necessidade de sua ampliação88 Silva LT, Zoboli ELCP, Borges ALV. Bioética e atenção básica: um estudo exploratório dos problemas éticos vividos por enfermeiros e médicos no PSF. Cogitare Enferm. 2006; 11(2):133-42.. Entre 2005 e 2009, outros dois estudos qualitativos foram realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Saúde-Escola99 Zoboli ELCP. Relación clínica y problemas éticos en atención primaria, São Paulo, Brasil. Aten Primaria. 2010; 42(8):406-1.,1010 Silva LT, Zoboli ELCP. Problemas éticos na atenção primária: a visão de especialistas e profissionais. Rev Bras Bioet. 2007; 3(1):27-39.. Entre 2006 e 2008, buscou-se validar a clareza, a facilidade de leitura e a confiabilidade do constructo, chegando-se à segunda versão do inventário1111 Silva LT. Construção e validação de um instrumento para mensuração de ocorrência de problema ético na atenção básica [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008., utilizada como referência neste artigo. A partir de 2009, fez-se sua validação por meio de técnicas quantitativas, checando sua qualidade e consistência internas1212 Junges JR, Zoboli ELCP, Schaefer R, Della Nora CR, Basso M. Validação da compreensibilidade de um instrumento sobre problemas éticos na atenção primária. Rev Gaucha Enferm. 2014; 35(2):148-56.,1313 Junges JR, Zoboli ELCP, Patussi MP, Schaefer R, Della Nora CR. Construção e validação do instrumento “Inventário de problemas éticos na atenção primária em saúde”. Rev Bioet. 2014; 22(2):309-17.. Além disso, foi feita validação para o contexto da saúde da criança1414 Santos DV, Rosa DOS, Zoboli ELCP, Freitas KS. Adaptação do inventário de problemas éticos para o contexto da saúde da criança. Acta Paul Enferm. 2016; 29(5):586-94. e uma adaptação transcultural para a língua portuguesa de Portugal1515 Amado JDA. Avaliação da ocorrência de problemas éticos em cuidados de saúde primários [dissertação]. Porto: Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa; 2010., entre outras.
No âmbito da saúde bucal (SB), mesmo com expressivo aumento na oferta de serviços na APS e Equipes de Saúde Bucal (ESB), percebe-se uma insuficiente mudança no modelo tradicional de assistência1616 Cangussu MC, Passos-Soares J, Cabral MB. Necessidades e problemas de saúde bucal no Brasil e tendências para as políticas de saúde. In: Chaves SCL, organizadora. Política de saúde bucal no Brasil: teoria e prática. Salvador: EDUFBA; 2016. p. 47-76.,1717 Scherer CI, Scherer MDA. Advances and challenges in oral health after a decade of the “Smiling Brazil” Program. Rev Saude Publica. 2016; 49(98):1-12., impondo-se uma reflexão sobre aspectos éticos. Entretanto, aponta-se um único levantamento de problemas éticos na prática odontológica com análise deontológica dos problemas, seguindo uma concepção convencional e limitada, insuficiente para solucionar os conflitos ético-politicos da APS1818 Amorim AG, Souza ECF. Problemas éticos vivenciados por dentistas: dialogando com a bioética para ampliar o olhar sobre o cotidiano da prática profissional. Cienc Saude Colet. 2010; 15(3):869-78.. Assim, a construção de um IPE-APS voltado à Saúde Bucal (IPE-APS-SB), metodologicamente descrita neste artigo, busca ampliar o leque, a análise dos problemas e sua compreensibilidade da saúde bucal.
