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Propostas de promoção da saúde e prevenção de distúrbios vocais para profissionais da voz: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

caracterizar as ações de promoção de saúde vocal e/ou prevenção de distúrbios vocais aplicadas em profissionais da voz.

Métodos:

foi conduzida uma revisão de escopo seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR nas bases de dados SciELO e PubMed. Foram incluídos artigos que tivessem como participantes profissionais da voz sem tratamento vocal concomitante, que descrevessem propostas de promoção da saúde ou prevenção de distúrbios vocais, publicados entre 2010 e 2023. Os artigos foram agrupados em categorias e os dados apresentados de forma descritiva.

Revisão da Literatura:

foram incluídos 18 artigos com profissionais da voz artística e não-artística, em sua maioria professores. A maior parte dos estudos tinha como foco vozes saudáveis, visando a prevenção primária. Muitos artigos apresentaram orientações sobre higiene e saúde vocal e utilizaram recursos como aprimoramento vocal, oficina de voz, amplificadores de voz e aplicativos. Todos os artigos mencionam resultados benéficos, principalmente no que se refere à autopercepção em relação a voz, qualidade vocal e de vida, conscientização de práticas positivas e prejudiciais à voz.

Conclusão:

as propostas contemplaram diferentes níveis de prevenção, mas a maioria tinha como foco a prevenção primária, incluindo participantes vocalmente saudáveis; todos os artigos indicaram resultados favoráveis na autopercepção em relação à voz, qualidade vocal e de vida e conscientização de práticas benéficas e prejudiciais à voz.

Descritores:
Voz; Disfonia; Prevenção de Doenças; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Fonoaudiologia

ABSTRACT

Purpose:

to characterize the actions of vocal health promotion and/or prevention of vocal disorders applied to voice professionals.

Methods:

a scoping review following the PRISMA-ScR guidelines in SciELO and PubMed databases was conducted. Articles that had as participants voice professionals without concomitant vocal treatment, that described proposals for health promotion or vocal disorders prevention, published between 2010 and 2023, were included. They were grouped into categories and data were presented descriptively.

Literature Review:

eighteen articles with artistic and non-artistic voice professionals, mostly teachers, were included. Most of the studies focused on healthy voices, aiming at primary prevention. Many articles presented guidance on vocal hygiene and health and used resources such as vocal enhancement, voice workshop, voice amplifiers and apps. All the articles positively mentioned their results, especially with regard to self-perception in relation to voice, vocal quality and quality of life, awareness of positive and harmful practices to the voice.

Conclusion:

the proposals contemplated different levels of prevention, but most focused on primary prevention, including vocally healthy participants; all articles indicated positive results in voice self-perception, voice quality and quality of life, and awareness of positive and harmful voice practices.

Keywords:
Voice; Dysphonia; Disease Prevention; Health Education; Health Promotion; Speech, Language and Hearing Sciences

INTRODUÇÃO

A voz é o principal instrumento da comunicação humana, capaz de apresentar uma identidade pessoal e transmitir diversos aspectos psicoemocionais do comunicador a seus ouvintes. Além disso, é uma importante ferramenta ocupacional para parte significativa dos trabalhadores, denominados profissionais da voz, dos quais fazem parte professores, profissionais da saúde, teleoperadores, advogados, jornalistas, cantores, dentre outros11. Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho - DVRT [homepage on the internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2018, 42 p. [accessed 2012 dec 13]. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/disturbio_voz_relacionado_trabalho_dvrt.pdf.

Nos Estados Unidos, estima-se que os custos diretos com saúde causados pela disfonia chegam a US$13,5 bilhões22. Phyland D, Miles A. Occupational voice is a work in progress: active risk management, habilitation and rehabilitation. Curr Opin Otolaryngol Head Neck Surg. 2019;27(6):439-47. https://doi.org/10.1097/moo.0000000000000584 PMID: 31651425.
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. Problemas vocais em profissionais da voz, além dos impactos financeiros, geram repercussões negativas na qualidade de vida, dificultam a satisfação profissional e afetam o convívio social33. Salturk Z, Kumral TL, Aydogdu I, Arslanoglu A, Berkiten G, Yildirim G et al. Psychological effects of dysphonia in voice professionals. Laryngoscope. 2015;125(8):1908-10. https://doi.org/10.1002/lary.25319 PMID: 25892054.
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. Ademais, profissionais da voz apresentam voz distinta da população em geral, além de apresentarem mais queixas vocais44. Chitguppi C, Raj A, Meher R, Rathore PK. Is the voice of professional voice users with no vocal cord lesions similar to that of non professional voice users? J Voice. 2017;33(1):66-72. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.09.004 PMID: 29079123.
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.

Portanto, estudos na perspectiva da promoção da saúde vocal e prevenção de distúrbios de voz se fazem necessários, a fim de compreender quais ações podem ser realizadas junto aos profissionais da voz, visando reduzir o número de casos de disfonia e garantir melhores condições de comunicação e qualidade de vida dessa população.

