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Construção e validação de conteúdo e aparência de um guia de saúde vocal para a pessoa idosa

RESUMO

Objetivo:

elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um guia educativo sobre a promoção da saúde vocal para a pessoa idosa.

Métodos:

estudo do tipo metodológico, desenvolvido em duas etapas: 1- elaboração da tecnologia educativa, com a construção do guia; 2- qualificação do material educativo com a validação do conteúdo, aparência e adequabilidade do guia por meio de 13 juízes (fonoaudiólogos) e legitimação do material educativo pelo público-alvo, 9 idosos. A validação do guia por parte dos juízes e dos idosos deu-se pelo índice de validade de conteúdo.

Resultados:

os aspectos da objetividade, estrutura, apresentação e relevância do conteúdo foram considerados pertinentes pelos juízes com média aproximada de 0,92. Contudo, houveram substituições e retiradas de palavras, com o intuito de trazer mais clareza ao leitor, sem prejudicar a mensagem final, além das sugestões que foram acatadas para versão final. As pessoas idosas consideraram a avaliação positiva.

Conclusão:

o guia educativo foi validado quanto aos aspectos de conteúdo, aparência e adequabilidade para a promoção de saúde vocal do idoso. Espera-se que o conhecimento sobre a saúde da voz promova qualidade de vida e beneficie o envelhecimento ativo e saudável.

Descritores:
Idoso; Voz; Material de Ensino; Fonoaudiologia; Promoção da Saúde

ABSTRACT

Purpose:

to develop and validate the content and layout of an educational guide on promoting vocal health of older adults.

Methods:

a methodological study, conducted in two stages: 1 - Development of the guide as an educative technology; 2 - Qualification of the educative material with validation of the guide’s content, layout and suitability by 13 judges (speech-language-hearing pathologists) and legitimization of the educative material by the target population, 9 older adults. The validation of the guide by the judges and older adults was based on the content validity index.

Results:

the aspects of objectivity, structure, presentation and relevance of the content were considered pertinent by the judges with an approximate score average of 0.92. However, some words were substituted or removed to bring more clarity to the reader, without loss to the overall message, in addition to the suggestions that were accepted for the final version. The older adults returned a positive assessment.

Conclusion:

the educative guide was validated regarding the aspects of content, layout and suitability for the vocal health promotion of older adults. Their knowledge of voice health is expected to promote the quality of life and benefit active and healthy aging.

Keywords:
Aged; Voice; Teaching Material; Speech, Language and Hearing Sciences; Health Promotion

Introdução

O bem-estar vocal e a saúde são importantes componentes para promover melhor qualidade de vida e prevenir dos riscos de alterações vocais para a população idosa11. Behlau M, Pontes P, Moreti F. Higiene Vocal - cuidando da voz. 5 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.,22. Tariq S, Mumtaz N, Noveen S. Impact of vocal hygiene on self rated vocal health of teachers of pakistan. Int J Rahabil Sci. 2015;4(1):20-4.. Tais aspectos podem auxiliar em uma melhor comunicação, por intermédio da abordagem da promoção à saúde, que tem como foco o cuidado com a voz 33. Lucíola DS, Sayuri TM, Thamara R, Cibele ASA. Atenção à saúde vocal - Aspecto emergente na formação docente. Atas, 2014..

Por meio das orientações e informações, o indivíduo pode conhecer, compreender e identificar a prática de hábitos vocais. Estes hábitos, podem se aplicar ao cotidiano, entendendo-se que um maior cuidado vocal proporciona uma voz clara, limpa e agradável ao ouvinte11. Behlau M, Pontes P, Moreti F. Higiene Vocal - cuidando da voz. 5 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.. Manter a saúde vocal é fundamental para que o processo ensino-aprendizagem não sofra interferências dos distúrbios vocais33. Lucíola DS, Sayuri TM, Thamara R, Cibele ASA. Atenção à saúde vocal - Aspecto emergente na formação docente. Atas, 2014..

