Resumos
Em fevereiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde alertou sobre a gravidade da epidemia de Covid-19 e enfatizou que as iniciativas relacionadas ao seu combate têm sido acompanhadas por uma infodemia. O Ministério da Saúde do Brasil publicou diretrizes em relação ao manejo da doença com o “tratamento precoce”. O objetivo deste artigo foi construir uma linha do tempo visual de janeiro de 2020 até abril de 2021 por meio de pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Sistematizaram-se as principais notícias veiculadas no website do Ministério da Saúde sobre o “tratamento precoce”, as evidências científicas sobre os medicamentos relacionados a este e os dados das mortes e fatos relacionados à doença que aconteceram no Brasil. A linha do tempo evidencia a insistência da promoção do “tratamento precoce”, no contexto da desinfodemia, pelo Ministério da Saúde na existência de evidências contrárias a essa intervenção.
Palavras-chave
Desinformação; Covid-19; Pandemia; Comunicação; Sobremedicalização
In February 2020, the World Health Organisation warned about the gravity of the Covid-19 epidemic, emphasizing that initiatives to combat the problem had been accompanied by an “infodemic”. Brazil’s ministry of health published guidelines on the management of the disease using "early treatment”. The aim of this study was to create a visual timeline from January 2020 to April 2021 based on the review of relevant literature and documents examined using document analysis. We synthesized the main items of news on early treatment published on the Ministry of Health website, scientific evidence on the medications used, and facts related to the disease in Brazil. The timeline evidenced the insistent promotion of early treatment by the Ministry of Health within the context of a “disinfodemic” despite the existence of evidence against this type of intervention.
Keyword
Disinformation; Covid-19; Pandemic; Communication; Overmedicalization
En febrero de 2020, la Organización Mundial de la Salud alertó sobre la gravedad de la epidemia de Covid-19 y enfatizó que las iniciativas relacionadas con su combate habían sido acompañadas por una infodemia. El Ministerio de la Salud de Brasil publicó directrices con relación al manejo de la enfermedad con el “tratamiento precoz”. El objetivo de este artículo fue construir una línea del tiempo visual desde enero de 2020 hasta abril de 2021 por medio de una investigación bibliográfica, documental y análisis de contenido. Se sistematizaron las principales noticias publicadas en la página web del Ministerio de la Salud sobre el “tratamiento precoz”, las evidencias científicas sobre estos medicamentos y los datos de las muertes y hechos relacionados a la enfermedad en Brasil. La línea de tiempo dejará clara la insistencia de la promoción del “tratamiento precoz”, en el contexto de la desinfodemia, por parte del Ministerio de la Salud con la existencia de evidencias contrarias a esta intervención.
Palabras clave
Desinformación; Covid-19; Pandemia; Comunicación; Sobremedicalización
Introdução
Em 15 de fevereiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a gravidade da epidemia do novo coronavírus e enfatizou que as iniciativas relacionadas ao seu combate vinham acompanhadas por uma infodemia11 World Health Organization. Novel Coronavirus(2019-nCoV) [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 8 Set 2022]. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200202-sitrep-13-ncov-v3.pdf
https://www.who.int/docs/default-source/...
. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a pandemia da Covid-19. Sob o ponto de vista da infodemia no contexto da pandemia, percebe-se que o próprio Ministério da Saúde brasileiro baseou políticas públicas de enfrentamento da pandemia com o chamado “tratamento precoce”(f
(f)
Por não existir evidência científica que respalde o termo “tratamento precoce”, optou-se por utilizá-lo entre aspas.
), popularmente conhecido como “kit Covid”22 Santos-Pinto CB, Miranda ES, Osorio-de-Castro CGS. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cad Saude Publica. 2021; 37(2):e00348020. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020., mesmo não havendo comprovação científica de sua eficácia.
Não há uma definição do termo “precoce”, tampouco de “tratamento precoce” nas “Orientações do Ministério da Saúde para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”22 Santos-Pinto CB, Miranda ES, Osorio-de-Castro CGS. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cad Saude Publica. 2021; 37(2):e00348020. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020.. O “tratamento precoce” consiste em uma diversidade de combinações que incluem, em todas elas, a cloroquina/hidroxicloroquina, a azitromicina, a ivermectina e mais outros medicamentos, variando a composição entre localidades33 Organização Pan-Americana da Saúde. Orientações do ministério da saúde para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19 [Internet]. Washington: Opas; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://covid19-evidence.paho.org/handle/20.500.12663/1599
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. O referido protocolo do Ministério da Saúde organiza os sintomas e tratamentos conforme severidade ou fase dos sintomas22 Santos-Pinto CB, Miranda ES, Osorio-de-Castro CGS. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cad Saude Publica. 2021; 37(2):e00348020. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020.. As orientações do Ministério da Saúde confundem as terminologias e se referem à expressão “tratamento precoce” também como tratamento profilático ou preventivo22 Santos-Pinto CB, Miranda ES, Osorio-de-Castro CGS. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cad Saude Publica. 2021; 37(2):e00348020. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020., ou seja, que evita o desenvolvimento da doença22 Santos-Pinto CB, Miranda ES, Osorio-de-Castro CGS. O “kit-covid” e o Programa Farmácia Popular do Brasil. Cad Saude Publica. 2021; 37(2):e00348020. doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00348020.. Ambas as terminologias para esses tratamentos – precoce ou profilático – não possuem bases científicas que os sustentem44 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4639
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5 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2021 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/nBkO1E
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-66 Gould S, Norris SL. Contested effects and chaotic policies: the 2020 story of (hydroxy) chloroquine for treating Covid-19. Cochrane Database Syst Rev. 2021; 1(3):1-5. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.ED000151..
Por conta do contexto de excesso de informações, narrativas, comunicações e incertezas, a temporalidade dos acontecimentos, mesmo que recentes, podem ser de difícil interpretação. Dessa forma, em tempos de pandemias, as incertezas da clínica se somam às incertezas da Saúde Pública77 Armus D. ¿Cómo se narra el coronavirus? Incertidumbres e historias globales. Cuad Med Soc. 2020; 60(1):25-9., principalmente nesse contexto infodêmico. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)88 Organização Pan-Americana da Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a Covid-19 [Internet]. Washington: Opas; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y
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, a infodemia constitui-se em “um excesso de informações, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa”. Assim, entende-se que uma retrospectiva dos episódios envolvendo a pandemia facilita a discussão do processo histórico, apesar de não se propor a esgotá-lo. A escolha do tema do “tratamento precoce” se deveu à percepção de que tal narrativa constituiu-se em uma das principais ações no período estudado do Ministério da Saúde em relação à pandemia de Covid-19. Para tanto, o objetivo deste artigo é apresentar uma linha temporal que sistematize as principais notícias veiculadas pelo website do Ministério da Saúde sobre o “tratamento precoce”, as evidências científicas sobre esse tratamento e os dados das mortes e fatos relacionados à pandemia entre 1º janeiro de 2020 e 31 abril de 2021.