Conceitualmente as ações preventivas em saúde são consideradas intervenções que têm por finalidade reduzir a incidência e a prevalência de uma doença específica, como a disfonia, evitando seu surgimento ou evolução; por outro lado, a promoção da saúde se constitui como um conceito mais amplo, voltado à transformação das condições de vida e de trabalho, gerando melhor qualidade de vida e bem-estar geral55. Czeresnia D. The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cad Saúde Pública. 1999;15(4):701-9. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400004
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,66. Penteado RZ, Servilha EAM. Fonoaudiologia em saúde pública/coletiva: compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrb. Comunic. 2004;16(1):107-16. https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11631/8357
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. Entretanto, alguns autores utilizam os termos como sinônimos, além de aplicar a promoção da saúde de maneira fracionada, o que pode ser discutível a partir da perspectiva da saúde pública66. Penteado RZ, Servilha EAM. Fonoaudiologia em saúde pública/coletiva: compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrb. Comunic. 2004;16(1):107-16. https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11631/8357
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. Devido às variações do uso dos termos na literatura, ambos serão utilizados ao longo desta revisão.

Uma revisão sistemática77. Hazlett DE, Duffy OM, Moorhead SA. Review of the impact of voice training on the vocal quality of professional voice users: implications for vocal health and recommendations for further research. J Voice. 2011;25(2):181-91. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08.005 PMID: 20137890.
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buscou avaliar o efeito do aprimoramento vocal na qualidade da voz de profissionais que a têm como instrumento de trabalho. No entanto, não foram encontradas na literatura revisões que analisassem os diferentes tipos de propostas de prevenção da disfonia e os efeitos destas em profissionais da voz.

Assim, diante da importância de ações de promoção de saúde vocal e prevenção de distúrbios vocais para diferentes grupos de profissionais da voz, a análise de propostas presentes na literatura pode auxiliar especialistas na replicação de ações já testadas e/ou na elaboração de novas propostas.

Portanto, esta revisão de escopo tem como objetivo caracterizar as ações de promoção de saúde vocal e/ou prevenção de distúrbios vocais aplicadas em profissionais da voz.

MÉTODOS

Trata-se de revisão de escopo, baseada nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analysis Protocols - extensões para revisão de escopo (PRISMA-ScR)88. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/m18-0850 PMID: 30178033.
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.

A pergunta norteadora do estudo foi “quais os tipos de propostas de promoção de saúde vocal e/ou prevenção de distúrbios vocais destinados aos profissionais da voz, as evidências científicas sobre as propostas de promoção de saúde vocal e/ou prevenção de distúrbios vocais destinados aos profissionais da voz e os resultados encontrados?”.

A seleção dos artigos ocorreu entre junho de 2021 e setembro de 2023, conduzida nas bases de dados SciELO e PubMed. Os descritores “voice”, “voice disorders”, “dysphonia”, “prevention and control” e “health promotion” foram combinados em uma chave de busca para a base de dados PubMed [(health promotion) AND (voice)) OR ((voice disorders) AND (prevention and control)) OR ((dysphonia) AND (prevention and control))], a chave de busca foi aplicada em junho de 2021 e em setembro de 2023 e foram identificados 1714 artigos.

Os descritores equivalentes em português foram combinados em uma chave de busca para a base de dados SciELO [(prevenção de doenças) AND (disfonia)) OR ((prevenção de doenças) AND (distúrbios da voz)) OR ((prevenção de doenças) AND (voz)) OR ((promoção da saúde) AND (voz)], a qual também foi aplicada em junho de 2021 e em setembro de 2023 e reportou 78 estudos.

A Figura 1 descreve as etapas de seleção. Inicialmente, foi feita a identificação dos artigos nas bases de dados pela primeira autora. Estes foram adicionados ao software EndNote (Clarivate Analytics, PA, EUA), sendo ele utilizado para a eliminação dos duplicados. Concluída essa etapa, os artigos foram rastreados pelas duas primeiras autoras a partir da leitura de títulos e resumos, sendo excluídos aqueles que não se relacionavam ao assunto de pesquisa. Por fim, foram avaliados em texto completo por duas pesquisadoras, individualmente, segundo os critérios de elegibilidade. Caso houvesse divergência entre as avaliadoras, o texto era discutido de acordo com os critérios e procurava-se um consenso. Ao final, foram incluídos 18 estudos para a síntese qualitativa.

Figura 1
Etapas de seleção dos artigos

Foram incluídos os estudos que preenchessem os seguintes critérios de inclusão: publicados em idiomas inglês ou português, com a descrição de, pelo menos, uma proposta de prevenção de disfonia ou promoção da saúde em voz, aplicados em profissionais da voz e publicados a partir de 2010. Para que os artigos fossem incluídos foram definidos os parâmetros do acrônimo PCC - população, conceito e contexto (Quadro 1).

Quadro 1
Elegibilidade do estudo

Os critérios de exclusão foram: artigos de revisão, editoriais, estudos exclusivamente de intervenção para tratamento/reabilitação e não disponíveis em texto na íntegra.

Os artigos foram tabulados em banco de dados específico para mapeamento dos dados, considerando: origem, ano de publicação, tipo de estudo, participantes (quantidade, profissão - inclusive se eram estagiários ou não -, idade, gênero, tempo de atuação e se possuem ou não alteração vocal), objetivos, intervenção realizada (tipo, duração, procedimentos e recursos utilizados), forma de análise dos resultados, resultados obtidos e conclusões.