Em meio ao progresso da qualidade de vida das pessoas idosas, o processo de envelhecimento populacional ocorre bastante acelerado. A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2015) recomenda mudanças profundas aos serviços de saúde e políticas relacionadas à pessoa idosa, para que aproveite ao máximo esta etapa da vida, de forma saudável. O envelhecimento ativo é muito mais que a ausência de doença, significa manter a capacidade funcional que ainda existe no indivíduo44. Chun RYS. Promoção da saúde e a produção do cuidado em fonoaudiologia. In: Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP (orgs). Tratado de Fonoaudiologia. 2 ed. São Paulo: Roca. 2010. p.605-11.), (55. Organização Mundial da Saúde (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Panamericana de Saúde; 2005..

No envelhecimento humano, mudanças biológicas e fisiológicas acontecem no corpo, assim como nas suas funções66. Costa ML, Fedosse E, Lefevre AP. Doenças crônicas não-transmissíveis - Cuidado em Fonoaudiologia. In: Marchesan IQ, Silva HJ, Tomé MC (orgs). Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014. p. 810.. O envelhecimento da voz, denominado presbifonia, é um processo natural, porém, acrescido de inadequações com a saúde vocal, pode tornar mais difícil a comunicação77. Brasolotto AG, Wolf AE, Diaféria G, Azevedo LL. Voz na senescência e na doença de Parkinson. In: Marchesan IQ, Silva HJ, Tomé MC (orgs). Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014. p. 171-6.. Neste sentido, ressalta-se a importância de retardar ou atenuar este impacto mediante ações e práticas diárias como: exercícios físicos (atividades esportivas), hidratação, alimentação saudável, busca por uma fala suave e sem tensão e livre de abusos vocais11. Behlau M, Pontes P, Moreti F. Higiene Vocal - cuidando da voz. 5 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017..

Com base nessas premissas, o fonoaudiólogo, que atua diretamente na promoção da saúde, pode utilizar-se de um material educativo que resgate as estratégias e os conhecimentos para uma melhor qualidade vocal do idoso. No formato de guia, esse material influencia diretamente na educação em saúde que tem um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o conhecimento e as percepções do uso da voz da pessoa idosa, além de promover autonomia, tomadas de decisões do cotidiano e empoderar essa população para o autocuidado de sua saúde88. Torres HC, Candido NA, Alexandre LR, Pereira FL. O processo de elaboração de cartilhas para orientação do autocuidado no programa educativo em Diabetes. Rev. bras. enferm. 2009;62(2):312-6..

Portanto, acredita-se que um guia educativo voltado à população de idosos, com finalidades específicas e com abordagens autorreflexivas podem complementar a educação continuada e favorecer a aquisição e a adaptação de novos conhecimentos no cuidado com a saúde vocal inseridas na rotina das pessoas idosas. Deste modo, o objetivo desse estudo foi elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um guia educativo sobre a promoção da saúde vocal para a pessoa idosa. O guia contempla estratégias, autorreflexões e orientações de promoção à saúde vocal para o idoso por meio de informações básicas sobre o autocuidado vocal.

Métodos

A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de acordo com a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e aprovada sob parecer n 2.190.153.

Estudo do tipo metodológico, de abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa visou construir e validar uma tecnologia educativa (guia) sobre o envelhecimento vocal que tem como público-alvo a pessoa idosa, tendo em vista à estratégia de promoção à saúde para o idoso, evidenciando o autocuidado com sua voz99. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011..

O estudo foi composto por duas etapas, sendo a elaboração do material educativo a primeira delas, com a construção do guia educativo. A segunda, a qualificação do material didático com a validação do conteúdo, da aparência e da adequabilidade do guia, por meio de juízes especialistas, e legitimação do material educativo pelo público-alvo, que são as pessoas idosas1010. Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2005;13(5):754-7.,1111. Freitas FV, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface. 2011;15(36):243-56..