Desinformação, infodemia e desinfodemia
O impacto sanitário, social, econômico e político sem precedentes desta pandemia multiplicou a desinformação. Soma-se a isso o fato de que a internet tornou possível que qualquer pessoa crie e espalhe conteúdo, amplificando a disseminação de notícias falsas. Diante desse contexto em que surgem novos termos, faz-se necessário conceituar e diferenciar as terminologias utilizadas no cenário da pandemia de Covid-19.
Segundo Zattar99 Zattar M. Competência em informação e desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc Rev. 2020; 16(2):e5391. doi: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5391. (p. 4-5), o termo “desinformação” vem do inglês “disinformation”, do período de Guerra Fria, e foi apresentado no Chambers Twentieth Century Dictionary, Londres, em 1972, com a seguinte definição: “vazamento proposital de informações enganosas”1010 Volkoff V. Pequena história da desinformação: do cavalo de Tróia à internet. Curitiba: Vila do Príncipe; 2004..
Uma informação pode ser verdadeira ou falsa a depender da intenção de sua produção e/ou uso em determinado contexto. Assim, conforme a autora, o dano, ou a intenção de causar prejuízo, pode ser feito pela forma que um conteúdo é usado99 Zattar M. Competência em informação e desinfodemia no contexto da pandemia de Covid-19. Liinc Rev. 2020; 16(2):e5391. doi: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5391.. Na obra de Wardle e Derakhshan1111 Wardle C, Derakhsan H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making [Internet]. Strasbourg: Council of Europe; 2017 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-anin-terdisciplinary-framework-for-researc/168076277c
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(p. 20), existem três definições para compreender a desordem informacional:
(1) disinformation, informações falsas, criadas deliberadamente para prejudicar uma pessoa, grupo social, organização ou país. É a que mais se aproxima da ideia de fake news, a mentira criada para prejudicar o debate público, geralmente com motivações políticas ou alguma finalidade de retorno financeiro – como golpes e fraudes.
(2) misinformation, informações falsas, mas que não são compartilhadas com a intenção de causar danos. Ou seja, muitas pessoas acham que estão fazendo o bem sem saber de que se trata de mentira ou de algo criado para prejudicar outras pessoas.
(3) Malinformation, informações baseadas na realidade, mas que são compartilhadas fora do contexto com a intenção de causar danos a uma pessoa, organização ou país. Também está associada ao discurso de ódio. Pode ser um conteúdo da vida privada de uma pessoa pública que é disseminado para prejudicar a sua reputação.
Um processo de desordem de informação passa por três fases: (1) criação, quando a mensagem é criada; (2) produção, quando a mensagem é transformada em um produto de mídia; e (3) distribuição, quando o conteúdo é distribuído ou tornado público1111 Wardle C, Derakhsan H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making [Internet]. Strasbourg: Council of Europe; 2017 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-anin-terdisciplinary-framework-for-researc/168076277c
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(p. 20).
Outro conceito pertinente é o de infodemia. O termo, criado pelo jornalista Rothkopf1212 Rothkopf DJ. When the buzz bites back [Internet]. Washington: Washington Post; 2003 [citado 5 Ago 2021]. Disponível em: https://www1.udel.edu/globalagenda/2004/student/readings/infodemic.html
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, apareceu pela primeira vez na epidemia de SARS, em 2003. A sua definição mistura fatos com medo, especulação e boatos, amplificados e retransmitidos rapidamente pelas tecnologias da informação. A equipe de comunicação de risco da OMS criou estratégias contra a ameaça de infodemia imediatamente após a declaração de emergência de saúde pública por causa da pandemia88 Organização Pan-Americana da Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a Covid-19 [Internet]. Washington: Opas; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y
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. A mobilização aconteceu principalmente diante das mídias sociais, com a necessidade de elaborar respostas em tempo hábil antes do espalhamento de rumores e informações falsas1313 Rangel-S ML. Comunicação no controle de risco à saúde e segurança na sociedade contemporânea: uma abordagem interdisciplinar. Cienc Saude Colet. 2007; 12(5):1375-85.. Nesse sentido, a Opas escreveu sobre a infodemia: “o acesso às informações certas, no tempo certo e no formato certo, é essencial”88 Organização Pan-Americana da Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a Covid-19 [Internet]. Washington: Opas; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y
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.
A comunicação de risco, essencial para a compreensão da infodemia, surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 para lidar com riscos ambientais e ocupacionais, desenvolvida tanto por indústrias quanto por órgãos governamentais1414 Reckelhoff-Dangel C, Petersen D. Risk communication in action: the risk communication workbook [Internet]. Cincinnati: United States Environmental Protection Agency; 2007 [citado 22 Fev 2022]. Disponível em: https://nepis.epa.gov/Exe/ZyPDF.cgi/60000I2U.PDF?Dockey=60000I2U.pdf
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. A ideia é informar sobre os riscos à segurança e à saúde aos quais as pessoas estão expostas, a partir de acidentes que tiveram a ausência de comunicação e de uma análise com as partes interessadas, especialmente comunidades locais1414 Reckelhoff-Dangel C, Petersen D. Risk communication in action: the risk communication workbook [Internet]. Cincinnati: United States Environmental Protection Agency; 2007 [citado 22 Fev 2022]. Disponível em: https://nepis.epa.gov/Exe/ZyPDF.cgi/60000I2U.PDF?Dockey=60000I2U.pdf
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. No caso da pandemia de coronavírus, governantes tiveram à disposição ferramentas de comunicação de risco como declarações escritas, verbais ou visuais1414 Reckelhoff-Dangel C, Petersen D. Risk communication in action: the risk communication workbook [Internet]. Cincinnati: United States Environmental Protection Agency; 2007 [citado 22 Fev 2022]. Disponível em: https://nepis.epa.gov/Exe/ZyPDF.cgi/60000I2U.PDF?Dockey=60000I2U.pdf
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para contextualizar o risco específico da doença, adicionando comparações, incluindo conselhos sobre comportamentos de redução de contaminação e incentivo do diálogo entre o remetente e o destinatário da mensagem.
Nesse sentido, uma infodemia pode ser analisada em três dimensões: produção de enormes volumes de informação, grande velocidade de espalhamento dos conteúdos e dificuldades de avaliar a qualidade das informações, tanto pelo seu volume quanto pela sua alta velocidade de disseminação. As três dimensões das infodemias têm modos distintos de avaliação.