Os artigos foram, ainda, agrupados em categorias de acordo com o tipo de proposta e participantes, ações na atenção primária à saúde (ações para profissionais vocalmente saudáveis visando a promoção da saúde vocal e/ou prevenção de distúrbios vocais) ou na atenção especializada (secundária ou terciária; de média e alta complexidade; atendimento aos profissionais com comprometimentos vocais e prevenção de recidivas de problemas vocais)99. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) [homepage on the internet]. Atenção Primária e Atenção Especializada: Conheça os níveis de assistência do maior Sistema público de saúde do mundo [accessed 2023 Jul 7]. Available at: https://aps.saude.gov.br/noticia/16496
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. Os estudos podiam ser agrupados em apenas um tipo de prevenção ou em mais de um.

Os dados foram apresentados de forma descritiva, de acordo com os critérios de análise.

REVISÃO DA LITERATURA

Dos 18 artigos incluídos, quatro eram provenientes da base de dados SciELO e 14 eram da base de dados PubMed.

Em relação ao ano de publicação, dividindo o período contemplado na revisão entre 2010 a 2016 e 2017 a 2023, é possível observar um crescimento de publicações nos últimos anos, já que foram incluídos seis artigos do primeiro período e 12 estudos pertencentes ao segundo período.

Há que se pontuar que de 2020 a julho de 2021, não foram publicados estudos que contemplassem os critérios de elegibilidade da pesquisa. Considerando neste período o ano inicial da pandemia da COVID-19 e seu auge com grande mobilização da comunidade científica para compreender os efeitos desse acontecimento, é possível que tenha ocorrido uma redução das publicações voltadas para a prevenção e a promoção da saúde; esta suposição deve ser considerada, bem como novos critérios de busca testados em estudos futuros.

Quanto à amostra dos estudos, a Tabela 1 descreve a caracterização dos artigos selecionados. As profissões contempladas foram: professores (em 16 estudos), atores (em um estudo) e cantores (em um estudo). Além disso, cinco artigos incluíram professores estagiários (estudantes universitários, mas que atuam como professores na modalidade de estagiários), enquanto nos demais a população de estudo era composta por profissionais.

Quanto ao tempo médio de atuação (em anos), na Tabela 1 são contemplados os valores mínimos e máximos de nove estudos, uma vez que apenas estes descreveram tais informações.

Tabela 1
Caracterização das amostras dos estudos

A predominância de professores como profissionais-alvo das propostas de prevenção de distúrbios vocais aponta para a preocupação com a alta prevalência de distúrbios vocais nessa população1010. Behlau M, Zambon F, Guerrieri AC, Roy N. Epidemiology of voice disorders in teachers and nonteachers in Brazil: prevalence and adverse effects. J Voice. 2012;26(5):665.e9-18. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2011.09.010 PMID: 22516316.
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. Além disso, atores e cantores, como representantes da voz artística, são importantes alvos para propostas de prevenção, já que esses têm a necessidade de uma capacidade vocal maior, pois alterações vocais impactam diretamente a performance em suas carreiras, além de apresentarem fatores de risco, como alta prevalência de estilos de vida e hábitos vocais inadequados1111. Prebil N, Boltežar IH, Šereg Bahar M. Risk factors for voice problems in professional actors and singers. Zdr Varst. 2020;59(2):92-8. https://doi.org/10.2478%2Fsjph-2020-0012 PMID: 32952708.
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.

Dentre os estudos que incluíram participantes vocalmente saudáveis, seis incluíam professores formados, três eram compostos por professores estagiários, um pesquisou estudantes de teatro e um outro pesquisou os cantores. Nos estudos que incluíram profissionais com alteração vocal, um continha profissionais com nódulos vocais e outro citava a presença de problemas vocais permanentes sem especificação quanto ao tipo de alteração.

A utilização das terminologias de prevenção de disfonia e promoção da saúde em voz não são uniformemente aplicadas e claras na literatura. Entretanto, observa-se que na maioria dos estudos analisados o enfoque esteve voltado para o conceito de prevenção, apresentando práticas ou ações realizadas com o intuito de evitar o surgimento ou o agravamento de doenças55. Czeresnia D. The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cad Saúde Pública. 1999;15(4):701-9. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400004
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. No caso dos estudos incluídos, o objetivo era evitar a disfonia em profissionais da voz, especialmente em professores, grupo com maior prevalência e incidência dessa condição de saúde.

De acordo com um estudo1212. Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. Saúde Coletiva. 2000;5(1)163-77. https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014
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, a promoção da saúde está intimamente relacionada à qualidade de vida e tem um olhar amplo do processo saúde-doença e seus determinantes, mobilizando diferentes saberes, agentes, estratégias e recursos para seu enfrentamento e resolução. Dessa forma, ações em voz nessa perspectiva devem visar a qualidade de vida em voz a partir dos determinantes de saúde (incluindo aspectos sociais, econômicos, ocupacionais e comportamentais dos indivíduos).