Elaboração do Guia Educativo

A primeira etapa constituiu da elaboração técnico-científica do Guia intitulado de “Da voz ao envelhecimento”. O conteúdo engloba apresentação inicial, um convite para leitura e, na sequência, o sumário, contendo os seguintes assuntos apresentados em itens: no item 1, “Quer saber como sua voz é produzida?” - um breve relato de como a voz é produzida com uma reflexão para o idoso sobre a percepção de sua voz; o item 2, “Bem-estar vocal: 2.1- hidratação (benefícios da hidratação, dicas de água saborizada para os idosos que não gostam de ingerir água, além de uma reflexão sobre a importância da quantidade de água ingerida ao dia e da saúde vocal); 2.2 - alimentação (dicas sobre alimentação saudável, explicação do que é refluxo gastroesofágico , seus sinais e sintomas e reflexão sobre alimentação saudável) ; 2.3 - corpo e voz (relação do corpo e seus movimentos com a voz); 2.4 - respiração (informações sobre a respiração e seu suporte para a voz com alguns exercícios físicos, além de uma dica de cuidado) ; 2.5 - ações de articular bem as palavras , abrir bem a boca (orientação sobre o benefício de articular melhor); 2.6 - falar sem esforço (busca de uma comunicação sem esforço); 2.7 - prática do canto coral (benefícios do canto para pessoas idosas); 2.8 - automedicação (cuidado com grande quantidade de medicações e uma reflexão sobre o autocuidado em se medicar sem prescrição médica e ingerir receitas caseiras); 2.9 - fumo (informações da relação voz e fumo); 2.10 - dificuldade de audição (alertas para idosos sobre a relação do falar muito alto e sua audição)”.

O guia contém informações, orientações e ilustrações para facilitar o entendimento do leitor. Foi realizado um trabalho de design e diagramação das imagens por profissionais da área específica da comunicação e publicidade.

Validação do Material Educativo

A segunda fase do estudo contou com a qualificação do material educativo, por meio da validação do conteúdo, aparência e, posteriormente, a sua adequabilidade, mediante a avaliação dos juízes e, em seguida, da população-alvo. O conceito de validade de conteúdo e aparência utilizado nesta investigação é o proposto por Polit e Beck99. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011..

Um instrumento de julgamento foi elaborado para a avaliação do conteúdo e da aparência do guia e consta do objetivo, da estrutura, apresentação e da relevância do produto1010. Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2005;13(5):754-7.. A análise foi composta pela correspondência da concordância e relevância de cada item com uma escala do tipo Likert1111. Freitas FV, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface. 2011;15(36):243-56..

A escala Likert é um método muito aplicado na área de saúde, é um tipo de escala de resposta psicométrica, mede a proporção dos juízes que concordam sobre determinado aspecto do instrumento, informando o nível de concordância com uma afirmação. Na escala, deve marcar a resposta que mais traduz sua opinião, considerando 1) discordo totalmente, 2) discordo, 3) indiferente (ou neutro), 4) concordo e 5) concordo totalmente. Usada habitualmente em questionários, a quantidade de pontos da escala pode variar entre 4 e 10 itens99. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.), (1212. Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva. 2011;16(7):3061-8..

No processo de validação, foram contatados 11 especialistas de conteúdo (pesquisadores ou docentes com experiência na área de voz e/ou saúde coletiva), porém sete decidiram participar. Quanto aos juízes técnicos (fonoaudiólogos com prática clínica com idosos, experiência na área de promoção da saúde e/ou voz e/ou envelhecimento), sete receberam o convite, mas seis participaram da pesquisa. A busca pelos juízes aconteceu por conveniência, via indicação de especialista na área. Assim, foram identificados 13 especialistas, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta dos dados aconteceu em janeiro de 2018. Um convite formal, o TCLE, o guia educativo e o instrumento de avaliação para que os juízes respondessem foram enviados via e-mail.

Os 13 juízes fonoaudiólogos concordaram em participar da pesquisa e devolveram o instrumento de avaliação respondido. O perfil profissional indicou: três doutores (voz e saúde coletiva), quatro mestres e seis especialistas. Essas pessoas eram das seguintes áreas de trabalho, cinco docentes (voz e saúde coletiva) e seis que atuam na assistência (voz/ idoso/saúde coletiva), como tempo médio de trabalho na área de 2-4 anos para dois especialistas e entre 5-20 anos para os outros 11juízes.

De posse dos instrumentos, os dados obtidos foram compilados em planilhas do Excel®. Para a análise estatística, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo que recomenda para os avaliadores um (IVC) acima de 0,78. Assim, os itens que apresentaram IVC acima de 0,78 foram considerados aceitáveis; os que consideraram IVC entre 0,78 e 0,66 foram alterados, e os itens com IVC abaixo de 0,66, excluídos. A este método, emprega-se a escala tipo Likert com pontuações de um a quatro1111. Freitas FV, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface. 2011;15(36):243-56.. O índice foi calculado pela soma de concordância dos itens marcados “3” e “4” pelos juízes, dividido pelo total de respostas.

