Resumos
Explora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem.
expertise; metacognição; autorregulação; avaliação
This article explores the topic of learning strategies and review research on the learning of undergraduate students of several courses. Particularly, it is focused the individual learning practices, the ubiquitous law of practice, learning strategies, the surface-deep learning dimensions and the influence of learning assessment on individual practice. The study concludes that undergraduate students tend to use surface approaches which are inefficient in terms of both quality and quantity. These tend to be influenced by the teachers' practices as well as the curriculum dynamics that orients the pedagogic action of undergraduate courses. To overcome this, it is necessary to set up a new culture of teaching and learning which takes into account the ways in which experts learn.
expertise; metacognition; self-regulation; learning assessment
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
03 Jul 2013 -
Data do Fascículo
Dez 2012
Histórico
-
Recebido
28 Jul 2011 -
Aceito
18 Abr 2012