Como o enfoque desta pesquisa foi a promoção da saúde vocal e a prevenção de distúrbios da voz, a presença de maior número de estudos contendo participantes vocalmente saudáveis era esperada, sendo que metade desses artigos tinha como participantes profissionais ainda em formação. O desenvolvimento de ações preventivas com futuros profissionais da voz durante a sua formação se constitui como uma estratégia de conscientização para evitar o surgimento de alterações vocais na medida em que estas ações estimulam a autopercepção de aspectos que auxiliam a produção vocal mais confortável e segura, e evitam os fatores de risco desde o início da carreira, antes que haja um aumento em sua demanda vocal, decorrente de suas atividades profissionais1313. Richter B, Nusseck M, Spahn C, Echternach M. Effectiveness of a voice training program for student teachers on vocal health. J Voice. 2016;30(4):452-9. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.05.005 PMID: 26059831
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,1414. Nanjundeswaran C, Li NY, Chan KM, Wong RK, Yiu EM, Verdolini-Abbott K. Preliminary data on prevention and treatment of voice problems in student teachers. J Voice. 2012;26(6):816.e1-12. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.04.008 PMID: 22921297.
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.

A presença de cinco estudos sem a especificação quanto à inclusão de participantes com ou sem problemas vocais indica que nem sempre é realizada avaliação vocal com fins diagnósticos ou autoavaliação vocal em ações desse tipo1515. Xavier IN, Santos AO, Silva DM. Vocal health of teacher: phonoaudiologic intervention in primary health care. Rev. CEFAC. 2013;15(4):976-85. https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400027
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. No entanto, é necessário utilizar critérios de inclusão e exclusão claros, pois isso permite (a) conhecer a amostra para a qual se obteve os resultados apresentados, (b) aprofundar as análises em determinados grupos estudados e (c) comparar os resultados. Nesse sentido, é possível a aplicação pré-intervenção de instrumentos que auxiliam na identificação de alterações vocais, como os protocolos e escalas que mensuram e caracterizam sinais e sintomas vocais, qualidade de vida e demais aspectos biopsicossociais que impactam a voz.

A maior parte das ações ocorreram em grupo, presencialmente e no local de trabalho dos participantes. Orientações sobre higiene vocal e saúde vocal estiveram presentes em dezessete dos estudos analisados. Esses programas são considerados de caráter preventivo-terapêutico que possuem como objetivo principal a mudança comportamental de hábitos que sejam prejudiciais à voz1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
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,1717. Pizolato RA, Rehder MC, Dias CS, Meneghim MC, Ambrosano GB, Mialhe FL et al. Evaluation of the effectiveness of a voice training program for teachers. J Voice. 2013;27(5):603-10. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.04.013 PMID: 23911008.
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. As estratégias de higiene vocal, em geral, são apresentadas em combinação com exercícios e outras técnicas vocais específicas, unindo as abordagens direta e indireta1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
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. O quadro 2 apresenta as propostas de prevenção e promoção em saúde vocal descritas em cada artigo.

Quadro 2
Caracterização das propostas de promoção de saúde vocal e prevenção de distúrbios vocais

Nos artigos incluídos, os termos higiene vocal (mais encontrado em literatura internacional), saúde vocal, bem-estar vocal e cuidados vocais são tidos como sinônimos. Alguns autores não recomendam a utilização do termo saúde vocal, que é comumente observado, uma vez que a saúde é entendida como uma condição não dissociável55. Czeresnia D. The concept of health and the difference between prevention and promotion. Cad Saúde Pública. 1999;15(4):701-9. https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400004
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,66. Penteado RZ, Servilha EAM. Fonoaudiologia em saúde pública/coletiva: compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrb. Comunic. 2004;16(1):107-16. https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11631/8357
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,3232. Servilha EM, Ferreira LP, Masson MV, Reinaldi MM. Teachers' voice: analyses of brazilian laws in the perspective of health promotion. Rev. CEFAC. 2014;16(6):1888-99. https://doi.org/10.1590/1982-0216201410913
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. No entanto, esse é um termo recorrente nos artigos da área e de conceito conhecido pelos profissionais, o que apoia a manutenção de seu uso.

No que se refere aos níveis de prevenção à saúde, treze artigos1313. Richter B, Nusseck M, Spahn C, Echternach M. Effectiveness of a voice training program for student teachers on vocal health. J Voice. 2016;30(4):452-9. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.05.005 PMID: 26059831
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,1515. Xavier IN, Santos AO, Silva DM. Vocal health of teacher: phonoaudiologic intervention in primary health care. Rev. CEFAC. 2013;15(4):976-85. https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400027
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,1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
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,1818. Blanco EI, Imbrizi JM. Voice perception in teachers: life-story narratives between workspaces and the scenic choir. CoDAS. 2019;31(2):e20180200. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018200 PMID: 31038575.
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19. Masson MV, Fabbron EG, Loiola-Barreiro CM. Vocal warm-up and cool-down in teachers: a quasi-experimental controlled study. CoDAS. 2019;31(4):e20180143. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018143 PMID: 31531555.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...

20. de Goulart BG, da Rocha JG, Chiari BM. Group speech-language pathology intervention in popular singers: prospective controlled study. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):7-18. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000100004 PMID: 22460367.
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012...

21. Pizolato RA, Rehder MC, Meneghim MC, Ambrosano GB, Mialhe FL, Pereira AC. Impact on quality of life in teachers after educational actions for prevention of voice disorders: a longitudinal study. Health and Quality of Life Outcomes. 2013;11(28):1-9. https://doi.org/10.1186/1477-7525-11-28 PMID: 23445566.
https://doi.org/10.1186/1477-7525-11-28...
-2222. Grillo EU. An online telepractice model for the prevention of voice disorders in vocally healthy student teachers evaluated by a smartphone application. Perspect ASHA Spec Interest Groups. 2017;2(3):63-78. https://doi.org/10.1044/persp2.sig3.63 PMID: 28890933.
https://doi.org/10.1044/persp2.sig3.63...
,2525. Mailänder E, Mühre L, Barsties B. Lax Vox as a voice training program for teachers: a pilot study. J Voice. 2017;31(2):262.e13-262.e22. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.04.011 PMID: 27542775.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.04...