No caso da pandemia de Covid-19, infodemia e desinformação são fenômenos intimamente relacionados. Com informações embasadas em fatos e pesquisas que circulam, especialmente no ambiente digital, também são difundidas informações imprecisas, fantasiosas ou deliberadamente distorcidas, que geram ruídos e podem colocar em risco a saúde da população. Nesse contexto, tem-se a emergência da desinfodemia, uma variação da desinformação na infodemia1515 Posetti J, Bontcheva K. Disinfodemic: dissecting responses to covid-19 disinformation [Internet]. 2a ed. Paris: Unesco; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/disinfodemic_dissecting_responses_covid19_disinformation.pdf
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.
Para compreender a desinfodemia, é preciso considerar o seu oposto – a informação como base no conhecimento1515 Posetti J, Bontcheva K. Disinfodemic: dissecting responses to covid-19 disinformation [Internet]. 2a ed. Paris: Unesco; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/disinfodemic_dissecting_responses_covid19_disinformation.pdf
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(p. 3). É o acesso à informação, não a desinformação, que dá sentido e utilidade ao direito à liberdade de expressão nas sociedades. Informações verificáveis e confiáveis, como na ciência e no jornalismo profissional, são cruciais para construir o que a Unesco1616 Unesco. Towards Knowledge Societies: Unesco World Report [Internet]. Paris: Unesco; 2005 [citado 23 Fev 2022]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000141843
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,1717 Unesco. Construir sociedades del conocimiento [Internet]. Paris: Unesco; 2015 [citado 23 Fev 2022]. Disponível em: https://es.unesco.org/themes/construir-sociedades-del-conocimiento
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descreve como “sociedades do conhecimento”(g
(g)
Concordando com o proposto por Khan16, subdiretor-geral da Unesco para Comunicação e Informação, entendemos que o conceito de “sociedades do conhecimento” está fundado na noção de sociedade da informação, da ideia de inovação tecnológica, mas que avança em relação a tal noção, na medida em que inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento. Ainda de acordo com a Unesco17, as sociedades do conhecimento devem estar apoiadas em quatro pilares: liberdade de expressão; acesso universal à informação e ao conhecimento; respeito à diversidade cultural e linguística; e educação de qualidade para todos.
). A desinfodemia se opõe diretamente a isso.
Percurso metodológico
O método escolhido para este estudo foi a análise de conteúdo1818 Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina; 2011.. O objeto de estudo constituiu-se em uma pesquisa bibliográfica e documental, que utiliza de metodologia qualitativa para analisar o tema “tratamento precoce”. Inicialmente, realizou-se um levantamento de textos nos principais jornais sobre o “tratamento precoce” e “kit covid”, configurando uma revisão narrativa, além da própria necessidade inicial dos autores de tentar organizar as referências e artigos científicos do tema. Diante dessa exploração preliminar dos dados, evidenciou-se a necessidade de verificar a comunicação oficial sobre a pandemia, levando a análise principalmente ao Ministério da Saúde.
A coleta de dados foi realizada sobre todas notícias veiculadas no website do Ministério da Saúde(h (h) Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br. ) entre 1º janeiro de 2020 e 31 de abril de 2021 que tivessem relação com a pandemia de Covid-19 e que mencionassem, ao menos uma vez, a expressão “tratamento precoce”. Utilizou-se a própria ferramenta de busca do website da instituição. Uma das limitações deste estudo é que a ferramenta de busca pode ter limitado os resultados por problemas de tagueamento. Por não ter a característica de notícia, optou-se por descartar da análise a lista de medidas adotadas pelo Governo Federal no combate à Covid-19 publicadas pela Casa Civil. No mecanismo de busca do Ministério da Saúde, apareceram notícias de outros portais do Governo Federal, e optou-se por manter esses dados para a análise.
A linha do tempo deste trabalho tem como base o editorial de Gould e Norris66 Gould S, Norris SL. Contested effects and chaotic policies: the 2020 story of (hydroxy) chloroquine for treating Covid-19. Cochrane Database Syst Rev. 2021; 1(3):1-5. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.ED000151., que criaram uma linha do tempo visual da história da cloroquina/hidroxicloroquina e a Covid-19, em paralelo com as falas do presidente dos EUA à época, Donald Trump, e as evidências científicas disponíveis. À luz deste trabalho, elaboramos uma linha do tempo adaptada à realidade brasileira, com notícias da mídia relevantes para o tema; notícias e imagens do Governo Federal e do Ministério da Saúde; evidências científicas; e dados de mortalidade nacionais. Também foram sinalizadas as trocas de ministros da saúde no período analisado.
Na preparação do material, foram levantadas 56 notícias no mecanismo de busca do website do Ministério da Saúde, que formaram a base inicial de análise. Foi realizada a tabulação com links, data e título das notícias incluídas no estudo (Apêndice p. 2). Seguiu-se com a leitura flutuante das notícias. Depois, realizaram-se a identificação de marcadores e a seleção das notícias que comporiam a linha do tempo por saturação de conteúdo repetitivo. Depois da construção de uma primeira versão da linha do tempo, foi elaborada a melhor forma de dispor o conteúdo de forma visual com uma equipe de designers. Incluíram-se na linha do tempo os marcadores de conteúdo das notícias ou o título da notícia com a data.
Resultados
Os meses de maior concentração das 56 notícias publicadas com a expressão “tratamento precoce” no website do Ministério da Saúde foram julho (n=14), agosto (n=11) e setembro (n=10). A figura 1 mostra a distribuição das notícias pelos meses da pesquisa. Para a linha do tempo, foi realizada uma amostra de 33 notícias selecionadas por saturação de informações referenciadas neste artigo.
Gráfico de distribuição das notícias com a expressão “tratamento precoce” no site do Ministério da Saúde entre janeiro de 2020 e abril de 2021.
Em março de 2020, surgiu a hipótese de que a hidroxicloroquina poderia ter algum resultado para o tratamento de pessoas infectadas pela Covid-19. Também em março, a OMS declarou a pandemia da Covid-19. No dia 20 de maio de 2020, o Ministério da Saúde anunciou o Protocolo de Manuseio Medicamentoso Precoce1919 Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde divulga diretrizes para tratamento medicamentoso de pacientes [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 1 Ago 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-saude-divulga-diretrizes-para-tratamento-medicamentoso-de-pacientes
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
. Em junho, o ensaio Recovery já havia concluído que a hidroxicloroquina era inefetiva contra a Covid-19 severa; com isso, a Food and Drug Administration (FDA) americana retirou o uso emergencial da cloroquina e hidroxicloroquina nos Estados Unidos2020 Hamblin J. Why does the president keep pushing a malaria drug? [Internet]. Boston: The Atlantic; 2020 [citado 20 Jun 2021]. Disponível em: https://www.theatlantic.com/health/archive/2020/04/hydroxychloroquine-trump/609547/
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. No começo de julho, já se tinha clareza em relação ao não benefício do tratamento com esses medicamentos2121 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4649
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.