Fórmula para o cálculo:

IVC = Número de respostas 3 ou 4 / Número total de respostas

Após a avaliação dos juízes, ocorreu a avaliação pelo público - alvo, realizando-se o exame Mini Mental com 9 idosos, descartando alguma possível alteração cognitiva e entregando o instrumento de avaliação acompanhado do guia impresso. Os idosos foram solicitados a manusear o guia e analisar o texto e as imagens. O instrumento contém os dados básicos para traçar o perfil dos idosos, além da possibilidade de resposta do seu grau de concordância na escala Likert, para os critérios de conteúdo, informações, conhecimentos, ilustrações, sensibilidade e motivação, com uma questão aberta para possíveis comentários.

A análise do público-alvo foi considerada igual àquela dos juízes. Para a análise da questão aberta, utilizou-se o Método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin1212. Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva. 2011;16(7):3061-8.. Os idosos que participaram da pesquisa continha idade mínima de 60anos e máxima de 73 anos, com a média de 67 anos, sendo a maioria do sexo feminino (77,7%), estado civil casado (66,6%) e 88,8% com grau de escolaridade maior que 10 anos.

O instrumento de avaliação foi composto por objetivos, estrutura e apresentação e relevância. O objetivo referiu-se aos propósitos, metas ou afins que se deseja atingir com a utilização do guia. Avaliou a coerência e contribuição para a mudança das pessoas idosas, como também se era possível circular pelo meio científico. A estrutura e apresentação objetivava a forma de apresentar as orientações do guia, sobre a organização geral, estrutura, estratégias de apresentação, coerência e formatação. A relevância avaliou as características do grau de significação do material educativo apresentado, se propõe que o idoso a adquira conhecimento, se aborda assuntos necessários à promoção da saúde e se encontrava-se adequado para ser utilizado como tecnologia de promoção à saúde vocal em idosos. O instrumento ainda constava de dados dos participantes e uma questão aberta para sugestões. Após a avaliação dos Juízes de Conteúdo e dos Juízes Técnicos, as sugestões foram aceitas e incorporadas ao guia.

Ao término da análise dos juízes, a versão final do guia foi submetida à revisão dos pesquisadores para a realização dos ajustes no texto e nas imagens.

Resultados

Na elaboração do guia educativo, procurou-se utilizar linguagem adequada, do cotidiano dos pacientes e que trouxesse reflexões. Evidenciou-se a fisiologia do envelhecimento vocal, seguida da importância da saúde vocal para o envelhecimento saudável e ativo e a efetividade das ações que podem auxiliar o impacto no envelhecimento vocal.

O material educativo foi de uma linguagem simples com uso de imagens para uma melhor comunicação com o leitor, a fim de facilitar a compreensão da mensagem e minimizar as barreiras da comunicação. Caracterizou-se uma tecnologia mais eficiente e de maior alcance ao público alvo, buscando ser convidativo, de fácil leitura e entendimento.

Os aspectos da objetividade, estrutura, apresentação e relevância do conteúdo do guia foram considerados pertinentes pelos juízes com média aproximada de 0,92 de acordo com as tabelas, a Tabela 1 com 0,92, a Tabela 2 com 0,94 e a Tabela 3 com 0,92. Houveram algumas substituições e retiradas de palavras, com o intuito de trazer mais clareza ao leitor, sem prejudicar a mensagem final, além das sugestões que foram acatadas para versão final. As pessoas idosas consideraram a avaliação positiva.

Tabela 1:
Avaliação dos juízes especialistas e técnicos de conteúdo quanto ao objetivo do guia educativo sobre o autocuidado vocal para pessoas idosas. João Pessoa- Paraíba- Brasil, 2018
Tabela 2:
Avaliação dos juízes especialistas e técnicos de conteúdo quanto à estrutura e apresentação do guia educativo sobre o autocuidado vocal para pessoas idosas. João Pessoa- Paraíba- Brasil, 2018
Tabela 3:
Avaliação dos juízes especialistas e técnicos de conteúdo quanto à relevância do guia educativo sobre o autocuidado vocal para pessoas idosas. João Pessoa- Paraíba- Brasil, 2018
Tabela 4:
Avaliação dos idosos quanto à relevância do guia educativo sobre o autocuidado vocal para pessoas idosas. João Pessoa- Paraíba- Brasil, 2018

Discussão

A iniciativa do tema para a construção do material educativo surgiu a partir de reflexões sobre a saúde vocal de pessoas idosas, direcionada à promoção da saúde e ao crescimento da população acima de 60 anos. O Guia buscou a comunicação em saúde, auxiliando o aumento do conhecimento e a consciência das questões, problemas e soluções de saúde1313. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev bras. enferm. 2003;56(2):184-8..