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28. Atará-Piraquive AP, Forero-Suárez LL, Cárdenas-Martinez JF, Cantor-Cutiva LC. Effect of an online Workplace Vocal Health and Low Stress Levels Promotion Program implemented in a Colombian university during COVID-19 pandemic. CoDAS. 2023;35(6):e20220052. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022052 PMID: 37672412.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/202320...
-2929. Atará-Piraquive AP, Herrera-Guzmán CL, Hernández-Contreras JR, Rincón-Pinilla MP, Peña-Campagnoli AT, Florez-Lancheros GP et al. Effect of a Workplace Vocal Health Promotion Program and working conditions on voice functioning of college professors. J Voice. 2021;S0892-1997(21)00186-7. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2021.05.016 PMID: 34275725.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2021.05...
,3131. Meier B, Beushausen U. Long-term effects of a voice training program to prevent voice disorders in teachers. J Voice. 2021;35(2):324.e1-324.e8. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2019.06.003 PIMD: 31307902.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2019.06...
(72,22%) foram categorizados na atenção primária à saúde, sendo estes estudos que incluíram apenas vozes saudáveis ou sem alterações diagnosticadas, com foco em prevenir o surgimento de alterações. Quatro estudos1414. Nanjundeswaran C, Li NY, Chan KM, Wong RK, Yiu EM, Verdolini-Abbott K. Preliminary data on prevention and treatment of voice problems in student teachers. J Voice. 2012;26(6):816.e1-12. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.04.008 PMID: 22921297.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.04...
,2323. Sundram ER, Norsa'adah B, Mohamad H, Moy FM, Husain NRN, Shafei MN. The effectiveness of a voice care program among primary school teachers in northeastern Malaysia. Oman Med J. 2019;34(1):49-55. https://doi.org/10.5001/omj.2019.08 PMID: 30671184.
https://doi.org/10.5001/omj.2019.08...
,2424. López JM, Catena A, Montes A, Castillo ME. Effectiveness of a short voice training program for teachers: a preliminary study. J Voice. 2017;31(6):697-706. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.01.017 PMID: 28256365.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.01...
,3030. Scanferla WH, Oliveira C, Lousada ML, Teixeira LC. The usability and acceptability of the mHealth "Health and Voice" for promoting teachers' vocal health. J Voice. 2022;S0892-1997(22)00396-4. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12.007 PMID: 36690506.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12...
(22,22%) foram situados na atenção primária e atenção especializada (secundária), e essas eram propostas voltadas à prevenção e também à reabilitação e aprimoramento vocal. Por fim, um artigo2727. Paniagua MS, Pérez CJ, Calle-Alonso F, Salazar C. An acoustic-signal-based preventive program for university lecturers' vocal health. J Voice. 2020;34(1):88-99. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.05.011 PMID: 30072204.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.05...
(5,56%) envolvia atenção primária e atenção especializada (secundária e terciária), pois apresentava propostas que englobavam vozes saudáveis e alteradas com necessidade de intervenção específica para evitar o surgimento de alterações e/ou aprimorar e/ou reduzir a chance de recidivas em alterações vocais1212. Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. Saúde Coletiva. 2000;5(1)163-77. https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014
https://doi.org/10.1590/S1413-8123200000...
.

É importante ressaltar que, apesar de contemplarem diferentes níveis de atenção à saúde, todos os estudos apresentaram ações que abrangiam a atenção primária, o que demonstra uma preocupação cada vez mais voltada a evitar a disfonia e promover o uso vocal de forma adequada em profissionais da voz.

O aprimoramento vocal é um conceito amplo, incluindo estratégias que irão prevenir e, consequentemente, diminuir o risco para futuros problemas vocais, situado na atenção primária1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09...
,3333. Hazlett DE, Duffy OM, Moorhead SA. Review of the impact of voice training on the vocal quality of professional voice users: implications for vocal health and recommendations for further research. J Voice. 2011;25(2):181-91. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08.005 PMID: 20137890.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08...
. Porém, esse conceito é utilizado de modo intercambiável na literatura com o termo terapia vocal77. Hazlett DE, Duffy OM, Moorhead SA. Review of the impact of voice training on the vocal quality of professional voice users: implications for vocal health and recommendations for further research. J Voice. 2011;25(2):181-91. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08.005 PMID: 20137890.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08...
, conceito que corresponde ao tratamento de distúrbios vocais1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09...
,3434. Luchesi KF, Mourão LF, Kitamura S, Nakamura HY. Vocal problems at work: prevention in the teaching practice according to the teacher's view. Saúde Soc. 2009;18(4):673-81. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400011
https://doi.org/10.1590/S0104-1290200900...
, o que ocorre devido ao uso das mesmas técnicas em ambas as práticas77. Hazlett DE, Duffy OM, Moorhead SA. Review of the impact of voice training on the vocal quality of professional voice users: implications for vocal health and recommendations for further research. J Voice. 2011;25(2):181-91. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08.005 PMID: 20137890.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2009.08...
. Dessa forma, o aprimoramento vocal pode ser entendido como um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas com objetivos de prevenir distúrbios vocais, otimizar ou reabilitar a voz.