Outras medicações como redemsivir, lopinavir, ritonavir, combinação de cloroquina/hidroxicloroquina com azitromicina e ivermectina tiveram recomendações contrárias ao uso44 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4639
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5 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2021 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/nBkO1E
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-66 Gould S, Norris SL. Contested effects and chaotic policies: the 2020 story of (hydroxy) chloroquine for treating Covid-19. Cochrane Database Syst Rev. 2021; 1(3):1-5. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.ED000151.,2121 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4649
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, como mostra a linha do tempo (figura 2). A única medicação recomendada, baseada em evidências científicas, apenas em pacientes com infecções severas (hospitalizados), até junho de 2021, era o corticoide sistêmico44 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4639
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,2121 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4649
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Linha do tempo com evidências científicas sobre “tratamento precoce”, notícias veiculadas no Ministério da Saúde sobre “tratamento precoce” e marcos de acontecimentos de números de mortes pela Covid-19.
A primeira notícia do Ministério da Saúde sobre “tratamento precoce” foi publicada no dia 14 de maio de 20202222 Brasil. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ministra e técnicos visitam hospital em Floriano (PI) para conhecer protocolo de atendimento para Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; 2020 [citado 14 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/ministra-e-tecnicos-visitam-hospital-em-floriano-pi-para-conhecer-protocolo-de-atendimento-para-covid-19
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/no...
e a última – considerando o período analisado –, no dia 11 de janeiro de 20212323 Brasil. Ministério da Saúde. Em visita a Manaus, ministro Pazuello diz que programa de vacinação do Brasil será “o maior do mundo” [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 14 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/em-visita-a-manaus-ministro-pazuello-diz-que-programa-de-vacinacao-do-brasil-sera-201co-maior-do-mundo201d
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
. No universo de notícias analisadas, em relação à temporalidade, destaca-se que a primeira notícia que mencionou o “tratamento precoce” no website do Ministério da Saúde foi publicada um dia antes da saída do ex-ministro da saúde Nelson Teich. No período de 15 de maio a 2 de junho de 2020, o Brasil ficou sem ministro da saúde. Esse foi também o momento em que o Ministério da Saúde anunciou o “Protocolo de Tratamento Precoce”. No dia 2 de junho, assumiu como ministro interino o general Eduardo Pazuello, que tomou posse no dia 16 de setembro de 2020 e deixou o cargo em 23 de março de 2021. Assim, as 54 notícias sobre o “tratamento precoce” foram veiculadas durante a gestão de Pazuello.
Na linha do tempo, ressalta-se o conjunto de notícias sobre a nitazoxanida para “tratamento precoce” e a ação #500voluntáriosJÁ, que buscou quinhentos voluntários para participar do estudo clínico com o medicamento nitazoxanida no estado de São Paulo2424 Brasil. Pesquisa testa em voluntários medicamento para tratar a Covid-19 [Internet]. Brasília: Portal gov.br: 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/06/pesquisa-testa-em-voluntarios-medicamento-para-tratar-a-covid-19
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
. Entre junho, julho e outubro de 2020, com a superestimação dos resultados ainda em pré-print, ou seja, não validados, o Ministério da Saúde2424 Brasil. Pesquisa testa em voluntários medicamento para tratar a Covid-19 [Internet]. Brasília: Portal gov.br: 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/06/pesquisa-testa-em-voluntarios-medicamento-para-tratar-a-covid-19
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
25 Brasil. Campanha do MCTI procura voluntários para participar de pesquisa contra Covid-19 [Internet]. Brasília: Portal gov.br: 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/07/campanha-do-mcti-procura-voluntarios-para-participar-de-pesquisa-contra-covid-19
https://www.gov.br/pt-br/noticias/educac...
26 Brasil. #500VoluntáriosJÁ: campanha procura voluntários para participar de pesquisa contra Covid-19 [Internet]. Brasília: Portal gov.br; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/07/campanha-do-mcti-procura-voluntarios-para-participar-de-pesquisa-contra-covid-19
https://www.gov.br/pt-br/noticias/educac...
-2727 Brasil. Nitazoxanida reduz carga viral em pacientes com sintomas iniciais da Covid-19, mostra prévia de estudo clínico do MCTI [Internet]. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/10/nitazoxanida-reduz-carga-viral-em-pacientes-com-sintomas-iniciais-da-covid-19-mostra-previa-de-estudo-clinico-do-mcti
https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-...
divulgou notícias sobre o medicamento.
No dia 18 de junho de 2020, às vésperas do Brasil chegar a cinquenta mil mortes pela doença, foi lançado o protocolo pelo Ministério da Saúde para “tratamento precoce” de crianças, adolescentes e gestantes2828 Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde amplia orientações para uso da cloroquina [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-saude-amplia-orientacoes-para-uso-da-cloroquina-2
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
. Próximo ao marco de cem mil mortes, no dia 8 de agosto de 2020, intensificaram-se as notícias no Ministério da Saúde de que pacientes com qualquer sintoma deveriam procurar o atendimento precoce. Somou-se a isso a frase do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, “acreditem nesta recomendação científica”2929 Brasil. Ministério da Saúde. Covid-19: Ministro Pazuello ressalta importância do tratamento precoce e destaca o trabalho dos profissionais da saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47326-covid-19-ministro-pazuello-ressalta-importancia-do-tratamento-precoce-e-destaca-o-trabalho-dos-profissionais-da-saude
https://antigo.saude.gov.br/noticias/age...
, bem como a hashtag #NãoEspere3030 Brasil. Ministério da Saúde. Pazuello defende tratamento precoce de casos de Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/pazuello-defende-tratamento-precoce-de-casos-de-covid-19
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
,3131 Brasil. Ministério da Saúde. Não espere: procure atendimento imediatamente aos primeiros sintomas de Covid-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47421-nao-espere-procure-atendimento-imediatamente-aos-primeiros-sintomas-de-covid-19
https://antigo.saude.gov.br/noticias/age...
.
Cabe ressaltar que, entre maio e junho de 2020, França e Estados Unidos retiraram as autorizações de uso das medicações do “tratamento precoce”66 Gould S, Norris SL. Contested effects and chaotic policies: the 2020 story of (hydroxy) chloroquine for treating Covid-19. Cochrane Database Syst Rev. 2021; 1(3):1-5. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.ED000151.. Mesmo os Estados Unidos, na época governado por Donald Trump, descartou o “tratamento precoce” como política pública e retirou o uso emergencial de medicações como cloroquina e hidroxicloroquina como anunciado pela BBC News3232 BBC News Brasil. Por que autoridades dos EUA retiraram autorização para uso da cloroquina contra covid-19 [Internet]. São Paulo: BBC News Brasil; 2020 [citado 20 Jun 2021]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53058069
https://www.bbc.com/portuguese/internaci...