A necessidade de construir um guia educativo para pessoas idosas foi reforçado quando alguns estudos afirmam que o guia educativo não apresenta apenas objetivos de informar ou de modificar atitudes, mas de desenvolver habilidades e encorajar as tomadas de decisões. Quando produzido de forma eficaz pode modificar a realidade de uma população. Assim, devem ser consideradas as informações e suas expectativas, além dos valores dos conhecimentos e das experiências do sujeito receptor 1111. Freitas FV, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface. 2011;15(36):243-56.,1313. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev bras. enferm. 2003;56(2):184-8.),.

Pôde-se verificar que, os resultados obtidos das avaliações dos juízes quanto ao objetivo do guia educativo demostraram que todos os itens (item 1.1, item 1.2 e item 1.3) obtiveram IVC acima de 0,78 e foram, portanto, considerados claros e aptos a compor o guia final. A maioria dos juízes classificou-os como “adequado” e “totalmente adequado”, (Tabela 1).

A temática do guia educativo resgata a saúde vocal como proposta de promover uma melhor qualidade de vida a pessoa idosa. Em outro estudo sobre a promoção da saúde vocal para pessoas idosas foi reforçada a importância do cuidado com a voz e a modificação de hábitos que passaram a existir, posteriormente, às informações oferecidas nas orientações e oficinas dirigidas ao idoso1515. Bardin L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Neto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.. A pesquisa foi dividida em dois grupos, os que receberam orientações e os que não as receberam. Pôde-se constatar que aqueles que receberam as informações conseguiram modificar alguns hábitos, e, para os que não as receberam, sugerem-se orientações vocais como estratégias de bem-estar vocal1414. Zombini EV, Pelicioni MCF. Estratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2011;21(1):51-8..

A Tabela 2, que avalia a estrutura e a apresentação do guia educativo apresentou discrepância entre as opiniões dos especialistas no item 2,6 sobre “O estilo de redação correspondente ao nível de conhecimento do público alvo”, com um valor abaixo da taxa de IVC aceitável de 0,78 que permite alterações no item de acordo com as sugestões dos especialistas. Por este motivo, este item sofreu alterações de acordo com as sugestões dos especialistas.

As alterações sugeridas foram referentes ao uso dos termos “longevidade” (página 3), “protagonista” e “incorporar” (página 4), bem como as palavras “saborizada” ou “aromatizada” (página 9), região cervical (página10) e “empoderamento” (página 8), alegando que a maioria das pessoas idosas poderiam desconhecer tais conceitos. Com isso, foram acatadas as sugestões e substituídas as palavras respectivamente por “prolongar mais a vida”, “autor”, “acrescentar”, “com sabor”, “região do pescoço”, e a palavra “empoderamento” foi retirada do guia sem prejudicar a mensagem final. Além destas alterações, também foi invertido o item alimentação de 2.7 para 2.3, seguido da hidratação para melhor organização textual. Os outros itens (2.1, 2.2, 2.3, 2.4, 2.5 e 2.7) foram considerados aceitáveis, pois apresentou um IVC acima de 0,78 aptos a compor o guia educativo. Os juízes ainda complementaram sugerindo a introdução do item relacionado ao fumo e a dificuldade de audição, justificando a prevalência de idosos fumantes e com dificuldade de audição que interferem na voz.