Nessa perspectiva, em relação aos programas e recursos adotados, 13 estudos incluíram propostas de aprimoramento vocal, dois estudos utilizaram aplicativos, um artigo adotou uma oficina de voz e um estudo utilizou amplificadores de voz. Um dos artigos1818. Blanco EI, Imbrizi JM. Voice perception in teachers: life-story narratives between workspaces and the scenic choir. CoDAS. 2019;31(2):e20180200. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018200 PMID: 31038575.
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apresentava como objetivo principal investigar a percepção do uso da voz de professoras da educação infantil por meio do coro cênico. Neste estudo a ação não foi proposta pelas pesquisadoras (esse coro cênico surgiu espontaneamente da comunidade), entretanto analisaram a aplicabilidade, pois o mesmo se tornou uma ação em prevenção e promoção da saúde vocal. Os autores consideraram ser essa uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal.

Um dos aspectos analisados em relação às ações de promoção e de prevenção de distúrbios vocais é a não incorporação das estratégias aprendidas1717. Pizolato RA, Rehder MC, Dias CS, Meneghim MC, Ambrosano GB, Mialhe FL et al. Evaluation of the effectiveness of a voice training program for teachers. J Voice. 2013;27(5):603-10. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.04.013 PMID: 23911008.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2013.04...
,3434. Luchesi KF, Mourão LF, Kitamura S, Nakamura HY. Vocal problems at work: prevention in the teaching practice according to the teacher's view. Saúde Soc. 2009;18(4):673-81. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400011
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. Nesse sentido, a utilização de aplicativos e ferramentas digitais/tecnológicas como parte de propostas de prevenção vocal indica a possibilidade da maior flexibilização em relação ao tempo, ao espaço e à disponibilidade do profissional da voz, podendo, consequentemente, levar a maior adesão dos participantes. Dessa forma, tais recursos têm sido incentivados na área e merecem atenção para as propostas futuras3030. Scanferla WH, Oliveira C, Lousada ML, Teixeira LC. The usability and acceptability of the mHealth "Health and Voice" for promoting teachers' vocal health. J Voice. 2022;S0892-1997(22)00396-4. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12.007 PMID: 36690506.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12...
,3535. Brasil CP, Oliveira CA, Vasconcelos Filho JE. Vocal health and mHealth: novel alternatives for old scenarios. Rev Bras Promoc Saúde. 2017;30(1):1-2. https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p1
https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p1...
,3636. Carlos DO, Magalhães TO, Vasconcelos Filho JE, Silva RM, Brasil CP. Concepção e avaliação de tecnologia mHealth para promoção da saúde vocal. RISTI. 2016;19(9):46-60. http://dx.doi.org/10.17013/risti.19.46-60
http://dx.doi.org/10.17013/risti.19.46-6...
.

Em relação à efetividade das propostas, cabe ressaltar a existência de variação quanto à metodologia utilizada. Treze pesquisas compararam grupos, sendo 10 estudos1313. Richter B, Nusseck M, Spahn C, Echternach M. Effectiveness of a voice training program for student teachers on vocal health. J Voice. 2016;30(4):452-9. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.05.005 PMID: 26059831
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,1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09...
,1919. Masson MV, Fabbron EG, Loiola-Barreiro CM. Vocal warm-up and cool-down in teachers: a quasi-experimental controlled study. CoDAS. 2019;31(4):e20180143. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018143 PMID: 31531555.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...