. Na temporalidade dos acontecimentos, destaca-se a consonância da comunicação do presidente Jair Bolsonaro com as postagens no Twitter do ex-presidente Trump, também em notícia da BBC News3333 Idoeta PA. A história de Bolsonaro com a hidroxicloroquina em 6 pontos: de tuítes de Trump à CPI da Covid [Internet]. São Paulo: BBC News Brasil; 2021 [citado 8 Jun 2021]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57166743
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57...
.
No dia 24 de agosto de 20203434 Brasil. Tratamento precoce contra Covid-19 é defendido por médicos para aumentar chance de cura [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/08/tratamento-precoce-contra-covid-19-e-defendido-por-medicos-para-aumentar-chance-de-cura
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
35 Brasil. Médicos entregam carta ao Presidente defendendo tratamento precoce contra a Covid-19 [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/08/medicos-entregam-carta-ao-presidente-defendendo-tratamento-precoce-contra-a-covid-19
https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompa...
-3636 Brasil. Tratamento precoce: recomendação é defendida para aumentar chance de cura [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2020/agosto/tratamento-precoce-recomendacao-e-defendida-para-aumentar-chance-de-cura
https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assun...
, 16 dias após a passagem do marco dos cem mil mortos no país(i
(i)
Todas as referências do número de mortes ao longo do texto estão disponíveis em: https://covid.saude.gov.br/.
), alguns médicos apresentaram uma carta defendendo o “tratamento precoce” “como forma de melhorar as chances de cura da doença”3434 Brasil. Tratamento precoce contra Covid-19 é defendido por médicos para aumentar chance de cura [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/08/tratamento-precoce-contra-covid-19-e-defendido-por-medicos-para-aumentar-chance-de-cura
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
e de prevenir óbitos. A notícia do Ministério da Saúde informa que os médicos compõem um grupo de dez mil profissionais espalhados pelo Brasil no Movimento Brasil Vencendo a Covid-193434 Brasil. Tratamento precoce contra Covid-19 é defendido por médicos para aumentar chance de cura [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/08/tratamento-precoce-contra-covid-19-e-defendido-por-medicos-para-aumentar-chance-de-cura
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
. Destaca-se que julho de 2020 foi o mês com o maior número de notícias no website do Ministério da Saúde e de óbitos por Covid-19 em 2020 no período analisado.
Soma-se a isso o fato de que entre julho e setembro de 2020 intensificou-se o número de notícias no website do Ministério da Saúde sobre o “tratamento precoce”, inclusive sobre sua chegada em áreas indígenas de 6 de agosto de 2020, com foco da atuação do exército nessas intervenções3737 Brasil. Ministério da Defesa. Missão Xavante chega a territórios indígenas na região de São Félix do Araguaia [Internet]. Brasília: Ministério da Defesa; 2020 [citado 23 Fev 2022]. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/missao-xavante-chega-a-territorios-indigenas-na-regiao-de-sao-felix-do-araguaia
https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais...
. Em 30 de julho de 2020, aconteceu a primeira menção da vacina para a Covid-19 em uma reportagem que reforçava o “tratamento precoce” (“conduta precoce”, como mencionado na reportagem). O texto informava a população que o “tratamento” evitava o agravamento da doença e reduzia complicações3838 Brasil. Ministério da Saúde. Conduta precoce nos casos de Covid-19 evita agravamento e mortes [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/conduta-precoce-nos-casos-de-covid-19-evita-agravamento-e-mortes
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
. A abertura de crédito para a aquisição de vacina3939 Brasil. Governo abre crédito de R$ 1,9 bilhão para produção e aquisição de vacina contra o coronavírus [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/08/governo-abre-credito-de-r-1-9-bilhao-para-producao-e-aquisicao-de-vacina-contra-o-coronavirus
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
, o detalhamento do Plano Nacional de Imunização4040 Brasil. Ministério da Saúde. Plano preliminar de vacinação contra a Covid-19 prevê quatro fases [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/pazuello-reafirma-compromisso-do-brasil-no-enfrentamento-a-covid-19-201co-tratamento-precoce-faz-a-diferenca201d-1
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
e a sua exaltação2323 Brasil. Ministério da Saúde. Em visita a Manaus, ministro Pazuello diz que programa de vacinação do Brasil será “o maior do mundo” [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 14 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/em-visita-a-manaus-ministro-pazuello-diz-que-programa-de-vacinacao-do-brasil-sera-201co-maior-do-mundo201d
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
comunicaram a ideia de que o Brasil estava preparado para vacinar e que até a chegada da vacina deveria se realizar o “tratamento precoce”.
No dia 16 de setembro de 2020, o então ministro interino, Eduardo Pazuello, foi efetivado na pasta da saúde. Na cerimônia de posse, a frase “o receio de que o SUS [Sistema Único de Saúde] entraria em colapso não pode mais existir, isso não aconteceu e não vai acontecer”4141 Brasil. General Pazuello toma posse como Ministro da Saúde [Internet]. Brasília: Portal Gov.br; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/general-pazuello-toma-posse-como-ministro-da-saude
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
, publicada na página do Governo Federal, trouxe uma sensação de falsa segurança, além de minimizar o colapso dos sistemas de saúde que nessa data somavam 133.119 óbitos por Covid-19. No dia 4 de janeiro de 2021 (notícia atualizada no dia 25 de janeiro de 2021), Mayra Pinheiro, na época secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde4242 Schreiber M. Quem é Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina”, secretária do Ministério da Saúde que depõe nesta terça [Internet]. São Paulo: Folha de São Paulo; 2021 [citado 20 Fev 2022]. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/05/quem-e-mayra-pinheiro-a-capita-cloroquina-secretaria-do-ministerio-da-saude-que-depoe-nesta-terca.shtml
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021...
, falou sobre evitar o prolongamento do “colapso do sistema de saúde”4343 Brasil. Ministério da Saúde. Saúde reafirma compromisso de enfrentamento à Covid-19 em visita ao Amazonas [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/saude-reafirma-compromisso-de-enfrentamento-a-covid-19-em-visita-ao-amazonas
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/...
, pouco antes de o país chegar ao marco de duzentas mil mortes, em 7 de janeiro de 2021. Às vésperas do Brasil chegar às trezentas mil mortes, no dia 23 de março, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do ministro da saúde Eduardo Pazuello. No lugar dele, assumiria Marcelo Queiroga.
No dia 11 de setembro de 2020, o discurso do então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, criticando a política da ideologia “sanitariamente correta” e a impossibilidade de discutir como retomar a “normalidade econômica”4444 Brasil. Ministério das Relações Exteriores. Intervenção do Ministro Ernesto Araújo na X Reunião do Grupo de Coordenação Ministerial sobre Covid-19 - MCGC (por videoconferência organizada pelo Canadá) [Internet]. Brasília: Ministério das Relações Exteriores; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/discursos-artigos-e-entrevistas/ministro-das-relacoes-exteriores/discursos-mre/intervencao-do-ministro-ernesto-araujo-na-x-reuniao-do-grupo-de-coordenacao-ministerial-sobre-covid-19-mcgc-por-videoconferencia-organizada-pelo-canada-10-de-setembro-de-2020
https://www.gov.br/mre/pt-br/centrais-de...