Além de uma proposta motivadora, o guia “Da voz ao envelhecimento”, deve considerar ainda que a elaboração da mensagem seja simples, para que exista tanto a eficácia e a rapidez de compreensão, e as ilustrações apresentem-se de forma atraente, com a comunicação clara do objetivo do material. As imagens devem buscar atenção e interesse pela leitura de diversos níveis de escolaridade1313. Moreira MF, Nóbrega MML, Silva MIT. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Rev bras. enferm. 2003;56(2):184-8.,1616. Soares EB, Borba DT, Barbosa TK, Medved DM, Montenegro ACA. Hábitos vocais em dois grupos de idosos. Rev. CEFAC. 2007;9(2):221-7.-1717. Hoffmann T, Warrall L. Designing effective written health education materials: considerations for health professionals. Disabil Rehabil. 2004;26(9):1166-73.. Com isso, a mudança no estilo da redação do guia aconteceu devido à importância da apresentação escrita. O texto necessita ter um vocabulário com coerência ao público - alvo, sendo convidativo, de fácil leitura e entendimento, pois termos raros, palavras técnicas e palavras de formação complexa dificultam a compreensão do leitor, interferindo na sua legibilidade1414. Zombini EV, Pelicioni MCF. Estratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2011;21(1):51-8..

Assim sendo, o guia foi construído com informações básicas de como a voz é produzida e o que pode trazer um bem-estar vocal a partir de suas escolhas no decorrer da vida. Nesse sentido, a partir do momento em que o indivíduo conhece, compreende e identifica os hábitos vocais, torna-se mais compreensível e reconhecido o cuidado com a voz1414. Zombini EV, Pelicioni MCF. Estratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2011;21(1):51-8.. Outro estudo dirigido aos idosos com prática educacional na educação popular ressaltou a importância da educação que auxilie a pessoa idosa a desenvolver-se, no sentido de torná-la protagonista de sua própria vida. O idoso empoderado permanecerá mais ativo e capaz de dirigir suas próprias ações no mundo1818. Jones CA, Mawani S, King KM, Allu SO, Smith M, Mohan S et al. Tackling health literacy: adaptation of public hypertension educational materials for an Indo-Asian population in Canada. BMC Public Health. 2011;11(24):a..

Em relação à Tabela 3, quanto à relevância do guia educativo, os itens (3.1, 3.2 e 3.3) apresentaram IVC acima de 0,78 e, portanto, foram considerados aptos a compor o guia educativo final sem sofre alterações. Nesta análise os avaliadores especialistas chamaram atenção à reflexão da definição de promoção a saúde como proposta para o guia educativo, como sendo uma proposta de fazer o leitor refletir e compreender a informação. Não como forma impositiva de acatar o que o guia traz, mas como um processo reflexivo. A promoção da saúde caracteriza-se por ser “o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo”1919. Patrocinio WP, Pereira BPC. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab. Educ. Saúde. 2013;11(2):375-94..

Essa definição vem enfatizar a saúde com valores positivos, em vez de analisar a doença e tornar o indivíduo sujeito participativo na sua população, resgatando o protagonismo de suas próprias ações e de seus enfrentamentos1818. Jones CA, Mawani S, King KM, Allu SO, Smith M, Mohan S et al. Tackling health literacy: adaptation of public hypertension educational materials for an Indo-Asian population in Canada. BMC Public Health. 2011;11(24):a.. Nessa perspectiva, algumas informações escritas no guia, no final de cada item explicado, foram redirecionadas às práticas de promoção da saúde como forma de provocar no leitor uma releitura sobre o seu bem-estar vocal.

Quanto ao público alvo, os idosos, só realizaram a relevância do guia educativo. Avaliaram os itens 1,2,3,4,5, e 6 e apresentaram IVC acima de 0,78, considerando viável a compor o guia final. Seguido da Figura 1, com a análise de conteúdo dos idosos e a Figura 2 com a representação ilustrativa do guia educativo final apresentado aos juízes especialistas e aos idosos.

Figura 1:
Avaliação dos idosos quanto ao guia educativo sobre o autocuidado vocal para pessoas idosas, segundo a unidade de sentido e as falas correspondentes. João Pessoa- Paraíba, 2018

Figura 2:
Representação ilustrativa do Guia Educativo Final sobre o autocuidado vocal para pessoas idosas enviado aos juízes. João Pessoa, PB, Brasil. 2018

Em menos de um século, no tocante à expectativa de vida, o Brasil saltou de 43 anos a 73 anos2020. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde 2013 - Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Rio de Janeiro: IBGE; 2014.. Enquanto tal processo tem sido gradativo em alguns países, no Brasil, encontra-se acelerado, ocupando a sexta posição em números de idosos com 60 anos ou mais em 20502121. Organização Mundial da Saúde (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Panamericana de Saúde; 2005,2222. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de Indicadores Sociais - Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Rio de Janeiro: IBGE; 2010.. Com esse crescimento, ocorre o aumento da chamada fragilidade biológica nessa população, que descreve indivíduos dependentes do outro, com desfecho adversos de doenças e sob riscos de saúde2323. Hogan DB, MacKnight C, Bergman H. Steering Committee CIoFaA. Models, definitions, and criteria of frailty. Aging Clin Exp Res. 2003;15(3 Supl.):1-29.. Diante de uma população envelhecida, o cuidado com a saúde torna-se essencial a longevidade ativa como foi ressaltado pelos idosos avaliados.