Método
Trata-se de estudo metodológico de construção de um IPE-APS voltado ao contexto da saúde bucal, previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UFSC). Pensou-se, inicialmente, em um estudo de adaptação transcultural do IPE-APS. Entretanto, como esse método é solicitado para instrumentos de pesquisa construídos em outra língua, buscou-se o caminho de uma análise de compatibilidade e equivalência1919 Gomes D, Zoboli ELCP, Finkler M. Problemas éticos na saúde bucal, no contexto da atenção primária à saúde. Physis. 2019; 29(2):290-8. com os problemas éticos específicos da SB. Para tanto, foi desenvolvido previamente um levantamento de problemas éticos que contou com a participação de 14 profissionais da APS: sete cirurgiões-dentistas (CD), cinco auxiliares de saúde bucal (ASB) e dois técnicos de saúde bucal (TSB). Por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e posterior Análise de Conteúdo, constataram-se 32 problemas éticos da saúde bucal, agrupados em sete categorias2020 Freire MHS, Arreguy-Sena C, Mu¨ller PCS. Adaptação transcultural e validação de conteúdo e semântica do Difficult Intravenous Access Score para uso pediátrico no Brasil. Rev Lat Am Enferm. 2017; 25:e2920..
Um Comitê de Juízes especialistas, composto pelas duas pesquisadoras principais (trabalho presencial) e pela autora do IPE-APS original (participação virtual), foi responsável pela equivalência de itens, semântica e conceitual2121 Gomes D, Finkler M. Relação entre trabalho especializado e técnico: o caso da ortodontia à luz da bioética clínica amplificada. Interface (Botucatu). 2018; 22(67):1111-22.. Em sucessivas discussões coletivas, esse comitê buscou definir se os diferentes domínios abarcados pelo instrumento padrão-ouro (IPE-APS) seriam relevantes e pertinentes ao contexto da SB, seguindo o percurso metodológico:
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Avaliação de equivalência dos problemas éticos: equivalência direta entre os 40 itens do IPE-APS referência e os 32 problemas éticos levantados na SB.
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Avaliação da equivalência semântica e de conteúdo: foram realizados ajustes na escrita dos itens equivalentes, pensando-se nas realidades da assistência e dos processos de trabalho, bem como na facilidade de compreensão dos problemas.
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Avaliação e definição dos itens do IPE-APS considerados não equivalentes: definiu-se entre a manutenção ou a retirada dos itens não equivalentes, ponderando-se sobre sua pertinência ou não no contexto da SB.
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Avaliação e definição dos problemas éticos específicos da SB considerados não equivalentes: analisou-se a necessidade de retirada ou não de algum problema ético específico.
Resultados
Dos quarenta itens do IPE-APS referência, apenas 18 foram considerados equivalentes a 17 (dos 32) problemas éticos em saúde bucal, os quais foram reagrupados em 16 itens equivalentes. Os demais 22 itens do IPE-APS foram classificados como não equivalentes, assim como os outros 15 problemas éticos específicos da SB. Os 16 itens equivalentes tiveram sua redação reajustada quando necessário a fim de se obter equivalência semântica e de conteúdo, partindo-se da redação original do IPE-APS referência. Considerou-se a semelhança dos problemas éticos e das experiências (situações a serem adequadas ao contexto cultural proposto), sendo acrescentadas explicações ao enunciado original. Equivalências de conteúdo foram necessárias em alguns casos, mantendo-se a equivalência dos problemas éticos, mas alterando-se o foco da ação (Quadro 1).
Equivalência de itens, semântica e de conteúdo entre os problemas éticos em saúde bucal e os itens do IPE-APS referência (e (e) Legendas utilizadas nos quadros: IPE-APS-SB: Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde para a saúde bucal; CD: cirurgião (ã)-dentista; TSB: técnico de saúde bucal; EqSF: equipe de Saúde da Família; ESB: equipe de saúde bucal; ESF: estratégia Saúde da Família; PSF: programa saúde da família, SB: saúde bucal; UBS: Unidade Básica de Saúde; USF: Unidade de Saúde da Família; ACS: agente comunitário de saúde. ) .
Os 15 problemas éticos específicos da saúde bucal, não equivalentes, foram incluídos na proposta de IPE-APS-SB por incorporarem questões específicas não contempladas no IPE-APS referência.