20. de Goulart BG, da Rocha JG, Chiari BM. Group speech-language pathology intervention in popular singers: prospective controlled study. J Soc Bras Fonoaudiol. 2012;24(1):7-18. http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000100004 PMID: 22460367.
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012...
-2121. Pizolato RA, Rehder MC, Meneghim MC, Ambrosano GB, Mialhe FL, Pereira AC. Impact on quality of life in teachers after educational actions for prevention of voice disorders: a longitudinal study. Health and Quality of Life Outcomes. 2013;11(28):1-9. https://doi.org/10.1186/1477-7525-11-28 PMID: 23445566.
https://doi.org/10.1186/1477-7525-11-28...
,2323. Sundram ER, Norsa'adah B, Mohamad H, Moy FM, Husain NRN, Shafei MN. The effectiveness of a voice care program among primary school teachers in northeastern Malaysia. Oman Med J. 2019;34(1):49-55. https://doi.org/10.5001/omj.2019.08 PMID: 30671184.
https://doi.org/10.5001/omj.2019.08...
,2424. López JM, Catena A, Montes A, Castillo ME. Effectiveness of a short voice training program for teachers: a preliminary study. J Voice. 2017;31(6):697-706. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.01.017 PMID: 28256365.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2017.01...
,2626. Sezin RK, Özcebe E, Aydinli FE, Köse A, Günaydin RÖ. Investigation of the effectiveness of a holistic vocal training program designed to preserve theatre students' vocal health and increase their vocal performances: a prospective research study. J Voice. 2020;34(2):302.e21-302.e28. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.08.009 PMID: 30236535.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.08...
,2828. Atará-Piraquive AP, Forero-Suárez LL, Cárdenas-Martinez JF, Cantor-Cutiva LC. Effect of an online Workplace Vocal Health and Low Stress Levels Promotion Program implemented in a Colombian university during COVID-19 pandemic. CoDAS. 2023;35(6):e20220052. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20232022052 PMID: 37672412.
https://doi.org/10.1590/2317-1782/202320...
,2929. Atará-Piraquive AP, Herrera-Guzmán CL, Hernández-Contreras JR, Rincón-Pinilla MP, Peña-Campagnoli AT, Florez-Lancheros GP et al. Effect of a Workplace Vocal Health Promotion Program and working conditions on voice functioning of college professors. J Voice. 2021;S0892-1997(21)00186-7. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2021.05.016 PMID: 34275725.
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compostos por um grupo experimental (GE) e um grupo controle (GC), dois estudos1414. Nanjundeswaran C, Li NY, Chan KM, Wong RK, Yiu EM, Verdolini-Abbott K. Preliminary data on prevention and treatment of voice problems in student teachers. J Voice. 2012;26(6):816.e1-12. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.04.008 PMID: 22921297.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2012.04...
,2222. Grillo EU. An online telepractice model for the prevention of voice disorders in vocally healthy student teachers evaluated by a smartphone application. Perspect ASHA Spec Interest Groups. 2017;2(3):63-78. https://doi.org/10.1044/persp2.sig3.63 PMID: 28890933.
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compararam dois GEs com intervenções distintas e um GC (um deles buscava analisar a diferença entre intervenção à distância e presencial, enquanto o outro visava comparar intervenção com orientações de higiene vocal e intervenção com essas orientações associadas a técnicas de aprimoramento vocal), e um estudo2727. Paniagua MS, Pérez CJ, Calle-Alonso F, Salazar C. An acoustic-signal-based preventive program for university lecturers' vocal health. J Voice. 2020;34(1):88-99. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2018.05.011 PMID: 30072204.
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comparou três GEs em diferentes níveis de prevenção e, portanto, diferentes intervenções. As principais variáveis utilizadas para comparação entre os grupos foram questionários (validados, como Voice Handicap Index - VHI e Voice Related Quality of Life - VRQL, ou elaborados pelos autores), análise acústica (frequência fundamental - f0, jitter, shimmer, dentre outros) e aspectos perceptivo-auditivos (principalmente por meio da escala GRBAS ou protocolo CAPE-V).

Dois estudos2525. Mailänder E, Mühre L, Barsties B. Lax Vox as a voice training program for teachers: a pilot study. J Voice. 2017;31(2):262.e13-262.e22. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.04.011 PMID: 27542775.
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,3131. Meier B, Beushausen U. Long-term effects of a voice training program to prevent voice disorders in teachers. J Voice. 2021;35(2):324.e1-324.e8. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2019.06.003 PIMD: 31307902.
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compararam os momentos pré e pós-intervenção, sendo analisados os aspectos vocais perceptivo-auditivos, acústicos, aerodinâmicos e a autoavaliação.

Dois estudos realizaram análise transversal1515. Xavier IN, Santos AO, Silva DM. Vocal health of teacher: phonoaudiologic intervention in primary health care. Rev. CEFAC. 2013;15(4):976-85. https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400027
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,3030. Scanferla WH, Oliveira C, Lousada ML, Teixeira LC. The usability and acceptability of the mHealth "Health and Voice" for promoting teachers' vocal health. J Voice. 2022;S0892-1997(22)00396-4. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12.007 PMID: 36690506.
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a partir de questionário desenvolvido pelos autores com a finalidade de obter o histórico vocal e a percepção dos participantes quanto às intervenções.

Por fim, um estudo realizou análise qualitativa1818. Blanco EI, Imbrizi JM. Voice perception in teachers: life-story narratives between workspaces and the scenic choir. CoDAS. 2019;31(2):e20180200. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018200 PMID: 31038575.
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e utilizou diário de campo - analisando os tópicos uso da voz na arte e uso da voz na profissão; como a organização do trabalho influencia a saúde vocal das professoras; como as professoras/cantoras cuidam da saúde vocal; diferentes formas de administrar o tempo, diferentes papéis e cuidados consigo mesmas.

Com base no delineamento dos estudos, estes foram classificados por nível de evidência (Quadro 3), a partir da pirâmide de evidências científicas apresentada por Murad et al. (2016)3737. Murad MH, Asi N, Alsawas M, Alahdab F. New evidence pyramid. BMJ Evid Based Med. 2016;21(4):125-7. https://doi.org/10.1136/ebmed-2016-110401 PMID: 27339128.
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e traduzida por Behlau et al. (2022)3838. Behlau M, Almeida AA, Amorim G, Balata P, Bastos S, Cassol M et al. Reducing the GAP between science and clinic: lessons from academia and professional practice - part A: perceptual-auditory judgment of vocal quality, acoustic vocal signal analysis and voice self-assessment. CoDAS. 2022;34(5):e20210240. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212021240en PMID: 35920467.
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. É importante destacar a maioria dos artigos foi classificada como pertencente aos níveis 2 - maior nível de evidência por se tratarem de estudos experimentais - ou 5 - demonstrando uma quantidade considerável de estudos quase-experimentais que visam analisar a eficácia das propostas de prevenção ou promoção de saúde em voz a partir da avaliação pré e pós-intervenção.

