Resumos
Intervenções cognitivas podem melhorar o desempenho entre idosos. Objetivou-se testar a eficácia de um programa de treino cognitivo baseado em tarefas ecológicas, que mimetizam tarefas de compra, envolvendo a memorização de itens de supermercado e cálculos matemáticos simples. Realizou-se estudo de intervenção com grupo controle, com avaliação pré e pós-treino; 21 idosos participaram de oito sessões de treino e 12 idosos somente completaram as avaliações pré e pós-teste. Como medida de eficácia, foram usadas as provas da bateria CERAD, a Escala de Depressão Geriátrica, e quatro questões extraídas da Escala de Satisfação com a Vida. Durante o treino, os participantes realizaram tarefas semelhantes às atividades diárias, como a memorização de listas de supermercado, categorização dos itens de mercado e manuseio de dinheiro em tarefas de troco. O grupo treino apresentou melhora significativa particularmente no teste de fluência verbal categoria animais e no resgate imediato da lista de palavras (somatório das 3 tentativas) da bateria CERAD. O grupo controle não apresentou alterações significativas entre o pré e o pós-teste, para as variáveis avaliadas. Os resultados sugerem que o treino cognitivo pode gerar melhora no desempenho em tarefas de memorização e cálculos entre idosos.
Envelhecimento; Idosos; Cognição; Memória; Treino cognitivo
Cognitive interventions may improve performance among older adults. This study aimed at testing the efficacy of a cognitive training program based on ecologic tasks, which mimic shopping tasks, involving memorization of grocery items and simple mathematical calculations. This intervention study involved an experimental and a control group, and pre and post intervention evaluations; 21 older adults participated in eight training sessions and 12 participants completed pre and post test evaluations. Efficacy of training variables included the CERAD cognitive battery, the Geriatric Depression Scale and four questions from the Life Satisfaction Scale. During training, participants engaged in tasks that were similar to everyday activities, such as memorizing grocery lists, categorization of grocery items, and dealing with money in tasks of change. The group which received training showed significant improvement particularly in the verbal fluency animal category and in the immediate word list recall (sum of three trials) of the CERAD battery. The control group did not show significant changes from pre to post test. Results suggest cognitive training may increase performance in episodic memory and mathematical calculations among elderly adults.
Aging; Older adults; Cognitive training; Memory
ARTIGOS ORIGINAIS ORIGINAL ARTICLES
Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano
Cognitive training for elderly adults based on categorization strategies and calculations similar to everyday tasks
Thais Bento Lima da Silva; Ana Carolina Valente de Oliveira; Débora Lee Vianna Paulo; Mayne Patrício Malagutti; Vanessa Meirelles Pereira Danzini; Mônica Sanches Yassuda
Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Correspondência / Correspondence Correspondência / Correspondence Mônica Sanches Yassuda Av. Arlindo Bettio, 1000, sala 345-J -Ermelino Matarazzo 03828-000 - São Paulo, SP, Brasil E-mail: yassuda@usp.br
RESUMO
Intervenções cognitivas podem melhorar o desempenho entre idosos. Objetivou-se testar a eficácia de um programa de treino cognitivo baseado em tarefas ecológicas, que mimetizam tarefas de compra, envolvendo a memorização de itens de supermercado e cálculos matemáticos simples. Realizou-se estudo de intervenção com grupo controle, com avaliação pré e pós-treino; 21 idosos participaram de oito sessões de treino e 12 idosos somente completaram as avaliações pré e pós-teste. Como medida de eficácia, foram usadas as provas da bateria CERAD, a Escala de Depressão Geriátrica, e quatro questões extraídas da Escala de Satisfação com a Vida. Durante o treino, os participantes realizaram tarefas semelhantes às atividades diárias, como a memorização de listas de supermercado, categorização dos itens de mercado e manuseio de dinheiro em tarefas de troco. O grupo treino apresentou melhora significativa particularmente no teste de fluência verbal categoria animais e no resgate imediato da lista de palavras (somatório das 3 tentativas) da bateria CERAD. O grupo controle não apresentou alterações significativas entre o pré e o pós-teste, para as variáveis avaliadas. Os resultados sugerem que o treino cognitivo pode gerar melhora no desempenho em tarefas de memorização e cálculos entre idosos.
Palavras-chave: Envelhecimento. Idosos. Cognição. Memória. Treino cognitivo.
ABSTRACT
Cognitive interventions may improve performance among older adults. This study aimed at testing the efficacy of a cognitive training program based on ecologic tasks, which mimic shopping tasks, involving memorization of grocery items and simple mathematical calculations. This intervention study involved an experimental and a control group, and pre and post intervention evaluations; 21 older adults participated in eight training sessions and 12 participants completed pre and post test evaluations. Efficacy of training variables included the CERAD cognitive battery, the Geriatric Depression Scale and four questions from the Life Satisfaction Scale. During training, participants engaged in tasks that were similar to everyday activities, such as memorizing grocery lists, categorization of grocery items, and dealing with money in tasks of change. The group which received training showed significant improvement particularly in the verbal fluency animal category and in the immediate word list recall (sum of three trials) of the CERAD battery. The control group did not show significant changes from pre to post test. Results suggest cognitive training may increase performance in episodic memory and mathematical calculations among elderly adults.
Key words: Aging. Older adults. Cognitive training. Memory.
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Recebido: 31/8/2009
Revisado: 21/6/2010
Aprovado:10/9/2010
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Correspondência / Correspondence
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
18 Out 2012 -
Data do Fascículo
Mar 2011
Histórico
-
Recebido
31 Ago 2009 -
Aceito
10 Set 2010 -
Revisado
21 Jun 2010