Dos 22 itens do IPE-APS considerados não equivalentes, apenas cinco foram mantidos e adaptados a fim de promover equivalência semântica e de conteúdo (Quadro 2).
A Figura 1 mostra esquematicamente o processo de construção do IPE-APS-SB, totalizando 36 itens.
O Quadro 3 indica a origem dos 36 itens que compõem o IPE-APS-SB, mantendo-se a numeração utilizada na versão do IPE-APS referência e a dos 32 problemas éticos específicos.
Composição do Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde para a saúde bucal - IPE-APS-SB.
Discussão
O processo de construção de um IPE-APS para a saúde bucal evidenciou a complexidade do trabalho de equivalência de inventários de natureza ética, exigindo diversas rodadas de debate no Comitê de Juízes.
Uma dificuldade encontrada relacionou-se à seleção da versão do inventário a ser usada como referência ou padrão-ouro, devido às sucessivas versões validadas do IPE-APS original para diferentes contextos da Atenção em Saúde, resultando em constructos com distinta quantidade de itens e diferenciadas numeração e redação. Optou-se, assim, pela segunda versão do IPE-APS, mantendo-se a amplitude dos problemas éticos e possibilitando manejo mais adequado dos itens nas equivalências. Optou-se, também, pela manutenção da numeração do instrumento referência nas correlações entre os itens, buscando facilitar o entendimento de estudos subsequentes.
O levantamento de problemas éticos em SB mostrou-se essencial como fase preliminar, tendo em vista a ampla quantidade de itens não equivalentes (22 itens), bem como a diversidade dos problemas éticos específicos da SB (15 itens), responsáveis por modificações substanciais no inventário referência. A manutenção desses itens específicos deu maior abrangência ao inventário, ampliando a possibilidade de reflexividade ética.
As modificações semânticas, utilizando-se significado semelhante de palavras ou expressões, ampliaram a compreensibilidade do instrumento tornando-o mais acessível e de fácil entendimento ao público-alvo. Acrescentou-se, especialmente, as expressões “profissionais da saúde bucal” e “equipe de saúde bucal”.
Em alguns casos houve necessidade de mudança do foco das ações, mesmo se mantendo a equivalência dos problemas éticos, estabelecendo-se uma mudança de conteúdo. Foram incluídas explicações no enunciado original, objetivando esclarecer as especificidades dos problemas na saúde bucal. Explorou-se, também, a definição dos conceitos de interesse relevantes e pertinentes ao novo contexto:
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Item 38 (visita domiciliar): além da dificuldade de acesso do transporte apontada no IPE-APS referência, incluindo a disponibilidade do odontomóvel, destaca-se a percepção do trabalho clínico-cirúrgico como campo de atuação prioritário do CD, ainda restrita às possibilidades de sua execução no domicílio. Delegam-se as ações de promoção ou prevenção como competências do TSB2222 Poças KC, Freitas LRS, Duarte EC. Censo de estrutura da Atenção Primária à Saúde no Brasil (2012): estimativas de coberturas potenciais. Epidemiol Serv Saude. 2017; 26(2):275-84..
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No item 5 (prescrição de medicamentos), o problema ético em saúde bucal modifica-se, tendo em vista que as prescrições em SB são majoritariamente para processos pontuais e emergenciais, inflamatórios e infecciosos. Optou-se, assim, por uma mudança de conteúdo, “prescrições de tratamentos ou procedimentos”, desvelando-se uma fonte de precarização subjetiva e sofrimento moral.
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No item 39 (urgências odontológicas), o problema concentra-se mais no excesso de demanda do que na falta de condições para sua realização, exigindo uma rede de atenção que prescinde das Unidades de Pronto Atendimento2020 Freire MHS, Arreguy-Sena C, Mu¨ller PCS. Adaptação transcultural e validação de conteúdo e semântica do Difficult Intravenous Access Score para uso pediátrico no Brasil. Rev Lat Am Enferm. 2017; 25:e2920..
