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PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE LEISHMANIOSES: UM ESTUDO EM ÁREA ENDÊMICA DE MINAS GERAIS

THE PERCEPTION OF PRIMARY AND SECONDARY SCHOOL TEACHERS REGARDING THEIR EDUCATIONAL PRACTICES ON LEISHMANIASIS: A STUDY IN AN ENDEMIC AREA OF MINAS GERAIS

Resumos

As leishmanioses têm alta prevalência no Brasil e, particularmente, em Divinópolis, Minas Gerais. O desconhecimento das enfermidades favorece sua disseminação. Por isso, este artigo apresenta uma investigação sobre a percepção de práticas educativas realizadas por professores de Ciências e Biologia do ensino básico quanto ao tema leishmaniose. Foram entrevistados dez docentes, e empregou-se o critério de saturação e a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os professores atribuem pouca importância às leishmanioses, abordam o conteúdo junto aos alunos superficialmente por considerarem-se despreparados. Apontaram, na região, várias situações de risco para as enfermidades e a inexistência de políticas públicas para preveni-las. O contexto da educação em saúde nas escolas dificulta a adoção de ações profiláticas. São discutidas alternativas para trabalhar o tema nas escolas, integrando ensino de ciências e saúde.

Leishmanioses; Percepção; Educação em saúde; Professores de Ciências e Biologia;


Leishmaniasis has high prevalence in Brazil and in Divinópolis, Minas Gerais. The lack of knowledge about these diseases favors their dissemination. The perception regarding the educational practices on Leishmaniasis among primary and secondary science and biology teachers was investigated. Ten professionals were interviewed using the saturation criteria and the analysis of content. The results showed that teachers give little importance to Leishmaniasis, address the subject superficially and find themselves unprepared to teach it. They indicated several risk situations in the region and a lack of prophylactic public policies. The context of health education within the educational system complicates the adoption of prophylactic actions. Alternatives to work on Leishmaniasis in schools are discussed, integrating the teaching of science and health.

Leishmaniasis; perception; health education; science and biology teachers.


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  • 1
    PEAS Juventude - Programa Educacional de Atenção ao Jovem da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • 2
    PET-SHOP - Lojas de animais.
  • 3
    APOIO: FAPEMIG e CNPq.
  • *
    Viviane Helena de França - Doutoranda e mestre em Ciências da Saúde, área Saúde Coletiva, pelo Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Minas).
  • **
    Carina Margonari - Pós-doutorado e doutorado em Biologia Parasitária pelo CPqRR-FIOCRUZ Minas. Pesquisadora do Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LAESA- CPqRR).
  • ***
    Virgínia Torres Schall - Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Pesquisadora titular, chefe e fundadora do Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente do Centro de Pesquisas René Rachou LAESA-CPqRR.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    18 Jul 2011
  • Aceito
    20 Jul 2012
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