Segundo a unidade de sentido e as falas correspondentes dos idosos surgiram três categorias de análise que foram subdivididas de acordo com a similaridade dos elementos da fala. Na primeira categoria, explicativa, as respostas foram positivas e corroboram com o cuidado na saúde, especificamente a saúde vocal, sendo explicitado na fala do idoso: “ajuda a esclarecer acerca dos cuidados que devemos ter para melhoria da voz em todo o processo de envelhecimento”. Além do cuidado, os idosos complementaram com um texto: “de fácil leitura e compreensão”.

A segunda categoria foi a importância do guia para a população alvo. Os idosos relataram: “Material educativo de grande importância para os idosos, o mesmo orienta e ajuda a prevenir a saúde da voz de uma maneira fácil e simples”, outro idoso descreve: “O material apresentado é muito importante”. A escrita deve ser convidativa e com superação de eventuais dificuldades1414. Zombini EV, Pelicioni MCF. Estratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum. 2011;21(1):51-8.. Tem importância na tomada de decisão do leitor, para que se faça refletir sobre sujeito de sua própria ação, ao invés de persuadir para a mudança de comportamento ou atitude sem um sentido2424. Araújo I. Materiais educativos e produção de sentidos na intervenção social. In: Monteiro SS, Vargas EP (orgs). Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. 1ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. p.49-70.. O material educativo em voz para idosos dialoga com a Fonoaudiologia, na educação em saúde e na sua interface com a subjetividade, tentando superar o modelo de educação pautado na visão orgânica do corpo e na culpabilização do sujeito2525. Paiva APRC, Vargas EP. Material Educativo e seu público: um panorama a partir da literatura sobre o tema. Revista Práxis. 2017;9(18):89-99..

Entende-se que, em decorrência ao processo de envelhecimento, a OMS preconiza mudanças estratégicas quanto aos serviços e às políticas de saúde ao idoso55. Organização Mundial da Saúde (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Panamericana de Saúde; 2005.. É através da promoção à saúde que o sujeito pode se analisar um ser singular em sua ação, resgatando e valorizando o idoso em sua subjetividade e enquanto ser social que necessita de uma comunicação2121. Organização Mundial da Saúde (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Panamericana de Saúde; 2005. Quanto à terceira categoria, a adequada, os idosos comentaram: “Conteúdo excelente, muito rico.” “... trará mais benefício à vida do idoso tornando-o ativo e saudável”. A avaliação dos idosos demostrou que esta população que envelhece atualmente tem uma preocupação no cuidado com o corpo e com sua comunicação e que a busca continua para mais conhecimentos. Após a avaliação, não foi necessária nenhuma modificação.

Conclusão

Este estudo permite concluir a elaboração e a validação do conteúdo e da aparência do guia “DA VOZ AO ENVELHECIMENTO”. Um material sobre a promoção da saúde vocal para a pessoa idosa que contempla estratégias, autorreflexões e orientações ao idoso por meio de informações básicas sobre o autocuidado vocal.

O propósito do Guia educativo foi contribuir com uma melhor qualidade de vida aos maiores de 60 anos, buscando uma saúde vocal a partir de reflexões do seu dia a dia. Vale ressaltar que, o desejo e as escolhas devem partir do idoso. Nada se encontra pré-estabelecido, partindo-se das observações e reflexões do próprio indivíduo para acatar - ou não - as informações oferecidas.

Acredita-se que contribuirá no conhecimento da saúde vocal, influenciando o envelhecimento ativo e saudável. É importante ressaltar a aplicação do Guia para as pesquisas futuras como fruto de manutenção da capacidade funcional do ser humano.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Maio 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    10 Ago 2019
  • Aceito
    10 Mar 2020
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