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No item 8 (adesão e continuidade ao tratamento odontológico), as ações clínicas desenvolvidas pelo TSB, apontadas no levantamento prévio como fator preponderante à mudança de comportamento do usuário, potencializariam uma comunicação ativa de educação em saúde, levando ao aumento da adesão e do tratamento concluído1616 Cangussu MC, Passos-Soares J, Cabral MB. Necessidades e problemas de saúde bucal no Brasil e tendências para as políticas de saúde. In: Chaves SCL, organizadora. Política de saúde bucal no Brasil: teoria e prática. Salvador: EDUFBA; 2016. p. 47-76.. Acrescentou-se “completarem o tratamento” considerando o Programa de Avaliação da Qualidade (PMAQ), em que tratamento concluído significa aumento de qualidade2323 Farias DN, Ribeiro KSQS, Anjos UU, Britto GEG. Interdisciplinaridade e interprofisionalidade na estratégia de saúde da família. Trab Educ Saude. 2018; 16(1):141-62..
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No item 15 (relações interequipe), aponta-se a necessidade de uma inter-relação para além do planejamento multiprofissional, abarcando uma ação estratégica conjunta interdisciplinar e interprofissional EqSF-ESB. Normalmente, apesar de acontecerem atividades de planejamento, a SB mantém-se isolada em seus protocolos e competências específicos2424 Junges JR, Barbiani R, Zoboli ELCP. Planejamento estratégico como exigência ética para a equipe e a gestão local da Atenção Básica em Saúde. Interface (Botucatu). 2015; 19(53):265-74..
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No item 16 (relações intraequipe), percebe-se que a falta de respeito entre membros da ESB acontece, especialmente, do CD para o corpo auxiliar, mantendo-se uma relação hierárquica tradicional e seguindo a tese do “profissionalismo”. Um problema que diminui, sobremaneira, a potência do trabalho em equipe e a construção de um ethos público, que associa a produção de valores de uso a valores intrínsecos de solidariedade e participação2323 Farias DN, Ribeiro KSQS, Anjos UU, Britto GEG. Interdisciplinaridade e interprofisionalidade na estratégia de saúde da família. Trab Educ Saude. 2018; 16(1):141-62..
A clínica ampliada, ao deslocar a centralidade do ato clínico para as necessidades e interesses sociais, agrega uma realidade política que considera os profissionais e usuários da saúde como sujeitos, e suas relações como singulares, almejando um compromisso ético-político na busca pela universalidade e integralidade da Atenção à Saúde. Nesse cenário, coloca-se como desafio a efetivação do método de deliberação moral na perspectiva do sujeito coletivo por meio da disponibilização do inventário2525 Gomes D, Zoboli E, Finkler M. Validação de inventário de problemas éticos para a saúde bucal. Rev Bioet. 2020; 28(4):730-9..
Tendo em vista que a reflexão ética exige pensar a difícil interface entre gestão e assistência, o método depende mais de condições coletivas, organizacionais e intersetoriais na APS do que na clínica hospitalar. Nesse contexto, a ética voltada aos deveres formalmente prescritos pelos códigos profissionais limita seu debate às relações contratuais entre profissional e paciente, típico do modelo biomédico, normativo e liberal. Essa ética deontológica incorpora princípios da ética paternalista, carregada de preceitos legais e corporativistas, perdendo potência para gerar e fortalecer redes de busca pela excelência profissional na conduta social, bem como de concretizar valores morais solidaristas2525 Gomes D, Zoboli E, Finkler M. Validação de inventário de problemas éticos para a saúde bucal. Rev Bioet. 2020; 28(4):730-9..