, ecoou nas medidas “arrojadas” anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro em discurso proferido nas Nações Unidas, no dia 22 de setembro de 20204545 Brasil. Presidência da República. Governo implementou de forma “arrojada” medidas para enfrentar a Covid-19, diz Presidente Bolsonaro [Internet]. Brasília: Portal Gov.br; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/09/governo-implementou-de-forma-201carrojada201d-medidas-para-enfrentar-a-covid-19-diz-presidente-bolsonaro
https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompa...
. Já no dia 21 de novembro de 2020, durante participação na videoconferência do G20, Bolsonaro havia falado sobre a superação da pandemia e a “retomada econômica”4646 Brasil. À líderes mundiais, Presidente defende união para fortalecer a economia e gerar prosperidade à população [Internet]. Brasília: Portal Gov.br: 2020 [citado 19 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/11/a-lideres-mundiais-presidente-defende-uniao-para-fortalecer-a-economia-e-gerar-prosperidade-a-populacao
https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompa...
justamente quando o país completava 161.989 mortes. No dia 4 de fevereiro de 2021, foi protocolado o requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito, publicado na página do Senado4747 Brasil. Senado Federal. Randolfe protocola requerimento para instalação da CPI da Covid [Internet]. Brasília: Senado Federal; 2021 [citado 20 Jun 2021]. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/02/04/randolfe-protocola-requerimento-para-instalacao-da-cpi-da-covid
https://www12.senado.leg.br/noticias/mat...
. No dia 29 de abril, quinze dias depois de o país chegar a quatrocentas mil mortes, os senadores criaram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-194848 Brasil. Senado Federal. CPI da Covid é criada pelo Senado [Internet]. Brasília: Senado Federal; 2021 [citado 20 Jun 2021]. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/04/13/senado-cria-cpi-da-covid
https://www12.senado.leg.br/noticias/mat...
.
Análise dos resultados
A linha do tempo deste estudo evidencia a insistência do Ministério da Saúde na promoção do “tratamento precoce” em seu website, mesmo quando os órgãos internacionais já haviam retirado as orientações para uso da hidroxicloroquina e outras medicações – baseadas em um robusto conjunto de evidências científicas. Para fundamentar uma decisão clínica ou de saúde pública, não basta apenas o “estudo pelo estudo”, mas a necessidade de compreender o grau de confiança da informação utilizada em apoio a uma determinada orientação4949 Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes metodológicas: sistema GRADE - manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_sistema_grade.pdf
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaco...
.
A recomendação do “tratamento precoce” para Covid-19, analisada em termos de conjunto de evidências, demonstra que seu uso não é seguro e não muda o desfecho (melhora do paciente ou redução de óbitos), sendo que a análise final é contrária ao uso das medicações indicadas pelo Ministério da Saúde44 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4639
https://app.magicapp.org/#/guideline/463...
,66 Gould S, Norris SL. Contested effects and chaotic policies: the 2020 story of (hydroxy) chloroquine for treating Covid-19. Cochrane Database Syst Rev. 2021; 1(3):1-5. doi: https://doi.org/10.1002/14651858.ED000151.,77 Armus D. ¿Cómo se narra el coronavirus? Incertidumbres e historias globales. Cuad Med Soc. 2020; 60(1):25-9.,2121 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4649
https://app.magicapp.org/#/guideline/464...
. Até o início de 2021, o Ministério da Saúde não atualizou sua política no manejo da pandemia de Covid-19 baseado nas melhores evidências científicas, sendo veículo da desinfodemia.
Apesar de, em relação a outros meios de comunicação nacionais, possivelmente o website do Ministério da Saúde não ter tanto alcance, ele é o local de comunicação oficial entre o governo e a população. Assim, no contexto do “tratamento precoce” e desta linha do tempo, as notícias do Ministério da Saúde tornam-se um espaço de “oficialização” da desinformação.
A ofensiva contra as medidas de distanciamento social ampliado (quarentena, lockdown ou cinturão sanitário)5050 Brigagão JIM, Malinverni C. Distanciamento social no Brasil: reflexões sobre os posicionamentos do presidente da República no enfrentamento à covid-19. In: Spink MJ, Cordeiro MP, Brigagão JIM, Malinverni C, organizadoras. Covid-19: versões da pandemia nas mídias [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2021 [citado 21 Jun 2021]. p. 139-80. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/606/540/2123)
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/por...
e a defesa do uso de medicamentos para “tratamento precoce” pelo Governo Federal e suas lideranças são narrativas convergentes, pois reforçam a ideia de tensões entre as medidas de proteção à vida e a economia5151 Camargo APR, Motta ESMG, Mourão VLA. Números emergentes: temporalidade, métrica e estética da pandemia de covid-19. Rev Mediacoes. 2021; 26(2):311-32. doi: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2021v26n2p311.. Principalmente, em um cenário no qual ainda não havia vacina e uma das formas encontradas para não restringir as atividades econômicas era afirmar a existência de medicamentos eficazes para a doença5252 Monari ACP, Santos A, Sacramento I. Covid-19 and (hydroxy) chloroquine: a dispute over scientific truth during Bolsonaro’s weekly Facebook live streams. JCOM J Sci Commun. 2020; 19(7):1-17., o Governo Federal tentava responsabilizar os governos estaduais que estavam em uma verdadeira cruzada para adoção de medidas de distanciamento social ampliado e de “paralisação da economia”. As medicações propostas no “tratamento precoce” com a divulgação do resultado da pesquisa em formato de pré-prints, como o caso da nitazoxanida, e estudos não revisados evidenciam também o risco de superestimação de resultados com baixa força de evidência para recomendação.
Soma-se a isso o potencial iatrogênico, ou seja, efeitos negativos para o paciente de um determinado tratamento e da sobremedicalização, compreendida como uma medicalização excessiva e mais prejudicial do que benéfica5353 Tesser CD, Norman AH. Prevenção quaternária e medicalização: conceitos inseparáveis. Interface (Botucatu). 2021; 25:e210101. doi: https://doi.org/10.1590/interface.210101.. Além disso, a ideia de prevenção “a mais” – que se refere à adição de algum outro fator artificial na esperança de conferir proteção – compõe uma perigosa estratégia de desinformação5454 Norman AH, Tesser CD. Prevenção quaternária: as bases para sua operacionalização na relação médico-paciente. Rev Bras Med Fam Comunidade. 2015; 10(35):1-10. doi: https://doi.org/10.5712/rbmfc10(35)1011.. Percebe-se, portanto, que a defesa do Governo Federal da ideia de que o “tratamento precoce” seja um “direito” e atenda aos “princípios bioéticos”, bem como o discurso da “autonomia médica”, torna a narrativa divergente das orientações baseadas em evidências sobre o distanciamento social ampliado, o uso de máscaras, entre outras44 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4639
https://app.magicapp.org/#/guideline/463...