A diferença e variação de delineamento e utilização de diferentes protocolos de avaliação foram fatores impeditivos para a realização de metanálise. No entanto, os dezoito estudos obtiveram tendência positiva em relação aos resultados obtidos (Quadro 3). Os profissionais apresentaram melhorias em aspectos como a autopercepção em relação a voz, qualidade vocal e de vida, conscientização de práticas positivas e prejudiciais à voz. No entanto, é observada a necessidade de mais estudos que avaliem a aplicação e efetividade a longo prazo e no contexto de trabalho.

Quadro 3
Resultados dos artigos incluídos

É importante destacar que, ao planejar uma ação de promoção da saúde vocal ou prevenção de distúrbios vocais, deve-se levar em consideração a viabilidade de tal iniciativa, buscando meios mais flexíveis e de baixo custo para maior adesão à ação, além das necessidades e expectativas dos profissionais alvo dessas ações1515. Xavier IN, Santos AO, Silva DM. Vocal health of teacher: phonoaudiologic intervention in primary health care. Rev. CEFAC. 2013;15(4):976-85. https://doi.org/10.1590/S1516-18462013000400027
https://doi.org/10.1590/S1516-1846201300...
,1616. Faham M, Ahmadi A, Drinnan M, Saadatmand N, Fatahi E, Jalalipour M. The effects of a voice education program on VHI scores of elementary school teachers. J Voice. 2016;30(6):755.e1-755.e11. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09.009 PMID: 26482398.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2015.09...
,3030. Scanferla WH, Oliveira C, Lousada ML, Teixeira LC. The usability and acceptability of the mHealth "Health and Voice" for promoting teachers' vocal health. J Voice. 2022;S0892-1997(22)00396-4. https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12.007 PMID: 36690506.
https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.12...
,3434. Luchesi KF, Mourão LF, Kitamura S, Nakamura HY. Vocal problems at work: prevention in the teaching practice according to the teacher's view. Saúde Soc. 2009;18(4):673-81. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400011
https://doi.org/10.1590/S0104-1290200900...
.

Cabe mencionar que o presente estudo possui limitações. Poucas categorias de profissionais da voz foram contempladas, o que limita a generalização dos resultados encontrados. Esse fator pode estar relacionado às dificuldades com terminologias e conceitos utilizados de forma variável em cada estudo, como “promoção da saúde”, “prevenção” e “aprimoramento vocal”, o que pode ter influenciado na seleção dos artigos. Sugere-se que grupos de especialistas vinculados às Universidades, em parceria com o Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia se debrucem sobre esta questão terminológica, ofertando aos profissionais e cientistas da voz uma proposta de padronização em relação à homogeneidade dos termos utilizados nas pesquisas.

Ainda assim, a análise dos estudos incluídos trouxe importantes contribuições para a compreensão do que tem sido realizado para a prevenção de distúrbios vocais em profissionais da voz nos últimos anos, o que será útil aos clínicos para selecionarem métodos e recursos em sua prática, além de incentivar a replicação de metodologias já aplicadas e testadas visando dados comparativos mais robustos.

Por fim, este estudo lança luz ainda sobre a complexidade terminológica observada e reforça a necessidade de uniformização dos termos relacionados ao tema3939. Van Stan JH, Roy N, Awan S, Stemple J, Hillman RE. A taxonomy of voice therapy. Am. J. Speech-Lang. Pathol. 2015;24:101-25. https://doi.org/10.1044/2015_ajslp-14-0030 PMID: 25763678.
https://doi.org/10.1044/2015_ajslp-14-00...
. Ademais, os achados reforçam a necessidade de replicação de ações já propostas e testadas em amostras variadas de profissionais da voz, o que viabilizaria futuras metanálises. Os resultados servem ainda de base para as evidências científicas a respeito da efetividade das ações de promoção da saúde vocal e da prevenção da disfonia.

Ressalte-se, por fim, a necessidade de mais estudos voltados para a promoção da saúde vocal e prevenção de distúrbios vocais, utilizando terminologias padronizadas. Há ainda que se comparar as diferentes formas de realização dessas ações (presencial ou remota, e o uso de diferentes tipos de recursos), a fim de aprimorar as ações futuras visando maior efetividade e resultados positivos nas intervenções.

CONCLUSÃO

As propostas contemplaram diferentes níveis de atenção à saúde, mas a maioria tinha como foco a prevenção de disfonia, incluindo participantes vocalmente saudáveis.

As ações descritas na literatura incluíram professores, cantores e atores e foram, em sua maioria, realizadas em grupo, de forma presencial e no local de trabalho dos participantes. No entanto, também são descritas propostas individuais, desenvolvidas por meios remotos ou de forma mista, com encontros presenciais e acompanhamento à distância.

A maioria utilizou as abordagens direta e indireta combinadas, com orientações sobre higiene vocal aliadas a exercícios vocais, descritos como parte do aprimoramento vocal ou de oficinas de voz. Foram utilizados como recursos tecnológicos os amplificadores de voz e aplicativos.

Todos os artigos indicaram resultados positivos na autopercepção vocal, qualidade de voz e de vida e conscientização de práticas positivas e prejudiciais à voz.

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  • Estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo, SP - Brasil.
  • Fonte de financiamento: Nada a declarar.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2023
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Recebido
    26 Jan 2023
  • Aceito
    05 Out 2023
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