Fazer a deliberação participativa em equipe passa então por um processo de planejamento das ações, um desafio que depende da cultura organizacional vigente (gestão mais ou menos participativa), nos níveis macro e micro do sistema e que precisa levar em consideração os processos macroestruturais socioeconômicos e culturais transversais à assistência. A teia complexa de relações e ações que permeiam os processos de trabalho em saúde, associada à busca por soluções para os problemas cotidianos, torna a dimensão ética indissociável da política. Essa complexidade dificulta a identificação de conflitos éticos como tais e, por conseguinte, a subsequente reflexão e deliberação, razão pela qual se justifica e se argumenta em favor do uso do inventário.
Considerações finais
As avaliações para equivalências de itens e de conteúdo e a inclusão de novos problemas éticos foram realizados observando-se o rigor metodológico preconizado. Buscou-se uma compreensibilidade facilitada dos problemas éticos, simplificando escrita e entendimento, tendo em vista a necessidade de aplicação do instrumento a todos os componentes da equipe de saúde bucal (incluindo técnicos e auxiliares).
Pela inexistência de instrumentos com a finalidade desse inventário, o IPE-APS-SB2525 Gomes D, Zoboli E, Finkler M. Validação de inventário de problemas éticos para a saúde bucal. Rev Bioet. 2020; 28(4):730-9. torna-se pioneiro na produção científica da área, potencialmente ampliando a visibilidade e o reconhecimento aos problemas éticos na SB e favorecendo a construção de novos espaços de reflexividade e deliberação da ética no SUS, bem como ferramenta primordial no planejamento estratégico das ações em saúde, qualificando-as.
Aponta-se, como limite do estudo, a composição do Comitê de Juízes restrito às pesquisadoras. Assim, o processo de construção desse inventário exige, ainda, uma etapa de validação de face e de conteúdo, prevista com utilização da técnica de Delphi. Depois de validado, deverá ser testado por um estudo psicométrico, de modo que apenas os itens que apresentem consistência e confiabilidade permaneçam na versão definitiva do IPE-APS-SB.
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(e)
Legendas utilizadas nos quadros: IPE-APS-SB: Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária à Saúde para a saúde bucal; CD: cirurgião (ã)-dentista; TSB: técnico de saúde bucal; EqSF: equipe de Saúde da Família; ESB: equipe de saúde bucal; ESF: estratégia Saúde da Família; PSF: programa saúde da família, SB: saúde bucal; UBS: Unidade Básica de Saúde; USF: Unidade de Saúde da Família; ACS: agente comunitário de saúde.
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Gomes D, Mello ALSF, Zoboli ELCP, Finkler M. Construção de um inventário de problemas éticos na Atenção Primária para a saúde bucal. Interface (Botucatu). 2021; 25: e210349 https://doi.org/10.1590/interface.210349
Referências
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4Frazão P, Narvai PC. Lei n. 11889/2008: avanço ou retrocesso nas competências do técnico em saúde bucal? Trab Educ Saude. 2014; 9(1):109-23.
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5Campos GWS, organizador. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; 2013. Clínica e saúde coletiva compartilhadas: teoria paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde; p. 39-78.
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12Junges JR, Zoboli ELCP, Schaefer R, Della Nora CR, Basso M. Validação da compreensibilidade de um instrumento sobre problemas éticos na atenção primária. Rev Gaucha Enferm. 2014; 35(2):148-56.
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15Amado JDA. Avaliação da ocorrência de problemas éticos em cuidados de saúde primários [dissertação]. Porto: Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa; 2010.
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16Cangussu MC, Passos-Soares J, Cabral MB. Necessidades e problemas de saúde bucal no Brasil e tendências para as políticas de saúde. In: Chaves SCL, organizadora. Política de saúde bucal no Brasil: teoria e prática. Salvador: EDUFBA; 2016. p. 47-76.
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17Scherer CI, Scherer MDA. Advances and challenges in oral health after a decade of the “Smiling Brazil” Program. Rev Saude Publica. 2016; 49(98):1-12.
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Editado por
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
08 Out 2021 -
Data do Fascículo
2021
Histórico
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Recebido
20 Maio 2021 -
Aceito
25 Jun 2021