,55 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2021 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/nBkO1E
https://app.magicapp.org/#/guideline/nBk...
,2121 World Health Organization. Therapeutics and Covid-19: living guideline [Internet]. Geneva: Who; 2020 [citado 10 Jun 2021]. Disponível em: https://app.magicapp.org/#/guideline/4649
https://app.magicapp.org/#/guideline/464...
.
A Medicina baseia-se em quatro pilares bioéticos5555 Brasil. Conselho Federal de Medicina. Fórum de segurança do paciente [Internet]. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 2017 [citado 24 Ago 2021]. Disponível em: https://eventos.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21105&Itemid=600
https://eventos.cfm.org.br/index.php?opt...
: não maleficência; beneficência; justiça e equidade; e autonomia do paciente. Hipócrates, o pai da Medicina, estabeleceu há 24 séculos que “o médico deve ter dois objetivos, fazer o bem e evitar fazer o mal”5555 Brasil. Conselho Federal de Medicina. Fórum de segurança do paciente [Internet]. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 2017 [citado 24 Ago 2021]. Disponível em: https://eventos.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21105&Itemid=600
https://eventos.cfm.org.br/index.php?opt...
. A prudência, portanto, deve ser central para não fazer mal aos pacientes. Isso é confirmado pelo próprio Código de Ética Médica, que em seu artigo 1º estabelece: “é vedado ao médico causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência”5656 Brasil. Conselho Federal de Medicina. Código de ética médica [Internet]. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 2019 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf
https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem...
.
O presidente da república feriu diretamente esse princípio ao sustentar que “...pior que uma decisão mal tomada, é uma indecisão”3535 Brasil. Médicos entregam carta ao Presidente defendendo tratamento precoce contra a Covid-19 [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/08/medicos-entregam-carta-ao-presidente-defendendo-tratamento-precoce-contra-a-covid-19
https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompa...
. Eticamente, nada pode ser pior que uma decisão mal tomada, pelo potencial iatrogênico das decisões que envolvem intervenções sobre a saúde das pessoas. Tal fala foi reforçada pela atuação de grupos como os “Médicos pela Vida”5757 Médicos pela vida. Abaixo assinado carta do Brasil 2021: movimento legislação e vida [Internet]. Rio de Janeiro: Médicos pela vida; 2021 [citado 3 Out 2021]. Disponível em: https://medicospelavidacovid19.com.br/abaixo-assinado/?abaixoAssinado=1
https://medicospelavidacovid19.com.br/ab...
e o movimento “Brasil Vencendo a Covid-19”5858 Alvim M. O grupo de “10 mil” médicos pró-cloroquina que se aproximou de Bolsonaro com ‘evento histórico’ [Internet]. São Paulo: BBC News Brasil; 2020 [citado 23 Fev 2022]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53994532
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53...
, que, de maneira imprudente, recomendaram como solução uma medicação que já se sabia ineficaz.
Percebem-se, assim, violações éticas nas ações desses atores não apenas no escopo da imprudência, mas também no da negligência e no da imperícia, visto que já tinham as informações que levariam à conclusão de que o “tratamento precoce” não tem eficácia. A falta de autonomia do paciente em relação aos profissionais da Medicina configura-se também em um dos fatos que levaram a promoção do “tratamento precoce”, fato que não está isolado na história da saúde brasileira5050 Brigagão JIM, Malinverni C. Distanciamento social no Brasil: reflexões sobre os posicionamentos do presidente da República no enfrentamento à covid-19. In: Spink MJ, Cordeiro MP, Brigagão JIM, Malinverni C, organizadoras. Covid-19: versões da pandemia nas mídias [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2021 [citado 21 Jun 2021]. p. 139-80. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/606/540/2123)
http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/por...
, mas que evidencia problemas estruturais e éticos. Não obstante, as farmácias brasileiras privadas, sem incluir as do SUS, entre março de 2020 e março de 2021, tiveram aumentos significativos nas vendas das medicações do “tratamento precoce” e venderam mais de 52 milhões de comprimidos de quatro medicamentos: sulfato de hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e nitazoxanida5959 Muniz B, Fonseca B. Farmácias venderam mais de 52 milhões de comprimidos do “Kit Covid” na pandemia [Internet]. São Paulo: Agência Pública; 2021 [citado 27 Jun 2021]. Disponível em: https://apublica.org/2021/04/farmacias-venderam-mais-de-52-milhoes-de-comprimidos-do-kit-covid-na-pandemia/
https://apublica.org/2021/04/farmacias-v...
.
Nesse contexto desinfodêmico, percebe-se que as notícias do website do Ministério da Saúde e os posicionamentos dos membros do governo corroboram a tese da estratégia de “populismo médico” realizada no governo brasileiro. O populismo médico é um estilo político baseado em performances de crises de saúde pública que colocam “o povo” contra “o sistema”6060 Lasco G. Medical populism and the Covid-19 pandemic. Glob Public Health. 2020; 15(10):1417-29. doi: https://doi.org/10.1080/17441692.2020.1807581., convergente com a forma de governar de Bolsonaro. O populismo médico pode ser utilizado como uma forma de dar uma aparência legítima para uma política negacionista baseada em premissas falsas6161 Diethelm P, McKee M. Denialism: what is it and how should scientists respond? Eur J Public Health. 2009; 19(1):2-4.. Líderes de extrema direita, como os presidentes das Filipinas, Brasil e dos Estados Unidos, utilizaram respostas similares em relação à pandemia: simplificação, dramatização das respostas, desqualificação da mídia e questionamento da ciência, criando assim divisões entre o povo e “os outros” – vistos como perigosos6060 Lasco G. Medical populism and the Covid-19 pandemic. Glob Public Health. 2020; 15(10):1417-29. doi: https://doi.org/10.1080/17441692.2020.1807581..
Além disso, o fato de haver uma divisão entre a política pública brasileira do “tratamento precoce” e a atuação dos profissionais baseada em evidências científicas dificultaram a tomada de decisão compartilhada com o paciente – parte fundamental do método clínico centrado na pessoa6262 Dohms M, Gusso G. Comunicação clínica: aperfeiçoando os encontros em saúde. Porto Alegre: Artmed; 2020., bem como a ideia de que a Medicina sempre deve “prescrever uma medicação”. O paciente está em uma situação de vulnerabilidade e a exposição de uma opinião não baseada na racionalidade, como o caso do “tratamento precoce”, pode influenciar no seu processo decisório6363 Araújo AAS, Silva JRS. Hidroxicloroquina e Covid-19, parecer do CFM: principiologia, contradições e complexidade. Res Soc Dev. 2021; 10(5):e28610515005. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15005.. O fato de a prescrição de medicações sem evidência científica não ser considerada erro médico no Conselho Federal de Medicina colocou em risco o paciente e a população6363 Araújo AAS, Silva JRS. Hidroxicloroquina e Covid-19, parecer do CFM: principiologia, contradições e complexidade. Res Soc Dev. 2021; 10(5):e28610515005. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15005..
Outro ponto da estratégia de desinformação na comunicação do Ministério da Saúde é o foco nos números de recuperados, que sugere uma intenção de exposição seletiva da mensagem sobre a pandemia e de promoção/valorização do “tratamento precoce”. No Brasil, o cálculo de recuperados considera registros de óbitos com confirmação de infecção pela Covid-19 e o número de registros pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe). Dessa forma, os casos recuperados são os casos que não evoluíram para óbito após 14 dias(j (j) Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br ). Ressalta-se aqui que só se tem um grande número de “recuperados” se existe um grande número de infectados e por conseguinte um grande número de mortes e sequelas da Covid-19.
Dessa maneira, com a linha do tempo e a comunicação, demonstra-se que, mais do que uma “negação da ciência”, trata-se de uma distorção intencional para legitimar uma determinada verdade6464 Stevanim LF. A bolha negacionista [Internet]. Rio de Janeiro: Radis; 2021 [citado 23 Jun 2021]. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/a-bolha-negacionista
https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/...
, o que pode ter levado ao enfraquecimento da quarentena e à não adoção de medidas sanitárias, fatores que estão relacionados ao aumento de mortes6565 Ventura DFL, Aith FMA, Reis RR. Boletim direitos na pandemia: mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil. São Paulo: Cepedisa; 2021. Vol.12.,6666 Giovanella L, Medina MG, Aquino R, Bousquat A. Negacionismo, desdém e mortes: notas sobre a atuação criminosa do governo federal brasileiro no enfrentamento da Covid-19. Saude Debate. 2020; 44(126):895-901. doi: https://doi.org/10.1590/0103-1104202012623.. Ressaltam-se também as ações de implementação do “tratamento precoce” como um “cuidado” com as populações indígenas, colocando a política pública do “tratamento precoce” do Ministério da Saúde na esfera de uma política da morte, ou necropolítica6767 Mbembe A. Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições; 2018..
Considerações finais
Com base na análise de conteúdo e na construção da linha do tempo, evidencia-se a estratégia de desinformação na desinfodemia sobre o “tratamento precoce” por parte do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Também se observa a assincronia da política na condução da saúde com as evidências científicas. Este artigo contribui com a concretização visual de uma linha do tempo e de memória frente às evidências científicas sobre o “tratamento precoce”. O foco deste estudo foi apresentar uma linha do tempo e demonstrar a participação da desinfodemia sobre “tratamento precoce” no website do Ministério da Saúde. Não foram avaliados outros aspectos que poderiam complementar a justificativa da incorporação desta estratégia, como corrupção, cultura de busca de uma solução mágica, líderes mundiais inicialmente apoiando esta iniciativa, falta de formação dos médicos em análise crítica de evidências e cultura de intervenções não baseada em evidências. Há a necessidade de expandir a análise e os campos de busca nas notícias de todo o Portal do Governo Federal em relação à política do “tratamento precoce”.
A metodologia proposta neste estudo para identificar as notícias com maior frequência e a sistematização da linha do tempo podem ser uma maneira de organizar o conhecimento neste momento de desinfodemia. A responsabilidade de construir espaços de informação segura, promoção de um discurso racional e discussão de incertezas devem ser divididas por jornalistas, cientistas, políticos e sociedade civil. Estratégias para checagem de fatos, análise de qualidade de estudo, graduação de qualidade da evidência e força de recomendação para tomadas de decisão em saúde3939 Brasil. Governo abre crédito de R$ 1,9 bilhão para produção e aquisição de vacina contra o coronavírus [Internet]. Brasília: Governo do Brasil; 2020 [citado 21 Jun 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/08/governo-abre-credito-de-r-1-9-bilhao-para-producao-e-aquisicao-de-vacina-contra-o-coronavirus
https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-...
devem estar no centro das ações governamentais.
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(f)
Por não existir evidência científica que respalde o termo “tratamento precoce”, optou-se por utilizá-lo entre aspas.
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(g)
Concordando com o proposto por Khan1616 Unesco. Towards Knowledge Societies: Unesco World Report [Internet]. Paris: Unesco; 2005 [citado 23 Fev 2022]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000141843
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf... , subdiretor-geral da Unesco para Comunicação e Informação, entendemos que o conceito de “sociedades do conhecimento” está fundado na noção de sociedade da informação, da ideia de inovação tecnológica, mas que avança em relação a tal noção, na medida em que inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento. Ainda de acordo com a Unesco1717 Unesco. Construir sociedades del conocimiento [Internet]. Paris: Unesco; 2015 [citado 23 Fev 2022]. Disponível em: https://es.unesco.org/themes/construir-sociedades-del-conocimiento
https://es.unesco.org/themes/construir-s... , as sociedades do conhecimento devem estar apoiadas em quatro pilares: liberdade de expressão; acesso universal à informação e ao conhecimento; respeito à diversidade cultural e linguística; e educação de qualidade para todos. -
(h)
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br.
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(i)
Todas as referências do número de mortes ao longo do texto estão disponíveis em: https://covid.saude.gov.br/.
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(j)
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br
Agradecimentos
Os autores deste trabalho respeitosamente saúdam os povos originários deste país e a todos os familiares de pessoas que faleceram pela Covid-19. Agradecemos ao professor Airton Tetelbom Stein, pela revisão do artigo. A Lorenzo Costa Kupstaitis e a Iasmine Paim Nique da Silva, pelo design e ilustração das imagens da linha do tempo. Ao professor Ricardo Rodrigues Teixeira, pelo aconselhamento na publicação. Ao professor Luiz Artur Ferraretto, que, na disciplina “Comunicação e Política: Pandemia, Negacionismo e Responsabilidade Social”, ministrada no primeiro semestre de 2021, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, inspirou a escrita deste artigo. Ao Augusto Rafael Carvalho de Sousa, pela revisão do texto e do gráfico.
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Floss M, Tolotti G, Rossetto AS, Camargo TS, Saldiva PHN. Linha do tempo do “tratamento precoce” para Covid-19 no Brasil: desinformação e comunicação do Ministério da Saúde. Interface (Botucatu). 2022; 26: e210693 https://doi.org/10.1590/interface.210693
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Apêndice
Editado por
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
09 Dez 2022 -
Data do Fascículo
2023
Histórico
-
Recebido
26 Out 2021 -
Aceito
02 Set 2022